Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior (XI CLABES)

Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior (XI CLABES)

Limites e aproximações entre educação básica e superior

Register now

Objetivos

O objetivo fundamental do evento é reunir professores, autoridades educacionais e estudantes, principalmente de países da América Latina, preocupados com aspectos relacionados à qualidade geral do ensino e, em particular, com o abandono dos estudos. O evento é configurado como um ponto de encontro para analisar os fatores associados ao abandono escolar, seus efeitos individuais e sociais, bem como definir as possíveis políticas que podem ser adotadas - em todos os níveis de responsabilidade - para contribuir com a permanência e a graduação dos alunos.

Objetivos específicos:

  • Atuar como ponto de encontro dos interessados em educação nos países da América Latina, para o debate de ideias e estratégias para melhorar a situação.
  • Aprofundar o conhecimento sobre o problema do abandono, os modelos de previsão e a análise dos fatores associados.
  • Colocar em comum a visão, as iniciativas e os meios com que diferentes instituições têm enfrentado o problema do abandono.
  • Compartilhar experiências com os setores educacionais pré-universitários, para enfrentar coletivamente novos projetos e enfrentar estratégias comuns na luta contra o abandono acadêmico e fomento da permanência estudantil.
  • Envolver todos os agentes responsáveis pelas políticas educacionais no esforço e compromisso com a integração, permanência e graduação dos alunos.

Justificativa, relevância e impactos

Entendemos que o processo educacional deve promover a construção de saberes, de interações sociais que promovam o desenvolvimento global do ser humano e possibilite a inclusão social desses sujeitos. A socialização de experiências já acumuladas e a constante reflexão acerca das questões educacionais contemporâneas apontam para a importância do trabalho em redes de conhecimento, sejam estas internacionais e/ou interinstitucionais. O XI CLABES é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cátedra UNESCO Educação, Juventude e Sociedade da Universidade Católica de Brasília, com o apoio, da RedGUIA e das Universidades que constituem a rede internacional. A temática – Permanência estudantil: Limites e aproximações entre a Educação Básica e Superior - dessa edição mostra-se atual e emergente, apoia-se em uma visão interdisciplinar e dialógica, considerando as dimensões educativas, o comprometimento e engajamento dos sujeitos da educação superior e as aproximações necessárias e importantes com a educação básica.

 

 

 


 

El objetivo principal del evento es reunir a docentes, autoridades educativas y estudiantes, principalmente de países latinoamericanos, interesados por aspectos relacionados con la calidad general de la enseñanza y, en particular, con el abandono de estudios. El evento se configura como un punto de encuentro para analizar los factores asociados al abandono escolar, sus efectos individuales y sociales, así como definir las posibles políticas que se pueden adoptar - en todos los niveles de responsabilidad - para contribuir a la permanencia y graduación de los estudiantes.

Objetivos específicos:

  • Actuar como punto de encuentro para los interesados en la educación en los países latinoamericanos, para el debate de ideas y estrategias para mejorar la situación.
  • Profundizar en el conocimiento sobre el problema del abandono, pronosticando modelos y analizando los factores asociados.
  • Poner en común la visión, las iniciativas y los medios con los que las diferentes instituciones han afrontado el problema del abandono.
  • Compartir experiencias con sectores educativos preuniversitarios, para enfrentar colectivamente nuevos proyectos y enfrentar estrategias comunes en la lucha contra la deserción académica y la promoción de la permanencia estudiantil.
  • Involucrar a todos los agentes responsables de las políticas educativas en el esfuerzo y compromiso por la integración, permanencia y egreso de los estudiantes.

Justificación, Relevancia e Impacto

Entendemos que el proceso educativo debe promover la construcción de conocimiento, interacciones sociales que promuevan el desarrollo global del ser humano y posibiliten la inclusión social de estos sujetos. La socialización de experiencias ya acumuladas y la constante reflexión sobre temas educativos contemporáneos apuntan a la importancia del trabajo en redes de conocimiento, ya sean internacionales y/o interinstitucionales. El XI CLABES es promovido por el Programa de Posgrado en Educación y la Cátedra UNESCO Educación, Juventud y Sociedad de la Universidad Católica de Brasilia, con el apoyo de la RedGUIA y las Universidades que constituyen la red internacional. El tema - Permanencia estudiantil: Límites y aproximaciones entre la Educación Básica y Superior - de esta edición es actual y emergente, a partir de una visión interdisciplinaria y dialógica, considerando las dimensiones educativas y el compromiso de los sujetos de la educación superior y las aproximaciones necesarias e importantes con la educación básica.