Submissão de Trabalhos

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

 

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 O envio de trabalhos científicos para o “Congresso Jurídico Virtual de Direito da UESB: Direito, Memória e Poder” é gratuito e aberto aos alunos de graduação e pós-graduação, bem como aos demais profissionais e pesquisadores do Direito.

1.2 Os resumos serão recebidos até às 23h59min (horário de Brasília) do dia 24 de outubro de 2020.

1.3 A modalidade de divulgação científica será o resumo expandido, apresentado mediante comunicação oral de trabalhos de pesquisas concluídos ou em andamento, respeitadas as normas e prazos estabelecidos neste edital.

1.4 Os trabalhos poderão ser submetidos de maneira individual ou em coautoria, sendo permitido 01 (um) autor e até 02 (dois) coautores.

1.5 Cada proponente poderá submeter até 01 (um) trabalho na condição de autor e 02 (dois) na condição de coautor.

1.6. Os resumos serão submetidos exclusivamente através do endereço eletrônico direitomemoriaepoder@gmail.com. O autor deverá informar, no corpo da mensagem, nome completo, titulação e instituição de origem.

1.7 O tema do resumo deverá se enquadrar em um dos seguintes Grupos:

GT 01 – Direito Processual, Gestão Pública e Formas Consensuais de Solução de Conflitos;

GT 02 - Direito Constitucional, Direito Internacional e Direitos Humanos;

GT 03 – Direito dos grupos socialmente vulneráveis: gênero, raça, etnia e sexualidade;

GT 04 – História, Filosofia e Sociologia do Direito;

1.8.     É necessário que o trabalho:

1.8.1.        Seja escrito em língua portuguesa, e tenha, no máximo, 05 (cinco) e, no mínimo, 03 (três) páginas, incluindo as referências;

1.8.2.        Siga as instruções gerais contidas nos itens constantes no presente edital. Orienta-se o download do arquivo Template, em formato .doc para edição.

1.8.3.        Utilizem a fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento justificado, espaçamento linear 1,5 no corpo do texto.

1.8.4.        Seja enviado em formato de documento aberto (.docx).

1.8.5. O resumo expandido deverá conter: Introdução; Desenvolvimento; Tabelas e figuras (quando couber); Considerações Finais; Palavras-chave e Referências.

  •  Introdução: deverá conter a apresentação da temática/objeto, os objetivos, metodologia e a justificativa do problema estudado de forma clara, utilizando-se de revisão de literatura.
  •  Desenvolvimento: deve conter os dados obtidos até o momento, podendo ser apresentados também em forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
  •  Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos): devem ser apresentadas com qualidade, de modo que possibilite uma reprodução legível, inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas, o título deve ficar acima (sem negrito) e nas Figuras, o título deve ficar abaixo (sem negrito). É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.
  •  Considerações Finais: devem ser elaboradas com base nos objetivos e resultados do estudo.
  •  Palavras-chave: serão no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) expressões relacionadas ao tema do trabalho, separadas por ponto e vírgula, colocadas na mesma linha. Devem aparecer logo após as Conclusões e delas separadas por um espaço.
  •  Referências: serão listados apenas os trabalhos mencionados no texto de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

1.9.     Os grupos de trabalho estão sujeitos à alteração, conforme o volume de trabalhos submetidos.

1.10. Serão certificados apenas os trabalhos devidamente apresentados por ao menos um de seus autores.

1.11. Faz-se necessário que, no mínimo, um autor do trabalho esteja inscrito como ouvinte no evento. A participação na mostra científica não está vinculada à atribuição da carga horária completa; aqueles que também desejarem receber certificado de ouvinte do evento deverão proceder à inscrição no site

1.12.  Os autores, ao submeterem seus resumos ao Congresso, cedem automaticamente os direitos autorais em caráter irrevogável e gratuito ao CARM, que poderá divulgá-lo em qualquer tipo de mídia.

 

2.      APRESENTAÇÃO

2.1. A comunicação oral acontecerá em salas virtuais dividas conforme os Grupos de Trabalho arrolados no item 1.7 do presente edital. Os autores selecionados receberão as orientações de acesso ao espaço da apresentação quando comunicados de sua admissão no painel científico do evento.             

2.2 Os autores devem chegar com antecedência (30 minutos antes) no dia da apresentação.

2.3.     A duração das apresentações será de até 15 minutos por trabalho, sendo 10 (dez) dedicados à explanação do autor e 05 (cinco) reservados para questionamentos e sugestões da banca avaliadora.

 

3.      AVALIAÇÃO

3.1.     A avaliação dos resumos expandidos e apresentações ficará a cargo de uma banca avaliadora, selecionada pela comissão organizadora do evento, que avaliará o trabalho conforme a titulação dos autores.

3.1.1.        Os avaliadores dos trabalhos terão titulação equivalente ou superior à dos autores.

3.2.     Para avaliação dos resumos, a comissão organizadora repassará à banca os documentos desprovidos de identificação dos autores, assim como de suas instituições de origem, garantindo a imparcialidade.

3.3.     A avaliação terá como objetivo a organização do painel científico do evento, atuando na seleção dos trabalhos submetidos e na mediação das comunicações orais.

3.4.     Os critérios para a avaliação de admissão são os que seguem:

3.4.1.        Adequação da temática ao grupo de trabalho para qual o resumo foi direcionado.

3.4.2.        Coerência do conteúdo do resumo:

a)  Correspondência do conteúdo do resumo ao seu título;

b) Escolha das palavras-chave;

c)  Escrita conforme a norma culta da língua portuguesa;

d) Clareza da argumentação e originalidade.

3.4.3.        Adequação aos requisitos formais:

a)  Configuração da página 2,5cm em todas as margens, fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado;

b) Na          primeira             linha:    título    do           trabalho              em         maiúsculas,       negritado, centralizado;

c)  Na segunda linha: Grupo de Trabalho conforme o disposto no tópico 1.6.5. (em maiúsculas e minúsculas)

3.5.  Serão automaticamente descartados os artigos que não seguirem as regras fixadas por este edital, bem como aqueles em que se observar a ocorrência de plágio, incluindo citações não sinalizadas na bibliografia.

3.6.     Os trabalhos apresentados poderão ser publicados na íntegra nos anais do evento, cuja publicação dos trabalhos completos será regida por edital específico.

 

4. RESULTADOS

4.1. Os resumos selecionados e a respectiva data e horário de apresentação serão divulgados na data provável de 10 de novembro de 2020, através do site e mídias sociais do Centro Acadêmico, e os autores comunicados através do e-mail fornecido.

4.2. A ordem de apresentação dos trabalhos aprovados está disponível em bit.ly/paineldopesquisador

 

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

5.1.  As disposições deste edital poderão ser revogadas ou modificadas, a qualquer tempo, pela Comissão Político-Pedagógica, mediante comunicação por meio dos veículos disponíveis do evento e do Centro Acadêmico Ruy Medeiros (e-mail, site e redes sociais);

5.2. A Comissão Político-Pedagógica se reserva ao direito de limitar a quantidade de trabalhos aprovados;

5.3. A Comissão Político-Pedagógica se reserva ao direito de fazer correções nos trabalhos submetidos, comunicando aos respectivos autores;

5.4. Casos omissos serão dirimidos pela Comissão Político-Pedagógica, no pleno uso de suas funções e atribuições.

 

Comissão Político-Pedagógica do Congresso Virtual de Direito da UESB

Coordenadoria de Pesquisa e Extensão do CARM