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Lives e eventos online: descubra aqui qual a melhor escolha!

Por Ana Souza Machado, da À Mineira

Estamos vivendo o boom das lives e eventos online! Segundo uma matéria publicada na revista Exame, o Facebook Live registrou mais de 8,5 bilhões de transmissões ao vivo, desde o seu lançamento, enquanto que, no Youtube, as lives cresceram 4.900% só no Brasil, e em apenas um mês, durante o período de quarentena.

Esses números mostram que as lives não são mais uma novidade no mercado, ou seja, é preciso pensar em diferentes estratégias para promover seu evento nesse ambiente! Ao longo deste texto te explico qual a melhor opção para levar seu evento para o digital e fazê-lo se destacar por lá! 

Qual é a diferença entre lives e eventos online?

Antes de embarcar nas lives e fazer delas o espaço de realização dos seus eventos, é preciso entender a diferença que possuem com os eventos online, e qual desses formatos pode trazer mais benefícios para sua marca e seu produto, que é o seu conteúdo.

O primeiro fato é que uma live não pode ser considerada um produto, ou seja, ela não consegue ser comercializada, já que é disponibilizada em um ambiente público. Ela funciona melhor como o canal de divulgação para outros produtos, como um o evento online, por exemplo. É aí que já encontramos a principal diferença entre elas: a possibilidade de obter algum lucro com sua transmissão.

Mas aí, você pode estar se perguntando: e as lives dos sertanejos ou a rave do Alok, não foram eventos online? Eles tiveram patrocinadores e muita grana envolvida, e aí? 

Lembre-se que nesses casos o contexto foi completamente atípico, provocado causada pela crise do Covid-19. Então, mesmo gerando patrocínio e arrecadação de dinheiro para as doações, essas ações foram muito específicas, e, por isso, não transformaram essas lives em produtos. 

Já os eventos online são encontros planejados estrategicamente para oferecer conteúdos em troca de alguma receita – não estou incluindo os eventos online gratuitos, que podem possuir outros objetivos nessa troca. Além disso, é possível qualificar e direcionar o conteúdo para um público-alvo específico e oferecer canais de vendas especializados.

Mas, se uma live não é um produto, então qual o seu benefício?

  • Um canal muito útil para divulgação;
  • Promove engajamento nas redes sociais;
  • É uma forma de se posicionar como uma referência dentro do seu segmento;
  • Te deixa mais próximo do seu público e gera relacionamento;
  • Possibilita que a criação de ações direcionadas com seus parceiros, como bate-papos, divulgação de novos projetos, etc.

Antes de fazer uma live, lembre-se! O conteúdo que você ofertar de forma gratuita não poderá ser comercializado depois, pois uma vez que ele for divulgado publicamente não terá mais a mesma relevância ao ser vendida, além dessa ação poder impactar negativamente suas ações futuras. 

Importante: Os youtubers não foram incluídos porque a entrega que eles fazem é diferente, pois o produto que oferecem é a imagem construída de forma online. É uma proposta, outra ação.

#DicaDoity: E você sabia que o webinar é o formato ideal para quem quer começar a organizar eventos online? Clique aqui e saiba mais sobre ele!

Então, quais as vantagens de fazer um evento online?

Depois de mostrar as diferenças entre lives e eventos online, vou apresentar as vantagens de fazer um evento online, que são muitas! Podemos até enumerá-las e acrescentar muitas outras dependendo do segmento que você atua. Olha só essa lista:

  • Gerar crescimento, relacionamento e networking;
  • Criar oportunidades de negócios e experiências;
  • Promover continuidade no pós-evento; 
  • Geração de leads, que possibilitam novas parcerias e vendas;
  • Criar ações na venda de ingressos e entrega do conteúdo de forma personalizada – como através de um curso online, por exemplo!
  • Usar as redes sociais para divulgar seu evento utilizando as lives, posts e outras ações;
  • Desenvolver um formato profissional do produto que você está ofertando, com parceiros e uma estrutura que gera valor ao seu evento.

Como disse acima, a depender do segmento que você atua, essas vantagens podem ainda serem maiores, pois, quanto mais você segmenta um setor mais diferenciado fica seu público-alvo, e mais interessante de se precificar e entregar um conteúdo diferenciado e personalizado. 

Dica: Se atua em segmento específico, invista em eventos online e use as lives para divulgar seus eventos! Ah, e se quer entender melhor sobre a organização de eventos online, clique no banner abaixo e tenha acesso a um guia completo!

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Quais as ferramentas mais indicadas para fazer eventos online?

Eventos online já foram apenas uma tendência. Também já passaram da fase de serem realizados de forma tímida no mercado. Hoje é preciso investir em profissionalismo e, claro, que é preciso encontrar a ferramenta ideal para te ajudar no processo de transmissão desse conteúdo, para suprir as necessidades que esses eventos possuem e explorar todas as suas inúmeras possibilidades!

Vou compartilhar aqui minha observação de 4 plataformas que já experimentei:

  • Microsoft Teams É uma plataforma bem interessante, que permite o acesso de até 250 pessoas pelo plano free, mas por ser um serviço bem pesado acaba travando bastante;
  • Google MeetsSuper leve e responsiva, no entanto, limitada! Visualmente achei ela sem graça. Mas está com serviço gratuito por tempo indeterminado e o valor da licença está incluso no pacote de ferramentas do Google, o GSuite;
  • Zoom –  Bastante utilizado por alguns organizadores, no plano free você tem acesso até 100 pessoas e tempo limitado 40min. No pago o tempo é ilimitado e também acesso até 100 pessoas e nos planos pagos business os valores são bem salgados. Fora que sua reputação foi abalada por conta do vazamento de dados dos usuários recentemente;
  • Webex Oferece acesso para até 200 pessoas e também está com pacote gratuito por tempo indeterminado, valor da licença é interessante, a plataforma é a minha favorita, traz uma experiência muito boa, principalmente porque mantém uma estabilidade que poucas oferecem.

As plataformas de eventos também estão se movendo para oferecer um serviço que atenda as necessidades dos eventos online. Um bom exemplo é a Doity, que desenvolveu a Doity Play, um ambiente virtual seguro, profissional e exclusivo para transmitir e disponibilizar seus eventos e cursos online.

A vantagem e optar por esse serviço é que esse espaço virtual é integrado à plataforma e por isso permite gerenciar todos os processos da organização: vendas e acompanhamento da inscrições, criação e envio de certificados, sorteios, relatórios financeiros e pesquisa de satisfação. Além disso, ela ainda oferece um chat exclusivo e a possibilidade de criar um aplicativo do evento para fazer a transmissão ao vivo por lá também. 

Doity Play: o ambiente virtual perfeito para o seu evento online
Link exclusivo para transmissão
Transmissão via mobile
Chat para interação dos participantes

Agora você já aprendeu a diferença entre lives e eventos online e sabe como usar o melhor de cada uma dessas possibilidades! Mas, não esqueça que o segredo para se destacar é oferecer o melhor conteúdo, focar na experiência do participante e contar com as ferramentas certas! Então, não perca tempo e crie agora mesmo o seu evento online e faça a diferença!

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Juliana Souza

Apaixonada por transformar ideias em momentos inesquecíveis. Experiência na organização de grandes eventos corporativos, feiras e festivais. Líder criativa e motivadora, sempre em busca de dividir conhecimento, organizar eventos incríveis e impactar as pessoas.