Ana Paula Narsizo

Professora Efetiva do Estado de SC

Professora Efetiva do Estado na Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkre
É egressa do Mestrado em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Licenciada em Geografia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Egressa do curso de Licenciatura Intercultural na área de Ciências Humanas também pela Unochapecó. É também pedagoga e professora no curso de Artes no município de Entre Rios pela Unochapecó.

Arlene Anelia Renk

Unochapecó

Doutora e Mestre em Antropologia pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, respectivamente, em 1997 e 1990. Graduada em Letras pela UFPr. Professora titular da Unochapecó. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, na Linha Sociedade, Ambiente e Sustentabilidade. Integra o Corpo Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Direito, atuando na Linha Direito, Cidadania e Socioambientalismo. Filiada à Rede Internacional de Estudos do Mundo Rural (RIHMUR). Tem experiência em pesquisa e orientação na área de cidadania, socioambientalismo, antropologia rural, territorialidades, participação e controle social.

Avelino Aldo de Lima Neto

IFRN

Avelino Aldo de Lima Neto é Doutor em Ciências da Educação pela Université Paul Valéry - Montpellier III e pela UFRN. Professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), credenciado aos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN) e em Educação (PPGED/UFRN). Sócio da ANPEd e da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE). Foi professor visitante na Universidade Jean Monnet - Saint Étienne (França). É vice-líder do Observatório da Diversidade (IFRN/CNPq), no qual desenvolve pesquisas acerca das relações entre Filosofia e Educação, especialmente sobre os seguintes temas: biopolítica; sofrimento e vulnerabilidade; corpo e subjetividade; estética e educação; Ensino de Filosofia e formação docente em Filosofia. No presente momento, coordena pesquisa com fomento da Chamada CNPq/MCTI/FNDCT N 18/2021 (Faixa B - Grupos Consolidados) acerca das experiências de sofrimento na Educação Profissional e Tecnológica em perspectiva comparada (Brasil, Argentina e França).

Carmem da Rosa Kilian Munarini (Carminha do MMC)

MMC

Atuante no Movimento de Mulheres Camponesas a partir dos quintais produtivos agroecológicos, entre outras ações sociais e educativas. Tem participado de eventos acadêmicos e sociais compartilhando suas experiências junto ao Movimento das Mulheres Camponesas e ao feminismo camponês popular de modo geral. O Movimento de Mulheres Camponesas integra agricultoras, arrendatárias, meeiras, ribeirinhas, posseiras, bóias-frias, diaristas, parceiras, extrativistas, quebradeiras de coco, pescadoras artesanais, sem terra, assentadas. Mulheres indígenas, negras, descendentes de europeus. "Somos a soma da diversidade do nosso país. Pertencemos à classe trabalhadora, lutamos pela causa feminista e pela transformação da sociedade" (Site Oficial do MMC:  https://mmcbrasil.org/home/quem-somos-e-nossa-missao/ )

Cheron Zanini Moretti

UNISC

Cheron Zanini Moretti é Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS; foi bolsista CNPq durante toda a realização do curso (2010-2014) onde compôs o grupo de pesquisa: Mediações Pedagógicas e Cidadania. É Mestra em Educação (2008) e licenciada em História (2005), nessa mesma universidade. Realizou estágio de doutoramento no exterior na Facultad de Filosofia y Letras, da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) com bolsa do programa CAPES/PDSE (2012). E, concluiu estágio de estudos e de pesquisa, pós-doutoramento, em educação com bolsa CNPq/PDJ (2016). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC, na linha de pesquisa: Educação, Trabalho e Emancipação, e também no Departamento de Ciências, Humanidades e Educação. Docente no curso de Pedagogia-Licenciatura e Pedagogia-PARFOR nessa universidade. Coordena o grupo de pesquisa Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Decoloniais (CNPq) e o Observatório da Educação do Campo do Vale do Rio Pardo (ObservaEduCampoVRP). Integra o Programa Alternativas Pedagógicas e Prospectivas Educativas da América Latina (APPEAL-Brasil).Tem se preocupado em pesquisar temas relacionados à América Latina, como: Educação Popular, Educação do Campo, Alternativas e ideias pedagógicas, De(s)Colonialidade do conhecimento e Insurgência como princípio educativo, tendo como referência a pesquisa ação participativa nos processos metodológicos. Editora-Chefe da Revista Reflexão e Ação (A3).

Fernando Ilídio Ferreira

Universidade do Minho/UMinho – Portugal

Professor Associado da Universidade do Minho, Portugal, integrado no Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação. É docente do Ensino Superior desde 1994 tendo sido anteriormente (desde 1984) docente do Ensino Básico. É Doutor em Estudos da Criança, pela UMinho, Mestre em Ciências da Educação, pela Universidade do Porto, e Licenciado em Educação Infantil e Básica Inicial pela UMinho. Leciona em cursos de graduação e pós-graduação.

Francisco Javier Gárate Vergara

Chile

Francisco Gárate Vergara és doctor en Educación: Planificación e Innovación Educativa. Universidad de Alcalá, España. Máster y Magíster en Gestión Educacional. Máster en Planificación, Innovación y Gestión de la práctica educativa. Director de Excelencia, CPEIP – MINEDUC. Diplomado en Evaluación de los Aprendizajes. Diplomado en Administración Educacional. Diplomado en Innovación y Creatividad en la Educación. Post Título en Necesidades Educativas Especiales e Integración Escolar. Profesor de Educación Media en Historia y Geografía.

José Mario Méndez

Costa Rica

José Mario Méndez és Doctor en Filosofía por la Universidad José Simeón Cañas, El Salvador. Académico de la Escuela Ecuménica de Ciencias de la Religión, Universidad Nacional. Sus intereses académicos giran en torno a la educación intercultural, la educación religiosa y los estudios socio-religiosos.És coordenador del Programa de Desarrollo Integral Y Espiritualidad de la Niñez. 

Roberta Cajaseiras de Carvalho

IFSC

Mãe do Rubens. Feminista e antirracista. Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Mestre em Turismo e Hospitalidade pela Universidade de Caxias do Sul (2005) e Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2019). Atualmente é professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Turismo e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, patrimônio cultural, educação e educação profissional. Tem atuado em projetos de extensão e pesquisa relacionados à educação básica e profissional, priorizando temas voltados às questões de gênero e étnico-raciais.

Rosângela Fachel de Medeiros

UFPEL

Rosângela Fachel de Medeiros possui doutorado e mestrado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/CAPES). Atualmente, é professora voluntária do Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas. É colíder do grupo de pesquisa CNPq Audiovisual Latino-Americano no Século XXI - OfCine (IFRS - Campus Rio Grande e participa como pesquisadora dos GPs Caixa de Pandora (CNPq/UFPel) e GIPE-Corpo (CNPq/UFBA). Integra a Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales (RedINAV), fazendo parte de sua Comissão Executiva como representante do Comitê de Comunicação, a Red de Investigadores sobre Cinema Latinoamericano (RICiLa) e a Red de investigación del Audiovisual hecho por Mujeres en América Latina (RAMA). Atua em comitês editorias de revistas nacionais e internacionais e é coeditora da Revista Paralelo 31, do PPGAVI, UFPel. Atualmente, sua principal área de interesse são as narrativas audiovisuais latino-americanas contemporâneas, temática que norteia seus projetos de ensino, pesquisas e extensão, bem com orientações em âmbito de graduação e pós-graduação, já contemplados com bolsas Capes, CNPq e FAPERGS. Foi idealizadora, organizadora e coordenadora das duas primeiras edições da #PartiuCinema Mostra Internacional de Cinema URI/SESC-FW, em parceria com a Secretaria de Educação, realizadas em Frederico Westphalen, RS. É idealizadora e codiretora do Festival Internacional de Videoarte SPMAV (UFPel), do Festival Internacional de Videodança FIVRS (UFPel). É colaboradora do Fantaspoa (Porto Alegre, Brasil) e atuou também no FAM Florianópolis Audiovisual Mercosul (Florianópolis, Brasil), FRESTA (FURG, Rio Grande, Brasil), FIS-MED Festival Internacional de SeriesWeb (Medellín, Colômbia), e Festival de Cine de la Orquídea (Cuenca, Equador).

Sidinei Pithan da Silva

Unijuí

Sidinei Pithan da Silva possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1998). Graduação em Farmácia (UFSM, 2000). Graduação em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ, 2015). Mestrado em Educação nas Ciências (UNIJUÍ, 2015). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2010). É docente dos Cursos de Educação Física, Medicina e do Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências (Unijuí). Atua como membro efetivo do Núcleo Docente Estruturante do Curso de História. É coordenador e professor no Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências e professor no Mestrado Profissional em Educação Física (Unijuí e Unesp). Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Epistemologia, Teoria Crítica e Educação, Corpo, Saúde e Educação Física, Complexidade, Concepção Dialética da Educação, Conhecimento e História.