Para contextualizar historicamente o evento que aqui se propõe, faz-se essencial contar a história de dois períodos marcantes do PPGE-Unochapecó: o primeiro, que tange a criação e consolidação do Colóquio Integrado das Linhas de Pesquisa, e o outro, mais recente, que culmina na criação do Seminário Diálogos Internacionais de Educação.

Ao que se refere especificamente ao Colóquio Integrado das Linhas de Pesquisa do Mestrado em Educação da Unochapecó, pode-se dizer que este vem se consolidando como espaço, tempo e lugar de socialização de pesquisas e produções discentes e docentes, além de privilegiar o debate sobre a construção e divulgação da pesquisa em educação. Inicialmente, criado no ano de 2015, no âmbito da linha “Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas", logo, no ano de 2016, foi ampliado para abranger as duas linhas existentes no PPGE, como forma de socializar os problemas de pesquisa, os processos de produção do conhecimento e seus principais resultados. Nesse sentido, abordou desde temáticas específicas à produção discente (como se forma um pesquisador; vivência acadêmica; impacto da formação a nível de mestrado; estágio de formação), perpassando os desafios da Pós-graduação, em especial ao que se refere aos processos de inserção social e comunitária, pedagogias críticas e internacionalização, de forma a responder direta ou indiretamente as demandas advindas da comunidade escolar e acadêmica da região Oeste de Santa Catarina, bem como as demandas de pesquisa a nível nacional.

Conjuntamente com esta trajetória, no ano de 2020, visando estreitar diálogos e realizar ações conjuntas entre programas de Pós-Graduação em Educação de Universidades nacionais e internacionais, organizou-se o I Encontro de Diálogos Internacionais do PPGE da Unochapecó, o qual contou com a participação do Prof. Dr. Francisco Imbernón, para discutir a temática "Desafios da formação de professores em tempos de pandemia", tendo a participação de estudantes e professores do Chile, Portugal, Espanha, México e Argentina, e da colaboração da Rede ACAFE e ABRUC ampliando o diálogo com as universidades comunitárias.

Diante dessa trajetória, a realização, no ano de 2023, do VIII Colóquio Integrado das Linhas de Pesquisa e do II Seminário Internacional Diálogos Educacionais: produzir conhecimento e inventar outros mundos, com o incremento da realização de conferências e mesas de caráter internacional, além de ampliar a promoção de espaços de trocas, diálogos e reflexões sobre a produção de conhecimento em Educação, propicia a maior integração de grupos e redes de pesquisa de diferentes instituições em âmbito regional, nacional e internacional. Assim, valorizando os vínculos regionais do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação com uma região que é marcada pela diversidade cultural e étnica (oeste catarinense/mesorregião da grande fronteira do Mercosul) torna-se possível dialogar e refletir sobre produção de conhecimento e de outros mundos. O evento liga-se aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) no que diz respeito ao objetivo 4 “Educação de Qualidade” e, especialmente, à meta 4.7 acerca da diversidade cultural e sobre o importante papel das políticas educacionais, dos currículos escolares e da formação de professores, todos campos que englobam a proposta do evento.