XXVIII Congresso Médico Acadêmico da UNICAMP - CoMAU

XXVIII Congresso Médico Acadêmico da UNICAMP - CoMAU

Faça sua inscrição
De 25 a 26 de outubro Todos os dias das 08h às 19h
Campinas, SP Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Estadual de Campinas

Sobre o Evento

O evento surgiu, em 1992, com a proposta de organizar um evento científico dos alunos para os alunos.Ao longo do tempo, o congresso conquistou grande relevância na graduação.

Sempre focando na atualização e visão global da saúde no Brasil a XXVIII edição promete uma programação inesquecível para todos os presentes!

Serão dois dias de congresso com diversas atividades, palestras, workshops, apresentação de trabalhos científicos e espaços para confraternização dos congressistas. A ideia que rege o congresso é uma intensa troca de conhecimentos entre os participantes, sendo que o histórico de edições do CoMAU mostra como essa troca se mantém sólida e crescente com o passar dos anos. No primeiro dia do evento teremos a abertura, com convidados especiais, apresentação de trabalhos científicos e um coquetel para os participantes. Já no segundo dia de evento ocorrerão diversas palestras separadas em módulos, oficinas, workshops, premiações para os trabalhos científicos e um encerramento, no qual também contaremos com a participação de figuras ilustres nas suas áreas.

O CoMAU 2019está sendo pensado para contribuir ainda mais para o nosso potencial como futuros representantes da área da saúde, não deixe de participar!

INÍCIO DA SUBMISSÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO

15/07/19

INÍCIO DA VENDA DOS MÓDULOS DO XXVIII CoMAU

15/07/19

INÍCIO DO SEGUNDO LOTE DE VENDAS

16/09/19

Programação

15h30 Abertura Abertura
Local: Auditório da FCM

"Cuidado: um olhar sob o outro"

15h30

Abertura oficial do evento.

 

16h00 - Dr. Celmo Celeno Porto: "Aspectos Práticos da Relação Médico-Paciente"

O Professor Dr. Porto é graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cardiologista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Doutor pela UFMG.

Na área da saúde, tem um importante trabalho através da escrita de importantes livros usados no Brasil todo no aprendizado da Semiologia médica. Dentre suas obras, estão: Exame Clínico, Semiologia Médica, Clínica Médica na Prática Diária, Doenças do Coração, Dr. Calil Porto – O Menino e a Borboleta, Cartas aos Estudantes de Medicina.

 

17h20 - Mesa Redonda "Cuidado: um olhar sob o outro"

A arte do cuidado, na saúde, é de importância fundamental na vivência dos profissionais e dos pacientes que cruzam seus caminhos. Dessa forma, essa mesa redonda nos permitirá aprender e refletir sobre a importância do cuidado sob diferentes óticas, a da Médica, da Enfermeira e da Paciente.

Dra. Fernanda Garanhani de Castro Surita é professora Livre-Docente no Departamento de Tocoginecologia da FCM/UNICAMP. Membro da Comissão do Programa de Pós-Graduação em Tocoginecologia. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tocoginecologia (2014-2016). Presidente da Comissão de Pesquisa do CAISM (2016-2019). Atua como professora na graduação, residência médica e pós-graduação em Tocoginecologia. Possui graduação em Medicina (1984-1989) e residência em Tocoginecologia (1990-1993), Mestrado (1996) e Doutorado (2002) pela FCM/UNICAMP. Áreas do conhecimento: assistência pré-natal, contracepção pós-parto, indução do parto, adolescência, exercício físico e nutrição na gravidez e puerpério, gestação associada à doenças clínicas (obesidade, hipertensão, lupus, neoplasias, doença renal e transplantes), morbidade e mortalidade maternas. Coordenadora do grupo de pesquisa em Saúde Reprodutiva e Hábitos Saudáveis (SARHAS).

Enfa. Dra. Ariane Polidoro Dini possui graduação, mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas. É coordenadora da Área de Administração aplicada a Enfermagem na FEnf - Unicamp. Atuou na Diretoria do Serviço de Enfermagem Pediátrica no Hospital de Clínicas da Unicamp, na Seção de Educação Continuada e em Unidades de Terapia Intensiva (Adulto, Neonatal e Pediátrica). Atua como Professor Doutor na Faculdade de Enfermagem da UNICAMP. Realiza estudos com ênfase no Gerenciamento de Enfermagem, Enfermagem do Trabalho, Sistemas de Classificação de Pacientes, Construção e validação de instrumentos.

 

18h30 - Coral Novo Canto

O Coral Novo Canto é composto por pessoas que passaram pela laringectomia total no Hospital de Clínicas da UNICAMP e após reabilitação vocal apresentam uma nova voz!

15h30 Abertura - Profissional Formado Abertura
Local: Auditório 5

Cuidado: um olhar sob o outro

15h30

Abertura oficial do evento.

 

16h00 - Celmo Celeno Porto

O Professor Dr. Porto é graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cardiologista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Doutor pela UFMG.

Na área da saúde, tem um importante trabalho através da escrita de importantes livros usados no Brasil todo no aprendizado da Semiologia médica. Dentre suas obras, estão: Exame Clínico, Semiologia Médica, Clínica Médica na Prática Diária, Doenças do Coração, Dr. Calil Porto – O Menino e a Borboleta, Cartas aos Estudantes de Medicina.

 

17h - Mesa Redonda "Cuidado: um olhar sob o outro"

A arte do cuidado, na saúde, é de importância fundamental na vivência dos profissionais e dos pacientes que cruzam seus caminhos. Dessa forma, essa mesa redonda nos permitirá aprender e refletir sobre a importância do cuidado sob diferentes óticas, a da Médica, da Enfermeira e da Paciente.

Fernanda Garanhani de Castro Surita é professora Livre-Docente no Departamento de Tocoginecologia da FCM/UNICAMP. Membro da Comissão do Programa de Pós-Graduação em Tocoginecologia. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tocoginecologia (2014-2016). Presidente da Comissão de Pesquisa do CAISM (2016-2019). Atua como professora na graduação, residência médica e pós-graduação em Tocoginecologia. Possui graduação em Medicina (1984-1989) e residência em Tocoginecologia (1990-1993), Mestrado (1996) e Doutorado (2002) pela FCM/UNICAMP. Áreas do conhecimento: assistência pré-natal, contracepção pós-parto, indução do parto, adolescência, exercício físico e nutrição na gravidez e puerpério, gestação associada à doenças clínicas (obesidade, hipertensão, lupus, neoplasias, doença renal e transplantes), morbidade e mortalidade maternas. Coordenadora do grupo de pesquisa em Saúde Reprodutiva e Hábitos Saudáveis (SARHAS).

Ariane Polidoro Dini possui graduação, mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas. É coordenadora da Área de Administração aplicada a Enfermagem na FEnf - Unicamp. Atuou na Diretoria do Serviço de Enfermagem Pediátrica no Hospital de Clínicas da Unicamp, na Seção de Educação Continuada e em Unidades de Terapia Intensiva (Adulto, Neonatal e Pediátrica). Atua como Professor Doutor na Faculdade de Enfermagem da UNICAMP. Realiza estudos com ênfase no Gerenciamento de Enfermagem, Enfermagem do Trabalho, Sistemas de Classificação de Pacientes, Construção e validação de instrumentos.

19h00 Apresentação de Trabalho Científico Apresentação Pôster
Local: FCM

A apresentação dos trabalhos científicos é uma importante sessão do XXVIII CoMAU. Os projetos apresentados no congressão estarão dividos em 6 grandes áreas:

  1. Ciência Básica
  2. Cirurgia
  3. Saúde Coletiva
  4. Pediatria
  5. Ginecologia e Obstetrícia
  6. Clínica Médica

Os projetos terão o resumo publicado no International Journal of Medical Students (IJMS), além de concorrerem aos prêmios de melhor trabalho por área e melhor trabalho do XXVIII CoMAU!

08h15 Saúde da Criança Palestra
Local: FCM

1 - Cuidados Paliativos na Infância

A primeira aula de três conta com a presença da médica Dra. Jussara de Lima e Souza, com experiência na área de Neonatologia, com ênfase em Cuidados Paliativos, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência aos pacientes em final-de-vida e seus familiares e o treinamento de residentes no atendimento deste grupo.

Horário: 8h15 - 9h05

 

2 - Cardiopediatria

A segunda aula será ministrada pela Dra. Gabriela Nunes Leal, atualmente é médica ecocardiografista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) e médica Coordenadora do Serviço de Ecocardiografia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Horário: 9h10 - 10h00

 

3 - Neonatologia: bebês prematuros e cuidados antes da alta

Dr. Sérgio Tadeu Martins Marba é o responsável por fechar o módulo. Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Pediatria da FCM/UNICAMP. Pesquisador da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais e do Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva e Perinatal de Campinas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neonatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hemorragia peri-intraventricular, ultrassonografia cerebral, neurologia neonatal, asfixia, avaliação auditiva, crescimento e desenvolvimento, estudos de seguimento, aleitamento materno e infecção neonatal. Consultor Neonatal da Coordenação Geral da Saúde da Criança e do Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. Consultor Nacional do Método Canguru do Ministério da Saúde. 

Horário: 10h30 - 11h20

08h15 Hot Topics Palestra
Local: FCM

1 - Imunoterapia contra o câncer

Aos interessados em temas da atualidade na área da saúde, esse módulo tem esse objetivo. A primeira aula será sobre Imunoterapia Contra o Câncer, uma tecnologia inovadora, que será apresentada pelo Bruno Deltreggia Benites, médico hematologista e hemoterapeuta, participa em projetos de pesquisa básica e clínica no Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas. 

Horário: 08h15 - 09h05

 

2 - Cirurgia de reconstrução vaginal com pele de tilápia

A segunda aula contará com a presença do médico Luiz Gustavo Oliveira Brito, que palestrará sobre a Cirurgia de Reconstrução Vaginal com pele de Tilápia   que aconteceu na UNICAMP. Ele é Professor do Departamento de Tocoginecologia (DTG) da Faculdade de Ciências Médicas e apresenta Pós-Doutorado na Harvard Medical School no Brigham and Women's Hospital.

Horário: 09h10 - 10h00

 

3 - Desenvolvimento de biomateriais

Por fim, haverá uma aula sobre Desenvolvimento de Biomateriais, na qual o Engenheiro Mecânico, André Luiz Jardini Munhoz, falará sobre o uso de biomateriais, feitos em impressoras 3D, utilizados em seres-humanos. Ele é pesquisador sênior do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biofabricação (BIOFABRIS). Tem experiência na área de Engenharia de Manufatura e Materiais com ênfase em Manufatura Aditiva, Biofabricação e Assuntos Regulatórios (ANVISA) no Desenvolvimento de produtos médicos e biomateriais. Co-Fundador da empresa e-Sense Biomedical Engineering Innovation.

Horário: 10h30 - 11h20

08h15 Psiquiatria Palestra
Local: FCM

Aos interessados em psiquiatria, importante área na formação do profissional generalista, oferecemos um módulo de psiquiatria e saúde mental, orientado pelo Professor Amilton dos Santos Junior, médico psiquiatra e psicoterapeuta, mestre e doutor em saúde da criança e do adolescente, com graduação e pós-graduações pela Unicamp.

1 - Transtorno do Espectro Autista

A primeira palestra, cujo tema será TEA- Transtorno do Espectro Autista, será ministrada pela Dra. Eloísa Helena Rubello Valler Celeri, médica psiquiatra, com especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência e Título de Especialista em Psiquiatria Habilitação em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria.Desde 1986 é professora Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM-UNICAMP.

Horário: 8h15 - 9h05

 2 - Eletroconvulsoterapia

A segunda palestra, cujo tema será Eletroconvulsoterapia, será ministrada pelo Dr. Leandro Xavier de Camargo Schlittler, médico psiquiatra, com especialização em Psiquiatria da Infância e da Adolescência, formado pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalha como psiquiatra plantonista na Unidade de Emergência Referenciada (UER) do HC-Unicamp; É chefe do serviço de eletroconvulsoterapia desse mesmo hospital. Preceptor da Enfermaria de Psiquiatria, do ambulatório de Egressos e do ambulatório de Adolescentes. 

 Horário: 9h10 - 10h00

3 - Neuropsiquiatria das psicoses

A terceira e última palestra do módulo, Neuropsiquiatria das psicoses, será ministrada pelo Dr. Paulo Dalgalarrondo, médico psiquiatra, professor doutor em Psiquiatria pelo Instituto de Saúde Mental de Mannheim, da Ruprecht Karl Universitat Heidelberg, Alemanha (1990-1994). Atua como docente  na FCM-UNICAMP desde 1989. Como psiquiatra e professor de psicopatologia, atua na Unidade de Internação Psiquiátrica do Hospital das Clínicas da UNICAMP e nos ambulatórios de psiquiatria infantil geral, no ambulatório de crianças pequenas (0-4 anos) e no Ambulatório de Psicoses do HC-UNICAMP. É autor dos livros: Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais; Evolução do Cérebro: Sistema Nervoso, Psicologia e Psicopatologia Sob a Perspectiva Evolucionista e Religião, Psicopatologia e Saúde Mental. Todos esses, referência no ensino de psiquiatria e psicologia em todo o país. 

Horário: 10h30 - 11h20

 

 

 

      

 

08h15 Interdisciplinar de UTI Palestra
Local: FCM

Com o objetivo de promover um Congresso Acadêmico multiprofissional, haverá um módulo específico que abrangerá três diferentes áreas da saúde dentro na Unidade de Tratamento Intensivo.

 

1 - O papel da Enfermagem na UTI

Para a Enfermagem, Renata Cristina Gasparino, especialista em Enfermagem em Cuidados Intensivos e atualmente exerce o cargo de Professor Doutor na Faculdade de Enfermagem da Unicamp. 

Horário: 8h15 - 9h05

 

 2 - O papel da Fonoaudiologia na UTI

Para a Fonoaudiologia, Lucia Figueiredo Mourão, desenvolveu Pós-Doutorado na Columbia University, NY - USA e na Purdue University, IN - USA, nas áreas do estudo da conectividade funcional e estrutural das áreas da deglutição em pacientes com doenças neurológicas, atualmente é docente da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

 Horário: 9h10 - 10h00

 

3 - Cuidados paliativos na UTI

E para a Medicina, Cristina Bueno Terzi Coelho, especialista em Terapia Intensiva e Cuidados Paliativos. Atualmente é médica assistente da Universidade Estadual de Campinas e do Hospital Municipal de Paulínia. Integra a equipe de Cuidados Paliativos da Santa Casa de Valinhos. Tem experiência na área de Clínica Medicina, com ênfase em Terapia Intensiva e Cuidados Paliativos.

Horário: 10h30 - 11h20

08h15 Workshop de Trauma Workshop
Local: FCM

1 - Atendimento pré-hospitalar

Horário: 08h15 - 9h05

2 - Atendimento a Múltiplas Vítimas

Horário: 9h10 - 10h

3- Trauma Abdominal - FAST

Horário: 10h30 - 11h20

4 - Trauma Ortopédico

Horário: 11h20 - 12h20

 

08h15 Psiquiatria - Profissional Formado Palestra
Local: FCM

Aos interessados em psiquiatria, importante área na formação do profissional generalista, oferecemos um módulo de psiquiatria e saúde mental, orientado pelo Professor Amilton dos Santos Junior, médico psiquiatra e psicoterapeuta, mestre e doutor em saúde da criança e do adolescente, com graduação e pós-graduações pela Unicamp.

1 - Transtorno do Espectro Autista

A primeira palestra, cujo tema será TEA- Transtorno do Espectro Autista, será ministrada pela Dra. Eloísa Helena Rubello Valler Celeri, médica psiquiatra, com especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência e Título de Especialista em Psiquiatria Habilitação em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria.Desde 1986 é professora Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM-UNICAMP.

Horário: 8h15 - 9h05

 2 - Eletroconvulsoterapia

A segunda palestra, cujo tema será Eletroconvulsoterapia, será ministrada pelo Dr. Leandro Xavier de Camargo Schlittler, médico psiquiatra, com especialização em Psiquiatria da Infância e da Adolescência, formado pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalha como psiquiatra plantonista na Unidade de Emergência Referenciada (UER) do HC-Unicamp; É chefe do serviço de eletroconvulsoterapia desse mesmo hospital. Preceptor da Enfermaria de Psiquiatria, do ambulatório de Egressos e do ambulatório de Adolescentes. 

 Horário: 9h10 - 10h00

3 - Neuropsiquiatria das psicoses

A terceira e última palestra do módulo, Neuropsiquiatria das psicoses, será ministrada pelo Dr. Paulo Dalgalarrondo, médico psiquiatra, professor doutor em Psiquiatria pelo Instituto de Saúde Mental de Mannheim, da Ruprecht Karl Universitat Heidelberg, Alemanha (1990-1994). Atua como docente  na FCM-UNICAMP desde 1989. Como psiquiatra e professor de psicopatologia, atua na Unidade de Internação Psiquiátrica do Hospital das Clínicas da UNICAMP e nos ambulatórios de psiquiatria infantil geral, no ambulatório de crianças pequenas (0-4 anos) e no Ambulatório de Psicoses do HC-UNICAMP. É autor dos livros: Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais; Evolução do Cérebro: Sistema Nervoso, Psicologia e Psicopatologia Sob a Perspectiva Evolucionista e Religião, Psicopatologia e Saúde Mental. Todos esses, referência no ensino de psiquiatria e psicologia em todo o país. 

Horário: 10h30 - 11h20

08h15 Saúde da Criança - Profissional Formado Palestra
Local: FCM

1 - Cuidados Paliativos na Infância

A primeira aula de três conta com a presença da médica Dra. Jussara de Lima e Souza, com experiência na área de Neonatologia, com ênfase em Cuidados Paliativos, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência aos pacientes em final-de-vida e seus familiares e o treinamento de residentes no atendimento deste grupo.

Horário: 8h15 - 9h05

2 - Cardiopediatria

A segunda aula será ministrada pela Dra. Gabriela Nunes Leal, atualmente é médica ecocardiografista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) e médica Coordenadora do Serviço de Ecocardiografia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Horário: 9h10 - 10h00

3 - Neonatologia: bebês prematuros e cuidados antes da alta

Dr. Sérgio Tadeu Martins Marba é o responsável por fechar o módulo. Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Pediatria da FCM/UNICAMP. Pesquisador da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais e do Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva e Perinatal de Campinas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neonatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hemorragia peri-intraventricular, ultrassonografia cerebral, neurologia neonatal, asfixia, avaliação auditiva, crescimento e desenvolvimento, estudos de seguimento, aleitamento materno e infecção neonatal. Consultor Neonatal da Coordenação Geral da Saúde da Criança e do Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. Consultor Nacional do Método Canguru do Ministério da Saúde. 

Horário: 10h30 - 11h20

08h15 Hot Topics - Profissional Formado Palestra
Local: FCM

1 - Imunoterapia contra o câncer

Aos interessados em temas da atualidade na área da saúde, esse módulo tem esse objetivo. A primeira aula será sobre Imunoterapia Contra o Câncer, uma tecnologia inovadora, que será apresentada pelo Bruno Deltreggia Benites, médico hematologista e hemoterapeuta, participa em projetos de pesquisa básica e clínica no Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas. 

Horário: 08h15 - 09h05

2 - Cirurgia de reconstrução vaginal com pele de tilápia

A segunda aula contará com a presença do médico Luiz Gustavo Oliveira Brito, que palestrará sobre a Cirurgia de Reconstrução Vaginal com pele de Tilápia   que aconteceu na UNICAMP. Ele é Professor do Departamento de Tocoginecologia (DTG) da Faculdade de Ciências Médicas e apresenta Pós-Doutorado na Harvard Medical School no Brigham and Women's Hospital.

Horário: 09h10 - 10h00

3 - Desenvolvimento de biomateriais

Por fim, haverá uma aula sobre Desenvolvimento de Biomateriais, na qual o Engenheiro Mecânico, André Luiz Jardini Munhoz, falará sobre o uso de biomateriais, feitos em impressoras 3D, utilizados em seres-humanos. Ele é pesquisador sênior do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biofabricação (BIOFABRIS). Tem experiência na área de Engenharia de Manufatura e Materiais com ênfase em Manufatura Aditiva, Biofabricação e Assuntos Regulatórios (ANVISA) no Desenvolvimento de produtos médicos e biomateriais. Co-Fundador da empresa e-Sense Biomedical Engineering Innovation.

Horário: 10h30 - 11h20

08h15 Interdisciplinar de UTI - Profissional Formado Palestra
Local: FCM

Com o objetivo de promover um Congresso Acadêmico multiprofissional, haverá um módulo específico que abrangerá três diferentes áreas da saúde dentro na Unidade de Tratamento Intensivo.

 

1 - O papel da Enfermagem na UTI

Para a Enfermagem, Renata Cristina Gasparino, especialista em Enfermagem em Cuidados Intensivos e atualmente exerce o cargo de Professor Doutor na Faculdade de Enfermagem da Unicamp. 

Horário: 8h15 - 9h05

 

 2 - O papel da Fonoaudiologia na UTI

Para a Fonoaudiologia, Lucia Figueiredo Mourão, desenvolveu Pós-Doutorado na Columbia University, NY - USA e na Purdue University, IN - USA, nas áreas do estudo da conectividade funcional e estrutural das áreas da deglutição em pacientes com doenças neurológicas, atualmente é docente da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

 Horário: 9h10 - 10h00

 

3 - Cuidados paliativos na UTI

E para a Medicina, Cristina Bueno Terzi Coelho, especialista em Terapia Intensiva e Cuidados Paliativos. Atualmente é médica assistente da Universidade Estadual de Campinas e do Hospital Municipal de Paulínia. Integra a equipe de Cuidados Paliativos da Santa Casa de Valinhos. Tem experiência na área de Clínica Medicina, com ênfase em Terapia Intensiva e Cuidados Paliativos.

Horário: 10h30 - 11h20

14h15 Cirurgia na Atualidade Palestra
Local: FCM

1 - Transplante multivisceral

Rafael Pecora é especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, com ênfase em Cirurgia Pancreática, no Massachusetts General Hospital (Harvard Medical School), Boston, EUA. Médico Coordenador do Programa de Transplante Intestinal e Multivisceral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é Cirurgião da equipe de Transplante Hepático/Intestinal/Multivisceral do Hospital Israelita Albert Einstein.

Horário: 14h15 - 15h05

2 - Cirurgia Robótica

Guilherme Sfair, ministrará a segunda palestra desse módulo, é médico cirurgião, especialista em gastrocirurgia, gastroenterologia, proctologia, videolaparoscopia, cirurgia de obesidade e cirurgia robótica. É membro do CBCD (Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva), da SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), da SOBRACIL (Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva). É membro da Equipe de Cirurgia Robótica( Campinas e São Paulo).

Horário: 15h10 - 16h00

3 - Peritonectomia com Quimioterapia Intraperitonial Hipertérmica Citorredutora

João de Souza Coelho Neto, atualmente é médico assistente do Grupo de Esôfago, Estômago e Duodeno, do Departamento de Cirurgia da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Gastrocirurgia, atuando principalmente nos seguintes temas: tumores do aparelho digestivo, endoscopia digestiva alta, cirurgia bariátrica, megaesôfago, videolaparoscopia, esofagectomia, esofagite de refluxo e gastrectomia.

Horário: 16h30 - 17h20

14h15 Ginecologia e Obstetrícia Palestra
Local: FCM

1 - Atendimento à mulher após violência sexual

Com o objetivo de promover um módulo multidisciplinar e que visasse a saúde integral da mulher, teremos três palestras. Arlete Maria dos Santos Fernandes abre o grande tema. Professora Livre do Docente do Departamento de Tocoginecologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde dezembro de 2015 com atuação nas Áreas de Planejamento Familiar, Contracepção e Violência Contra a Mulher. 

Horário: 14h15 - 15h05

 

2 - Síndrome dos Ovários Policísticos

Luis Baccaro irá compor o grupo. Luis é Professor Doutor do Departamento de Tocoginecologia da FCM/Unicamp. Diretor da Divisão de Apoio à Assistência e Pesquisa (DAAP) do Hospital da Mulher Professor Doutor José Aristodemo Pinotti - CAISM/UNICAMP. E possui produção científica com ênfase em climatério, osteoporose e infertilidade.

Horário: 15h10 - 16h00

 

3 - Parto Humanizado

Para fechar esse tema, convidamos uma Enfermeira Obstétrica reconhecida no meio. Fernanda de Souza Freitas Abbud especialista em Enfermagem Obstetrica pela Escola de Enfermagem USP/Ribeirão Preto (2004). Atua em parto domiciliar planejado desde 2011, assistência ao parto institucionalizado de 2004 até 2009.

Horário: 16h30 - 17h20

14h15 Diferentes atuações dos profissionais da saúde Palestra
Local: FCM

1 - Médico Sem Fronteiras

Buscando levar as diferentes atuações e as diversas vivências que os profissionais da saúde acumulam durante sua carreira, temos o módulo de Diferentes Atuações dos Profissionais da Saúde, que contará com 3 palestras, a primeira delas, sobre A experiência de atuar nos “Médicos sem fronteiras”, será ministrada pelo Dr. Otávio Prado Alabarse, que  possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo - USP (2002), residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006) e mestrado pela UNICAMP (2018). Atualmente, faz doutorado em Ciências Médicas - Saúde Mental na UNICAMP, com ênfase em violência sexual. Tem experiência de 10 anos em psiquiatria social e psiquiatria transcultural, e 20 anos na ajuda humanitária. Projetos mais relevantes: Assistência Hospitalar às Populações Ribeirinhas - Marinha do Brasil (2003) e Assistência Psiquiátrica às Vítimas da Guerra no Iraque - Médicos Sem Fronteiras (2007). Publicou um livro relatando tais experiências, "Um divã no campo de batalha" (2014).

Sobre a ONG- Médicos sem fronteiras: Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias. Também é missão de MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos. A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. Enquanto socorriam vítimas em meio a uma guerra civil brutal, os profissionais perceberam as limitações da ajuda humanitária internacional: a dificuldade de acesso ao local e os entraves burocráticos e políticos, que faziam com que muitos se calassem, ainda que diante de situações gritantes. MSF surge, então, como uma organização humanitária que associa ajuda médica e sensibilização do público sobre o sofrimento de seus pacientes, dando visibilidade a realidades que não podem permanecer negligenciadas. Em 1999, MSF recebeu o prêmio Nobel da Paz.

Fonte: https://www.msf.org.br/quem-somos

Horário: 14h15 - 15h05

2 - Consultório na Rua

A segunda palestra sobre O cuidado com os usuários de drogas, contará com a presença da Dra. Karina Diniz Oliveira, médica do Consultório na rua, que partilhará sua experiência. Karina é Professora Doutora do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), é médica psiquiatra pela FCM-UNICAMP. 

Sobre o Consultório na rua: foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, o Consultório na Rua. A população em situação de rua é caracterizada, de forma geral, pelo grupo de pessoas que faz da rua seu espaço de vida privada, utilizando locais públicos e áreas /degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, assim como abrigos e albergues para pernoite ou moradia provisória. Com equipes em campo, o Consultório na Rua visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo que se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados. 

Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/50077-consultorio-na-rua-cuidado-para-todos

Horário: 15h10 - 16h00

 

3 - Expedicionários da Saúde

A terceira palestra, cujo tema será A saúde da população indígena, contará com a presença do Dr. Ricardo Affonso Ferreira, presidente da ONG Expedicionários da Saúde, médico ortopedista do Instituto Affonso Ferreira e membro do corpo clínico do Centro Médico de Campinas. É um dos fundadores da organização, chefe das Expedições e responsável pela articulação junto às instituições parceiras. 

Sobre a ONG- Expedicionários da saúde: Esporadicamente um grupo de amigos, em sua maioria médicos, organizava caminhadas em meio à natureza. No ano de 2002, ao visitarem o Pico da Neblina (AM), tiveram a oportunidade de conhecer uma aldeia Yanomami.

Confrontados com uma realidade muito diferente da que viviam, resolveram mudar o foco de suas viagens e tentar fazer alguma coisa pela população indígena da região. O grupo procurou as instituições responsáveis pelo atendimento à saúde para entender como atuavam e assim planejar uma participação eficaz. Dessa forma, em 2003, foi oficialmente estruturada a Associação Expedicionários da Saúde. Desde então, as caminhadas iniciais transformaram-se em expedições de atendimento médico às comunidades indígenas na Amazônia, dando origem ao Programa “Operando na Amazônia”. A ONG já realizou 8356 cirurgias,58893 atendimentos, 87428 exames e procedimentos.  Prestes a completar 15 anos de atuação, a EDS já atendeu a uma área demográfica do tamanho da França.

Fonte: http://eds.org.br/historico/ 

Horário: 16h30 - 17h20

 

14h15 Neurociências e Neurocirurgia Palestra
Local: FCM

1 - Alzheimer

A primeira palestra será ministrada pelo Profº. Dr. Marcio Luiz Figueredo Balthazar, com o tema Alzheimer. Possui graduação em Medicina (2000). Residência médica em Neurologia Clínica (2004), especialização em Neurologia Cognitiva/Neuropsicologia (2005), Doutorado (2008) e Pós-Doutorado (2012) em Neurologia pela FCM UNICAMP. Atualmente, é Professor Doutor do Departamento de Neurologia da FCM UNICAMP. Foi secretário (2014-2016) e coordenador (2016-2018) do Departamento Científico de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia. Interesses principais em Neurologia Cognitiva, Neuropsicologia, Neuropsiquiatria Geriátrica, Neurociência Cognitiva, novos métodos em Ressonância Magnética e biomarcadores da doença de Alzheimer.

Horário: 14h15 - 15h05

 

2 - Neurocirurgia Oncológica

Será ministrada pelo Profº. Dr. Enrico Ghizoni. Possui graduação em Medicina (2000) e Residência Médica em Neurocirurgia (2004) pela UNICAMP. Doutor em Fisiopatologia Médica com área de concentração em Neurociências. Professor Doutor MS3 da disciplina de Neurocirurgia da Unicamp, responsável pela disciplina de Neurocirurgia Pediátrica do HC-UNICAMP. Diretor do laboratório de neuroanatomia e microcirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Com áreas de atuação e pesquisa em cirurgias de Epilepsia, Craniofacial e Tumores do Sistema Nervoso Central.

Horário: 15h10 - 16h00

 

3 - Doenças Cerebrovasculares

A terceira palestra será sobre Doenças Cerebrovasculares, o professor que ministrará essa aula será o Dr. Fabrício Buchdid Cardoso, graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos - UNILUS (2002), Tem residência médica em Neurologia Clínica no Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas - FCM Unicamp. Subespecialidade em Neurorradiologia Intervencionista. Atualmente é neurologista do Hospital de Clínicas da Universidade de Campinas - UNICAMP. Neurologista da Unidade de AVC do Hospital Ouro Verde em Campinas - SP. Neurologista e Neurorradiologista Intervencionista do Hospital Centro Médico de Campinas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, Neurologia Vascular e Neurorradiologia diagnóstica e terapêutica.

Horário: 16h30 - 17h20

14h15 Emergências cardiológicas Palestra
Local: FCM

 1 - Emergências Cardiológicas

Visando mostrar ao futuro profissional generalista situações de emergência, temos o módulo de Emergências Cardiológicas, orientado pelo Dr. Fernando Piza, o módulo contará com abordagens teóricas e práticas. A primeira parte do módulo contará com uma aula teórica sobre Emergências cardiológicas, que será ministrada pelo Dr. Daniel Munhoz, Médico Cardiologista Assistente da UNICAMP, doutorando em Clínica Médica na Unicamp. Pesquisador na área de pesquisa clínica translacional em Cardiologia.

Horário: 14h15 - 15h05

2 - O uso do ECG na Emergência

A segunda palestra sobre O uso do eletrocardiograma (ECG) na emergência será ministrada pela professora da Faculdade de Enfermagem, Enfermeira Rafaela Batista dos Santos Pedrosa, especialista em Cardiologia pelo Instituto de Cardiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (INCOR HCFMUSP, 2012), Mestre em Ciências da Saúde (2014) e Doutora (2018) pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP. Realizou Estágio Doutoral na Universidade Laval, cidade de Québec no Canadá. Atualmente é Professora Doutora da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP. É membro do corpo editorial do Suplemento da Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (São Paulo, Brasil) e revisora da Applied Nursing Research (Cleveland, EUA), Journal of Nursing Measurement (New York, EUA), Acta Paulista de Enfermagem (São Paulo, Brasil), Revista Eletrônica de Enfermagem (Goiás, Brasil) e Suplemento da Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (São Paulo, Brasil). Tem experiência na área de Cardiologia, Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Unidade Coronariana.

Horário: 15h10 - 16h00

3 - Simulação Prática de Emergência

A terceira e última parte do módulo, é composta por uma simulação prática de situações de emergências, e será ministrada pelo Dr. Fernando Piza de Souza Cannavan, médico cardiologista, fez Complementação Especializada em Eletrofisiologia e Arritmia Clínica pela Universidade de São Paulo - USP (2001-2003); Complementação Especializada em Estimulação Cardíaca Artificial (2007-2010). Atualmente é médico do Serviço de Eletrofisiologia dos hospitais Madre Theodora e Centro Médico - Campinas; Fornecedores de Cana - Piracicaba. Atua na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, nas áreas de Eletrofisiologia e Arritmia Clinica e Estimulação Cardíaca Artificial. Atualmente é presidente da regional Campinas da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo - SOCESP.

Horário: 16h30 - 17h20

14h15 Cirurgia na Atualidade - Profissional Formado Palestra
Local: FCM

1 - Transplante multivisceral

Rafael Pecora é especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, com ênfase em Cirurgia Pancreática, no Massachusetts General Hospital (Harvard Medical School), Boston, EUA. Médico Coordenador do Programa de Transplante Intestinal e Multivisceral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é Cirurgião da equipe de Transplante Hepático/Intestinal/Multivisceral do Hospital Israelita Albert Einstein.

Horário: 14h15 - 15h05

2 - Cirurgia Robótica

Guilherme Sfair, ministrará a segunda palestra desse módulo, é médico cirurgião, especialista em gastrocirurgia, gastroenterologia, proctologia, videolaparoscopia, cirurgia de obesidade e cirurgia robótica. É membro do CBCD (Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva), da SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), da SOBRACIL (Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva). É membro da Equipe de Cirurgia Robótica( Campinas e São Paulo).

Horário: 15h10 - 16h00

3 - Peritonectomia com Quimioterapia Intraperitonial Hipertérmica Citorredutora

João de Souza Coelho Neto, atualmente é médico assistente do Grupo de Esôfago, Estômago e Duodeno, do Departamento de Cirurgia da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Gastrocirurgia, atuando principalmente nos seguintes temas: tumores do aparelho digestivo, endoscopia digestiva alta, cirurgia bariátrica, megaesôfago, videolaparoscopia, esofagectomia, esofagite de refluxo e gastrectomia.

Horário: 16h30 - 17h20

14h15 Diferentes atuações dos profissionais da saúde - Profissional Formado Palestra
Local: FCM

1 - Médico Sem Fronteiras

Buscando levar as diferentes atuações e as diversas vivências que os profissionais da saúde acumulam durante sua carreira, temos o módulo de Diferentes Atuações dos Profissionais da Saúde, que contará com 3 palestras, a primeira delas, sobre A experiência de atuar nos “Médicos sem fronteiras”, será ministrada pelo Dr. Otávio Prado Alabarse, que  possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo - USP (2002), residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006) e mestrado pela UNICAMP (2018). Atualmente, faz doutorado em Ciências Médicas - Saúde Mental na UNICAMP, com ênfase em violência sexual. Tem experiência de 10 anos em psiquiatria social e psiquiatria transcultural, e 20 anos na ajuda humanitária. Projetos mais relevantes: Assistência Hospitalar às Populações Ribeirinhas - Marinha do Brasil (2003) e Assistência Psiquiátrica às Vítimas da Guerra no Iraque - Médicos Sem Fronteiras (2007). Publicou um livro relatando tais experiências, "Um divã no campo de batalha" (2014).

Sobre a ONG- Médicos sem fronteiras: Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias. Também é missão de MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos. A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. Enquanto socorriam vítimas em meio a uma guerra civil brutal, os profissionais perceberam as limitações da ajuda humanitária internacional: a dificuldade de acesso ao local e os entraves burocráticos e políticos, que faziam com que muitos se calassem, ainda que diante de situações gritantes. MSF surge, então, como uma organização humanitária que associa ajuda médica e sensibilização do público sobre o sofrimento de seus pacientes, dando visibilidade a realidades que não podem permanecer negligenciadas. Em 1999, MSF recebeu o prêmio Nobel da Paz.

Fonte: https://www.msf.org.br/quem-somos

Horário: 14h15 - 15h05

2 - Consultório na Rua

A segunda palestra sobre O cuidado com os usuários de drogas, contará com a presença da Dra. Karina Diniz Oliveira, médica do Consultório na rua, que partilhará sua experiência. Karina é Professora Doutora do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), é médica psiquiatra pela FCM-UNICAMP. 

Sobre o Consultório na rua: foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, o Consultório na Rua. A população em situação de rua é caracterizada, de forma geral, pelo grupo de pessoas que faz da rua seu espaço de vida privada, utilizando locais públicos e áreas /degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, assim como abrigos e albergues para pernoite ou moradia provisória. Com equipes em campo, o Consultório na Rua visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo que se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados. 

Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/50077-consultorio-na-rua-cuidado-para-todos

Horário: 15h10 - 16h00

 

3 - Expedicionários da Saúde

A terceira palestra, cujo tema será A saúde da população indígena, contará com a presença do Dr. Ricardo Affonso Ferreira, presidente da ONG Expedicionários da Saúde, médico ortopedista do Instituto Affonso Ferreira e membro do corpo clínico do Centro Médico de Campinas. É um dos fundadores da organização, chefe das Expedições e responsável pela articulação junto às instituições parceiras. 

Sobre a ONG- Expedicionários da saúde: Esporadicamente um grupo de amigos, em sua maioria médicos, organizava caminhadas em meio à natureza. No ano de 2002, ao visitarem o Pico da Neblina (AM), tiveram a oportunidade de conhecer uma aldeia Yanomami.

Confrontados com uma realidade muito diferente da que viviam, resolveram mudar o foco de suas viagens e tentar fazer alguma coisa pela população indígena da região. O grupo procurou as instituições responsáveis pelo atendimento à saúde para entender como atuavam e assim planejar uma participação eficaz. Dessa forma, em 2003, foi oficialmente estruturada a Associação Expedicionários da Saúde. Desde então, as caminhadas iniciais transformaram-se em expedições de atendimento médico às comunidades indígenas na Amazônia, dando origem ao Programa “Operando na Amazônia”. A ONG já realizou 8356 cirurgias,58893 atendimentos, 87428 exames e procedimentos.  Prestes a completar 15 anos de atuação, a EDS já atendeu a uma área demográfica do tamanho da França.

Fonte: http://eds.org.br/historico/ 

Horário: 16h30 - 17h20

14h15 Neurociências e Neurocirurgia - Profissional Formado Palestra
Local: FCM

1 - Alzheimer

A primeira palestra será ministrada pelo Profº. Dr. Marcio Luiz Figueredo Balthazar, com o tema Alzheimer. Possui graduação em Medicina (2000). Residência médica em Neurologia Clínica (2004), especialização em Neurologia Cognitiva/Neuropsicologia (2005), Doutorado (2008) e Pós-Doutorado (2012) em Neurologia pela FCM UNICAMP. Atualmente, é Professor Doutor do Departamento de Neurologia da FCM UNICAMP. Foi secretário (2014-2016) e coordenador (2016-2018) do Departamento Científico de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia. Interesses principais em Neurologia Cognitiva, Neuropsicologia, Neuropsiquiatria Geriátrica, Neurociência Cognitiva, novos métodos em Ressonância Magnética e biomarcadores da doença de Alzheimer.

Horário: 14h15 - 15h05

 

2 - Neurocirurgia Oncológica

Será ministrada pelo Profº. Dr. Enrico Ghizoni. Possui graduação em Medicina (2000) e Residência Médica em Neurocirurgia (2004) pela UNICAMP. Doutor em Fisiopatologia Médica com área de concentração em Neurociências. Professor Doutor MS3 da disciplina de Neurocirurgia da Unicamp, responsável pela disciplina de Neurocirurgia Pediátrica do HC-UNICAMP. Diretor do laboratório de neuroanatomia e microcirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Com áreas de atuação e pesquisa em cirurgias de Epilepsia, Craniofacial e Tumores do Sistema Nervoso Central.

Horário: 15h10 - 16h00

 

3 - Doenças Cerebrovasculares

A terceira palestra será sobre Doenças Cerebrovasculares, o professor que ministrará essa aula será o Dr. Fabrício Buchdid Cardoso, graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos - UNILUS (2002), Tem residência médica em Neurologia Clínica no Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas - FCM Unicamp. Subespecialidade em Neurorradiologia Intervencionista. Atualmente é neurologista do Hospital de Clínicas da Universidade de Campinas - UNICAMP. Neurologista da Unidade de AVC do Hospital Ouro Verde em Campinas - SP. Neurologista e Neurorradiologista Intervencionista do Hospital Centro Médico de Campinas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, Neurologia Vascular e Neurorradiologia diagnóstica e terapêutica.

Horário: 16h30 - 17h20

14h15 Ginecologia e Obstetrícia - Profissional Formado Palestra
Local: FCM

1 - Atendimento à mulher após violência sexual

Com o objetivo de promover um módulo multidisciplinar e que visasse a saúde integral da mulher, teremos três palestras. Arlete Maria dos Santos Fernandes abre o grande tema. Professora Livre do Docente do Departamento de Tocoginecologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde dezembro de 2015 com atuação nas Áreas de Planejamento Familiar, Contracepção e Violência Contra a Mulher. 

Horário: 14h15 - 15h05

 

2 - Síndrome dos Ovários Policísticos

Luis Baccaro irá compor o grupo. Luis é Professor Doutor do Departamento de Tocoginecologia da FCM/Unicamp. Diretor da Divisão de Apoio à Assistência e Pesquisa (DAAP) do Hospital da Mulher Professor Doutor José Aristodemo Pinotti - CAISM/UNICAMP. E possui produção científica com ênfase em climatério, osteoporose e infertilidade.

Horário: 15h10 - 16h00

 

3 - Parto Humanizado

Para fechar esse tema, convidamos uma Enfermeira Obstétrica reconhecida no meio. Fernanda de Souza Freitas Abbud especialista em Enfermagem Obstetrica pela Escola de Enfermagem USP/Ribeirão Preto (2004). Atua em parto domiciliar planejado desde 2011, assistência ao parto institucionalizado de 2004 até 2009.

Horário: 16h30 - 17h20

12h00 Workshop de Videocirurgia Workshop
Local: FCM

Videocirugia

Durante o segundo dia do CoMAU, teremos durante todo o dia, um stand, no qual os participantes do evento poderão treinar e desenvolver técnicas relacionadas a videocirurgia. Será ministrado pelo Dr. Márcio Miranda. Não é necessária inscrição, é gratuito. 

 

 

12h10 Workshop de Obstetrícia Workshop
Workshop de Obstetrícia
Local: FCM

Workshop Obstetrícia: Parto

Adriana Gomes Luz ministrará uma prática simulada sobre Parto. Foi docente da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas até 2013. Trabalhou como médica concursada da Divisão de Obstetrícia do CAISM/UNICAMP de 2009 a 2015. Docente do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP desde 2015. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia. Trabalha numa linha de pesquisa em Morbidade Materna Grave.

12h10 Workshop de Dermatologia Workshop
Local: FCM

Identificação de Lesões Neoplásicas

O workshop de dermatologia, cujo tema será Identificação de lesões neoplásicas, será ministrado pela Dra. Renata Ferreira Magalhães, médica dermatologista. Atualmente é professora doutora da disciplina de dermatologia da FCM-UNICAMP , é coordenadora da disciplina de dermatologia, dos ambulatórios de Psoríase, Biológicos, Tumores e Coordenadora do Grupo de Cirurgia Dermatológica do serviço.

 

12h10 Workshop de Oftalmologia Workshop
Workshop de Oftalmologia
Local: FCM

Workshop de Oftalmologia

O Workshop de Oftalmologia será ministrado pelo Prof Dr. José Paulo Cabral de Vasconcelos e pelo Dr. Gabriel Ayub. Nesse Workshop, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre as diferentes oftalmoscopias por meio da apresentação da Welch Allyn e, em seguida, poderão praticar a oftalmoscopia direta por meio do oftalmoscópio e do PanOptiview.

12h10 Workshop de Suporte Básico de Vida Workshop
Workshop de Suporte Básico de Vida
Local: FCM

Workshop de Suporte Básico de Vida

Ana Paula Boaventura foi nossa convidada para ministrar o Workshop de Suporte Básico de Vida. Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas. Coordenador da Área Enfermagem Médico-cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso, atuando principalmente nos seguintes temas: emergências, enfermagem em centro cirúrgico, terapia intensiva, ressuscitação cardiorrespiratória, parada cardiorrespiratória e primeiros socorros.

Local

Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Estadual de Campinas - 13083-887, Rua Tessália Vieira de Camargo, Cidade Universitária , Campinas, São Paulo,

PARCEIROS

Quer se tornar um parceiro?

Organizador

Diretório Científico Adolfo Lutz

O Diretório Científico Adolfo Lutz é formado por uma gestão de 14 alunos da graduação dos cursos de medicina e enfermagem. Nos organizamos a fim de promover oportunidades científicas para os estudantes como as ligas acadêmicas, iniciações científicas, projetos de extensão e este congresso. Para a organização do CoMAU vamos além, e convocamos uma comissão composta por cerca de 50 alunos dos cursos de enfermagem, fonoaudiologia, medicina e também da pós-graduação. Todos envolvidos na proposta do evento, atuando nas diferentes áreas como: marketing, científico, patrocínio, palestras, social e inscrições.