O Congresso Virtual UFRA - Universidade Viva é uma iniciativa multicampi com o objetivo de oferecer múltiplas atividades em Ambientes Virtuais a Comunidade Acadêmica destacando as principais ações de ensino, pesquisa, extensão e Gestão desenvolvidas sobre o contexto universitário pós-pandemia, assim como proporcionar discussões e reflexões sobre temas específicos e que carecem de maiores estudos e análises por parte de especialistas e setores envolvidos.
Durante a programação, ocorrerá também ações alusivas ao 1º Congresso da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O objetivo da Associação é apresentar à sociedade a experiência e as reflexões de cada uma das universidades federais diante dos impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus.
O tema “Universidade Viva” ressalta que mesmo com a paralisação das atividades presenciais, a UFRA não parou, e continua produzindo informação, conhecimento e gerando práticas e soluções.
INSCRIÇÔES ENCERRADAS!
PETCAST
Ao longo do I Congresso Virtual o Grupo PET Agronomia produzirá cinco PETCAST. As produções fazem parte do projeto de Extensão: Canais de mídia PET Agronomia - Popularização da pesquisa, ensino e extensão. Nesse projeto visamos transpor os muros da UFRA e levar a comunidade por diversos canais de mídia, as ações da UFRA. Mais informações no site: www.petagronomia.com.br
1º Acesse, em múltiplas plataformas o PODCAST "A Educação no Brasil em Tempos de Pandemia e a Defesa da Educação Pública de Qualidade" com o Prof. Dr. Carlos Eduardo Bielschowsky aqui
TRANSMISSÕES
Perdeu alguma apresentação? Você pode revê-las clicando aqui
Mesa Virtual: A Educação no Brasil em Tempos de Pandemia e a Defesa da Educação Pública de Qualidade. Mesa-redonda · Carlos Bielschowsky, Elinilze Guedes Teodoro, Marcel do Nascimento Botelho, Ney Cristina, Rubens Cardoso, Ruth Falesi
Painel Virtual: Ciências Abertas e as Instituições de Pesquisa: Um novo modus operandi da comunicação científica. Painel · Ana Cristina Gomes, Joelden Rocha, Nilzete Gomes
Mesa Virtual: Ressignificar o ser – o equilibro socioemocional e as novas formas de gerir, trabalhar e se comunicar. Mesa-redonda · Ana Paula Sardinha, Daniela Castro dos Reis, Elisenda Libonati, Rafaele Habib Souza Aquime
Painel EAD – Desafios para a Inclusão Painel · Alcione Batista Da Silva, Arlete Marinho Goncalves, Pamela Matos, Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho, Silvana Rossy
Mesa Virtual: Educação Síncrona e Assíncrona ou Educação Remota Emergencial Mesa-redonda · Janae Gonçalves, Marianne Kogut Eliasquevici, Marílio Salgado, Márcio Wariss Monteiro
Mesa Virtual: Bibliotecas Digitais e Rotinas de Estudos à Distância Mesa Temática · Ana Cristina Gomes, Luana Costa Viana, Maria Ciarly, Merabe Carvalho
Mesa Virtual: TICS e REA (Recursos Educacionais Abertos) Mesa-redonda · Carlos Jean Ferreira De Quadros, Eduardo Barrére, Heden Clazyo Dias Gonçalves, José Roberto Alves da Silva
Metodologias Inov-Ativas para novos contextos. Mesa-redonda · Joabson Nogueira de Carvalho, Liamara Scortegagna, Marcelo Pacheco, Orlando Nobre Bezerra de Souza, Rafael Costa, Ruth Falesi
I Congresso da ANDIFES (UFRA): Ciência, gestão e pessoas no enfrentamento da Pandemia. Painel · Alex Fiúza de Melo, Marcel do Nascimento Botelho, Paulo Barone
Painel Científico da Rural: Pesquisas da UFRA sobre o COVID (Ensino, Trabalho Remoto, Informação etc.) Painel · Ana Paula Sardinha, Cândido Ferreira de Oliveira Neto, Ruth Helena Cristo Almeida
I Congresso da ANDIFES (UFRA): Reuniões Setoriais de Fóruns e Colegiados Encontro com especialista
Painel Temático: Percepção dos alunos da UFRA sobre a COVID-19 Painel · Ruth Helena Cristo Almeida
Oficina Virtual: Formatação de Trabalhos Científicos e Acadêmicos. Oficina · Nilzete Gomes
I Congresso da ANDIFES - Socialização dos debates Encontro com especialista · Marcel do Nascimento Botelho
Painel Extensão na EAD – Caminhos e Possibilidades. Painel · Alfredo Balduíno Santos, Eduardo do Valle Lima, Liamara Scortegagna, Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho
Oficina Virtual: Elaboração de eventos virtuais. Oficina · Ben RHOLDAN, Jean Souza
Oficina Virtual: Preparatório para Pós-graduação Oficina · Merabe Carvalho
Mesa Virtual - Qual o futuro do Teletrabalho? Mesa-redonda · Ana Paula Leal, Fabrício Noura Gomes, Moacir Miranda, Raimundo Thiago Lima da Silva, Sérgio Brazão e Silva, Victor Oliveira
Oficina sobre preparação de cursos de graduação para realização do ENADE Oficina · João Paulo Loureiro
Mesa Virtual: Gestão do Amanhã – As novas competências para líderes e gestores Mesa Temática · Ana Carolina Aleixo, Leonardo Vieira, Luciana Rodrigues Ferreira, Ticiane Lima dos Santos, Victor Oliveira
Oficina: Metodologias Ágeis para Gestão de Projetos Institucionais Oficina · Karen Ferreira
Oficina: Plataformas para Gerenciamento On-line Oficina · Keyla da Costa Estumano
Após realizar sua inscrição no SIGAA-UFRA através do link: INSCRIÇÃO é só acompanhar o evento pelas redes sociais oficias da UFRA.
Link: https://www.facebook.com/UFRAOficial/
Data: 15/06/2020 - 19/06/2020 às 09:00
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Com Especialização em Docência no Ensino Superior e Educação Especial inclusiva, Atual no Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia (ACESSAR)- UFRA. Membro do grupo de pesquisa GEDATH (grupo de pesquisa em educação especial, direitos humanos, acessibilidade e tecnologia) da UFRA. Membro do Projeto Inclusão em Debate e Programa EDUCAR/Acessar. Atualmente cursando especialização em Neuropsicopedagogia.
Graduou-se em Ciências Sociais (1977) pela Universidade Federal do Pará, possui Mestrado em Ciência Política (1982) pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Ciências Sociais (1998) pela Universidade Estadual de Campinas. É Professor Titular da Universidade Federal do Pará, da qual foi Pró-Reitor de Extensão (1989-1993) e Reitor (2001-2009). Atuou em vários conselhos de órgãos estaduais e federais e em secretarias de estado. Atualmente é Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica do Governo do Pará.
Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1993), Mestrado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí (2012) e doutorando no Instituto de Educação - Especialidade Desenvolvimento Curricular, da Universidade do Minho - Portugal. Atualmente é professor universitário Assistente no Centro de Educação a Distância, da Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc, atuando também como Coordenador de Extensão na Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da UDESC. Tem experiência nas áreas de Educação, Saúde e Direitos Humanos, com ênfase em Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: formação acadêmica e continuada; extensão universitária, direitos humanos. Atua ainda como Coordenador do Núcleo Extensionista Rondon - NER/UDESC".
Psicóloga, Pós-Graduada em Avaliação Psicológica, com Aperfeiçoamento em Gestão Estratégica de Pessoas e Licenciatura Plena em Psicologia. Coaching Sistêmico. Docente de Graduação (UNAMA) e Pós-Graduação (BSSP e FACI|WYDEN). Psicóloga Clínica. Palestrante.
Doutoranda em Ciência da Informação da Universidade Fernando Pessoa/PT desde 2018. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do IBICT/UFRJ (2012-2014). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (1997). Especialista em Biblioteca Universitária pela Universidade Federal do Pará (2005). Servidora pública vinculada a Universidade Federal Rural da Amazônia desde 2007, atualmente está afrente da gestão da Biblioteca Universitária Campus Belém. Com experiência em atividades de atendimento ao público, treinamento de uso de banco de dados, gerencia de unidade de informação. Na Ufra participa de dois programas de extensão: "Programa de Extensão UFRA na Reforma Agrária" e do “Programa de Extensão 2019-2020 Diversidade/UFRA”.
Possui graduação em Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade da Amazônia (2003), especialização em Engenharia de Produção (2005); Mestrado em Administração pela Universidade da Amazônia (2014) e Professional COach pela International Association of Business Coaching ? IABC (2017). Atualmente é servidora publica federal e Docente do Magistério Superior (UFRA). Coordenadora do curso de Administração do Campus Paragominas . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, Gestão, Gestão de Pessoas e logística. Atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing empresarial e Agrobusiness, Empreendedorismo, endomarketing, marketing de relacionamento, gestão estratégica, gestão de carreira, gestão de pessoas, governança corporativa, e gestão da Cadeia de Suprimentos.
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará ,mestrado e doutorado em Psicologia pelo Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento na Universidade Federal do Pará. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia. Lotada no Instituto Ciberespacial - UFRA Belém. Membro do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia - ACESSAR. Membro do Núcleo de Educação e Diversidade da Amazônia - NEDAM. Coordenadora do Projeto de Extensão Inclusão em Debate. Experiência nas áreas de comportamento organizacional, psicologia organizacional, psicologia da educação, sociologia e disciplinas afins na área de humanização e educação. Além de experiência na área da saúde trabalhando especialmente com os temas: adesão ao tratamento e habilidades sociais.
Doutora em Educação da Linha "Educação, Cultura e Sociedade" (UFPA), Mestre em Educação da Linha "Formação de professores" (UEPA), Especialização em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais/LP2 (Faculdades Ipiranga) e, graduação em pedagogia (UFPA). É professora da Universidade Federal do Pará da Disciplina "concepções e métodos do ensino de surdos/LIBRAS e Educação Especial. Professora do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES/UFPA) com atuação em Inclusão e Acessibilidade. É coordenadora de Acessibilidade da UFPA, Portaria Nº 2987/2017. Discute Educação de Surdos/LIBRAS; Educação Especial; Projeto Político-Pedagógico e Representações Sociais. Autora dos livros: "Projeto Político- Pedagógico e Representações Sociais", "Educação especial no Ensino Superior" e " Núcleo de Acessibilidade no Ensino Superior: Práticas inclusivas com alunos com deficiência e transtornos funcionais específicos". Atualmente é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação Especial (GEPEE/UFPA). É integrante da associação Brasileira de pesquisadores em Educação Especial.
Professor universitário com experiência na área de Comunicação e Marketing - ênfase em novas mídias e redes sociais na internet.
Tambem é Relações Públicas da Universidade Federal da Amazônia (UFRA) onde - desde de dezembro de 2019 - coordena a equipe da Assessoria de Comunicação (ASCOM).
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2005), Mestrado em Agronomia (2008), na área de concentração em Produção Vegetal e Doutorado em Ciências Agrárias, com área de concentração em Agrossistema da Amazônia (2010). Em 2008-2010 atuou como Pesquisador Colaborador da REDE-03-CT-PETRO na área da Tecnologia de Regeneração Artificial em Clareiras Abertas pela extração e Transporte de Petróleo e Gás Natural. Professor Adjunto II da Universidade Federal Rural da Amazônia e e atualmente é Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e Professor do Programa de Pós graduação de Ciências Florestais e Produção Animal na Amazônia. Coordenador do Grupo de Pesquisa Estudos da Biodiversidade de Plantas Superiores (EBPS/UFRA) e Bolsista de Produtividade CNPq- 2. Tem experiência na área de Produção Vegetal, com ênfase em Fisiologia e Bioquímica Vegetal e Produção Animal. Trabalha com plantas sob estresses abióticos e bióticos, buscando plantas adaptadas e resistentes aos vários tipos de estresse
Graduação em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), mestrado em pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1984), atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro cedido para o governo do Estado do Rio de Janeiro. Atuou desde o início da carreira até 2011 na área de Química, com ênfase em Físico-Química, principalmente nos seguintes temas: colisao eletron-atomo e eletron-molecula, espectroscopia atomica e molecular, fisica atomica e molecular, espectroscopia molecular e colisao eletron-molecula, com cerca de 50 artigos completos publicados em revistas na área, tais como Physical Review e Chemical Physics Letters. Desde a década de 80 vem atuando também na área de educação, tendo participado de diversos projetos na UFRJ, tais como o processo de avaliação Institucional da UFRJ, como presidente da comissão permanente de avaliação COOPERA, a implantação de 55 laboratórios de informática em graduação, da comissão do Paiub/MEC e o projeto de Reconstrução da Infraestrutura das IFES também no MEC. Coordenou de 1989 a 1997 a elaboração e a implementação do consorcio CEDERJ que reune sete Universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, UFRJ, UERJ, UNIRIO, UFF, CEFET, UENF e UFRRJ, o governo do Estado do Rio de Janeiro e atualmente faz parte da Universidade Aberta do Brasil. Este consórcio oferece hoje 16 cursos de graduação a distância a cerca de 40 mil alunos em 32 polos regionais em todo o Estado do Rio de Janeiro. Ocupou entre junho de 2007 e dezembro de 2010 a posição de Secretário de Educação a Distância do Ministério de Educação tendo sido responsável pelos seguintes projetos principais: i. proinfo integrado (TIC nas escolas públicas com ações de infra-estrutura, capacitação de professores e conteúdos digitais, inclusive a concepção e execução de www.portaldoprofessor.gov.br que chegou a ter mais de um milhão de acessos mensais e do projetor proinfo integrado.; ii. a supervisão e regulação da área de Educação Superior a Distância no Brasil com a criação de referenciais de qualidade, instrumentos e sua aplicação para a regulação e supervisão dos sistemas de educação a distância das Universidades Brasileiras; iii. o ensino técnico à distância (e-tec Brasil); iv. participação da criação da Universidade Aberta do Brasil inicialmente na SEED e atualmente na Capes; v. concepção e implementação do Plano Nacional de Formação de Professores do Brasil, sendo responsável pela criação e implementação da Plataforma Paulo Freire. Desde janeiro de 2011 volta a ocupar a presidência da Fundação Cecierj / consórcio Cederj, com destaque para as seguintes ações: i. cursos de graduação para 40 mil alunos em 16 carreiras em 32 polos regionais do consórcio Cederj; ii. Ceja, Sistema de Educação a Distância de Jovens e Adultos, composto da oferta de ensino fundamental e médio para 40 mil alunos de ensino fundamental II e médio em 57 escolas iii. pré-vestibular social para 10 mil alunos e cursos de formação continuada para 20 mil alunos anuais e iv.atividades de divulgação científica com destaque para o museu ciência e vida em Caxias, as feiras de ciência estaduais e municipais, a caravana e a praça da ciência, e o programa jovens talentos para a ciência. Em julho de 2020 sai da presidência da Fundação Cecierj, retornando às atividades no Instituito de Química da UFRJ, e no conselho estadual de educação onde preside a câmara de educação básica Nos últimos anos vem migrando sua atividade de pesquisa para a área de Educação, com a publicação de vários artigos nesta área, e desde abril de 2011 é o editor chefe da Revista Brasileira de Educação a Distância da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância
Doutor em Computação Aplicada pela UFPA (2017) e Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), mestre em Eng. Elétrica pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2012) e Graduado em Engenharia da Computação (turma de 2007). Foi pesquisador visitante na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2013, atuando em projetos do Núcleo de Redes Sem Fio e Redes Avançadas (NR2). Atualmente é Professor Efetivo Adjunto A na Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus de Capitão Poço. Atua principalmente em temas como: Computação Educacional, Qualidade de Experiência, Multimídia e Sistemas de Informação.
Daniela Castro dos Reis, Psicóloga, especialista em Gestão empresarial, mestre e doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará, docente adjunta dois da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), coordenadora do Grupo de Pesquisa em Estudos com Sociedades: Comportamento, Etnografia e Direitos da Ufra e membro do GT Família, Processos de Desenvolvimento e Promoção da Saúde da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, Prêmio Capes de Tese/2017-menção honrosa.
Orcid: 0000-0002-9505-4516
Bacharel em Ciência da Computação pela UFSCar (1996). Mestre em Ciência da Computação na área de multimídia também pela UFSCar (1998). Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (2007). Especialista em Design Instrucional para EAD pela UNIFEI (2007). Professor Associado II da Universidade Federal de Juiz de Fora e atual Diretor do Instituto de Ciências Exatas. Responsável pelo Laboratório de Aplicações e Inovação em Computação (LApIC), desenvolvendo pesquisas nas áreas de tecnologias para EaD e Multimídia. Atua também nos programas de pós-graduação da UFJF em Educação Matemática (Profissionalizante) e Ciência da Computação (Acadêmico).
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1992) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2005) e Doutorado em Educação pela PUC-Rio (2010). Atualmente é pro-reitora de Ensino do IFPA. Foi coordenadora geral do PARFOR do Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Pará (IFPA) ate março de 2015. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação - GEPTE/ICED/UFPA . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional e Políticas Públicas.
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará , especialista em Educação e Problemas Regionais, pela Universidade Federal do Pará, especialista e Metodologia do Ensino Superior, pela Universidade Federal Rural da Amazînia em parceria com a Universidade de Wolverhampton / Inglaterra, mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade de São Paulo/PUC. Psicóloga da UFRA e atualmente está como diretora da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida.
Administrador, Mestre e Doutor em Administração pública e empresarial, com ênfase em gestão estratégica para sustentabilidade organizacional.
Técnico em Assuntos Educacionais, graduação em Pedagogia, especialização em Gestão Pública pelo NAEA, especialização em Design instrucional (IDI- Instituto de Design Instrucional) e mestrado em educação (UEPA), com foco na formação de professores. Atua no Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da UFRA e como professor da SEMEC e do PARFOR. Já atuei como professor conteudista, Design instrucional e tutor pela ENAP e outros cursos.
A Professora Janae Gonçalves possui licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desde 2009, é Professora Adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Educação; Educação Tecnológica; Formação de Professores; e Educação Inclusiva
Prof. Joabson Nogueira de Carvalho é Engenheiro Eletricista, formado pela Universidade Federal de Campina Grande, possui Mestrado (UFCG) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Atualmente é Professor Titular do Campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, onde leciona nos cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Sistemas de Telecomunicações e no Mestrado em Engenharia Elétrica do IFPB.
É um dos coordenadores do Grupo de Telecomunicações e Eletromagnetismo Aplicado - GTEMA. Atua na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em telecomunicações. É membro pleno do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e da Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo (SBMO).
Atua também como Avaliador Institucional e de Cursos do Basis/INEP/MEC e como consultor ad-hoc da SERES, SETEC e SESU/MEC na regulação e supervisão de cursos e instituições de ensino superior.
Graduado em Administração com Habilitação em Agronegócios, Mestre em Produção Animal e Doutorando em Agronomia. Foi coordenador de cursos de graduação em universidades particulares de Belém e coordenador de cursos de Administração da UFRA nos campi de Tomé-açu e Parauapebas.
Administrador - CRA/PA-6530
Esp. em Gerência de Cidades e Administração Pública.
Elaboração e Análise de Projetos.
Gestão de Projetos.
Servidor Público - Função de Ouvidor e Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação - LAI na Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA.
Professor na rede privada de Ensino Superior.
Consultor e Palestrante Organizacional.
Idealizador do Projeto #INFLUENCIAR.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1993), mestrado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Integração Agricultura-Pecuária, atuando principalmente nos seguintes temas: acidez, calcário, plantio direto, plantas de cobertura e nutrição mineral.
Graduação em Pedagogia - Habilitação Administração Escolar, Doutorado em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC - Rio. Professor Adjunto III - Departamento de Educação Geral - Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Secretário Adjunto de Ensino da SEDUC-PA ( 2015 / 2018). Conselheiro Membro do Conselho Estadual de Educação ( 2015 até Abril/2019). Coordenador Pedagógico na Escola Técnica Estadual Magalhães Barata - ETEMB desde Janeiro/2019. Vice - Líder do Grupo de Pesquisa Linguagens e Tecnologia-UEPA. Experiência na Educação Superior, atuando com orientação acadêmica nos seguintes temas: Informática Educacional, Gestão Escolar, Formação de Professores, Tecnologia Educacional e Educação a Distância.
Formado em Administração
Servidor Público da UFRA
Chefe da Divisão de Eventos e Cultura da PROEX
Especialista em Gerenciamento orientado a Resultados com ênfase em Gestão de Projetos e Gestão da Qualidade. Formada em Administração. Atuou como analista e coordenadora de projetos em empresas de tecnologia que utilizavam, em seus processos produtivos, métodos ágeis, como os frameworks SCRUM e Kanban. Estudante, entusiasta e exploradora dos conhecimentos disruptivos e evolucionários da agilidade e suas tendências.
Técnica em Telecomunicações (instituto Federal do Pará – IFPA, Engenheira de Produção (Centro Universitário do Pará – CESUPA), Engenheira de Segurança no Trabalho (Faci-Devry) e Mestre em Engenharia Civil (Universidade Federal do Pará).
Atuo como professora na Faculdade da Amazônia – FAAM, ministrando aulas para o curso de Engenharia de Produção, e sou Chefe da Seção de Serviços Terceirizados e Estágio na Universidade Federal Rural da Amazônia.
Psicólogo Clínico e Organizacional, possui Mestrado em Administração de empresas, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e especialização em terapia cognitiva comportamental com foco no modelo de esquemas. Formações em orientação profissional, Professional Self Coaching e Maestria em Consultoria interna e externa de Organizações. Autor de vários programas de formação de líderes em organizações pelo Brasil. Atualmente também é professor e supervisor de estágio no curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Governador Valadares-MG e em várias Pós-Graduações de Psicologia e MBA´s pelo Brasil. Autor do Livro: Aprendendo a Lidar Com – Editora Kírios RJ e articulista da coluna de Comportamento do Jornal da Cidade . Possui o Blog www.aprendendoalidarcom.com.br onde escreve artigos sobre comportamento e os seus desafios diários.
Profa. Liamara Scortegagna possui graduação em Informática pela Universidade do Contestado (UnC), mestrado em Ciências da Computação e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Atualmente é professora Associado I da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e coordenadora do Curso de Licenciatura em Computação, modalidade EAD, bem como atua nos Mestrados Profissionais em Educação Matemática (PPGEM) e em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP).
É diretora de Desenvolvimento Científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), atua como avaliadora institucional e de cursos do Basis/INEP/MEC e como consultora ad-hoc da SERES, na regulação e supervisão de cursos e instituições de ensino superior.
Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil, graduação em Fisioterapia pela Universidade da Amazônia, mestrado e doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Pará nas linhas de pesquisa "Currículo e Formação de Professores" e "Educação, Cultura e Sociedade" respectivamente. Pedagoga na Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DCAD/UFRA) da Universidade Federal Rural da Amazônia. Pesquisadora dos seguintes grupos: Grupo José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latinoamericano (UFPA); Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ/ UFPA). Tem experiência na área de Pedagogia e Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: capacitação no Serviço Público, Educação Especial e Inclusiva, História da educação,Teoria Decolonial, Educação e saúde do campo, Currículo, Cultura, Educação em saúde, Reabilitação em Neurologia.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia (PPAD/UNAMA)
Coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governanaça Pública da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (CEPPE/EGPA)
Editor of Amazon, Organization and Sustainability Journal (AOS)
O Professor Marcel do Nascimento Botelho é agrônomo, formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA, 1994), mestre em Agronomia (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras (1996) e doutor em Gestão Educacional pela University of Wolverhampton (2008), Reino Unido. É Professor Adjunto IV da UFRA, onde atua há 28 anos. Possui experiência nas áreas de Ecofisiologia, Treinamento e Educação Superior, com ênfase em Educação Rural e Desenvolvimento Local. Atua, principalmente, nos seguintes temas: capacitação docente para o ensino superior, desenvolvimento local e pesquisa-ação
Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, da Universidade Federal do Pará (UFPA - 2019), Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2013) e Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA - 2008). Possui experiência nas áreas de Educação Formal (Educação Básica, Educação Superior e Educação a Distância) e Não-formal (Educação Profissional e Treinamentos Corporativos). Atualmente, exerce a função de Professor Efetivo da Prefeitura Municipal de Belém, Professor Convidado no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará e Pesquisador/Docente no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Estado e Educação na Amazônia (GESTAMAZON) da Universidade Federal do Pará.
Márcio Wariss Monteiro é professor efetivo do IFPA-Campus Belém. Trabalha com educação a distância desde 2012. Atualmente, dirige o Centro de Tecnologias em Educação a Distância - CTEAD, do IFPA. É graduado em Tecnologia em Processamento de Dados (UNAMA) e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Possui experiência nas áreas de Informática, Comunicação e Educação, atuando em temas relacionados a implicações socioculturais do uso de tecnologias informáticas no mundo contemporâneo, inclusive, a educação na cibercultura.
Graduanda de Engenharia Florestal/UFRA.
Coordenadora Geral do DCE UFRA.
Professora Titular da Faculdade de Computação do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente permanente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da UFPA. Doutora em Ciências - Desenvolvimento Socioambiental, pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido da UFPA (2004). Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Graduada em bacharelado em Matemática, modalidade Informática, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987). Atuou como coordenadora pedagógica da Assessoria de Educação a Distância da UFPA (AEDi). Possui experiência em preparação de materiais didáticos para EaD, construção de plataformas para cursos online e tutoria.
Graduado em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (2007), com especialização em "Docência em EaD" pela Universidade de Fortaleza (2011), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2014) e doutorando na Universidade Federal do Pará (UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Letras (2020 - Atual). Trabalhou como professor-tutor de Ensino a Distância do Instituto UFC Virtual nas disciplinas da graduação dos Cursos de Letras Português e Letras Inglês, como também foi professor pela Secretaria da Educação Básica do Ceará - SEDUC (2010 - 2016). Atualmente, é professor efetivo da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA - do Curso de Letras Português, coordena o Idiomas sem Fronteiras (IsF) da UFRA, o Português como Língua Estrangeira do IsF/UFRA e o Português como Língua Estrangeira do PEC-G/UFRA. Além disso, foi um dos coordenares a Residência Pedagógica, no Campus Tomé-Açu/UFRA. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica social, hipertexto, novas tecnologias, Língua Portuguesa, Português como língua estrangeira, Língua Inglesa e Políticas Linguísticas.
Mestre em Gestão Pública, Especialista em Gestão Pública com ênfase em gestão por competências, especialista em Gestão do Conhecimento e graduada em Biblioteconomia. Atualmente é bibliotecária na Universidade Federal Rural da Amazônia onde ministra os treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES e bases de dados científicas.
Servidor técnico administrativo da UFRA; cargo Vigilante; ano de ingresso: 1989; membro da coordenação do SINDTIFES.
Professora Titular do Núcleo de estudos Transdisciplinares em Educaçao Básica/NEB/UFPA. Pesquisadora da área de Políticas Públicas educacionais, com enfase em estudos sobre Planos de Educaçao, Programas e Projetos federais e suas dinamicas nas práticas escolares. Professora do Programa de Pós Graduaçao em Currículo e Gestao da Escola Básica e do Programa de Pós Graduaçao em Educaçao na Amazonia. |
Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/UFPA. Especialista em Biblioteconomia pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (FIJ) (2012). Graduada pela Universidade Federal do Pará (2007). É atualmente bibliotecária da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), atuando como Gerente no Repositório Institucional da UFRA (RIUFRA) (Portaria UFRA nº 2539 de 28/08/2017), entre outras atividades como: treinamentos de Normalização de Trabalhos Acadêmicos e ações do planejamento estratégico da biblioteca; Atuante na área de Repositórios Digitais, fazendo parte da Rede Norte de Repositórios Institucionais (NORTE/RIAA). Participa como membro do Grupo de Organização e Representação em Arquivos e Bibliotecas (ORAB/UFPA).
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1982), Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1994) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) com aprofundamento de estudos em Sociologia das Organizações Escolares na Universidade do Minho, em Portugal. Atualmente é Pesquisador e Docente Adjunto da Universidade Federal do Pará, do Instituto de Ciências da Educação, desenvolvendo suas atividades acadêmicas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Rural, do qual é o Líder Institucional, além de participar do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Estado e Educação na Amazônia (GESTAMAZON). Tem experiência na área de Gestão Educacional em unidades escolares e nos processos formativos em organizações sociais, realizando estudos sobre vivências em educação não-formal, educação do campo e educação em instituições prisionais, onde lidera uma Rede Interinstitucional de Apoio à Educação Prisional (REAPED) e um Projeto de Pesquisa em Educação Prisional no Estado do Pará.
Graduado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986) e em Engenharia Elétrica pela mesma Universidade (1985). Mestre (1989) e doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora (desde 1986). Pesquisador na área de Física, especialista em Estrutura Eletrônica de Moléculas Bioativas e de Nanodispositivos. Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (2004-2012, 2014-2018), foi Presidente da Câmara (2008-2010).Tem experiência na gestão e avaliação educacionais e outros temas em Educação Superior.
Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2014), especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) (Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz/2016), especialista em Libras (Faculdade Montenegro/2012), graduada em licenciatura em Letras-Libras (Universidade Federal de Santa Catarina/2012), graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (Universidade Estadual vale do Acaraú/2009) e Graduanda do Curso de Pedagogia Bilingue -NEO - no Instituto Nacional de Educação de surdos -INES. Professora Titular da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) na área: Letras / LIBRAS, Carreira do Magistério Superior, Classe A, Assistente - A I, com Dedicação Exclusiva onde atua também nos cursos de Graduação na área de Libras. Vice coordenadora pró-tempore do Curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal Rural da Amazônia. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras Libras pelo PARFOR da Universidade Federal Rural da Amazônia e Suplente no Conselho Estadual de Educação/PÁ. Já atuou como Professor-Formador II do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica - PARFOR/CAPES no curso de Pedagogia (UFRA/UFPA), Coordenou o PROATE no Instituto de Educação e Cultura do Pará (2013-2014) e Vice-Coordenadora do curso de Licenciatura em Letras/Libras/Português - na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (2016/2017). Ministra Cursos, Oficinas, Formações, Palestras e Treinamento na área de LIBRAS e Educação de surdos. Possui experiência nas áreas de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Educação Bilingue, Educação Inclusiva, Educação Especial, Língua Portuguesa como L2, Aquisição de Linguagem, Literatura visual, Metodologias para o ensino de L1 e L2 para surdos e ouvintes, Gestos, Linguística e Multiculturalismo. Integra o Grupo de Pesquisa GELPEA (Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia/UEPA). Já integrou os Grupos de Pesquisa Inventário Paraense de Língua Brasileira de Sinais (2015-2018), Educação bilíngue para surdos: produção de material didático em Língua Brasileira de Sinais (2015-2016) da Universidade do Estado do Pará. É a primeira Surda a defender a Dissertação de Mestrado na Universidade do Estado do Pará
Psicóloga. Mestra e Doutoranda em Psicologia pela UFPA. Professora efetiva da UFRA Campus Tomé-Açu. Estuda e pesquisa políticas públicas, principalmente as políticas de assistência social e educação. Interesses também em estudos transdisciplinares da psicologia com os campos da filosofia e sociologia. Como professora atua com foco na educação, em formação docente, processo de ensino-aprendizagem inclusivos e demandas contemporâneas, e no foco do trabalho, envolvendo ética profissional e organizações.
Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Língua Adicional (Inglês), Treinamento para Formação de Professores de Línguas Adicionais e Metodologias Ativas. É Mestre em Ensino pelo programa de pós-graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará, na linha de pesquisa Inovações Metodológicas no Ensino Superior (INOVAMES). Atualmente, exerce as funções de professor de curso livre de idiomas e de Escola de Educação Bilíngue. É membro da organização do evento regional BRAZ-TESOL Belém Chapter, atuando como Conselheiro Acadêmico. É colaborador no Grupo de Pesquisa em Educação Rural, da Universidade Federal do Pará. É membro do Grupo de Educadores Google de Belém.
Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia-PA, Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Mestre em Engenharia Agrícola, na área de concentração de Engenharia de água e solo e linha de pesquisa água no sistema solo-planta-atmosfera, pela Universidade Federal de Santa Maria-RS e Doutor em Agronomia, na área de Concentração de Fitotecnia, pela Universidade Federal do Ceará-CE. Professor Adjunto III da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus de Capitão Poço - PA, na área de Irrigação e Máquinas e Mecanização Rural, nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal, além de ocupar no momento o cargo de Diretor do Campus de Capitão Poço/UFRA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Parâmetros Físicos do solo, Irrigação, Mecanização Rural, Balanço Hídrico e Modelagem Matemática.
Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), Ex-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do Campus Visconde da Graça (CaVG) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Ex-coordenador Geral de Tecnologias da Educação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC). Ex-coordenador da Coordenadoria de Produção de Tecnologias Educacionais (CPTE/IFSUL). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) desde 2010. Coordenador Geral do projeto PROEDU (Repositório de Conteúdo didático Digital para Educação Profissional e Tecnológica) da SETEC/MEC, Coordenador do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Pelotas Visconde da Graça do IFSUL. Coordenador do Eixo Educação do Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (Conssedi) do município de Pelotas. Tem experiência nas áreas de Ensino e Educação Inclusiva, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Gestão e Monitoramento de Políticas Públicas para Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade universal; inclusão escolar; tecnologias assistivas; políticas públicas para educação; educação profissional e tecnológica; tecnologias na educação; tecnologias da informação e comunicação; informática na educação; e educação a distância.
Graduação em Engenharia Agronômica, especialização em Heveicultura, Extensão Rural, Administração Rural, Gestão do Agronegócio, Gestão Agroindustrial, Mestrado em Economia Rural e Doutorado em Ciências Agrárias. Diretor Técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (de 1995 a 2003). Coordenador do Campus XX – UEPA Castanhal (de 2009 a 2013), Vice-Reitor da UEPA (2013/2017) e atual Reitor (2017/2021) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atua principalmente nas seguintes áreas: desenvolvimento rural, agricultura familiar, extensão rural, estratégia sustentável, cadeia produtiva e gestão econômica e organizacional de empresas.
Médica Veterinária graduada na Faculdade de Ciências Agrárias do Pará, atual UFRA, em 1987, professora de Anestesiologia no Curso de Medicina Veterinária, desde 1992 e colaboradora nas disciplinas de Técnica Operatória e Clínica Cirúrgica, atuando como anestesista. É líder de grupo de pesquisa. Coordena projetos de pesquisa e extensão cadastrados na PROPED e PROEX. Orientadora de discentes de graduação do curso na extensão e Pibic. Na pós-graduação, orienta 3 Residentes Médicos Veterinários e 2 mestrandos.
Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2002), Mestre em Sociologia Geral pela UFPA (2005) e Doutora em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2013). Atualmente é Vice Diretora do ISARH/UFRA e professora ministrando a disciplina Sociologia Rural. Coordena o Grupo de Pesquisa em Relações de Gênero e Ruralidades Amazônicas (GERAR) e integra os Grupos NEDAM e Rede Humanidades UFRA.
Engenheiro Agrônomo. MSc Solos e Nutrição de Plantas. Dr. Geologia e Geoquímica
Engenheiro Agrônomo na UFRA. Ex Pró Reitor de Extensão. Ex Vice-Presidente da Funverde. Ex Chefe do Laboratório de Solos
Presidente do ATENS/PA. Presidente da Comissão de Ética UFRA.
Autor de artigos publicados em revistas e de cinco livros em Ciências Agrárias
Professora Graduada em Ciência da Computação (UFPA), Mestre em
Informática (UFES) e Doutora em Engenharia Elétrica (UFPA).
Atualmente, é professora e está como Pró-Reitora de Planejamento e
Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal Rural da
Amazônia (UFRA). Já atuou como Coordenadora Institucional do Programa
de Bolsas de Iniciação à Docência da UFRA e como Pró-Reitora Adjunta
de Assuntos Estudantis da UFRA. Tem experiência, atuou e atua em
projetos de sistemas de informação, inclusão digital, educação a
distância, análise de redes sociais, sistemas multiagentes, educação
em computação, gerência de projetos e análise e mineração de dados.
Possui DOUTORADO em Administração (UNAMA) MESTRADO INTERNACINAL - UDE (2008) e MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN (2010). graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela UFPA (2003), graduação em PEDAGOGIA pela UEPA (2002), ESPECIALIZAÇÃO Metodologia do Ensino superior (UEPA), Eco Auditoria (UFPA) ). Atuou em IES em cursos: Técnico-profissionalizantes, Graduação e Pós graduação, na Capital e no interior do Estado. desenvolveu atividades em gerencial, terceiro setor, micro e pequenas empresas, Empresa de Capital Aberto e Fechado, metodologia, didática, avaliação e Educação. Tendo experiência em implementação de Sistema de Gestão Ambiental, cooperativa e formação profissional, autora de artigos e professora da Universidade Federal Rural da Amazônia contribuindo diuturnamente para o desenvolvimento da Educação.
Bacharel em Administração
Mestre em Administração
Mestre em Criatividade e Inovação
Servidor Público da UFRA
Atualmente assume a Função de Pró-reitor Adjunto de Gestão de Pessoas
Pesquisador do GESTAMAZON/GERU