Compartilhe
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

StreamYard: aprenda a usar essa ferramenta no seu evento online

streamyard

O StreamYard é um software que promete facilitar a vida de quem organiza eventos online. Ele está entre as ferramentas mais utilizadas no mercado para transmitir de webinars a congressos online, de forma intuitiva.

E você já sabe que, para ter sucesso no universo dos eventos online é indispensável conhecer e trabalhar com as ferramentas certas! 

Pensando nisso, fizemos esse texto para explicar tudo sobre o StreamYard. Continue a leitura e você vai aprender:

O que é o StreamYard?

O StreamYard é um software que funciona como um estúdio virtual, onde você pode fazer lives e transmiti-las através de redes sociais, até de forma simultânea, em mais de uma plataforma ao mesmo tempo.

Toda a transmissão é feita através de um navegador. Ou seja, não precisa baixar ou instalar um programa em seu computador! Basta acessar o site do StreamYard e informar um endereço de e-mail para começar a fazer seus eventos. Simples assim!

Além disso, a plataforma permite adicionar até 10 pessoas na transmissão, sem a necessidade de estarem no mesmo local.

Mas se você ainda está com dúvidas sobre esse universo online, o Pedro Encarnação, nosso executivo comercial, fez um webinar usando a StreamYard e dando super dicas de como criar e transmitir eventos online!

Vantagens de usar o StreamYard

Para facilitar a visualização e compreensão, organizamos todas as vantagens em formato de lista numerada. Dá só uma olhada!

1 – A primeira vantagem é que você passa a ter menos dor de cabeça durante a organização, já que não precisa instalar nenhum programa, pois a ferramenta funciona no navegador web;

2- Você consegue usar outros aplicativos, como Facebook, YouTube e LinkedIn, para fazer suas transmissões e alcançar ainda mais pessoas;

3 – Dá para fazer transmissões com até 10 participantes e 6 pessoas podem ser mostradas na tela;

4 – É possível criar banners com o tema da transmissão;

5 – Todos os comentários feitos no aplicativo escolhido para transmissão podem ser exibidos na tela, durante a transmissão;

6 – Você consegue fazer o compartilhamento de tela durante a transmissão, o que é ótimo, principalmente para eventos acadêmicos online.

Conheça as diferentes versões do StreamYard

Você pode estar se perguntando agora: “ todas essas vantagens estão disponíveis gratuitamente?” Então, para tirar suas dúvidas, vamos falar das diferentes versões oferecidas e os valores!

Versão gratuita

A versão gratuita é super versátil. Ela traz apenas algumas limitações, que são:

  • A logomarca do StreamYard é mantida em tela, em todas as lives;
  • Só é possível transmitir até 20h de live por mês;
  • É preciso optar por apenas uma única plataforma. Ou seja, você terá que escolher se irá transmitir no Facebook ou no YouTube, por exemplo.

Versão paga

Na versão paga há duas opções de pacotes, o Basic e o Professional. E para assinar os planos do StreamYard é necessário informar um cartão de crédito com bandeira internacional.

No plano Basic o preço é de 20 USD mensais e dá direito a:

  • Fazer lives por tempo ilimitado;
  • Inserir logos personalizados;
  • Adicionar fundos e sobreposições na tela de transmissão;
  • Customizar o código RTPM – um protocolo que permite a transmissão de áudio, vídeo e até outros dados de forma leve e contínua na internet;
  • Gravar até quatro horas de transmissão;
  • Realizar transmissões simultâneas em duas plataformas ao mesmo tempo.

Já o Plano Professional, que custa 39 USD mensais, traz como plus:

  • Fazer até oito horas de transmissão;
  • Realizar transmissões simultâneas em até cinco plataformas diferentes. 

#DicaDoity: Aprenda tudo o que é preciso fazer em cada etapa da organização de um evento online, sem esquecer nenhum detalhe com o nosso e-book gratuito!

Guia completo de como organizar e transmitir um evento online

Aprenda tudo sobre a eventos online e saiba como organizar e ter sucesso com o seu!

Baixar e-book

StreamYard e outras plataformas 

Algumas soluções digitais se assemelham ao StreamYard, por isso decidimos fazer um comparativo entre alguns dos mais utilizados no mercado: o Zoom, OBS e Stage Ten.

A OBS é uma ferramenta que se assemelha ao StreamYard, mas sua principal diferença é que ela precisa ser instalada. Além disso, apenas uma cena pode ser transmitida por vez, dificultando transmissões com palestrantes em locais distintos.

Assim como o StreamYard, o Stage Ten não precisa ser instalado no computador. No entanto, a ferramenta não é tão intuitiva e acaba não facilitando a vida do usuário.

O Zoom é hoje uma das opções mais utilizadas. Ela assemelha-se bastante ao StreamYard, mas como esta nasceu como uma ferramenta específica para eventos online, as informações acabam sendo melhor distribuídas do que no Zoom, mais utilizado para reuniões.

Como usar o StreamYard?

Toda a ferramenta é bastante intuitiva e, apesar de estar disponível apenas em inglês, é muito fácil de utilizar todas as suas funcionalidades. 

Como já foi falado por aqui, o StreamYard está disponível de forma gratuita e também numa versão paga e não é preciso instalar nenhum programa, logo, basta acessar a plataforma pelo seu navegador.

Mas, para te ajudar a entender melhor como utilizar a plataforma, elaboramos um passo a passo super completo.

Passo a passo para usar o StreamYard

Cadastre-se na plataforma

O primeiro passo é acessar essa página e preencher o campo indicado com seu e-mail. Em seguida, você receberá um código de verificação para continuar seu cadastro.

StreamYard

Associe sua conta a uma plataforma de transmissão

Já no primeiro acesso será preciso escolher o destino da sua transmissão entre as plataformas indicadas, como mostra a imagem abaixo.

StreamYard

Prepare-se para a transmissão

Em seguida, clique na opção “Create a Broadcast” para uma nova transmissão. Depois é só selecionar a sua conta na plataforma escolhida. 

StreamYard

Agora é só inserir as informações do seu evento e pronto!

StreamYard

A tela principal é bem intuitiva e é nela que você vai organizar os detalhes finais da sua transmissão, como quantidade de participantes na tela, ou compartilhamento de tela.

O segredo aqui é testar, sem medo de errar!

13 razões para utilizar o StreamYard com a Doity Play 

Você sabia que existe a opção de usar a Doity Play, o espaço virtual que criamos para disponibilizar e transmitir os mais diversos tipos de eventos online?

StreamYard

Essa é a melhor solução para que seu evento transpareça mais profissionalismo e qualidade, além de facilitar a comunicação entre todos os envolvidos. 

Confira a lista de razões para investir nessa parceria!

1 – A Doity Play é o ambiente virtual perfeito para qualquer evento online

Seja um webinar, congresso ou um curso, a Doity Play dá todo o suporte necessário para a organização do evento online, bem como um espaço virtual seguro para a sua transmissão!

Além disso, o link do evento cadastrado na plataforma é seguro e único, o que garante que somente o participante que se inscreveu terá acesso ao conteúdo.

2 – Facilite a comunicação entre todos os envolvidos 

Durante todo o evento você conta com um chat exclusivo. Assim consegue criar perguntas, enquetes, enviar para todos os participantes e projetar todos os resultados no ambiente de transmissão.

3 – Crie salas exclusivas para transmissão simultânea

Você consegue oferecer diferentes atividades, simultaneamente, no seu evento, através de salas exclusivas.

4 – Tenha um ambiente de recepção exclusivo

Antes do evento começar, a Doity Play oferece um ambiente de recepção para networking dos participantes. Por lá, os participantes têm acesso à programação, salas e espaço dos patrocinadores.

5 – Crie um estande virtual para os seus patrocinadores

Os patrocinadores do seu evento ganham um espaço exclusivo nesse ambiente, que funciona como um estande virtual. 

Nele, seus parceiros e apoiadores sempre contam com chat e podem disponibilizar um banner, vídeo publicitário e link para agendamento de reuniões.

 6 – Integre o ambiente de transmissão ao app do evento

Uma super vantagem que você ganha ao transmitir seu evento online pela Doity Play é criar um app exclusivo para o evento. Assim os participantes passam a ter a programação na palma da mão e ainda podem assistir a todo o evento pelo celular! 

7 – Tenha tudo que precisa para o seu evento acadêmico online 

Se o seu evento é acadêmico, não se preocupe! Dá para gerenciar toda a etapa de submissão de trabalhos acadêmicos de forma automática e simples.

E na hora da apresentação dos trabalhos, as salas exclusivas oferecem todo o suporte para a exposição e interação.

8 – Tenha toda a facilidade no credenciamento

Realizar o credenciamento no seu evento, por mais que soe simples, confere credibilidade e profissionalismo!

Para fazê-lo basta definir algumas regras que os participantes serão credenciados automaticamente, como login, tempo de permanência no evento e interação pela quantidade de comentários.

9 – Crie e emita certificados

Antes mesmo do seu evento terminar você consegue criar e personalizar todos os certificados para enviá-los ao final, com um simples clique! 

Ter a preocupação de agilizar o envio desse documento vai tornar a experiência dos participantes ainda melhor. Afinal, quem participa de um evento já sonha com o certificado. E nada mais frustrante que atrasos nesse processo!

Além disso, com a Doity, é possível enviar diferentes tipos de certificados: para participantes, palestrantes, autores, avaliadores e equipe organizadora.

10 – Disponibilize seu evento em formato de  cursos online

Todo o conteúdo do seu evento online pode ser reutilizado e ser transformado em um curso online. E a Doity Play tem o espaço ideal para disponibilizar todos os módulos!

11 – Crie e envie de pesquisa de satisfação

Para melhorar a experiência dos seus participantes, nada melhor do que fazer uma pesquisa de satisfação. Com a Doity você pode criar e enviá-la assim que o evento terminar. 

12 – Receba relatórios financeiros

Toda a parte financeira do seu evento pode ser acompanhada através de relatórios criados pela própria plataforma.

13 – Receba informações adicionais do seu evento 

Além de tudo isso você ainda pode baixar todos os comentários feitos durante o evento, como também receber uma planilha com informações, com o tempo de permanência de cada um, tanto no evento como um todo quanto nas salas, de todos os participantes.

Está pronto para tirar as suas ideias do papel e tornar o seu evento online ainda mais incrível com a StreamYard e a Doity Play? Então, clique no banner abaixo e venha impactar o mundo com os eventos, junto com a gente!

Doity Play: o ambiente virtual perfeito para o seu evento online
Link exclusivo para transmissão
Transmissão via mobile
Chat para interação dos participantes
nv-author-image

Aline Braz

Estudante de jornalismo, produtora de conteúdo, é do sítio, mas vive na cidade. Ama música, livros e viagens