Ciberjor-UFMS libera versão PDF do livro Performance em Ciberjornalismo

O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo (CIBERJOR-UFMS) liberou a versão em PDF do livro Performance em Ciberjornalismo, tecnologia, inovação e eficiência. A versão PDF ficará disponível pela página de internet do Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo - CIBERJOR/UFMS e poderá ser baixado livremente pelos interessados. De acordo com um dos organizadores, a professora da Universidade Federal do Maranhão e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Ciberjcultura - GCiber/UFMA,  Dra. Thaísa Bueno a decisão em liberar a versão PDF faz parte da política dos pesquisadores em ciberjornalismo para facilitar o acesso à produção científica na área.

O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo (CIBERJOR-UFMS) liberou a versão em PDF do livro Performance em Ciberjornalismo, tecnologia, inovação e eficiência. A versão PDF ficará disponível pela página de internet do Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo - CIBERJOR/UFMS e poderá ser baixado livremente pelos interessados. De acordo com um dos organizadores, a professora da Universidade Federal do Maranhão e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Ciberjcultura - GCiber/UFMA,  Dra. Thaísa Bueno a decisão em liberar a versão PDF faz parte da política dos pesquisadores em ciberjornalismo para facilitar o acesso à produção científica na área. Dra. Thaísa Bueno ressalva que "muitos livros da área, por exemplo, estão disponíveis de forma gratuita na página do LabCom.IFP da Universidade da Beira Interior, em Portugal, departamento que surgiu da fusão de duas unidades, o Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line (LabCom) e o Instituto de Filosofia Prática (IFP). É forma de disseminar e popularizar o conhecimento".


O livro, organizado pelos pesquisadores Gerson Luiz Martins, Lucas Reino e Thaísa Bueno, reúne as conferências e trabalhos de pesquisa apresentados no 6º Congresso Internacional de Ciberjornalismo realizado em 2015 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A obra se compõe dos melhores textos do Congresso e das principais conferências e está estruturado com os trabalhos de João Canavilhas, Novos atores na redação: como muda o jornalismo?; Performance em Ciberjornalismo: tecnologia, inovação e e ciência de Rosental Calmon Alves; O que é jornalismo? Quem e o que o produz? Onde e quando acontece? de Alex Primo; Ciberjornalismo no Brasil e o texto longform de Raquel Longhi; Jornalismo no ambiente da computação cognitiva de Walter Teixeira Lima; O dono do texto: dilemas do jornalismo em plataformas digitais de Juliano Maurício de Carvalho; Jornalismo guiado por dados e cultura profissional de Marcelo Träsel; Scraping e memória digital: identificando as transformações dos portais jornalísticos com base na coleta automatizada das suas versões de Márcio Carneiro dos Santos; Um panorama dos estudos científicos sobre comentários de leitores de Thaísa Bueno; A informação jornalística na ponta dos dedos: o ciberjornalismo e a leitura touchscreen de Elton Tamiozzo de Oliveira e Gerson Luiz Martins; Trajetória do ciberjornalismo em Mato Grosso do Sul de Fernanda França Fortuna; A rastreabilidade como característica do ciberjornalismo de Lucas Santiago Arraes Reino; Investigações e Experimentações em Sofwares para Gestão de Mídia no Domínio do Jornalismo: Relato Sobre Interfaces de Programação de Aplicações de Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco e Alex Fernando Orlando; Drones, sensores, tecnologia vestível: o efeito colateral das novas ferramentas para jornalistas de Alfredo José Lopes Costa, Gibran Luís Lachowski e Konrad Felipe Hencke; Os jornalistas frente ao Marco Civil da Internet de Igor Gomes Duarte Gomide dos Santos; Convergência e inovação jornalística em revistas para tablet: uma proposta de categorias de análise de Adalton dos Anjos Fonseca; As possibilidades interativas do HTML5 no jornalismo on-line de Eduardo Fernando Uliana Barboza e Ana Carolina de Araújo Silva e Formação de profissionais e pesquisadores em Ciberjornalismo de Gerson Luiz Mello Martins.

A publicação do livro Performance em Ciberjornalismo foi possível com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul - Fundect, pela aprovação de projeto no Edital PUBLICA-MS 2015.

O livro também terá lançamentos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), PUC-CampinasUniversidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru) e na Universidade de São Paulo (USP) na sessão de lançamento de livros do 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SPBJor.

O acesso para a versão do PDF do livro Performance em Ciberjornalismo está disponível em ciberjor.ufms.br/atividades/livros/