Submissão de trabalhos

O período de submissão já está encerrado
Dados do trabalho Período de submissão
15/09/2025 até 30/09/2025
Informações

REGULAMENTO DOS TEMAS LIVRES

APRESENTAÇÃO

O I Congresso Sertanejo de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (I CONSERFITO) será um evento de três dias que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de Outubro de 2025, no Centro Universitário FIS - UNIFIS, localizada em Serra Talhada - PE.

O I CONSEFITO é mais do que um evento científico. É um movimento que celebra o conhecimento, a prática clínica e a força do cuidado no coração do Sertão. Com o tema inspirador “Entre mandacarus e cuidados, brota o gesto que cura e o saber que floresce”, o congresso reúne profissionais, estudantes, pesquisadores e docentes comprometidos com a transformação da saúde e da educação em nosso território.

Este congresso é um convite para florescer no saber, cultivar práticas inovadoras e fortalecer a identidade profissional com raízes fincadas na realidade nordestina. É uma oportunidade única para expandir seus horizontes acadêmicos, fortalecer sua rede de contatos e vivenciar um evento que pulsa ciência e acolhimento.

Dentre as atividades programadas para o evento destacam-se: Palestras com grandes nomes da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional; Minicursos práticos e oficinas interativas; Apresentações de trabalhos científicos; Mesas redondas e experiências multiculturais que permitirão aos participantes aprimorar suas habilidades clínicas e técnicas. O evento também contará com uma feira de exposição de produtos e serviços voltados para as áreas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que permitirá aos participantes conhecer as novidades e tendências do mercado.

O público-alvo do I CONSERFITO são interessados por pesquisa, aperfeiçoamento e atualização na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, incluindo professores-pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais ou profissionais de saúde e de áreas afins.

Submissão de trabalhos

Os resumos dos trabalhos deverão ser submetidos pelo primeiro autor, que será necessariamente o apresentador.

A submissão de trabalhos está vinculada à inscrição no evento e, desse modo, o primeiro autor (que será também o apresentador do trabalho) deve realizar sua inscrição e submeter o trabalho em nome dos demais coautores, se houver. Os demais coautores que desejarem participar do evento poderão se inscrever mediante pagamento da taxa de inscrição, sem necessidade de submeter outro trabalho.

Para apresentar seus trabalhos científicos, observe as condições a seguir:

01. As inscrições de temas livres serão iniciadas no dia 15.09.2025 e encerradas no dia 30.09.2025. Somente serão aceitos os resumos de trabalhos enviados eletronicamente no site de inscrição do evento. Não serão recebidos e processados temas enviados por outros meios.

02. Os trabalhos submetidos e aprovados serão apresentados na modalidade Pôster.

03. O autor/orientador que enviar o trabalho será o apresentador do mesmo.

04. Os resumos enviados não podem ter sido apresentados em outros eventos científicos. Devem ser escritos em parágrafo único e com o texto justificado. Escrito com letras iniciais em caixa alta e demais em caixa baixa. Exceto para o título: que deve estar escrito todo em caixa alta, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples. O corpo do resumo deve conter entre 150 a 300 palavras. Contendo: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão e Palavras-chave: 3 a 5. Não podem conter figuras, gráficos, tabelas ou imagens.

05. O título do resumo deve ser breve e informativo, todo escrito em letras maiúsculas na primeira linha da página, sem recuo. Alinhado no centro da página (centralizado).

06. Estrutura do resumo:

  1. Título do trabalho.
  2. Autores e coautor(es).
  3. Filiação: Instituição, cidade, estado e país.
  4. Introdução
  5. Objetivo
  6. Metodologia Totalizando no mínimo 150 e no máximo 300 palavras.
  7. Resultados e discussão
  8. Conclusão
  9. Palavras-chave: 3 a 5
  10. O apresentador será responsável pelo cadastramento do trabalho no site do evento.

07. Os trabalhos serão aceitos segundo as seguintes linhas temáticas:

Linhas Temáticas – Fisioterapia

  1. Diagnóstico Cinesiológico Funcional/Nosológico
  2. Cinesioterapia
  3. Terapias Manipulativas
  4. Fisioterapia Aquática
  5. Recursos Eletrotermofotobiológicos
  6. Saúde Pública
  7. Fisioterapia Cardiopulmonar
  8. Fisioterapia Neuromuscular
  9. Fisioterapia Intertegumentar
  10. Ciências básicas
  11. Fisioterapia hospitalar
  12. Fisioterapia do Trabalho
  13. Saúde da Mulher
  14. Outros

07.1 Linhas Temáticas – Terapia Ocupacional

a) Terapia Ocupacional em Saúde Mental e Psicossocial

b) Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares

c) Terapia Ocupacional em Reabilitação Física e Funcional

d) Terapia Ocupacional em Saúde Coletiva e Políticas Públicas

e) Terapia Ocupacional em Contextos Educacionais e Desenvolvimento Infantil

f) Terapia Ocupacional em Gerontologia e Processos de Envelhecimento

g) Terapia Ocupacional em Contextos de Trabalho e Empregabilidade

h) Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inclusão

i) Terapia Ocupacional em Contextos Interdisciplinares e Comunitários

j) Ciências Básicas aplicadas à Terapia Ocupacional

k) Terapia Ocupacional em Cuidados Paliativos

l) Terapia Ocupacional em Situações de Vulnerabilidade Social

m) Terapia Ocupacional e Cultura, Arte e Lazer

n) Outros

07.2 Serão aceitas pesquisas com os seguintes delineamentos:

  1. Revisão Sistemática e metanálise
  2. Revisão Bibliográfica
  3. Relato de Caso ou Estudo de Caso
  4. Série de Casos
  5. Estudo Transversal (ou seccional)
  6. Estudo de Coorte
  7. Estudo Caso-controle
  8. Estudo randomizado
  9. Estudo Ecológico

08. A lista de trabalhos aceitos será disponibilizada no site do evento, com os respectivos locais, horários e datas para apresentação a partir do dia 08.10.2025.

09. Cada participante poderá apresentar no máximo 04 (quatro) trabalhos. O tempo de apresentação será de até 15 (quinze) minutos).

10. Cada trabalho, além do autor principal, poderá ter, no máximo, 06 coautores, incluindo o orientador (para efeito de emissão de certificados). Será emitido apenas um certificado por trabalho, contendo o nome do apresentador em destaque e o(s) nome(s) de coautor(es) e orientador(es) no texto do certificado.

11. Para a confecção dos pôsteres os autores deverão seguir modelo disponibilizado no site do evento.

  1. Os pôsteres serão expostos em local e horário previamente indicado pela comissão científica. Esta informação constará na carta de aprovação.
  2. O autor é responsável pela fixação e retirada do seu pôster.
  3. Na área de exposição de pôsteres haverá um membro das comissão científica para orientar e auxiliar os autores na fixação dos trabalhos.

Avaliação de trabalhos

Cada trabalho será avaliado às cegas por dois avaliadores. Havendo discordância entre os pareceres dos dois árbitros, o trabalho será avaliado por um terceiro árbitro para eliminar a dúvida. Além da coerência no uso da língua portuguesa (ortografia, sintaxe, redação, estilo, coerência e coesão textual), os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

Trabalhos de natureza empírica

  1. quanto aos objetivos, fundamentação teórica e revisão da literatura:
    • Clareza na descrição da área de interesse do texto;
    • Questões de pesquisa claramente formuladas;
    • Adequação da fundamentação teórica para investigar as questões de pesquisa;
    • Atualidade e abrangência da revisão de literatura.
  2. quanto à metodologia:
    • Adequação da metodologia proposta, dos instrumentos de coleta de dados utilizados e das amostras investigadas para responder às Questões de pesquisa propostas.
  3. quanto à análise dos dados:
    • Coerência entre análise e fundamentação teórica;
    • Coerência entre análise do material empírico e resultados.
  4. quanto às conclusões e implicações:
    • Relação clara entre as conclusões e os resultados;
    • discussão das conclusões à luz da literatura;
    • Inclusão, a partir das conclusões, de recomendações para a área de Educação em Ciências.
  5. quanto à bibliografia:
    • utilização de literatura atualizada e pertinente ao tema do trabalho.
  6. quanto aos aspectos éticos
  • estudos que necessitaram de aprovação de comitê de ética e pesquisa devem informar o número do parecer para que possam ser aceitos.

Trabalhos de natureza teórica

  1. quanto aos objetivos, fundamentação teórica e revisão da literatura:
    • clareza na descrição da área de interesse do texto;
    • relevância e clareza do problema teórico abordado;
    • adequação da fundamentação teórica para discutir o problema;
    • atualidade e abrangência da revisão de literatura.
  2. quanto ao argumento desenvolvido:
    • clareza e consistência do argumento teórico desenvolvido.
  3. quanto às conclusões e implicações:
    • relação clara entre as conclusões e o argumento;
    • discussão das conclusões à luz da literatura;
    • inclusão, a partir das conclusões, de recomendações para a área de Ciências da saúde à luz da literatura (se houver necessidade).
  4. quanto à bibliografia:
    • utilização de literatura atualizada e pertinente ao tema do trabalho.

OBSERVAÇÃO: A ausência de qualquer elemento referente à estrutura do resumo bem como o não enquadramento do mesmo no que se referente as normas e critérios supracitados são condições para que o resumo seja rejeitado pela comissão científica. A comissão científica não enviará parecer para os autores sobre a rejeição dos trabalhos.

Premiação

  • Os melhores trabalhos (os que obtiverem maiores pontuações nas avaliações) na categoria pôster serão premiados, após julgamento pela comissão científica. Os quais serão comunicados na solenidade de encerramento do evento.
  • O primeiro colocado na categoria de APRESENTAÇÃO EM PÔSTER receberá um certificado correspondente a sua colocação na apresentação dos temas livres. Os dois outros classificados receberão, respectivamente, diplomas de 2º e 3º colocados para a mesma categoria de apresentação.

VALE RESSALTAR QUE TODOS OS RESUMOS APRESENTADOS NO CONGRESSO SERÃO PUBLICADOS NA EDIÇÃO ESPECIAL DA e-REVISTA MULTIDISCIPLINAR DO SERTÃO (RMS)