Programação completa

PROGRAMAÇÃO

 

PROGRAMAÇÃO GERAL

Manhã

Horário

22 de maio

23 de maio

24 de maio

25 de maio

 

07h30-09h30

 

Credenciamento

Sessões

de comunicações

Sessões

de comunicações

Sessões

de comunicações

09h30-10h00

Coffee break

Coffee break

Coffee break

 

10h00-12h00

 

Cerimônia de abertura

Apresentação cultural

Conferência de abertura

Oficinas

Oficinas

Cerimônia de encerramento

Apresentação cultural

Conferência de encerramento

Tarde

Horário

22 de maio

23 de maio

24 de maio

25 de maio

 

13h30-15h30

 

Mesas-redondas

Simpósios temáticos

Simpósios temáticos

 

15h30-16h00

Coffee break

Coffee break

Lançamentos de livros

Coffee break

 

16h00-18h00

 

Palestras

Mesas-redondas*

Plenária

das APE’s nordestinas

* No dia 23, os lançamentos de livros estender-se-ão até as 16h30 e as mesas-redondas, desde esse horário até as 18h30.

 

TERÇA-FEIRA, 22 DE MAIO

 

CREDENCIAMENTO

O credenciamento acontecerá das 07h30 às 10h00 no hall de entrada do Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão.

Não se efetuarão inscrições durante o credenciamento, nem mesmo nas oficinas; todas as inscrições devem ser efetuadas pelo site do evento, https://doity.com.br/cne2018, obedecendo-se aos prazos definidos pela Comissão Organizadora.

 

CONFERÊNCIA DE ABERTURA

10h-12h, Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão

Mercantilización o abandono: ¿Son estas las únicas posibilidades del español en Brasil? (Talia BugelIndiana University-Purdue University Fort Wayne)

 

MESAS-REDONDAS

13h30-15h30, Miniauditório do Museu de Minérios

A sala de aula de língua espanhola para além do discurso monolíngue: caminhos e direções (Fernando Zolin Vesz – UFMT, Alinee Silva dos Santos – PPGEL/UFMT, Rafael Jefferson Fernandes – SEEMG)

13h30-15h30, Auditório 1 do Campus EaD

Español en Paraíba: panorama de la enseñanza superior, de la secundaria y de los cursos de lenguas (Ana Berenice Peres Martorelli – UFPB, Eneida Maria Gurgel de Araújo – UEPB, Tatiana Maranhão de Castedo – IFPB)

13h30-15h30, Auditório 2 do Campus EaD

Reminiscências de si: memória, identidade na literatura brasileira e hispano-americana (Margareth Torres de Alencar Costa – UESPI, Sebastião Alves Teixeira Lopes – UFPI)

13h30-15h30, Miniauditório Central (Bloco B)

Letramento(s) nas aulas de língua espanhola: da decodificação à leitura crítica (Gleicyane Feitosa Gomes Torres – IFCE, Adriana Teixeira Pereira – IFCE, Hiran Nogueira Moreira – IFCE)

13h30-15h30, Sala Audiovisual 1 da DIATINF

Diálogos sobre práticas de formação docente no Colégio Pedro II: vislumbrando novas possibilidades para o ensino de espanhol (Luziana de Magalhães Catta Preta – Colégio Pedro II, Fabrícia Dorneles Ramos – Colégio Pedro II, Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua – Colégio Pedro II)

13h30-15h30, Miniauditório da DIAREN

Pesquisa aplicada na formação de professores de espanhol na UFBA (Javier Martín Salcedo – PPGLinC/UFBA, Tiago Nunes Alves – SEDUC/CE, Karoline da Conceição Santos – UEFS)

 

PALESTRAS

16h-18h, Miniauditório do Museu de Minérios

Estudios de actitudes lingüísticas ante el español (Talia BugelIndiana University-Purdue University Fort Wayne)

Minha pátria é minha língua: sobre a (de)colonização dos sujeitos, língua espanhola e identidades (Livia Marcia Tiba Radis Baptista – UFBA)

16h-18h, Miniauditório Central (Bloco B)

La lectura en la era digital (José Manuel de Amo Sánchez-Fortún – Universidad de Almería)

La cultura en la enseñanza de español a brasileños: diálogos interculturales/lecturas multiculturales (Antonio Roberto Esteves – UNESP)

16h-18h, Miniauditório da DIAREN

Políticas de formação de professores de espanhol nos Institutos Federais: o que nos contam as narrativas docentes? (Antonio Ferreira da Silva Júnior – CEFET-RJ)

La (in)visibilidad de América Latina en la formación de profesores de ELE en Brasil: un análisis crítico del discurso docente (Lucineudo Machado Irineu – UECE)

 

QUARTA-FEIRA, 23 DE MAIO

 

COMUNICAÇÕES

Sessão 1: 07h30-09h30, Miniauditório do Museu de Minérios

Implantando novas políticas públicas no ensino e aprendizagem da língua espanhola na Educação Infantil (Alessandra Kele da Silva – UFRN, Juliana Regina dos Santos – UFRN, Edinalva Pereira de Araújo – UFRN)

O ensino de espanhol no Brasil sob a perspectiva dos sistemas complexos: o fractal contexto (Maria Cláudia de Jesus Machado - UFSCar)

Políticas linguísticas e o ensino de Espanhol no Amazonas (Wagner Barros Teixeira – UFAM)

Resultados das tendências neoliberais no ensino de língua espanhola (Rizzardo Roderico Pessoa Queiroz de Rodrigues Góis – IFRN, Izabelly Marize Nogueira de Lima – IFRN, Elaide Cristina de Oliveira – IFRN)

Uma reflexão sobre a consciência sociopolítica do professor brasileiro de espanhol (Lucas Alves de Oliveira – IFRN, Eduarda Loyze Dantas Vanderley – IFRN)

 

Sessão 2: 07h30-09h30, Auditório 1 do Campus EaD

Análise da lateral /l/ em língua espanhola: consciência fonológica entre estudantes brasileiros (Eneida Maria Gurgel de Araújo – UEPB, Neila Nazaré Coêlho de Souza Menezes – IFAL)

As construções clivadas no espanhol mexicano (Carlos Felipe Pinto – UFBA, Aline dos Santos de Andrade Paixão – UFBA, Consuelo Hernández Ríos – UFBA)

As construções pseudo-clivadas no espanhol mexicano (Carlos Felipe Pinto – UFBA, Sâmella Cristina de Oliveira Santos – UFBA, Gildair de Alencar Junior – UFBA)

Interfonologia rótica de estudantes de espanhol através de uma visão multirrepresentacional (Juliana Silva Oliveira – UERN, Mayza Rosângela Oliveira Duarte – UERN, Patrícia de Queiroz Cardôso – UERN)

Marcadores discursivos: interface portugués-español. Análisis de los valores semántico-pragmáticos de los marcadores (Girleide Santos da Silva Melo – UFPE, José Alberto Miranda Poza – UFPE)

 

Sessão 3: 07h30-09h30, Auditório 2 do Campus EaD

Análisis acerca de muy y mu(y) en el habla de la región de Granada: aspectos sociales (João Savinny Campos Ferreira – UFC)

A variação estilística no uso das formas de tratamento e usted no espanhol peninsular: uma proposta de análise (José Victor Melo de Lima – UFC, Valdecy de Oliveira Pontes – UFC)

La variación entre el pretérito perfecto simple y el pretérito perfecto compuesto en el español de los jóvenes de Lima (Kevyn de Araújo Silva – UFC, Valdecy de Oliveira Pontes – UFC)

¿Maíz o choclo? O ensino da variedade lexical peninsular versus o ensino da variedade lexical hispano-americana (Natália Oliveira Nascimento – UEFS)

O passado imperfectivo no espanhol granadino: pretérito imperfeito do indicativo e forma perifrástica em variação (Juliana Liberato Nobre – UFC)

 

Sessão 4: 07h30-09h30, Sala B11

Atos de fala diretivos no filme Divertidamente: a entoação da ordem e do pedido em espanhol (Mayra Suézia Oliveira dos Santos – UFPB, Priscila Batista Araújo de Almeida – UFPB, Carolina Gomes da Silva – UFPB)

Entoação de atos de fala diretivos na animação Metegol (Raissa de Sá Cavalcante Barreto – UFPB, Carolina Gomes da Silva – UFPB)

Estratégias de tradução de marcadores discursivos: análise de legendas cinematográficas (Dayanne Amaral Lopes – UFAL, Jacqueline Vásquez – UFAL)

La traducción al portugués de los chistes en la serie El Chavo del Ocho: un análisis funcional (Camila Ferreira Alves de Souza – SME/Fortaleza, Valdecy de Oliveira Pontes – UFC)

La traducción español/portugués de expresiones idiomáticas en la película El hijo de la novia: una mirada desde la perspectiva funcionalista (Leidiane Nogueira Peixoto – UFC, Valdecy de Oliveira Pontes – UFC)

 

Sessão 5: 07h30-09h30, Sala B12

Aprendendo espanhol traduzindo um museu nordestino: experiências no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda (Samara Silva Menezes – UFS, Emyson dos Santos Santana – UFS, Jaine Santana dos Anjos – UFS)

Distanciamento linguístico e interferência na transmissão de ideias: estudo comparativo entre original e traduções do livro Toda Mafalda para português e inglês (Lanna Martins Paiva - UESPI, Margareth Torres de Alencar Costa – UESPI)

O Pequeno Príncipe: análise gramatical e semântica da tradução português-espanhol (Vassili Blajenoi Gomes Dias – RUDN, Valentina Gomes Dias de Carvalho – IFRN)

Problemas de tradução do discurso erótico em La pasión turca (Rúbia Gabrielle Santos Bezerra – UFRN, Angellica Porto Cavalcanti – UFRN)

Traduzindo um museu nordestino: uma outra interface na formação de professores de espanhol através do Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda (Sabrina Lafuente Gimenez – UFS)

 

Sessão 6: 07h30-09h30, Sala B13

Análise do conto Malpocado através dos símbolos e a religiosidade presente na obra (Sávio Rômulo dos Santos e Silva – UEPB, Bianca Almeida Suares Silva – UEPB, Ivani de Lima Bezerra – UEPB)

¿Cómo Miguel Unamuno manifiesta la muerte en la obra Niebla? (Ana Cristina Nunes Martins – SEDUC/MA, Kélcia Almeida Carneiro – UESPI)

Entre lo sagrado y lo fantástico en La vida tomada de María E. (Ana Margarita Barandela Garcia – UFAL)

O elemento simbólico em ruínas circulares de Borges à luz da crítica psicanalítica (Joelma da Silva Neves – UEPB)

Os símbolos presentes na obra unamuniana Cómo se hace una novela (Karla Fernanda Ferreira da Silva – UEPB, Janaina Maria de Sousa Carvalho – UEPB)

 

Sessão 7: 07h30-09h30, Sala B14

A importância da literatura como componente intercultural nas classes de E/LE para crianças: propostas e perspectivas (Cíntia Alexandrina de França Lima – UFPE, Raíssa de França Silva – UFPE)

De la teoría a la práctica: abrir camino para el debate en las clases de literatura (Luciene Fernandes Carneiro Giordano – UEPB, Alessandro Giordano – APEEPB)

Fulano y su pandilla: a produção de tiras em quadrinhos afro-latino-americanas de reexistência (Valdiney da Costa Lobo – UFF/UFRJ)

Literatura na aula de língua espanhola no Ensino Médio (Natallia Nayana Formiga Toscano – UFPB, Maria Luiza Teixeira Batista – UFPB)

Projeto de intervenção literária: proposta para a formação de professores de língua espanhola (Isabela Cristina Tavares da Silva – UFPE)

 

Sessão 8: 07h30-09h30, Sala B15

Das políticas públicas ao livro didático de língua espanhola: uma observação crítica sobre métodos, ensino e perspectivas (Lorena Félix de Andrade – UFRPE, Flávia Farias de Oliveira – UFRPE)

Debates sobre la elaboración de libro didáctico en español para fines específicos: lengua, cultura e interacción (Leandra Cristina de Oliveira – UFSC, María Alejandra Godoy Roa - UFSC, Hernán Camilo Urón Santiago – UFSC)

Estratégias de mediação e interação da leitura em língua espanhola (Ozana Maria Alves – UnP)

Más allá de la decodificación: propuesta didáctica para trabajar la lectura interpretativa en la clase de ELE (María Esperanza Izuel – UFPE)

O livro didático: ensino-aprendizagem de língua espanhola (Marcinéia Dias Neves – SEDUC/PI, Francisca da Silva Oliveira – SEDUC/PI)

 

Sessão 9: 07h30-09h30, Miniauditório Central (Bloco B)

A importância de um curso piloto no estágio supervisionado: estratégia de iniciação docente (Bianca Almeida Suares Silva – UEPB, Sávio Rômulo dos Santos e Silva – UEPB, Ivani de Lima Bezerra - UEPB)

O estágio docente na formação do professor de espanhol: algumas reflexões (Valderlania Rafael Vieira – IFRN, Eulália Raquel Gusmão de Carvalho Neto – IFRN)

O estágio na modalidade de oficinas didáticas de língua espanhola em uma escola pública de Salvador: relato de experiência (Núbia da Silva Cruz – UNEB)

O estágio supervisionado em Letras/Espanhol do Campus VI/UEPB: desafios e perspectivas em sua consolidação (Maria da Conceição Almeida Teixeira – UEPB)

Teoría y práctica docente: relatos de pasantía (Maria José Silva Nascimento – UFCG, Gerssica Xavier Brito de Araújo – UFCG)

 

Sessão 10: 07h30-09h30, Sala Audiovisual 1 da DIATINF

A autoestima também aprende língua espanhola (Dalila Gomes da Silva – UEPB)

Aprendizado de espanhol e internacionalização: representações de estudantes acerca da língua-cultura (Fernanda Peçanha Carvalho – UFMG)

Motivação: elemento essencial no processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola (Ana Carla da Silva Oliveira – UFRN, Márcia Rejane de Oliveira – UFRN, Ana Beatriz Cândido Vieira – UFRN)

O ensino da cultura hispano-falante como ferramenta para ensino-aprendizagem da língua espanhola (Marcinéia Dias Neves – SEDUC/PI, Joelita de Sousa Dias – SEDUC/PI)

Situação linguística em Guiné Equatorial: o caso da língua espanhola (Ayla Cristina Lopes Moura – UFMA)

 

Sessão 11: 07h30-09h30, Miniauditório da DIAREN

A Semântica Cognitiva e a abordagem de fenômenos linguístico-conceptuais no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (Eliane Santos Leite da Silva – IF Baiano)

O ensino de língua espanhola e a surdez: desafios e possibilidades na atuação dos tradutores e intérpretes de língua de sinais em sala de aula regular (Gustavo Pereira Bezerra – IFRN, Gueidson Pessoa de Lima – IFRN)

O ensino de língua espanhola para surdos: lengua de signos (Thiago Marinho da Silva – UEPB, Esdra Barros Santos – UEPB, Solânge Cândido Xavier – UEPB)

O espanhol como língua estrangeira na formação do sujeito surdo (Bárbara Campos Gines Lorena de Souza – IFRN, Gueidson Pessoa de Lima – IFRN)

Que imagem reflete o seu material didático? Reflexões sobre o uso de textos não verbais para surdos e ouvintes (Renato Pazos Vazquez – CTUR/UFRRJ, André Lima Cordeiro – INES)

 

Sessão 12: 07h30-09h30, Miniauditório da DIAC

A repressão feminina como fio condutor da violência em La casa de Bernarda Alba (Aline Kelly Vieira Hernández – UFPB)

A transponível muralha de ciúmes na obra exemplar O ciumento de Estremadura de Miguel de Cervantes (Luciana Silva da Penha – IFRN, Caroline Germano Miranda – IFRN)

Aspectos melancólicos en la obra La Tregua (1959), de Mario Benedetti (Taissa Clara Soares Gomes dos Santos – UEPB)

El delito de tres amigos: amistad y envidia (Edvania de Araújo Alves Santos – UFCG, Isis Milreu – UFCG)

Os quadrinhos da Turma da Mônica e a tradução como estratégia de ensino de E/LE (Bianca Almeida Suares Silva – UEPB, Ivani de Lima Bezerra – UEPB, Janaina Maria de Sousa Carvalho – UEPB)

 

OFICINAS

10h-12h, Miniauditório do Museu de Minérios

Los álbumes ilustrados en la formación lectora (José Manuel de Amo Sánchez-Fortún – Universidad de Almería)

10h-12h, Auditório 1 do Campus EaD

Literatura y cultura en la clase de E-LE (Antonio Roberto Esteves – UNESP)

10h-12h, Auditório 2 do Campus EaD

Trans/interculturalidad y enseñanza de Español como Lengua Extranjera en contexto brasileño (Lucineudo Machado Irineu – UECE)

10h-12h, Sala B11

De la clase memorística a la clase memorable: aprendizaje experiencial en la clase de ELE en el Ensino Fundamental II (David Sousa – Editora Edelsa)

10h-12h, Sala B12

Enseñanza de gramática en clase de lengua española en nivel inicial: un abordaje constructivista y reflexivo (Regiane Santos Cabral de Paiva – UERN)

10h-12h, Sala B13

García Márquez y la elaboración literaria de la historia (Darío de Jesús Gómez Sánchez – UFPE)

10h-12h, Sala B14

Gramática y escritura en el aprendizaje de E/LE (Shirley de Sousa Pereira – UFPE, Maraísa Damiana Soares Alves – IFRN)

10h-12h, Sala B15

La nueva BNCC, ¿y ahora qué?: reflexiones sobre el currículum adaptado para la enseñanza del español como lengua extranjera (Maria Eugenia Gómez Holtz Galvão – Editora Edinumen)

10h-12h, Miniauditório Central (Bloco B)

Las colocaciones léxicas en la enseñanza y el aprendizaje de español como lengua extranjera (Ángel Sánchez Máiquez – Escritório de Educação da Embaixada da Espanha em Brasília)

10h-12h, Sala Audiovisual 1 da DIATINF

Las dificultades en los procesos de enseñanza-aprendizaje de los clíticos en las interfaces español-portugués: oralidad y norma (José Alberto Miranda Poza – UFPE)

10h-12h, Miniauditório da DIAREN

Sala de aula invertida: uso do app Edmodo nas aulas de espanhol (Laysi Araújo da Silva – IFRN)

10h-12h, Miniauditório da DIAC

Uso de diálogos com os falsos amigos como estratégia de ensino na aula de E/LE (Vitória Régia Silva de Oliveira – IFRN)

 

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

13h30-15h30, Miniauditório do Museu de Minérios

Español en la escuela pública: etapas cognitivas (Izabel Souza do Nascimento – UFRN, João Daniel Câmara de Araújo – IFRN)

Literatura como herramienta para adquisición cultural y aprendizaje de español como LE (Aline Layane Souto da Silva – UFRN, Jessicleide Pereira da Silva – UFRN)

Produção de minivídeos: uma estratégia para a destreza oral em ELE (Nathalie Rose Ramos da Fonseca Araújo – UFRN)

O arcabouço linguístico-sistemático necessário ao ensino de línguas estrangeiras com gêneros textuais (Izabel Souza do Nascimento – UFRN)

O uso efetivo do livro didático nas aulas de E/LE: escolhas e descartes (Izabel Souza do Nascimento – UFRN)

 

13h30-15h30, Auditório 1 do Campus EaD

Materiais didáticos e formação docente: novas perspectivas e desafios do ensino-aprendizagem de língua espanhola na Educação Básica e Superior no Brasil (Georgiana Márcia Oliveira Santos – UFMA, Heloísa Reis Curvelo Matos – UFMA)

La traducción funcional en los libros didácticos de español del PNLD 2012 (Tatiane Xavier da Silva – SEDUC/CE, Valdecy de Oliveira Pontes – UFC)

Metodología de la pesquisa aplicada a la enseñanza de la lengua española: relato de una práctica (Heloísa Reis Curvelo-Matos – UFMA)

Os materiais didáticos nas aulas de espanhol como língua adicional: o papel do professor e os novos desafios da contemporaneidade (Helaine de Souza Maciel – UEPB, Jéssica de Farias Targino – UEPB, Rickison Cristiano de Araújo Silva – UEPB)

Teoria construtivista e análise de material didático: valorização dos diversos modelos familiares atuais (Andressa de Lima Rodrigues Almeida Barbosa – UECE)

Abordagem comunicativa e o uso das quatro habilidades básicas para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira – espanhol (Marlene Borges de Carvalho – UNIFESSPA, Paulo da Silva Lima – UFMA/UNIFESSPA)

 

13h30-15h30, Auditório 2 do Campus EaD

Literatura nas aulas de espanhol como língua estrangeira (Cleudene de Oliveira Aragão – UECE, Girlene Moreira da Silva – IFRN)

Letramento literário em E/LE: avanços, desafios e perspectivas das pesquisas realizadas nos últimos dez anos no Nordeste (Cleudene de Oliveira Aragão – UECE, Girlene Moreira da Silva – IFRN)

El compartir de la literatura y sus efectos para los estudiantes en clases de español como LE/L2 (Livânia Régia da Silva Martins Nascimento – SEE/PMG/PE)

Formação leitora e literária de graduando(a)s de Letras/Espanhol da UECE: um estudo sobre a relação crenças-formação-prática de uma professora de espanhol (Maria Aparecida Moura de Lima – UECE, Cleudene de Oliveira Aragão – UECE)

A leitura literária em espanhol no Ensino Médio: um estudo sobre as crenças de professores do IFRN (Renata Arnaud de Lucena Praxedes – SEEC/RN)

Compreensão leitora em língua espanhola no Ensino Básico: contribuições do texto literário a partir de contos de Gabriel García Márquez (Kelvilane Queiroz dos Santos Celis – SEEC/RN, Alexandro Teixeira Gomes – UFRN)

 

13h30-15h30, Miniauditório Central (Bloco B)

El español para una educación intercultural (Cristina Corral Esteve – UFPE, Secundino Vigón Artos – UFCG)

Desafiar la cartografía: perspectivas decoloniales y educación intercultural (Imara Bemfica Mineiro – UFPE)

Español, pragmática e interculturalidad (Cristina Corral Esteve – UFPE)

La tercera cultura y los choques culturales (Aline Farias – UFCG, Secundino Vigón Artos – UFCG)

La interculturalidad en las clases de ELE: un abordaje a partir de la competencia comunicativa (Gustavo Enrique Castellón Agudelo – UEPB, Ákyla Mayara Araújo Camêlo – SEDUC/PB)

A importância da tradução cultural no cotidiano e a função social do tradutor (Janayna Alves Vieira – Universidade de Vigo)

 

13h30-15h30, Sala Audiovisual 1 da DIATINF

Literatura, historiografia, herói(na)s, indígenas, negr@s e afrodescendentes latino-americanas (Margareth Torres de Alencar Costa – UESPI, Sebastião Alves Teixeira Lopes – UFPI)

Henri Christophe: herói ou déspota? Personagem histórico da Guerra do Haiti em El reino de este mundo de Alejo Carpentier (Laura Torres de Alencar Neta – UESPI, Margareth Torres de Alencar Costa – UESPI)

Autobiografia e autoficção em Infância de Graciliano Ramos (Maria das Graças Noêmia Rodrigues da Silva – UESPI, Margareth Torres de Alencar Costa – UESPI)

Representação do trauma e violência em libro El vuelo del tigre de Daniel Moyano (Ivonildes Nunes da Costa – UESPI, Margareth Torres de Alencar Costa – UESPI)

Branca Dias e a inquisição em Deixa ir meu povo de Luzilá Gonçalves Ferreira (Maria Suely de Oliveira Lopes – UESPI, Sebastião Alves Teixeira Lopes – UFPI)

Antiprincesas e antihéroes sob a perspectiva decolonial latino-americana (Geice Peres Nunes – UNIPAMPA)

Escrita de si em Rigoberta Menchú Tum (Margareth Torres de Alencar Costa – UESPI, Laura Torres de Alencar Neta – UESPI)

 

13h30-15h30, Miniauditório da DIAREN

Estudos em oralidade da língua espanhola (Ana Berenice Peres Martorelli – UFPB, Carolina Gomes da Silva – UFPB)

Fomento y práctica de la oralidad en una plataforma virtual para formación de profesores de ELE/EL2 (María José Núñez Merino – UFPB, Carolina Gomes da Silva – UFPB)

Interferencia del fonema /l/ en coda silábica del portugués en el aprendizaje de español como lengua extranjera (Eneida Maria Gurgel de Araújo – UEPB, Tatiana Maranhão de Castedo – IFPB)

Análise das atividades orais do livro Vente 3 (unidades 1 a 6) referente à turma do Estágio 7 de Espanhol do CELIN (Centro de Línguas da Paraíba) (Érica Mendes Sarmento – SEE/PB)

Enseñanza de la entonación en el aula de ELE a distancia (Ana Berenice Peres Martorelli – UFPB, Juliana Barboza d’Albuquerque – UNED)

El programa de monitoría como instrumento de refuerzo en la práctica de la destreza oral en una licenciatura de Español a distancia (María José Núñez Merino – UFPB, Graziellen Gelli Pinheiro Lima – UFPB)

 

13h30-15h30, Miniauditório da DIAC

Reflexões sobre o ensino de literaturas hispânicas (Isis Milreu – UFCG, Raquel da Silva Ortega – UESC)

Luz, câmera, ação! Uma proposta de intervenção pedagógica no ensino de literaturas de língua espanhola na UFAC – Campus Floresta (Claudio Luiz da Silva Oliveira – UFAC, Maristela Rosso Walker – UTFPR)

A performance como abordagem da leitura do texto dramático em aula de língua estrangeira: uma proposta com Cuentos de vereda de Ester Trozzo (2004) (Aline Oliveira Arruda – UFCG, Márcia Tavares Silva – UFCG)

A importância dos contos no processo de ensino-aprendizagem de ELE (Fabiana Silva de Oliveira – UESC, Táfone Santos Ferreira – UESC)

O uso da sequência didática no ensino de literatura estrangeira como recurso para o desenvolvimento da leitura por fruição (Juliana Costa Lima – UESC, Raquel da Silva Ortega – UESC)

Representação da mulher negra em duas poesias de Shirley Campbell Barr: memória e resistência (Ákyla Mayara Araújo Camêlo – SEDUC/PB, Isis Milreu – UFCG)

Antiprincesas e antihéroes: novos personagens nas aulas de ELE (Isis Milreu – UFCG)

 

LANÇAMENTOS DE LIVROS

Os lançamentos de livros ocorrerão das 15h30 às 16h30, concomitantemente com o coffee break dessa tarde, no espaço dos expositores (estandes das editoras).

 

MESAS-REDONDAS

16h30-18h30, Miniauditório do Museu de Minérios

Multimodalidade e ensino de Espanhol/LE: da formação de professores ao livro didático (Hiran Nogueira Moreira – IFCE, Michelle Soares Pinheiro – IFCE, Gonzalo Enrique Abio Vírsida – UFAL)

16h30-18h30, Auditório 1 do Campus EaD

Ensino de literatura hispânica: importância e perspectivas (Raquel da Silva Ortega – UESC, Isis Milreu – UFCG, Adriana Ortega Clímaco – IFSP)

16h30-18h30, Auditório 2 do Campus EaD

Ensino e formação de professores de língua espanhola no Brasil sob três aspectos: profissionalização, ideologia e política pública (Cícero Anastácio Araújo de Miranda – UFC, Livia Marcia Tiba Radis Baptista – UFBA, Sara de Paula Lima – UFC)

16h30-18h30, Miniauditório Central (Bloco B)

Multiletramentos e perspectivas teórico-metodológicas para a formação de professores de línguas estrangeiras (Maria Zenaide Valdivino da Silva – UERN, Marta Jussara Frutuoso da Silva – UERN, Francisco Lindenilson Lopes – UERN)

16h30-18h30, Sala Audiovisual 1 da DIATINF

¿Dónde están los textos femeninos en las clases de lenguas? (Ramón Antonio Hernández Chirinos – Universidad del Zulia/UESPI, Josinaldo Oliveira dos Santos – UESPI, Adna Maria de Souza Calheiros de Oliveira – Rede privada de Maceió/AL)

 

QUINTA-FEIRA, 24 DE MAIO

 

COMUNICAÇÕES

Sessão 1: 07h30-09h30, Miniauditório do Museu de Minérios

A construção da(s) imagem(ns) de língua espanhola por meio de adjetivos nos prólogos de gramáticas dos séculos XIX-XXI (Lisiane Masson Bastos – UERJ)

A importância dos dicionários no ensino e aprendizagem da língua espanhola (Raissa Garcia Lopes – UFRN)

A latinidade na construção do espanhol padrão (Lucas Cavalcanti Bezerra Brentano Pedro – IFRN, Miguel Afonso Linhares – IFRN)

El conector contraargumentativo sin embargo en el discurso político: análisis de la intervención de Fidel Castro en la ONU – 1960 (Ana Paula Santos de Oliveira – UFAL, Jacqueline Vásquez – UFAL)

Neologismos en la España dieciochesca (Márcia Rejane de Oliveira – UFRN)

 

Sessão 2: 07h30-09h30, Auditório 1 do Campus EaD

A interlíngua na aprendizagem da língua espanhola por brasileiros (Girleide Santos da Silva Melo – UFPE, José Alberto Miranda Poza – UFPE)

Análise de erros de interlíngua na produção escrita de alunos da Licenciatura em Espanhol do IFRN (Louise Alane Martins Barbosa – IFRN, Girlene Moreira Da Silva – IFRN, Carla Aguiar Falcão – IFRN)

Estratégias de atenuação em situações cotidianas: um estudo comparativo entre falantes de língua espanhola e portuguesa (Cecilia Gabriela Aguirre Souza – UFBA, Camilla Rastely da Silva – UFBA)

Interlengua, léxico y vocabulario en las interfaces portugués-español. Un estudio de caso (Jucélia Araújo da Silva – UFPE, José Alberto Miranda Poza – UFPE)

Línguas em contato: análise da interlíngua na oralidade de professores de espanhol em formação (Kariny Dias de Oliveira – UEPB)

 

Sessão 3: 07h30-09h30, Auditório 2 do Campus EaD

Aulas de conversação em língua espanhola como proposta transcultural de conhecimento da América Latina (Elaine dos Santos Sgarbi – IFAL, Edvania Medeiros de Omena – IFAL, Joseílson de Souza Brandão – IFAL)

Educação a distância e ensino de espanhol como língua estrangeira: propostas de tarefas de produção oral (Carla Aguiar Falcão – IFRN, Janaina Weissheimer – UFRN)

Estratégias de aprendizagem adotadas por futuros professores de espanhol para o desenvolvimento da expressão oral (Aline Silva Gomes – UFBA/UNEB)

Estrategias para desarrollar la competencia oral en las clases de ELE (Wilza Carla Rodrigues Prado – UESPI, Josinaldo Oliveira dos Santos – UESPI)

O ensino oral da língua espanhola no Ensino Médio da escola pública (Alana Araújo Costa Ramalho – IFRN, Francisca Elisa de Lima Pereira – IFRN)

 

Sessão 4: 07h30-09h30, Miniauditório Central (Bloco B)

A multimodalidade como recurso pedagógico para a prática do letramento em língua adicional e do letramento digital (Elaine Teixeira da Silva – UniFSJ/SEEDUC-RJ)

Estrategias de lectura: a propósito de la multimodalidad en las clases de ELA (Allyson Raonne Soares do Nascimento – UEPB)

Literatura e música na Rádio UFS (Célia Navarro Flores – UFS)

Mídia e ensino de espanhol: potencial didático do programa Buena Onda (Ana Lúcia Rodrigues – UFS, Raquel La Corte dos Santos – UFS)

Um passeio turístico por Alagoas: uma proposta de escrita de texto multimodal no ensino de língua para fins específicos (Flávia Karolina Lima Duarte – IFAL/UFAL)

 

Sessão 5: 07h30-09h30, Sala Audiovisual 4 da DIATINF

(Re)criações de memórias e apropriações políticas e familiares em El año en que nací, de Lola Arias (Gabriele Aquino Pinheiro – UFBA)

La representación del naturalismo en: El hijo, de Horacio Quiroga (Leonice Rosa da Cunha Abreu – UESPI, Zenaide Lima de Sousa – UESPI, Margareth Torres de Alencar Costa – UESPI)

La representación del negro y las relaciones familiares en algunos poemas de Nicolás Guillén (Tafnes da Silva Rocha – UFC)

La vida doméstica de las familias en Madrid durante la Guerra Civil Española 1936 en Las bicicletas son para el verano (Cleolene da Cruz Santos – UEPB)

Memorias de mis putas tristes y el amor: un análisis literario de la obra de Gabo (Alexsandro Leocádio da Silva – UFRN)

 

Sessão 6: 07h30-09h30, Miniauditório da DIAREN

A poesia Hombres necios de Sor Juana Inés de la Cruz em português: aspectos de tradução (Ana Lídia Medeiros de Oliveira – IFRN)

Alejo Carpentier e o barroco americano (Amanda Brandão Araújo Moreno – UFRPE)

El desvelar del feminismo y el homoerotismo en algunos ensayos de Sor Juana Inés de la Cruz (Giselle Vieira Pacheco – SEEDUC/MA, Everaldo dos Santos Almeida – Faculdade Pitágoras/Faculdade EDUFOR, José Henrique de Paula Borralho – UEMA)

Ideias feministas nas obras de Sóror Juana Inés de la Cruz (Ana Lídia Medeiros de Oliveira – IFRN)

La voz del claustro de Juana Inés de la Cruz: un estudio de su obra en la lectura de la carta atenagórica (Giselle Vieira Pacheco – SEEDUC/MA, Everaldo dos Santos Almeida – Faculdade Pitágoras/Faculdade EDUFOR, José Henrique de Paula Borralho – UEMA)

 

Sessão 7: 07h30-09h30, Miniauditório da DIAC

A produção cooperativa através do gênero fotonovela: relato de experiência em uma turma de espanhol iniciante (José Edson da Silva – UFPE)

Estudio intermediático de la historieta Condorito en las clases de español como lengua extranjera (Thaís da Silva Barbosa – UEPB)

La literatura y otros lenguajes en la clase de español: una propuesta didáctica para discutir género (José Edson da Silva – UFPE)

Las historietas de Mafalda: interpretación textual y los temas transversales en la clase de lengua española para la Enseñanza Media (Gabrielly Evelyn Lopes Barbosa – UEPB, Hully Mangueira Rodrigues – UEPB, Rauan Robério Santos Batista – UEPB)

Mural de resenhas críticas: da literatura ao cinema e do cinema à literatura (Edna Maria Evangelista de Araújo – IFPI)

 

Sessão 8: 07h30-09h30, Sala 10 da DIAC

A literatura e as artes como ferramentas para o ensino de língua espanhola (Lizaine dos Santos Tardiz – UNIPAMPA)

Formação da identidade cultural do povo mexicano sob a perspectiva da personagem Malinalli na obra literária Malinche (Bárbara Santana de Moura – IFRN, Mariana Carla Augusto de Lima – IFRN)

La Malinche: promoviendo la interculturalidad y llevando el pensamiento crítico reflexivo para las clases de ELE (Adriângela Barbosa da Silva – UFPE, Ana Elisabete de Lima Galdino – UFPE, Anna Karla de Arruda Lira Albuquerque – UFPE)

Trabajando con talleres sobre telenovelas: abordaje sociocultural latinoamericano (Elisabeth Fromentoux Braga – UFPE, Juan Pablo Martín Rodrigues – UFPE)

Un análisis de discursos de las confesiones e intimidades de Pepe Mujica: los sentidos producidos para la construcción de la imagen de un expresidente en la obra Una oveja negra al poder: confesiones e intimidades de Pepe Mujica (2015) (Joana d’Arc Almeida da Silva – UESPI, Luciana Maria Libório Eulálio – UESPI)

 

Sessão 9: 07h30-09h30, Sala 9 da DIAC

A interculturalidade no ensino de língua espanhola: análise do Volume I da obra Cercanía (Djeiny Drielly Lopes de Freitas – UEPB)

Análisis de los elementos metodológicos y los abordajes comunicativos en el libro Niños y Niñas (Lúcia Karolayne Valéria da Costa – UERN)

Concepções culturais presentes no ensino de língua espanhola no Ensino Médio: análise do livro didático Cercanía Joven 1 (Amanda Karollyne Rodrigues Lima – IFRN, Girlene Moreira da Silva – IFRN)

Práticas de leitura nos livros didáticos de espanhol do PNLD 2018: uma análise de atividades de compreensão leitora (Thaísa Rafaela Costa dos Santos – UFRN, Alexandro Teixeira Gomes – UFRN)

Uma análise do gênero discursivo quadrinho no livro didático Enlaces: Español para jóvenes brasileños (Jakelyne Santos Apolônio – UERN, Maria Elizia Cavalcante Costa – UERN, Fernando Monteiro Oliveira – UERN)

 

Sessão 10: 07h30-09h30, Sala 8 da DIAC

A gamificação como estratégia para o ensino de E/LE (Erika Moreira Santos – IFRN)

A importância das atividades lúdicas para o aprendizado de espanhol na Educação Básica (Cíntia Cibele Silva Basílio – UERN, Lyandra Bessa de Carvalho – UERN)

Aperte o play que a aula vai começar: o uso de atividades lúdicas no processo de ensino/aprendizagem de língua espanhola (Edvânia Medeiros de Omena – IFAL)

Literatura para crianças em aula de ELE, a busca constante por novos enfoques (Marta Ramos de Souza - UFCG, Renale Rodrigues Teixeira – UFCG, Adinatan Silva Santana – UFCG)

Propostas para o uso da canção nas aulas de língua espanhola (Joziel Lima de Souza – IFRN, Girlene Moreira da Silva – IFRN)

 

Sessão 11: 07h30-09h30, Sala 6 da DIAC

A atuação do PIBID Espanhol no ensino e aprendizado dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Raimundo Soares (Tálison Sadrak de Oliveira – SEEC/RN)

A cultura do estupro e a violência de gênero em uma oficina do PIBID-UFS (Joyce Palha Colaça – UFS)

A importância da experiência do PIBID para a formação docente (Izabelly Marize Nogueira de Lima – IFRN, Rizzardo Roderico Pessoa de Queiroz de Rodrigues Gois – IFRN, Elaide Cristina de Oliveira – IFRN)

Conociendo Cuiabá: um relato de experiências do trabalho desenvolvido pelo PIBID Espanhol (UFMT) (Fernando Jesus da Silva – UFMT)

PIBID de Língua Espanhola: um encontro de gerações (Rizzardo Roderico Pessoa Queiroz de Rodrigues Góis – IFRN, Izabelly Marize Nogueira de Lima – IFRN)

 

OFICINAS

10h-12h, Miniauditório do Museu de Minérios

Cómo diseñar un proyecto de investigación de actitudes lingüísticas ante el español (Talia Bugel – Indiana University-Purdue University Fort Wayne)

10h-12h, Auditório 1 do Campus EaD

Instrumental × Fins Específicos: mitos e desafios para o ensino de espanhol como língua adicional (Antonio Ferreira da Silva Júnior – CEFET-RJ)

10h-12h, Auditório 2 do Campus EaD

Interculturalidade e ensino de espanhol: identidades, território e língua (Livia Marcia Tiba Radis Baptista – UFBA)

10h-12h, Miniauditório Central (Bloco B)

Algunas posibilidades para la creación de actividades interactivas (Gonzalo Enrique Abio Vírsida – UFAL)

10h-12h, Sala Audiovisual 4 da DIATINF

Atividades de leitura com o texto literário (Paulo Henrique Moura Lopes – IFRN)

10h-12h, Miniauditório da DIAREN

El profesor contemporáneo y el proceso de enseñanza y aprendizaje en la clase: literacidad, recursos digitales, competencia educativa, motivación y… lápiz y papel (Antonio Lorenzo Dormal Calleja – Editora SBS-SGEL)

10h-12h, Miniauditório da DIAC

Evaluar para enseñar, evaluar para aprender: prácticas y finalidades de la evaluación del español en contexto brasileño (Diego José Alves Alexandre – UFRN)

10h-12h, Sala 8 da DIAC

Gramática didáctica y comparada: sobre los verbos GOSTAR y GUSTAR. Norma oral y norma escrita en las interfaces español/portugués (José Alberto Miranda Poza – UFPE, Cristina Bongestab – UEPB)

10h-12h, Sala 9 da DIAC

La gramática en la clase de ELE (Carlos Felipe da Conceição Pinto – UFBA)

10h-12h, Sala 10 da DIAC

O realismo mágico na obra de Isabel Allende (Iara Maria Carneiro de Freitas – UERN)

10h-12h, Sala 6 da DIAC

Taller de escritura creativa a través de la Literatura de Vanguardia (Juan Pablo Martín Rodrigues – UFPE)

 

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

13h30-15h30, Miniauditório do Museu de Minérios

Español en la escuela pública: etapas cognitivas (Izabel Souza do Nascimento – UFRN, João Daniel Câmara de Araújo – IFRN)

Webquest e metodologias de ensino de línguas: novas práticas pedagógicas no contexto de uma licenciatura em Letras/Espanhol (Raquel La Corte dos Santos – UFS)

Análisis cognitivista de una propuesta didáctica para profesores de español de la enseñanza media (João Daniel Câmara de Araújo – IFRN, Izabel Souza do Nascimento – UFRN)

O jogo dramático: uma atividade lúdica para o desenvolvimento da competência comunicativa (Carlos Richer Braga Maia – UFAM, Lesly Diana Pimentel Yong – UFAM, Adriane Almeida Rodrigues – UFAM)

Ensino da oralidade de E/LE por uma perspectiva pragmática: marcadores discursivos em materiais didáticos (Maria Roberta Pereira Nelo – UFRN)

 

13h30-15h30, Auditório 1 do Campus EaD

Materiais didáticos e formação docente: novas perspectivas e desafios do ensino-aprendizagem de língua espanhola na Educação Básica e Superior no Brasil (Georgiana Márcia Oliveira Santos – UFMA, Heloísa Reis Curvelo Matos – UFMA)

O ensino-aprendizagem da escrita do gênero resenha nas aulas de espanhol: algumas abordagens teóricas (Darlene Ribeiro da Silva Andrade – Rede Salesiana de Escolas/Recife)

El impacto del NUGEDIS (Núcleo de Género y Diversidad Sexual) del Instituto Federal de Brasilia – IFB en la formación de los graduandos en la licenciatura Letras/Español (Nívia Aniele Oliveira – IFB, Micaela Tourné Echenique – IFB, Veruska Ribeiro Machado – IFB)

Aportes da Análise de Discurso Crítica na formação de professores de espanhol: o estudo das orações coordenadas e subordinadas para além do componente gramatical (Carolina Parrini Ferreira – UFSC)

El aspecto étnico-racial en los libros didácticos de español en la enseñanza secundaria brasileña: un análisis crítico (Georgiana Márcia Oliveira Santos – UFMA)

A leitura na educação a distância: uma análise de atividades do material didático utilizado na formação de professores de língua espanhola (Maria das Graças de Oliveira Pereira – UERN, Alexandro Teixeira Gomes – UFRN)

 

13h30-15h30, Auditório 2 do Campus EaD

Literatura nas aulas de espanhol como língua estrangeira (Cleudene de Oliveira Aragão – UECE, Girlene Moreira da Silva – IFRN)

Práticas de oralidade a partir do texto teatral (Maria Ocenéia dos Santos Rocha – UECE)

A leitura de obras literárias em cursos livres de língua estrangeiras: uma proposta de trabalho com a obra La casa de Bernarda Alba (Paulo Henrique Moura Lopes – IFRN, Cleudene de Oliveira Aragão – UECE)

Gabriel García Márquez y la formación de lectores en clases de lengua española (Júlio César Vasconcelos Viana – UEPB, Josilene Pinheiro-Mariz – UFCG)

A interculturalidade em aulas de LE através do conto El avión de la bella durmiente de Gabriel García Márquez (Káthia Dayse Marques Cabral – UEPB, Júlio César Vasconcelos Viana – UEPB)

“Nadie es héroe por irse, ni patriota por quedarse”: história e literatura em El siglo del viento de Eduardo Galeano (Liana Márcia Gonçalves Mafra – IFMA)

 

13h30-15h30, Miniauditório Central (Bloco B)

El español para una educación intercultural (Cristina Corral Esteve – UFPE, Secundino Vigón Artos – UFCG)

Clásicos españoles en el aula: adaptaciones teatrales como proceso de enseñanza/aprendizaje de ELE/ELA (Antônio Carlos Batista da Silva Neto – UEPB)

El lenguaje teatral en clases de español como lengua extranjera (Rickison Cristiano de Araújo Silva – UEPB, Antonio Carlos Batista da Silva Neto – UEPB)

Aulas de conversação em língua espanhola como proposta transcultural de conhecimento da América Latina (Elaine dos Santos Sgarbi – IFAL, Edvânia Medeiros de Omena – IFAL, Joseílson de Souza Brandão – IFAL)

La perspectiva de muerte en la Ciudad de México – Relato de experiencia (Vanessa Matias Diniz – UEPB, Helaine de Souza Maciel – UEPB, Júlio César Vasconcelos Viana – UEPB)

La educación intercultural a través de la variación fraseológica (Javier Martín Salcedo – UFBA)

 

13h30-15h30, Sala Audiovisual 1 da DIATINF

A escrita de mulheres na literatura latino-americana (Alcione Correa Alves – UFPI, Margareth Torres de Alencar Costa – UESPI)

Representación de género en el personaje Tita de Como agua para chocolate a la luz de la crítica feminista (Francisco de Assis Alves Pinheiro – UESPI, Margareth Torres de Alencar Costa – UESPI)

Aves sin nido, de Clorinda Matto de Turner: a representação literária das relações entre metrópole e colônia através das ações das personagens no romance indigenista (Naira Suzane Soares Almeida – UFPI, Margareth Torres de Alencar Costa – UESPI)

A recepção da obra de Ana Maria Gonçalves e seu livro Um defeito de cor (Francisca das Chagas de Sousa Silva – UESPI, Margareth Torres de Alencar Costa – UESPI)

A escrita feminina na história literária latino-americana: ditadura e literatura de testemunho (Liana Márcia Gonçalves Mafra – IFMA, Maria Luísa de Oliveira Santos – IFMA)

Sol Ceh Moo, Irma Pineda e María Teresa Panchillo: tradução cultural e linguística nas literaturas de Abya Yala (Amarino Oliveira de Queiroz – UFRN)

Inés Suárez: de costureira de placencia a conquistadora do Chile em Inés del alma mía, de Isabel Allende (Nathalia Oliveira de Barros Carvalho – UFRN, Regina Simon da Silva – UFRN)

Literatura argentina e violência de estado: cenário da escrita feminina (Raquel de Araújo Serrão – IFRN)

 

13h30-15h30, Miniauditório da DIAREN

Estudos fonético-fonológicos da língua espanhola (Maria Trinidad Pacherrez Velasco – IFRN, José Rodrigues de Mesquita Neto – UERN)

Interfonologia: uma análise acústico-articulatória das vogais do português e do espanhol (Maria Suedna Delmiro – UERN, José Rodrigues de Mesquita Neto – UERN)

Variações linguísticas no nível fônico: um estudo das influências diatópicas na língua estrangeiras dos discentes de Letras – Espanhol, CAMEAM/UERN (Fernanda Gonçalves Dantas – UERN, José Rodrigues de Mesquita Neto – UERN)

Realizações fonéticas das consoantes /t/ e /d/ na língua espanhola por aprendentes brasileiros de variedade baiana (Aline Silva Gomes – UFBA/UNEB)

A emergência da epêntese vocálica por estudantes brasileiros de língua espanhola (Hortência Natália da Costa Nascimento – UERN, José Rodrigues de Mesquita Neto – UERN)

Interfonologia na realização do rótico em posição de coda absoluta de brasileiros falantes de ELE (José Rodrigues de Mesquita Neto – UERN)

Oralidade em língua espanhola, dislexia e processamento fonológico na formação de professores de espanhol (Lessandra Paula Targino de Oliveira – IFRN, Maria Trinidad Pacherrez Velasco – IFRN)

 

13h30-15h30, Miniauditório da DIAC

Políticas/reformas educacionais e a educação linguística em língua espanhola: realidades do Nordeste brasileiro (Doris Cristina Vicente da Silva Matos – UFS, Andrea Silva Ponte – UFPB)

A Lei do Espanhol e as atuais reformas educacionais: contextos de surgimento (Doris Cristina Vicente da Silva Matos – UFS)

A matriz curricular de formação em licenciatura interdisciplinar em Linguagens e Códigos e o lugar do espanhol (Maria Francisca da Silva – UFMA)

A resistência do espanhol no estado da Paraíba (Secundino Vigón Artos – UFCG)

O espanhol na Educação Básica: um lugar incerto (Andrea Silva Ponte – UFPB)

A política de línguas estrangeiras na Educação Básica (Valéria Jane Siqueira Loureiro – APEESE)

A importância do ensino do espanhol diante da reforma do Ensino Médio brasileiro (Edilva Neres Bezerra – UFMA, Paulo César da Silva – SEE/PB)

 

PLENÁRIA DAS APE’S

A assembleia plenária das associações nordestinas de professores de espanhol será celebrada no Miniauditório Central (Bloco B) das 16h às 18h.

 

SEXTA-FEIRA, 25 DE MAIO

 

COMUNICAÇÕES

Sessão 1: 07h30-09h30, Miniauditório do Museu de Minérios

A posição do espanhol no IFMG: um estudo sob a perspectiva da ADC (Isabel Martins Reis – IFMG)

O curso de licenciatura em Espanhol no CEFET-RN, Campus Natal – Central: o currículo de criação e suas (des)congruências com a educação profissional (Wigna Eriony Aparecida de Morais Lustosa – IFRN, Francisco das Chagas Silva Souza – IFRN, Olivia Morais de Medeiros Neta – UFRN)

O ensino de língua espanhola em duas unidades do Instituto Federal: IFCE e IFAL (Maria Djany de Carvalho Araújo – IFCE, Karine Leitão do Nascimento – IFAL)

O ensino de língua espanhola no curso técnico em Eventos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do IFPB, Campus João Pessoa: desafios e conquistas (Evandislau da Silva Moura – IFPB)

Trabalhando a língua espanhola com estudantes do curso técnico em Guia de Turismo do IFRS (Ana Célia Santos dos Anjos – IFRS)

 

Sessão 2: 07h30-09h30, Auditório 1 do Campus EaD

Abordaje del pretérito perfecto simple, pretérito compuesto y pretérito imperfecto en la Gramática contrastiva del español para brasileños (Lilian Sanders de Oliveira Sousa – UFC)

El análisis de las formas de futuro en el libro didáctico Cercanía Joven (Wladimir Alcântara Fernandes – ENSPS, Valdecy de Oliveira Pontes – UFC)

O lugar da gramática no IFRN: crenças sobre a importância da gramática na promoção do ensino e da aprendizagem de E/LE (Paloma Freitas da Silva – IFRN, Juliana Kelle da Silva Freire Barbosa – IFRN)

Presentación del verbo gustar en libros didácticos, gramáticas y por la Real Academia Española (Fernanda Patrícia Ribeiro Silva – UEPB)

O podcast como recurso didático para a prática oral no ensino de língua espanhola (Paula Jucá de Sousa Santos – IFTO, Leonardo Monteiro Trotta – IFTO)

 

Sessão 3: 07h30-09h30, Auditório 2 do Campus EaD

Aprendizagem significativa: compreensão e prática da língua espanhola na produção textual (Francinilde de Oliveira Sousa – UFMA, Maria Betânia Souza Félix – SEMED/MA, Gilvan da Silva Monteiro – UFMA)

De la teoría a la práctica: el programa procesual aplicado a las clases del Programa de Estágio Supervisionado de Espanhol – PESES 1 del curso de Letras-Español, licenciatura, de la Universidade de Brasília (Karoline Batista Nascimento – UnB, Ricardo Almeda Ferreira – UnB, Ana Maria Oliveira – UnB)

Letramento crítico em aulas práticas de língua espanhola no curso de Letras (Kleber Ferreira Costa – UPE, Isolda Alexandrina Silva Beserra Lacerda – UPE, Francisco de Assis Silva Panta – UPE)

O ensino da escrita em espanhol na educação a distância: um estudo sobre o curso de Letras – Espanhol do Campus EaD do IFRN (Silvânia Francisca Dantas – IFRN, Girlene Moreira da Silva – IFRN)

PESES 1 – UnB: análisis y comentario de producciones escritas por alumnos de español de niveles básico e intermedio (Karoline Batista Nascimento – UnB, Ricardo Almeda Ferreira – UnB, Ana Maria Oliveira – UnB)

 

Sessão 4: 07h30-09h30, Miniauditório Central (Bloco B)

A identidade linguística da Fronteira (Andréia dos Santos Sachete – IF Farroupilha, Ana Laura Sachete – Secretaria de Educação e Cultura de Alegrete)

Contacto lingüístico: ¿Es quechua? ¿Es español? No, es media-lengua (Antonio L. Dormal – USP)

Eu falo pomarosa. ¿Y tú? (Solano da Silva Guerreiro – UFAM, Miriam Pinheiro França – UFAM, Lucileny Costa do Nascimento)

Las variedades lingüísticas en la frontera de Guayaramerín y Guajará-Mirim (José Henrique Santos Tavares – IFRO, Silvilene Brito de Melo – IFRO)

Uma reflexão crítica sobre o ensino de língua espanhola na fronteira Guajará-Mirim/Guayaramerín (Márcia Sousa de Oliveira – UNIR)

 

Sessão 5: 07h30-09h30, Sala Audiovisual 1 da DIATINF

A (des)identificação do professor de línguas em formação com a literatura estrangeira: das dificuldades ao despertar do interesse intercultural (Camila da Silva Lucena – UFPE)

A indissociabilidade da língua espanhola de seus elementos culturais: a ruptura de estereótipos venezuelanos (Natan Gonçalves Fraga – IFPR)

La presencia de los discursos racistas en las estructuras educacionales de Brasil y de Venezuela: la persistencia de una identidad afro-latinoamericana (Witória Lilibety Xavier da Silva – UFPE)

Las herencias del periodo colonial y la cultura actual: una perspectiva de enseñanza intercultural (Raíssa de França Silva – UFPE, Cíntia Alexandrina de França Lima – UFPE)

Leitura e interculturalidade: a formação intercultural no ensino de língua espanhola (Caroline Bezerra do Nascimento – UFPE)

 

Sessão 6: 07h30-09h30, Miniauditório da DIAREN

El mito de Edipo en La vida es sueño: un análisis filosófico-comparativo (Hully Mangueira Rodrigues – UEPB, Gabrielly Evelyn Lopes Barbosa – UEPB, Rauan Robério Santos Batista – UEPB)

La visión político-social de la novela picaresca: un análisis del Buscón y del Auto da Compadecida (Adinatan Silva Santana – UFCG, Angélica Rose da Silva – UFCG, Jonathas Gomes da Silva – UFCG)

O corvo que sabia demais – o papel da testemunha ocular na obra manuscrito Cuervo (Priscila Pereira Novais – IFRN, Aline Layane Souto da Silva – UFRN)

O dom-juanismo nas obras: Boquitas pintadas e Dona Flor e seus dois maridos (Thaise Souza de Jesus – Colégio Limite)

O Marrocos espanhol: o impacto da (trans)territorialização e do entre-lugar em El tiempo entre costuras de Maria Dueñas (Thales Lamonier Guedes Campos – UFCG, Josilene Pinheiro-Mariz – UFCG)

 

Sessão 7: 07h30-09h30, Miniauditório da DIAC

A arte de Frida Kahlo como palimpsesto corporal (Maria Auxiliadora de Jesus Ferreira – UNEB)

A figura da mulher em Don Quijote – adaptado de la obra de Miguel de Cervantes (Marivânia Rodrigues da Silva, Keyte Gabrielle Macena Ribeiro – UEPB)

Frida Kahlo: a representatividade feminina na História da Arte e na Literatura (Tamira Fernandes Pimenta – UFU)

La representación de los personajes femeninos en el Diario de Tita (Maria Elyelma de França Santos – UFCG, Isis Milreu – UFCG)

Misterios del Plata, de Juana Paula Manso, um folhetim a serviço da ilustração da mulher brasileira? (Regina Simon da Silva – UFRN, Cláudia Heloisa Impellizieri Luna Ferreira da Silva – UFRJ)

 

Sessão 8: 07h30-09h30, Sala 10 da DIAC

A tecnologia como instrumento no auxílio ao ensino de língua espanhola (Ayla Cristina Lopes Moura – UFMA)

Apps de comunicación como recurso didáctico en la clase de español de la enseñanza secundaria (Micaela Tourné Echenique – IFB, Antonio Justiniano Moraes Neto – IFB, Raimundo Cláudio da Silva Vasconcelos – IFB)

As novas tecnologias no ensino de língua espanhola: o uso do Duolingo como ferramenta de aprendizagem (Poliana da Silva Carvalho – UENF, Jucélia Azevedo dos Santos Silva – IFES)

Infográfico: um artefato midiático no ensino de espanhol (Cristiane Siqueira de Resende – UFPE)

La construcción de estrategias didácticas en ELA vueltas para la Educación Básica a partir del uso de las TDIC (Kariny Dias de Oliveira – UEPB, Allyson Raonne Soares do Nascimento – UEPB)

 

Sessão 9: 07h30-09h30, Sala 9 da DIAC

Cuando la educación no es libertadora, el sueño del oprimido es ser el opresor: ¿interculturalidad para promover la igualdad o para atender a los intereses de las élites? (Maria Luana Caminha Valois – UFPE)

Educación de reexistencia en la enseñanza de lengua española: la construcción de una propuesta pedagógica transgresiva (Valdiney da Costa Lobo – UFF/UFRJ)

La enseñanza de la historia en el marco del movimiento escolanovista: la Escuela Serena, Rosario, Argentina 1935/50 (Eduardo Gabriel Taleti – Universidad Nacional de Rosario, Antônia Nilda Alves Cruz – IFMA)

Necessidades formativas dos alunos de língua espanhola da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Currais Novos e a profissionalização da docência (Maria do Patrocínio Souza – UFRN, Bruna Layssa de Macedo Silva – UFRN, Andrie Gomes de Araújo – UFRN)

O trabalho através da memória na língua espanhola: identificação e afetividade (Marina Maria da Glória Gomes – UFPE)

 

Sessão 10: 07h30-09h30, Sala 8 da DIAC

ENEM e língua espanhola: reflexão e análise dos conteúdos para o 3.º ano do Ensino Médio (Israella Cristalina dos Santos Medeiros – IFRN)

O documento do Quadro Comum Europeu e o ensino/aprendizagem de língua espanhola (Maria Ocenéia dos Santos Rocha – UECE)

Para além do currículo monolíngue: breve reflexão sobre o ensino do espanhol na escola pública (Karla Janaína Alexandre da Silva – IFAL)

Planificação de conteúdos de língua espanhola para o ensino fundamental: uma experiência em uma escola pública de Natal (RN) (Diego José Alves Alexandre – UFRN, Maxwel Alves da Silva – UFRN, Rodrigo Andrade de Souza – UFRN)

Reflexões sobre o impacto da Lei 11.161/2005 a partir de dados do programa Idiomas sem Fronteiras (Yara Regina Gulharo – UFSCar, Rosa Yokota – UFSCar)

 

Sessão 11: 07h30-09h30, Sala 6 da DIAC

A formação docente em língua espanhola através de ambiente virtual: reflexões sobre a prática docente (Maria Francisca da Silva – UFMA, Duí Barroso Lima Farias – IFSE)

Ensino de língua espanhola: uma reflexão sobre o ensino de espanhol nas redes pública e privada no município de Esperantinópolis/MA (Ligiéria Alves dos Santos – UNESA, José Roberto Santos Sousa – UFMA)

Las estrategias de aprendizaje en la tercera edad: los estudiantes mayores de lengua española en los Núcleos de Estudio de Lenguas de Recife (Regina Cybelle Paes de França – SEDUC/PE)

O software livre Moodle: uma experiência na formação continuada de professores (Acássia dos Anjos Santos Rosa – UFS/UFMG)

Relato de experiência: projeto El abecedario (Camila Nayrana Quintiliano da Silva – UFRN, Raissa Garcia Lopes – UFRN)

 

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

10h-12h, Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão

El español como lengua extranjera en Brasil: retos y perspectivas (José Manuel de Amo Sánchez-Fortún – Universidad de Almería)

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Miguel Afonso Linhares (IFRN/APELE-RN)

Alexandro Teixeira Gomes (UFRN/APELE-RN)

Flavio Dionel Baistrocchi (APELE-RN)

Paulo Henrique Moura Lopes (IFRN/APELE-RN)

Ana Lúcia Sarmento Henrique (IFRN/PPGEP)

Carla Aguiar Falcão (IFRN)

Girlene Moreira da Silva (IFRN)

Juliana Kelle da Silva Freire Barbosa (IFRN)

Raquel de Araújo Serrão (IFRN)

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Carlos Cernadas Carrera (UFPA)

Carlos Felipe da Conceição Pinto (UFBA)

Cleudene de Oliveira Aragão (UECE)

Cristina Corral Esteve (UFPE)

Eliane Barbosa da Silva (UFAL)

Elzimar Goettenauer de Marins Costa (UFMG)

Eretuza Gurgel de Oliveira (UERN)

Fernando García Lara (Universidad Pablo de Olavide)

Fernando Zolin Vesz (UFMT)

Heloísa Reis Curvelo Matos (UFMA)

Ilane Ferreira Cavalcante (IFRN)

Isis Milreu (UFCG)

José Alberto Miranda Poza (UFPE)

Margareth Torres de Alencar Costa (UESPI)

Maria Trinidad Pacherrez Velasco (IFRN)

Pedro César Cerrillo Torremocha (Universidad de Castilla-La Mancha)

Pilar Núñez Delgado (Universidad de Granada)

Regina Simon da Silva (UFRN)

Renilse Paula Batista (IF Catarinense)

Sandro Marcío Drumond Alves Marengo (UFS)

Secundino Vigón Artos (UFCG)

Valdecy de Oliveira Pontes (UFC)

 

Confira o documento publicado aqui.