Congresso Acadêmico da Faculdade de Enfermagem da Unicamp (CAFEU)

6 de novembro de 2021, 09h00 até 7 de novembro de 2021, 17h00
Online. Transmissão via Doity Play

Informações

Surgimento do CAFEU

O Congresso Acadêmico da Faculdade de Enfermagem da Unicamp (CAFEU) é um evento científico criado com o objetivo de convocar a classe de enfermagem a se empoderar, desvendar e aprofundar diferentes áreas de atuação da enfermagem, contribuir para formação de enfermeiros autônomos na atuação profissional e divulgar a pesquisa de alunos de graduação.

Sendo assim, na sua primeira edição, é intitulado "Congresso acadêmico da Faculdade de Enfermagem da Unicamp: autonomia, empoderamento e valorização"


+ sobre o evento

• Acontecerá em dois dias: 06 e 07 de novembro

• Serão, ao todo, 8 módulos e 13 palestrantes que abordarão diferentes temáticas e áreas referentes a conteúdos de enfermagem

Oportunidade de interagir e tirar dúvidas com os palestrantes

Interação em tempo real nas mesas-redondas

• Oportunidade de agregar novos conhecimentos e aperfeiçoamento nas diferentes áreas, bem como expandir o olhar para as diferentes possibilidades de atuação da enfermagem


OBS: o reembolso do valor da inscrição, se necessário, só poderá ser feito até 7 (sete) dias após a confirmação de pagamento.

Carregando área de inscrição

Submissão de Trabalhos

Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão de trabalhos e enviar seus trabalhos

Área de submissão

Palestrantes

Saiba mais

Renata Pietro

Saiba mais

Silvia Pimenta

Saiba mais

Brigina Kemp

Saiba mais

Jorgina Sales Jorge

Saiba mais

Giulia Delfini

Saiba mais

Rafaela Pedrosa

Saiba mais

Núbia Bernardi

Saiba mais

Thaís Pereira

Saiba mais

Leonardo Rocha

Saiba mais

Jorge Luis Galli

Saiba mais

Manuela Lima

Saiba mais

Cecília Angelo

Programação:

Abertura Solene Abertura

Conferência inicial: Nursing now Palestra · Renata Pietro

Mesa Redonda: Vivências na Pandemia Mesa-redonda · Brigina Kemp, Silvia Pimenta

Atuação do Enfermeiro no Consultório na Rua Palestra · Jorgina Sales Jorge

Atuação do Enfermeiro Junto à Criança com Transtornos Mentais Palestra · Giulia Delfini

Doação de Órgãos Palestra · Rafaela Pedrosa

Acolhimento, Cuidado e Desafios de Pessoas com Deficiência - Projetos de Inclusão da Universidade Palestra · Núbia Bernardi

Mesa Redonda: Acolhimento, Cuidado e Desafios de Pessoas com Deficiência Mesa-redonda · Jorge Luis Galli, Leonardo Rocha, Thaís Pereira

Enfermagem Robótica e Inteligência Artificial Palestra · Cecília Angelo, Manuela Lima

Apresentação dos Melhores Trabalhos Premiação

Encerramento Encerramento

Credenciamento

Regras para emissão de certificados: 

Para receber o certificado de participação do CAFEU é necessário:

  • Entrar na transmissão do evento que será enviado por-email (email de cadastro - verifique o "spam");

  • Ter frequência mínima de 75% durante a transmissão do CAFEU, ao longo dos dois dias;

    Como acontece a contagem de horas?
    • Quando você ingressa na sala do módulo escolhido automaticamente começa a contabilizar seu tempo de permanência. Ao sair ou ao término do módulo esta contagem é pausada e se reinicia no próximo dia (de onde parou o cronômetro). 

Ficou com dúvida? Entre em contato com a comissão na página inicial ou acessando nossas redes sociais. 

@cafeuunicamp 

/cafeuunicamp 

 

Evento online

Data: 06/11/2021 - 07/11/2021 às 09:00

Comissão Organizadora CAFEU

A comissão do CAFEU é composta por 9 alunos do curso de Enfermagem da UNICAMP, sob a colaboração de 9 alunos voluntários também da Faculdade de Enfermagem da Unicamp. Juntos, buscamos desenvolver um congresso voltado especificamente para área de enfermagem e também proporcionar conteúdos científicos, inovações das diferentes áreas da enfermagem, bem como fornecer aperfeiçoamento da trajetória acadêmica.


Em nossa primeira edição, esperamos que desfrutem e aproveitem ao máximo essa nova experiência!

Renata Pietro

Federação Mundial de Enfermagem em Cuidados Críticos (WFCCN)


Mestre e Doutora em ciências da Saúde

Embaixadora da Federação Mundial de Enfermagem em Cuidados Críticos (WFCCN)

Membro fundadora da Abenti

Presidente do Departamento de Enfermagem da AMIB

Silvia Pimenta

Maternidade Moura Tapajos


Enfermeira graduada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com especialização em Urgência e Emergencia promovida SIET (Singular Instituto de Ensino e Treinamento) e Neonatologia e Pediatria pela AVM Faculdade Integrada (em andamento). Possui vasta experiência em UTI, Clínica Médica, SAMU,

Unidade Básica de Saúde e Pediatria. Desenvolveu ações voluntárias em Unidades de Saúde pública na área rural.

Atualmente tem atuado na linha de frente do Covid 19 no Amazonas na Maternidade Moura Tapajos, onde esteve acolhendo mulheres grávidas com e sem Covid.

Brigina Kemp

Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo


Doutora em Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia. Graduada em Enfermagem pela Unicamp. Atuou como Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Diretora da Vigilância em Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. Atuou como Professora Doutora ,em caráter temporário, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, na área de Saúde Coletiva. Atualmente é Assessora na área de Vigilância em Saúde no Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. A partir de 2020 atuou prioritariamente nas ações de vigilância em Saúde  da Covid-19 e na Campanha de vacinação da Covid-19. É membro da Comissão Permanente de Assessoramento em Imunizações do Estado de São Paulo e membro do Observatório COVID-19 BR.

Jorgina Sales Jorge

Universidade Federal de Alagoas


Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza, Especialização em Pesquisa em Álcool e outras Drogas (SENAD/USP). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas. Docente da Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas, Enfermeira e Coordenadora das equipes de Consultório na Rua "Fique de Boa" da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, Conselheira do Conselho Municipal de Políticas e Ações sobre Drogas de Maceió, Membro Titular do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua, Conselheira do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas.

Giulia Delfini

Faculdade de Enfermagem da UNICAMP - FEnf UNICAMP


Enfermeira na Tiquira Centro de Desenvolvimento Humano, atuando com alunos com deficiência intelectual, autismo ou transtornos globais do desenvolvimento. 

Formada pela UNICAMP e Mestranda em Saúde Mental Infantil pela UNICAMP, sob o tema: "Cuidado à criança com transtorno mental através do Brinquedo Terapêutico dramático: Abordagem pela relação intersubjetiva''.

Rafaela Pedrosa

Faculdade de Enfermagem da UNICAMP - FEnf UNICAMP


Professora Doutora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (FEnf-UNICAMP)

Mestre e Doutora em ciências da saúde pela Faculdade de Enfermagem da UNICAMP

Especialista em Enfermagem em Cardiologia pelo Incor - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Instrutora do curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia da American Heart Association 

Diretora Científica do Departamento de Enfermagem da SOCESP 

Núbia Bernardi

Universidade Estadual de Campinas


Docente e pesquisadora em regime de dedicação integral, MS3-2, na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas - FEC/UNICAMP. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (EESC-USP- 1995), mestrado (2001) e doutorado (2007) em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas na área de concentração em Arquitetura e Construção. Ocupou o cargo de Chefe do Departamento de Arquitetura e Construção da FEC no período de 2015 a 2018. Ocupou o cargo de Coordenadora Associada do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP e de Coordenadora dos Trabalhos Finais de Graduação - TFG no período de 2012 à 2014. Ministra disciplinas na graduação (Teoria e Projeto II: Processo Criativo; Teoria e Projeto VII: acústica arquitetônica; Projeto de Graduação I e II; Desenho Projetivo) e na pós-graduação (Desempenho no Ambiente Construído e Desenho Universal no Projeto Arquitetônico). No doutorado trabalhou a questão da acessibilidade e apresentou tese sobre a aplicação do conceito do Desenho Universal no ensino de arquitetura: o uso de mapa tátil como leitura de projeto. Faz pesquisa nos seguintes temas: Desenho Universal no Projeto Arquitetônico:investigação, ensino e prática da acessibilidade no ambiente construído; Arquitetura do Edifício Teatral. Orientou 8 mestrados, 24 iniciações científicas e 38 Trabalhos Finais de Graduação (TFG e TFC) e orienta 1 doutorado. É colaboradora do grupo de pesquisa Todos Nós-Unicamp Acessível. Atualmente preside a Comissão Assessora de Acessibilidade da Unicamp. Atua principalmente em: Desenho Universal, acessibilidade no ambiente construído, orientabilidade espacial, wayfinding, metodologia de ensino de projeto, projeto de arquitetura, simbologia de mapas táteis arquitetônicos, conforto funcional.

Thaís Pereira

Hospital SARAH


Enfermeira pela Universidade Estadual de São Paulo, Especialista em Enfermagem de Emergência pela Universidade Gama Filho, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão e Especialista em Estomaterapia pela Faculdade Gianna Beretta. Trabalhou como Supervisora na Enfermaria de Ortopedia e Plástica no Hospital das clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu-SP - Universidade Estadual de São Paulo. Atualmente, participa do Programa de Neurorreabilitação em Lesão Medular, membro da Equipe de RVI (Reeducação vesico-intestinal, membro do Grupo de Curativos e membro da Equipe Organizadora da Jornada Científica no Hospital SARAH / São Luis - MA.

Leonardo Rocha

Centro de Saúde de Sousas


Bacharel e Licenciado em Enfermagem pela UNICAMP. Realizei pesquisas nas área de saúde coletiva com ênfase na discussão de gênero e saúde. Sou enfermeiro concursado na Atenção Primária à Saúde da Prefeitura Municipal de Campinas e trabalho no Centro de Saúde de Sousas.

Jorge Luis Galli

Comissão de Filantropia da OAB-Bauru


Advogado, mestre em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos, pessoa com deficiência visual, presidente da Comissão de Filantropia da OAB- Bauru, membro da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-Bauru e foi presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Bauru.

Manuela Lima

Instituto Baiano de Cirurgia Robotica


Enfermeira Robótica do IBCR ( Instituto Baiano Cirurgia Robótica)

Enfermeira do Programa Robótico HSR- Rede D’OR – BA.

Enfermeira Especialista em Enfermagem Robótica – Hospital Albert Eistein, SP.

Enfermeira Especialista em CC, CME e RPA – Hospital Sírio Libanês, SP.

Enfermeira Estomaterapeuta – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – SP.

Cecília Angelo

ACCamargo Cancer Center


Enfermeira Supervisora do Centro Cirúrgico e CME ACCamargo Cancer Center;

Graduação de Enfermagem pela UNIBAN (Universidade Bandeirante de São Paulo) ­ ano ­ 2000; Especialização em Enfermagem de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material Esterilização pela UNIBAN (Universidade Bandeirante de São Paulo) ano ­ 2004; 

Curso Robótica pela Intuitive, em­ Houstoun (Coordenadora de Enfermagem do Programa Robótico ACCamargo Cancer Center);

Membro do GEAP(Grupo de Enfermagem e Assistência Peri Operatória) pela USP como pesquisadora; 

MBA em Gestão de Pessoas ­ FVG ­ STRONG;

Membro da diretoria e Coordenadora do Comitê Robótica da SOBECC (Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização).