8º CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM COMUNICAÇÃO E POLÍTICA

8º CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM COMUNICAÇÃO E POLÍTICA

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Submissão de trabalhos

O período de submissão já está encerrado
Dados do trabalho Período de submissão
09/10/2018 até 23/12/2018
Informações

1) As submissões de Resumos Expandidos poderão ser feitas diretamente aqui no hotsite do Congresso (veja formulário no final desta página) entre os dias 9 de outubro e 23 de dezembro de 2018;

2) A submissão de trabalhos será realizada por meio de resumo expandido (até 600 palavras)

3) O resumo expandido deve ser enviado para um único grupo de trabalho (GT);

4) Os autores com mais de 1 (um) Resumo em diferentes grupos (GT's) serão desclassificados;

5) A lista de trabalhos aceitos será publicada no hotsite até o dia 20 de janeiro de 2019;

6) O Congresso aceita submissões de doutores, mestres e graduados (os graduados podem submeter trabalhos apenas em co-autoria com mestres e doutores).

7) Os artigos completos deverão ser enviados pelos autores e autoras até o dia 02 de abril de 2019 (prazo já prorrogado) para o e-email do(a) coordenador(a) do seu respectivo GT (veja lista de e-mails abaixo). Somente os artigos completos enviados até 02/04/2019 constarão dos Anais do Congresso. Os Anais do evento serão publicados até o dia 15 de abril de 2019.

Confira o Calendário abaixo:

Atividades

Datas

Início das Submissões de Resumos Expandidos

09/10/2018

Fim das Submissões de Resumos Expandidos

23/12/2018

Publicação da lista de trabalhos aceitos

Até 20/01/2019

Envio dos artigos completos pelos (as) autores (as)

Até 02/04/2019 (prorrogado)

Publicação dos Anais do Evento

Até 15/04/2019

Os trabalhos podem ser enquadrados nos seguintes grupos:

GT1 - Comunicação e democracia · Regiane Garcêz (UFMG) [regianelucasgarcez@gmail.com] e Viktor Chagas (UFF) [viktor@midia.uff.br]

Acolhe trabalhos sobre a relação entre mídia e política nas sociedades democráticas, incluindo abordagens que destaquem o papel da comunicação nas teorias da democracia, os processos de produção das preferências e de definição da opinião pública, as transformações no discurso político e a importância da visibilidade midiática na produção do capital político, a conformação da agenda pública, a relação entre representantes e representados e os processos de accountability.

GT 2 - Mídia e eleições · Carolina Almeida de Paula (UERJ) [carolina.almeidapaula@gmail.com]

Tem como foco, pesquisas que objetivam compreender a relação entre mídia e processos eleitorais. Dentre os eixos que constituem essa relação, cabe destacar: a) cobertura jornalística de eleições; b) Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE); c) comportamento eleitoral; d) mídias alternativas e eleições; e) accountability eleitoral; f) mídia e eleições permanentes.

GT3 - Comunicação institucional e imagem pública · Carlos Locatelli (UFSC) [locatelli.jor@gmail.com]

Acolhe trabalhos sobre o conceito e práticas da comunicação pública e da comunicação institucional, vinculadas a projetos, instituições políticas e governamentais, manifestações e debates sobre temas de interesse público. Especialmente, reflexões que exploram as relações entre a mídia e as organizações públicas; abordagem de temas de interesse público e político por organizações privadas; a comunicação e a publicidade de órgãos públicos; estruturas e produtos de comunicação dos poderes executivo, legislativo e judiciário; questões sobre a constituição da imagem pública e sistemas de radiodifusão pública.

GT4 - Internet e política · Sérgio Braga (UFPR) [sssbraga@gmail.com]

Abrange estudos sobre fenômenos políticos das mais diversas naturezas que se apresentam na Internet e a partir dela. Contempla os seguintes eixos: a) relação entre as novas tecnologias e democracia; b) governo eletrônico; c) accountability eletrônico d) experiências de utilização da internet como espaço de participação e reivindicação política de grupos sociais ou cidadãos.

GT5 - Comunicação e sociedade civil · Ana Carolina Vimieiro (UFMG) [acvimieiro@gmail.com] e Leandro Lage (UNAMA) [leandrorlage@gmail.com]

Acolhe trabalhos de natureza teórica e empírica que contemplem a interface entre comunicação e sociedade civil. Entre as múltiplas dimensões dessa interface, convém citar: a) ações coletivas com foco na visibilidade midiática; b) representações sociais nos media; c) identidade, reconhecimento e meios de comunicação; d) ativismo midiático e comunicação comunitária; e) ciberativismo; f) participação política e mobilização social; g) esfera pública e processos deliberativos; h) representação política e sociedade civil.

GT6 - Cultura política, comportamento e opinião pública · Emerson Cervi (UFPR) [ecervi7@gmail.com]

Acolhe trabalhos voltados para os seguintes temas: a) identificação de conhecimentos, valores e crenças que influenciam o comportamento político dos diversos atores na democracia (cidadãos, eleitores, políticos, partidos entre outros), b) análise dos determinantes do voto, c) estudo das percepções da opinião pública sobre os temas em debate e sua fundamentação, d) a importância da mídia em todos estes processos. Buscam-se diferentes ângulos de aproximação – teóricos e metodológicos – dos temas sob análise.

GT7 - Políticas de comunicação · Sivaldo Pereira da Silva (UnB) [sivaldop@gmail.com] e Juliano Mendonça Domingues da Silva (Unicap) [domingues.juliano@gmail.com]

Tem o objetivo de debater textos que tratem de: a) bases conceituais para a formulação e execução de políticas de comunicação; b) relação entre políticas e estratégias de comunicação com cultura, democracia e cidadania; c) condicionantes históricos, econômicos, políticos, culturais, institucionais e legais para a formulação e desenvolvimento de políticas de comunicação; d) estrutura e funcionamento de instituições e organizações, públicas e privadas, envolvidas nos processos decisórios de concepção, implementação e controle das políticas de comunicação no mundo contemporâneo; e) tecnologias avançadas, particularmente Internet, e sua relação com os vários níveis de governo e grupos sociais e econômicos.

GT8 - Jornalismo político · Kelly Prudêncio (UFPR) [kelly.prudencio5@gmail.com] e Liziane Guazina (UnB) [liziane.g@uol.com.br]

Aceita trabalhos voltados à compreensão dos condicionamentos e conseqüências do jornalismo político. São bem vindas abordagens teóricas, históricas, empíricas, comparativas e transdisciplinares. Algumas questões clássicas incluem: cobertura eleitoral; ética jornalística e prática profissional; economia política dos meios noticiosos; jornalismo online; crise política e escândalo midiático; jornalismo e accountability; imprensa, governo e controle da informação; entre outras.

GT9 - Propaganda e marketing político · Aryovaldo de Castro Azevedo Junior (UFPR) [prof.ary.azevedo@uol.com.br ]

Aceita artigos que identifiquem a importância da propaganda política no composto do marketing, tendo como eixos temáticos: a) história da propaganda política; b) biografias dos marketeiros políticos;
c) experiências de propaganda política em veículos de comunicação (jornais, revistas, rádio, televisão, internet e “no midia”/midia informal); d) jingles e slogans eleitorais; e) experiências inovadoras de planejamento estratégico em marketing político; f) marketing político internacional, relatos de experiências.