VI Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente

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Submissão de trabalhos

O período de submissão já está encerrado
Dados do trabalho Período de submissão
25/08/2020 até 01/10/2020
Informações

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
2020/2

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO

A Comissão Organizadora do VI Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente torna público o presente edital de submissão de trabalhos científicos, visando a seleção de trabalhos para serem apresentados no evento, que ocorrerá entre os dias 16 A 20 DE NOVEMBRO DE 2020.

1. INSCRIÇÃO

1.1 Todos os interessados podem participar do processo de submissão, no entanto os trabalhos devem ser inéditos nas áreas de saúde única, ciências agrárias e meio ambiente.

1.2 Os resumos dos trabalhos devem ser enviados para avaliação exclusivamente através da plataforma Doity, sendo que a INSCRIÇÃO deverá ser realizada até o dia 28 de setembro de 2020 e a SUBMISSÃO do trabalho deve ser feita até o dia 01 de outubro de 2020.

1.3 Os trabalhos aceitos serão apresentados de forma 100% online em formato de pôster durante o evento, devendo pelo menos um dos autores estar online durante a apresentação do pôster.

1.4 O preenchimento incorreto do formulário de submissão acarreta em rejeição do resumo.

1.4.1 A ordem de indicação dos autores no momento de inscrição deve ser a mesma que está disposta no resumo e será a mesma a ser emitida no certificado de apresentação do trabalho.

1.4.2 O eixo temático do trabalho deve ser indicado no momento da inscrição, seguindo o item 2.1 previsto neste edital.

1.4.3 O tipo de resumo deve ser indicado no momento de inscrição, podendo ser relato de caso, revisão literária ou que relate resultados de pesquisa e/ou projeto de extensão.

1.4.4 As referências bibliográficas devem ser listadas no momento da inscrição, seguindo as normas ABNT, em ordem alfabética de autores e numeradas.

1.4.5 Todos os resumos de mesmo título com o mesmo autor enviados repetidamente serão automaticamente REJEITADOS, assim só serão aceitos trabalhos submetidos uma única vez.

1.4.6 O arquivo do resumo a ser submetido deve ser exclusivamente em Documento do Microsoft Word.

1.5 Os resumos aceitos implicam, por parte dos autores, na autorização para que estes sejam publicados nos Anais: Resumos Expandidos do VI Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente e em outros meios que a Comissão Organizadora possa determinar, de forma que as informações nele contida e direitos autorais são de única responsabilidade de seus autores.

1.5.1 Caso o trabalho aprovado não tenha sido publicado nos Anais: Resumos Expandidos do VI Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente, o primeiro autor terá o prazo de 15 dias para entrar em contato recorrendo à decisão.

1.6 No momento da submissão, será cobrado uma taxa de R$ 10,00 (dez reais) por trabalho. Esse investimento será convertido nas oficinas e palestras de orientação aos autores e na premiação dessa edição do evento. Além disso, o valor arrecadado será convertido na manutenção da plataforma escolhida para a submissão e publicação dos resumos.

1.7 Qualquer intercorrência ou disparidade presente em algum trabalho será julgada pela Comissão Organizadora do evento.

2. EIXOS DOS TRABALHOS

2.1. Serão aceitos, independente da categoria escolhida, trabalhos nos seguintes eixos temáticos:

I – Anatomia e Histologia Veterinária

V – Clínica e Cirurgia Veterinária

IX – Manejo e conservação de solos

XIII – Saúde Única

II – Fisiologia ou Farmacologia Veterinária

VI – Reprodução e Biotecnologia Animal

X – Botânica e fisiologia vegetal

XIV – Agronegócio

III – Patologia animal

VII – Zootecnia e Produção Animal

XI – Nutrição mineral de plantas

XV – Ciências Agrárias

IV – Medicina veterinária preventiva

VIII – Inspeção e Tecnologia de produtos de origem animal

XII – Meio ambiente

XVI – Geologia

2.2. Não serão aceitos trabalhos do tipo:

2.2.1 Descrição de projetos de pesquisa e/ou outras atividades que não apresentem resultados.

2.2.2 Resumo sem revisão gramatical, ortográfica, de digitação e de conteúdo.

2.2.3 Trabalhos que não se adequarem as normas pré-estabelecidas neste edital.

3. REGRAS PARA ESTRUTURAÇÃO DOS RESUMOS

3.1 Os modelos do resumo expandido pode ser baixado no drive do VI Colóquio pelo link abaixo, podendo ser relato de caso, revisão literária ou que relate resultados de pesquisa e/ou projeto de extensão.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DRIVE COM OS MODELOS DE RESUMO

3.1.1 Serão rejeitados resumos que apresentem elementos gráficos fora do padrão previsto neste edital, bem como aqueles que possuem elementos (figuras e tabelas) não autorais sem fonte referenciada no texto, como mostra nos modelos de resumo previstos no item 3.1 deste edital.

3.1.2 Três tipos de resumo podem ser submetidos: relato de caso, revisão literária ou que relate resultados de pesquisa e/ou projeto de extensão.

3.1.3 Qualquer intercorrência ou disparidade presente em algum trabalho será julgada pela Comissão Organizadora do evento.

3.2 O resumo deverá ser redigido em português do Brasil, de acordo com as normas gramaticais e ortográficas em vigor.

3.3 Autoria dos resumos.

3.3.1 Cada participante inscrito poderá ser primeiro autor em até dois trabalhos, exceto na modalidade revisão literária, onde será limitado a apenas uma submissão. Não existe limite de coautoria.

3.3.2 Cada trabalho pode ter no máximo sete integrantes: sendo um autor principal, quatro coautores e dois orientadores.

3.3.3 É obrigatório que o resumo tenha pelo menos um orientador que seja professor e/ou mestre e/ou doutor, podendo este ser de qualquer Instituição de ensino superior.

3.3.4 O resumo deve conter o endereço de contato (e-mail) do primeiro autor, como está exemplificado no modelo previsto no item 3.1 deste edital.

3.3.5 A submissão do resumo e qualquer tipo de comunicação com a Comissão Organizadora do evento fica sob responsabilidade exclusiva do primeiro autor e deve ser feita exclusivamente pelos meios de comunicação previstos nesse edital.

3.4 O resumo deve ser digitado e submetido por Documento do Microsoft Word, com o limite máximo de uma (1) página e os elementos textuais devem ser distribuídos em duas colunas, seguindo o modelo previsto no item 3.1 deste edital.

3.5 Elementos obrigatórios de qualquer modalidade de resumo.

Deve ser utilizada margem de 1,27 cm nas margens superior e inferior e de 0,75 cm nas margens laterais do texto. O resumo expandido deverá conter os elementos abaixo, seguindo o modelo previsto no item 3.1 deste edital e a tabela a seguir:

• Cabeçalho (seguir o modelo previsto no item 3.1 deste edital): fonte Arial Rounded MT Bold, tamanho 14, centralizado. Logo do Colóquio lateralizada à direita.

• Título e autores (com suas respectivas instituições/entidades de vínculo).

• Introdução e conclusão: espaçamento simples entre as linhas, com espaçamento de 2pt entre parágrafos;

• Referências Bibliográficas: quantidade livre, em ordem alfabética de primeiro autor. Para resumos de relato de caso e que relatem resultado de pesquisa o autor deve dar preferência a artigos científicos atuais com indexação. Os resumos de revisão devem ser baseados EXCLUSIVAMENTE em publicações de revistas científicas indexadas, não sendo aceito informações sem citação.

ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS

A FONTE ARIAL DEVE SER UTILIZADA DURANTE TODO RESUMO

(EXCETO NO CABEÇALHO, QUE DEVE SER ARIAL ROUNDED)

TÍTULO DO RESUMO

Tamanho 11 em negrito, caixa alta, justificado e centralizado (com no máximo 120 caracteres, contando os espaçamentos)

AUTORES

Tamanho 10 em negrito e centralizado

Exemplo: Karen Machado Magalhães¹*, Bruna Pereira da Silva¹, Luisa Andrade Azevedo² e Gabriel Almeida Dutra³.

VÍNCULOS INSTITUCIONAIS

Tamanho 7 em itálico e centralizado

Exemplo: ¹Graduando em Medicina Veterinária – UniBH – Belo Horizonte/MG – Brasil – *Contato: karen@mail.com
²Médica Veterinária autônoma (colocar vínculo com clínica, se for o caso)
³Professor de Medicina Veterinária – UniBH – Belo Horizonte/MG – Brasil

CORPO DO TEXTO

Tamanho 9, com os títulos em negrito, caixa alta e justificado

FONTE DE IMAGENS, TABELAS E OUTROS ELEMENTOS

Tamanho 9 (centralizado e seguindo o modelo previsto no item 3.1 deste edital)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Devem estar dispostas através de um QR Code que, ao ser escaneado dará acesso às referências utilizadas para escrever o resumo. A dimensão do QR Code a ser utilizada deve ser 2x2cm. Ao acessar o QR Code, o leitor deve ter acesso a um site que possui as referências numeradas, em ordem alfabética e seguindo as normas ABNT (assim como foram colocadas no momento da submissão do resumo).

Exemplo:
1. ALACS, E. A., A. GEORGES, N. N. FITZSIMMONS & J. Robertson. DNA detective: a review of molecular approaches to wildlife forensics. Forensics Science, Medicine, and Pathology 6: 180-194, 2009.
2. BUTLER, J.M. Mitochondrial DNA analysis In Forensic DNA typing: biology, technology, and genetics of STR markers. 2ed. Elsevier, 2010, Capítulo 10, p.376-389.
3. GARRIDO, Rodrigo G.; RODRIGUES, Eduardo L. Contribuições da biologia molecular para a proteção animal e a investigação dos crimes contra a fauna. Revista Semioses, V11, n.04, 2017.

*os exemplos estão em itálico para destaca-los na tabela.

Qualquer site pode ser utilizado no momento da criação do QR Code, desde que ele não expire com o tempo. Um tutorial de criação do QR Code estará disponível no link abaixo.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O VÍDEO TUTORIAL DE CRIAÇÃO DO QR CODE

3.6 Elementos obrigatórios do resumo que relate resultados de pesquisa (devem ser inseridos entre a introdução e a conclusão).

• Material e Métodos e Resultados e Discussão: espaçamento simples entre as linhas, com espaçamento de 2pt entre parágrafos, seguindo o modelo previsto no item 3.1 deste edital.

3.7 Elementos obrigatórios do relato de caso (devem ser inseridos entre a introdução e a conclusão).

• Relato de caso e discussão: espaçamento simples entre as linhas, com espaçamento de 2pt entre parágrafos, seguindo o modelo previsto no item 3.1 deste edital.

3.8 Elementos obrigatórios da revisão de literatura (devem ser inseridos entre a introdução e a conclusão).

• Material e Métodos e Revisão de literatura: espaçamento simples entre as linhas, com espaçamento de 2pt entre parágrafos, seguindo o modelo previsto no item 3.1 deste edital.

3.9 Elementos opcionais do resumo

3.9.1 Elementos opcionais fora do padrão serão deletados pela comissão organizadora.

• Apoio: nome(s) ou imagem(ns)/logomarcas dos apoiadores, caso se aplique. Deve vir após o tópico de referências bibliográficas (título e texto em caixa alta, fonte Arial tamanho 7, em negrito e centralizado)

3.10 As pesquisas com seres humanos ou animais devem ser aprovadas por um Comitê de Ética em Pesquisa, respeitando a resolução 466/2012 do Ministério da Saúde. Tal aprovação deve ser explicitada no tópico “Material e métodos” do resumo.

3.11 Frases ou palavras com letras maiúsculas ou qualquer outro tipo de destaque não devem estar presentes no corpo do resumo, à exceção de gênero e/ou espécie de seres vivos, que devem estar grafados conforme normas internacionais.

3.12 O uso de abreviaturas será permitido apenas após sua identificação, por extenso, em algum ponto anterior no resumo.

4. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

4.1 Trabalhos que não seguirem os critérios estabelecidos na Seção 3 deste Edital serão rejeitados.

4.2 Os resumos serão avaliados por uma Comissão Científica formada por professores universitários, médicos veterinários e outros profissionais de áreas agrárias e afins, definida pela Comissão Organizadora do evento.

4.3 Correção de resumos.

4.3.1 Caso julgue pertinente, a Comissão Científica poderá devolver o trabalho aos autores para que os mesmos façam adequações para publicação do trabalho.

4.3.2 A correção realizada pela Comissão Científica será feita através de comentários no texto, podendo estes serem em formato de sugestão ou modificação obrigatória. Assim, o autor não é obrigado a modificar o texto caso receba uma correção em formato de sugestão.

4.3.3 Cada trabalho poderá receber no máximo uma correção. Trabalhos que não sejam adequados dentro dessa correção serão imediatamente rejeitados.

4.3.4 O autor poderá questionar a modificação obrigatória, caso seja pertinente, por meio de comentários no texto, estando ciente que, o trabalho poderá ser rejeitado caso a banca não concorde com o questionamento.

4.4 Como critério de avaliação dos resumos, será levado em consideração os seguintes quesitos:

  • Originalidade
  • Relevância
  • Coerência entre tópicos apresentados
  • Estrutura gramatical
  • Atende às normas do edital

5. RESULTADOS

5.1 Os trabalhos selecionados serão comunicados através da plataforma Doity, selecionada para a submissão de resumos do VI Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente.

5.2 O link e horário das apresentações serão informados por e-mail.

5.3 Qualquer intercorrência ou disparidade presente em algum trabalho será julgada pela Comissão Organizadora do evento.

6. APRESENTAÇÃO NA CATEGORIA “PÔSTER”

6.1. Os trabalhos selecionados serão apresentados no formato de pôster, de maneira 100% online.

6.2 Será enviado um e-mail para o autor principal contendo as datas e horários de apresentação.

6.3 Cada apresentador terá 10 minutos de apresentação e 10 minutos de arguição com a banca.

6.4 É necessário que seja habilitado a câmera e microfone para apresentar.

6.5 O resumo deve ser projetado na tela para a banca avaliadora.

6.6 A comissão organizadora estará disponível na sala para auxiliar os apresentadores. O tempo gasto projetando o resumo na tela não será descontado no tempo da apresentação.

6.7 Caso aconteça algum imprevisto julgado pela comissão organizadora como não prejudicial para a apresentação, o apresentador não terá seu tempo prejudicado.

6.8 Cada trabalho apresentado receberá a certificação de apresentação e será publicado nos Anais do VI Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente. Caso o trabalho não seja apresentado, ele será apenas publicado nos anais do evento (ou seja, sem certificado de apresentação). Não haverá certificado para a publicação nos Anais do evento.

6.9 Os resumos concorrem à premiação de Relevância Acadêmica e Menção Honrosa do VI Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente e serão apresentados em uma banca especial definido pela Comissão Organizadora.

6.10 Não será permitido apresentar em horário diferente do selecionado pela comissão organizadora.

6.11 O pôster deve ser preparado de acordo com as seguintes normas:

  • O título do pôster deve ser idêntico ao do resumo enviado.
  • Abaixo do título e em letra menor deverá conter o nome dos autores (de acordo com a ordem indicada na submissão) separados por ponto e vírgula, com as respectivas instituições indicadas.
  • O nome do apresentador deve estar sublinhado.
  • O pôster deve estar na orientação “retrato”.
  • O modelo de design para o pôster é livre e deverá ser definido pelos autores.

6.12 Após a escolha do autor apresentador, fica expressamente proibida a manifestação dos demais autores e/ou orientadores durante e após a apresentação do trabalho.

7. CERTIFICAÇÃO

7.1 Cada trabalho apresentado receberá um certificado de apresentação no VI Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente na forma de resumo expandido e pôster.

7.2 Os certificados serão enviados por e-mail para o primeiro autor do trabalho após a apresentação do pôster e é de responsabilidade dele enviar para os coautores.

7.3 Será fornecido apenas um certificado por trabalho, especificando os autores e orientadores na ordem indicada no resumo submetido.

7.4 Será emitido o certificado apenas uma vez para cada trabalho, salvo em casos de erros na diagramação ou digitação desse.

7.4.1 Autores com problemas no certificado devem entrar em contato com a Comissão Organizadora do VI Colóquio em até 15 dias após o envio deste.

8. PREMIAÇÃO

8.1 Dentre os trabalhos aceitos para apresentação no VI Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente, será feita uma seleção pela Comissão Científica e Organizadora dos melhores trabalhos.

8.2 Os trabalhos selecionados serão apresentados para uma banca avaliadora especial para concorrerem à certificação ilustre do VI Colóquio. Após essa apresentação para a banca avaliadora, os trabalhos receberão um certificado de Relevância Acadêmica.

8.3 Além disso, serão premiados com um certificado de Menção Honrosa e um prêmio (a definir) 2 trabalhos de cada modalidade (revisão literária, relato de caso e resultado de pesquisa). Essa segunda premiação será baseada na apresentação dos resumos para a banca especial.

8.4 Para a seleção dos trabalhos que seguirão para a apresentação em banca será utilizado como método de avaliação a média das notas dos quesitos a seguir (serão atribuídas notas de 0,0 a 10,0 pela Comissão Científica):

  • Originalidade
  • Relevância
  • Coerência entre tópicos apresentados
  • Estrutura gramatical
  • Atende às normas do edital

8.5 Para a seleção dos 6 melhores trabalhos apresentados para a banca especial será utilizado como método de avaliação a média das notas dos quesitos a seguir (serão atribuídas notas de 0,0 a 10,0 pela banca avaliadora especial):

  • Organização do banner: apresentação, organização e didática
  • Objetividade e clareza na apresentação
  • Segurança e conhecimento do assunto
  • Empenho e desenvoltura do apresentador

8.6 Após a escolha do autor apresentador, fica expressamente proibida a manifestação dos demais autores e/ou orientadores durante e após a apresentação do trabalho.

Belo Horizonte, 25 de agosto de 2020.

CONTATO COM A COMISSÃO ORGANIZADORA (SEMPRE FEITO PELO PRIMEIRO AUTOR):
E-mail:
v.coloquio.vet@gmail.com

INFORMAÇÕES SOBRE DATAS, PALESTRAS, OFICINAS E OUTROS LEMBRETES IMPORTANTES:
Instagram: @
coloquio.scm

APOIO:

PRHISCYLLA SADANÃ PIRES
Coordenadora Regional MG/GO de Ciências Agrárias e Meio Ambiente

BRENO MOURÃO DE SOUSA
Coordenador de Curso no Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH

GABRIEL ALMEIDA DUTRA
Coordenador de Curso no Centro Universitário Una – Bom Despacho

GABRIEL DIAS COSTA
Coordenador de Curso no Centro Universitário Una – Contagem

ATENÇÃO: NO CAMPO "DADO DO(S) AUTOR(ES)" É OBRIGATÓRIO QUE SEJA INFORMADO O NOME DE TODOS OS AUTORES, CO-AUTOES E ORIENTADORES DO TRABALHO. CLIQUE EM "+ADCIONAR CO-AUTOR" PARA PREENCHER O NOME COMPLETO DE TODOS OS ENVOLVIDOS. O CERTIFICADO SERÁ GERADO DE ACORDO COM O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO E FICA SOB RESPONSABILIDADE DO AUTOR CONFERIR AS INFORMAÇÕES NO MOMENTO DE SUBMISSÃO DO TRABALHO.

(Se refira ao item 1.4.1 do presente edital para mais informações)