I CONLLIJ - CONGRESSO NACIONAL DE LETRAMENTO(S) E LITERATURA INFANTO-JUVENIL

I CONLLIJ - CONGRESSO NACIONAL DE LETRAMENTO(S) E LITERATURA INFANTO-JUVENIL

Faça sua inscrição
De 11 a 13 de abril Todos os dias das 13h00 às 18h00

Sobre o Evento

O CONLLIJ nasceu da necessidade de discutir o Letramento à luz das literaturas, especialmente, da LITERATURA INFANTO-JUVENIL. Dessa forma, agregamos a essa necessidade as múltiplas formas da Linguagem como propiciadora para os espaços educacionais, de maneira a possibilitar a interação entre PEDAGOGIA E LETRAS para suprir as dificuldades das práticas letradas atrelada ao prazer da leitura.

NOVAS DATA: 11 a 13 de ABRIL de 2019

ANO 1: AUTOR HOMENAGEADO - MONTEIRO LOBATO

O eixo integrador para o I CONLLIJ:

  • Eixo 1: LETRAMENTOS, PRÁTICAS DE LEITURAS E LITERATURA INFANTIL
  • Eixo 2: LETRAMENTOS E LITERATURA JUVENIL

TUTORIAL EM VÍDEO: Como fazer uma inscrição em um evento. Confira em: https://www.youtube.com/watch?v=XpA3S1muGlo

FAÇA SUA INSCRIÇÃO TAMBÉM NO II SINEIL QUE SERÁ REALIZADO NO MESMO DIA E LOCAL: https://www.doity.com.br/iisineil#registration

Programação

08h30 CREDENCIAMENTO Credenciamento
Local: sala -secretaria de centro

CREDENCIAMENTO:

10h30 CONFERÊNCIA DE ABERTURA: ATRAVESSAMENTOS TEÓRICOS EXPERIÊNCIAS DE LEITURA SOB VIÉS DAS ANÁLISES DO DISCURSO Conferência
Local: Auditório 412

10:30 às12:00- GPLEI- CONFERÊNCIA DE ABERTURA

TEMA: ATRAVESSAMENTOS TEÓRICOS EXPERIÊNCIAS DE LEITURA SOB VIÉS DAS ANÁLISES DO DISCURSO

PROFª DRA MARIA DE FÁTIMA ALMEIDA

MS WILDER KLÉBER FERNANDES

EDERSON LUIS SILVEIRA

10:30 ÀS 12:00

12h00 almoço Almoço
Local: a definir

Horário:

Das 12:00 às 13:30

13h30 PALESTRA: AUTISMO E INCLUSÃO Palestra
Local: Auditório 412

10:30 ÀS 12:00

PALESTRA: AUTISMO E INCLUSÃO

Palestrante:Francisco de Assis Xavier Neto.

Tema: Autistas, mestres da linguagem. O tratamento psicanalítico dos autismos.

Francisco de Assis Xavier Neto. (Psicanalista, psicólogo, especialista em saúde mental, reabilitador no SERI - AUTISMO da FUNAD.

EXPOSIÇÃO:INCLUSÃO PELA ARTE

Alex Dias

Um adulto autista, 25 anos, envolvido no mundo das artes desde criança. Costuma retratar paisagens, animais e o espaço sideral, fazendo uso de cores intensas, técnicas variadas, com predominância de tons de azul. Foi homenageado na ECIT, onde estuda, como artista revelação no ano de 2018 e passa boa parte do seu tempo livre entre tintas e pincéis.

14h00 NOTA: conferência - Rildo Cosson (CANCELADA) Conferência
Local: Auditório

NOTA

A organização do evento comunica que por motivos maiores a participação do PROF Rildo Cosson foi cancelada, comunica, ainda, que fará o possível para trazê-lo em outra ocasião.

CONFERÊNCIA DE ABERTURA: (CANCELADA)

Título :Literatura e ensino fundamental: a matéria ausente

RILDO COSSON

Doutor em Letras (UFRGS) e Educação ( UFMG)

15h30 Palestra:Tecnologia, Criatividade e Inovação Palestra
Local: 412

Tecnologia, Criatividade e Inovação

Prof Marcos Túlio da Silva Júnior

17h00 Coffee break Intervalo
Local: HALL DO CCHLA

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

PROGRAMAÇÃO CONLLIJ

11-04-2019

09:30 ÀS 10:30

09:00- Abertura- Rosilene Felix Mamedes

09:30 ÀS 10:30-

MESA-REDONDA-SEDEC-JP- NOVOS RUMOS PARA A EDUCAÇÃO EM JP

10:30 ÀS 12:00

 

10:30 às 12:00 - GPLEI- CONFERÊNCIA DE ABERTURA

TEMA: ATRAVESSAMENTOS TEÓRICOS EXPERIÊNCIAS DE LEITURA SOB VIÉS  DAS ANÁLISES DO DISCURSO

PROFª DRA MARIA DE FÁTIMA ALMEIDA

MS WILDER KLÉBER FERNANDES

EDERSON LUIS SILVEIRA

 

11-04-TARDE: 13:30  ÀS 15:00

PALESTRA: AUTISMO E INCLUSÃO

EXPOSIÇÃO:INCLUSÃO PELA ARTE

Alex Dias

Um adulto autista, 25 anos, envolvido no mundo das artes desde criança. Costuma retratar paisagens, animais e o espaço sideral, fazendo uso de cores intensas, técnicas variadas, com predominância de tons de azul. Foi homenageado na ECIT, onde estuda, como artista revelação no ano de 2018 e passa boa parte do seu tempo livre entre tintas e pincéis.

14:00 ÀS 15:30—Palestra : Inclusão pela Arte- Auditório 412- CCHLA- UFPB

15:30  às 17:00 – Tecnologia, Criatividade e Inovação

 Prof Marcos Túlio da Silva  Júnior

 

12-04-2019- MANHÃ

08:30- CREDENCIAMENTO- SALA DE REUNIÕES- CCHLA- UFPB

09:00- GRUPOS DE TRABALHOS-

SALAS: 402, 404,408, 506,511 e 513.

10:30 – 12:00- PALESTRA-AUDITÓRIO 411 PALESTRA:  Leitura literária e sala de aula.

JAIRO CÉZAR- Escritor e Professor. Formado em Letras pela UFPB, Especialista em Fundamentos da Educação: Práticas Interdisciplinares pela UEPB e atual Secretário Executivo de Cultura e Esporte de Sapé.

A palestra será seguida de debate e exposição de livros.

 

TARDE

13H30 às 17:00- ATIVIDADES- MINICURSOS E OFICINAS- SALAS: 402, 404 E 408

14H00 às 16:00- Palestra-  CCHLA- UFPB

Auditório 412.- Tema: "Tecnologias Assistivas: Qual sua influência e seu papel na Inclusão Escolar?

 

DIA:13-04-2019

MANHÃ: 08:30 ÀS 12:00

CREDENCIAMENTO- SALA DE REUNIÕES- CCHLA- UFPB

 GRUPOS DE TRABALHOS: SALAS: 402, 404 E 408

09:30 ÀS 11:00- AUDITÓRIO 412

  • PALESTRA- LEITURA E SUBJETIVIDADE: MARCAS DE SUBJETIVIDADE NA ESCRITA PSICANALÍTICA

11:00 ÀS 12:00 – AUDITÓRIO 412

  • MESA -REDONDA 1- LETRAMENTO E LITERATURA INFANTO-JUVENIL

 

TARDE- 13:30 ÀS  16:30

MINICURSO E OFICINAS:

SALA 402

MINICURSO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 1 : ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM CONTEXTO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

SALA:404

SUSSURROFONE: RECURSO DIDÁTICO QUE AUXILIA NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

SALA: 408

LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PRÁTICA POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO BÁSICO

 

SESSÃO DE PÔSTER

15:30 ÀS 16:30

 

ENCERRAMENTO


 

Às08h30 - SALAS E AUDITÓRIOS

EXPOSIÇÃO

EXPOSIÇÃO

INCLUSÃO PELA ARTE

Alex Dias 

Um adulto autista, 25 anos, envolvido no mundo das artes desde criança. Costuma retratar paisagens, animais e o espaço sideral, fazendo uso de cores intensas, técnicas variadas, com predominância de tons de azul. Foi homenageado na ECIT, onde estuda, como artista revelação no ano de 2018 e passa boa parte do seu tempo livre entre tintas e pincéis.

 

Às09h00 - Auditório

MESA-REDONDA-SEDEC-JP- NOVOS RUMOS PARA A EDUCAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA EM JOÃO PESSOA

11-04-MANHÃ: 09:00  ÀS 10:30

MESA-REDONDA-SEDEC-JP- NOVOS RUMOS PARA A EDUCAÇÃO EM JP

 

Edilma da Costa Freire- Secretária de Educação do Município de João Pessoa 

Kaline Gonzaga Barboza-
Professora do Município de João Pessoa, atualmente chefe de gabinete da Sedec 

Gioconda Maria Medeiros Azevedo- professora do município de João Pessoa, atualmente Coordenadora das Escolas de Tempo Integral da Sedec 

Francineide Ribeiro Viana santos- professora do Município de João Pessoa coordenadora da Educação Infantil da Sedec

Às09h00 - Auditório 411

Apresentação:  Contação de história

ABERTURA- Apresentação:  Contação de história

Lara Machado
Aluna do Colégio Meta

Emerson Machado
Educador Social
Pesquisador de Brinquedo Popular

 

Às09h00 - 412

EXPOSIÇÃO

EXPOSIÇÃO

INCLUSÃO PELA ARTE

Alex Dias 

Um adulto autista, 25 anos, envolvido no mundo das artes desde criança. Costuma retratar paisagens, animais e o espaço sideral, fazendo uso de cores intensas, técnicas variadas, com predominância de tons de azul. Foi homenageado na ECIT, onde estuda, como artista revelação no ano de 2018 e passa boa parte do seu tempo livre entre tintas e pincéis.

 

Às13h30 - Auditório
08h30 CREDENCIAMENTO Credenciamento
Local: sala -secretaria de centro

CREDENCIAMENTO:

08h30 OFICINA- Aula de Letramento Literário Oficina
Local: SALA 402

NOTA:

A organização do evento comunica que por motivos maiores a participação do Prof Rildo Cosson foi cancelada, comunicamos, ainda, que iremos fazer o possível para trazê-lo em outra ocasião.

OFICINA: título: Aula de Letramento Literário (CANCELADO)

Ministrante: RILDO COSSON

VAGAS: 16

09h00 GRUPOS DE TRABALHOS Apresentação de Trabalhos
Local: SALAS

HOMENAGEADO ANO 1: MONTEIRO LOBATO

GRUPOS DE TRABALHOS

EIXO 1- LETRAMENTO E LITERATURA INFANTIL

Gt1- Literatura infantil e a ludicidade nos primeiros anos escolar

Gt2: Socializando experiências em salas de aulas

Gt3: Literatura e sua contribuição na formação dos leitores infantis

Gt4- Literatura Infantil e outras artes

GT5- Sessão Livre

EIXO 2- LETRAMENTO E LITERATURA JUVENIL

GT1: Literatura, cinema e outras artes

GT2- Literatura e os Best Seller em sala de aula: novos gostos e novos horizontes

GT3- Literatura contemporânea e Literatura juvenil

GT4- Literatura Clássica:Didatização para o ensino

GT5: LIteratura infanto-juvenil e formação de leitores

GT6: Letramento midiáticos e novas tecnologias

Gt7- Literatura, Diversidade e gênero

09h00 APRESENTAÇÕES DOS GTS Apresentação de Trabalhos
Local: SALAS 402 E 404

TRABALHOS APROVADOS CONLLIJ

A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO SOLICITA QUE TODOS OS CONGRESSISTAS, POR GENTILEZA, CONSULTEM SEUS DIAS E HORÁRIOS, E CASO PRECISE DE ALTERAÇÃO, FAVOR , NO DIA, SE DIRIGIR À SECRETARIA DO EVENTO QUE FICARÁ NA SALA DE REUNIÕES, NO CCHLA-UFPB.

EIXO 1-GT1- Literatura infantil e a ludicidade nos primeiros anos escolar

EIXO 1- GT3: Literatura e sua contribuição na formação dos leitores infantis

EIXO 1- GT5- Literatura, Diversidade e gênero

COORDENADOR DE GT:

HORÁRIO

SALA

402

09:00

LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS NOS CREIS DE JOÃO PESSOA

(Maria da Conceição Pereira Ferreira Alves, Glória de Lourdes Figueiredo Sousa, Lindinalva de Alcântara Correia)

09:15

A LITERATURA INFANTIL VIVÊNCIAS NOS CREI’s DE JOÃO PESSOA

(Lindinalva de Alcântara Correia, Maria da Conceição Pereira Ferreira Alves, Glória de Lourdes Figueiredo Sousa)

09:30

Brincadeiras populares. Crianças. Interações.,

Francineide Ribeiro Viana Santos, Ivanise Lira dos Sntos, Waldenira C. de Almeida Montenegro)

09:45

O MUNDO LETRADO NO BERÇÁRIO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NOS CREIS DE JOÃO PESSOA

(Edilma da Costa Freire, Kaline Gonzaga Barboza, Francineide Ribeiro Viana Santos)

10:00

“PROJETO EDUCAÇÃO INFANTIL EM MOSTRA”: UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA

Kaline Gonzaga Barboza - SEDEC

Aryanne Rodrigues Thomáz Coutinho - SEDEC

Francineide Ribeiro Viana Santos - SEDEC

EIXO 2- GT1: Literatura, cinema e outras artes -SALA404

HORÁRIO

TRABALHOS

AUTORES

09:00

CORDÉIS E QUADRINHOS: EU TAMBÉM FAÇO

(Elizabete Bezerra da Silva, Adrielly Zhong Monteiro)

09:15

Chapeuzinho Amarelo, da literatura à psicanálise: o que o medo da criança tem a nos dizer?

Suele Conde Soares

09:30

POESIA E PINTURA EM SALA DE AULA: DIÁLOGOS COM BAKHTIN E O CÍRCULO

(Niedja Maria Gomes Silva, Wilder Kleber Fernandes de Santana)

09:45

LEITURA LITERÁRIA NA INFÂNCIA: SUAS CONTRIBUIÇÕES NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE LINGUAGEM E ESCRITA EM CONTEXTO DE ESCOLA PÚBLICA

(Júlio césar Lima Fernandes, José Carlos Cezar da Silva, Lucilene Maria da Conceição Santos)

10:00

PRA QUE SERVE?: A REALIDADE COMO VILÃ OU ALIADA DO TEXTO LITERÁRIO?

(Raissa Gonçalves de Andrade Moreira)

EIXO 2- GT5: Literatura infanto-juvenil e formação de leitores

13-04-2019- SALA 402

13:30 ÀS 15:30

HORÁRIO

TRABALHOS

AUTORES

13:30

LEITURA LITERÁRIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(Jociélia Francisca de Sousa)

13:45

LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Jôse Pessoa de Lima, Janaíne Freitas de Medeiros, Neusilena de Brito Costa

14:00

“A VIUVINHA” EM CORDEL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

(ROSEANA PALMEIRA DOS SANTOS)

14:15

LITERATURA INFANTO-JUVENIL EM PERSPECTIVA DIALÓGICA E A FORMAÇÃO DE JOVENS LEITORES CRÍTICOS

(Wilder Kleber Fernandes de Santana, Adilma Gomes da Silva Machado)

14:30

POESIA DE VINÍCIUS NO ENSINO INFANTO-JUVENIL DE ALUNOS

URANDY ALVES DE MELO, ALISSON CLEBIO DE ARAÚJO PEREIRA

14:30 ÀS 15:00

DEBATE

EIXO 2- GT6: Letramento midiático e novas tecnologias

SALA-404

HORÁRIO

14:00

Letramento digital: um instrumento pedagógico para alfabetização na educação infantil.

Gioconda Maria Medeiros Azevedo, Rosane Araújo de Arruda, Morgana Farias de Luna)

14:15

O HIPERFOCO DO ALUNO TEA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

(Carla Lúcio Alves, Jessyka Natalya de Sousa Cavalcanti)

14:30

Gêneros digitais e múltiplos letramento: as potencialidades pedagógicas da literatura do ciberespaço.

(Joanita Baú de Oliveira)

14:30 ÀS 15:00

DEBATE

S

09h30 Palestra:Leitura literária e sala de aula. Palestra
Local: Auditório 412

10:30 ÀS 12:00- AUDITÓRIO 411 PALESTRA: Leitura literária e sala de aula.

JAIRO CÉZAR- Escritor e Professor. Formado em Letras pela UFPB, Especialista em Fundamentos da Educação: Práticas Interdisciplinares pela UEPB e atual Secretário Executivo de Cultura e Esporte de Sapé.

A palestra será seguida de debate e exposição de livros.

10h30 PALESTRA- LEITURA E SUBJETIVIDADE: MARCAS DE SUBJETIVIDADE NA ESCRITA PSICANALÍTICA POR MEIO DE DIÁRIOS PESSOAIS Palestra
Local: Auditório 412

15:00 ÀS 17:00- PALESTRA- LEITURA E SUBJETIVIDADE: MARCAS DE SUBJETIVIDADE NA ESCRITA PSICANALÍTICA POR MEIO DE DIÁRIOS PESSOAIS

Ms. Rosilene Felix Mamedes

Esp. Christianne D. Nogueira Formiga

13h30 ATIVIDADES- MINICURSOS E OFICINAS Minicurso
Local: SALAS CCHLA

AS ATIVIDADES:

As atividades são divididas em oficinas e minicursos.

MINICURSO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 1 : ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM CONTEXTO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

SUSSURROFONE: RECURSO DIDÁTICO QUE AUXILIA NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PRÁTICA POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO BÁSICO

-OFICNAS- 4 HORAS

- MINICURSOS- 8 HORAS.

13h30 SESSÃO DE PÔSTER Exposição
Local: HALL DO CCHLA

SESSÃO DE PÔSTER

13:30 ÀS 15:00

13h30 MINICURSO- Da opulência dos farrapos: peles amaldiçoadas do feminino. Minicurso
Local: Sala 513

Da opulência dos farrapos: peles amaldiçoadas do feminino.

Prof Dr Hermano R. de França

Ementa: Discutir os modos de representação do corpo feminino, na literatura infantil e juvenil no Oriente e Ocidente.

14h00 GRUPOS DE TRABALHOS Apresentação de Trabalhos
Local: SALAS

HOMENAGEADO ANO 1: MONTEIRO LOBATO

GRUPOS DE TRABALHOS

EIXO 1- LETRAMENTO E LITERATURA INFANTIL

Gt1- Literatura infantil e a ludicidade nos primeiros anos escolar

Gt2: Socializando experiências em salas de aulas

Gt3: Literatura e sua contribuição na formação dos leitores infantis

Gt4- Literatura Infantil e outras artes

GT5- Sessão Livre

EIXO 2- LETRAMENTO E LITERATURA JUVENIL

GT1: Literatura, cinema e outras artes

GT2- Literatura e os Best Seller em sala de aula: novos gostos e novos horizontes

GT3- Literatura contemporânea e Literatura juvenil

GT4- Literatura Clássica:Didatização para o ensino

GT5: LIteratura infanto-juvenil e formação de leitores

GT6: Letramento midiáticos e novas tecnologias

Gt7- Literatura, Diversidade e gênero

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

PROGRAMAÇÃO CONLLIJ

11-04-2019

09:30 ÀS 10:30

09:00- Abertura- Rosilene Felix Mamedes

09:30 ÀS 10:30-

MESA-REDONDA-SEDEC-JP- NOVOS RUMOS PARA A EDUCAÇÃO EM JP

10:30 ÀS 12:00

 

10:30 às 12:00 - GPLEI- CONFERÊNCIA DE ABERTURA

TEMA: ATRAVESSAMENTOS TEÓRICOS EXPERIÊNCIAS DE LEITURA SOB VIÉS  DAS ANÁLISES DO DISCURSO

PROFª DRA MARIA DE FÁTIMA ALMEIDA

MS WILDER KLÉBER FERNANDES

EDERSON LUIS SILVEIRA

 

11-04-TARDE: 13:30  ÀS 15:00

PALESTRA: AUTISMO E INCLUSÃO

EXPOSIÇÃO:INCLUSÃO PELA ARTE

Alex Dias

Um adulto autista, 25 anos, envolvido no mundo das artes desde criança. Costuma retratar paisagens, animais e o espaço sideral, fazendo uso de cores intensas, técnicas variadas, com predominância de tons de azul. Foi homenageado na ECIT, onde estuda, como artista revelação no ano de 2018 e passa boa parte do seu tempo livre entre tintas e pincéis.

14:00 ÀS 15:30—Palestra : Inclusão pela Arte- Auditório 412- CCHLA- UFPB

15:30  às 17:00 – Tecnologia, Criatividade e Inovação

 Prof Marcos Túlio da Silva  Júnior

 

12-04-2019- MANHÃ

08:30- CREDENCIAMENTO- SALA DE REUNIÕES- CCHLA- UFPB

09:00- GRUPOS DE TRABALHOS-

SALAS: 402, 404,408, 506,511 e 513.

10:30 – 12:00- PALESTRA-AUDITÓRIO 411 PALESTRA:  Leitura literária e sala de aula.

JAIRO CÉZAR- Escritor e Professor. Formado em Letras pela UFPB, Especialista em Fundamentos da Educação: Práticas Interdisciplinares pela UEPB e atual Secretário Executivo de Cultura e Esporte de Sapé.

A palestra será seguida de debate e exposição de livros.

 

TARDE

13H30 às 17:00- ATIVIDADES- MINICURSOS E OFICINAS- SALAS: 402, 404 E 408

14H00 às 16:00- Palestra-  CCHLA- UFPB

Auditório 412.- Tema: "Tecnologias Assistivas: Qual sua influência e seu papel na Inclusão Escolar?

 

DIA:13-04-2019

MANHÃ: 08:30 ÀS 12:00

CREDENCIAMENTO- SALA DE REUNIÕES- CCHLA- UFPB

 GRUPOS DE TRABALHOS: SALAS: 402, 404 E 408

09:30 ÀS 11:00- AUDITÓRIO 412

  • PALESTRA- LEITURA E SUBJETIVIDADE: MARCAS DE SUBJETIVIDADE NA ESCRITA PSICANALÍTICA

11:00 ÀS 12:00 – AUDITÓRIO 412

  • MESA -REDONDA 1- LETRAMENTO E LITERATURA INFANTO-JUVENIL

 

TARDE- 13:30 ÀS  16:30

MINICURSO E OFICINAS:

SALA 402

MINICURSO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 1 : ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM CONTEXTO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

SALA:404

SUSSURROFONE: RECURSO DIDÁTICO QUE AUXILIA NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

SALA: 408

LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PRÁTICA POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO BÁSICO

 

SESSÃO DE PÔSTER

15:30 ÀS 16:30

 

ENCERRAMENTO


 

Às08h30 - SALAS E AUDITÓRIOS

SUSSURROFONE: RECURSO DIDÁTICO QUE AUXILIA NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

Facilitadora: MORGANA FARIAS DE LUNA

EMENTA: Este minicurso tem como objetivo geral  apresentar o instrumento didático do sussurrofone como  uma proposta didática para a aquisição da escrita e da leitura. Neste minicurso iremos mostrar o passo a passo da construção do recurso, bem como demonstrar propostas de atividades e vivências pedagógicas realizadas em turmas de alfabetização.

Às09h00 - 402

MINICURSO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 1 : ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM CONTEXTO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Facilitador: Wilder Santana e Adilma Machado.

MINICURSO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM : ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM CONTEXTO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Este minicurso terá a função de trabalhar as dificuldades de aprendizagem  a partir da proposta do letramento  em turmas do ensino fundamental I.

Nesse sentido, usaremos como recurso os gêneros textuais como forma de trabalhar as práticas sociais de leitura e escrita.

Às09h00 - 404

HORÁRIOS DOS GTS

 

 TRABALHOS APROVADOS CONLLIJ

A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO SOLICITA QUE TODOS OS CONGRESSISTAS, POR GENTILEZA,  CONSULTEM SEUS DIAS E HORÁRIOS, E CASO PRECISE DE ALTERAÇÃO, FAVOR , NO DIA, SE DIRIGIR À SECRETARIA DO EVENTO QUE FICARÁ NA SALA DE REUNIÕES, NO CCHLA-UFPB.

 

12-04-2019

EIXO 1-GT1- Literatura infantil e a ludicidade nos primeiros anos escolar

EIXO 1- GT3: Literatura e sua contribuição na formação dos leitores infantis

EIXO 1- GT5- Literatura, Diversidade e gênero

COORDENADOR DE GT:

 

HORÁRIO

SALA

402

09:00

LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS NOS CREIS DE JOÃO PESSOA
 

(Maria da Conceição Pereira Ferreira Alves, Glória de Lourdes Figueiredo Sousa, Lindinalva de Alcântara Correia)

09:15

A LITERATURA INFANTIL VIVÊNCIAS NOS CREI’s DE JOÃO PESSOA
 

(Lindinalva de Alcântara Correia, Maria da Conceição Pereira Ferreira Alves, Glória de Lourdes Figueiredo Sousa)

09:30

 Brincadeiras populares. Crianças. Interações.,

Francineide Ribeiro Viana Santos, Ivanise Lira dos Sntos, Waldenira C. de Almeida Montenegro)
 

09:45

O MUNDO LETRADO NO BERÇÁRIO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NOS CREIS DE JOÃO PESSOA
 

(Edilma da Costa Freire, Kaline Gonzaga Barboza, Francineide Ribeiro Viana Santos)

10:00

“PROJETO EDUCAÇÃO INFANTIL EM MOSTRA”: UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA

Kaline Gonzaga Barboza - SEDEC

Aryanne Rodrigues Thomáz Coutinho - SEDEC

Francineide Ribeiro Viana Santos - SEDEC

 

 

 

EIXO 2- GT1: Literatura, cinema e outras artes –SALA 404

 

HORÁRIO

TRABALHOS

AUTORES

09:00

CORDÉIS E QUADRINHOS: EU TAMBÉM FAÇO
 

(Elizabete Bezerra da Silva, Adrielly Zhong Monteiro)

09:15

Chapeuzinho Amarelo, da literatura à psicanálise: o que o medo da criança tem a nos dizer?

Suele Conde Soares

09:30

POESIA E PINTURA EM SALA DE AULA: DIÁLOGOS COM BAKHTIN E O CÍRCULO
 

(Niedja Maria Gomes Silva, Wilder Kleber Fernandes de Santana)

 

09:45

LEITURA LITERÁRIA NA INFÂNCIA: SUAS CONTRIBUIÇÕES NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE LINGUAGEM E ESCRITA EM CONTEXTO DE ESCOLA PÚBLICA
 

(Júlio césar Lima Fernandes, José Carlos Cezar da Silva, Lucilene Maria da Conceição Santos)

10:00

PRA QUE SERVE?: A REALIDADE COMO VILÃ OU ALIADA DO TEXTO LITERÁRIO?
 

(Raissa Gonçalves de Andrade Moreira)

EIXO 2- GT5: Literatura infanto-juvenil e formação de leitores

13-04-2019- SALA 402

13:30 ÀS 15:30

 

HORÁRIO

TRABALHOS

AUTORES

13:30

LEITURA LITERÁRIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
 

(Jociélia Francisca de Sousa)

13:45

LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
 

Jôse Pessoa de Lima, Janaíne Freitas de Medeiros, Neusilena de Brito Costa

14:00

“A VIUVINHA” EM CORDEL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
 

(ROSEANA PALMEIRA DOS SANTOS)

14:15

LITERATURA INFANTO-JUVENIL EM PERSPECTIVA DIALÓGICA E A FORMAÇÃO DE JOVENS LEITORES CRÍTICOS
 

(Wilder Kleber Fernandes de Santana, Adilma Gomes da Silva Machado)

14:30

POESIA DE VINÍCIUS NO ENSINO INFANTO-JUVENIL DE ALUNOS
 

URANDY ALVES DE MELO, ALISSON CLEBIO DE ARAÚJO PEREIRA

14:30 ÀS 15:00

DEBATE

 

 

13-04-2019

EIXO 2- GT6: Letramento midiático e novas tecnologias

SALA-404

HORÁRIO

 

 

14:00

Letramento digital: um instrumento pedagógico para alfabetização na educação infantil.
 

Gioconda Maria Medeiros Azevedo, Rosane Araújo de Arruda, Morgana Farias de Luna)

14:15

O HIPERFOCO DO ALUNO TEA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
 

(Carla Lúcio Alves, Jessyka Natalya de Sousa Cavalcanti)

14:30

Gêneros digitais e múltiplos letramento: as potencialidades pedagógicas da literatura do ciberespaço.
 

(Joanita Baú de Oliveira)

14:30 ÀS 15:00

DEBATE

 

 

 

 

 

 

 

 

Às09h00 - SALAS 402 E 404

LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PRÁTICA POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO  BÁSICO

FACILITADORAS: JÔSE  PESSOA E JANAINE MEDEIROS

LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PRÁTICA POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO  BÁSICO

 

Pretendemos discutir, nesse minicurso, sobre concepções de letramento literário, enfatizando a importância desse processo para o ensino de literatura na Educação Básica como práticas sociais de leitura e discussão de gêneros literários. Nesse sentido, abordaremos experiências exitosas realizadas em sala de aula com alunos do Ensino Fundamental, envolvendo poemas, contos e romances, objetivando a promoção do letramento literário.

Às13h30 - sala 4
08h30 CREDENCIAMENTO Credenciamento
Local: sala -secretaria de centro

CREDENCIAMENTO:

09h00 ATIVIDADES- MINICURSOS E OFICINAS Minicurso
Local: SALAS CCHLA

AS ATIVIDADES:

As atividades são divididas em oficinas e minicursos.

MINICURSO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 1 : ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM CONTEXTO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

SUSSURROFONE: RECURSO DIDÁTICO QUE AUXILIA NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PRÁTICA POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO BÁSICO

-OFICNAS- 4 HORAS

- MINICURSOS- 8 HORAS.

09h00 MESA -REDONDA 1- LETRAMENTO E LITERATURA INFANTO-JUVENIL Mesa-redonda
Local: Auditório

MESA-REDONDA-LETRAMENTO E LITERATURA INFANTO-JUVENIL

Prof. Dr. Hermano de França Rodrigues

Profa. Dra. Amanda Ramalho de Freitas Brito

Profa. Ms. Annecy Bezerra Venâncio

Profa. Ms. Manuela Xavier Ribeiro de Souza

09h00 GRUPOS DE TRABALHOS Apresentação de Trabalhos
Local: SALAS

HOMENAGEADO ANO 1: MONTEIRO LOBATO

GRUPOS DE TRABALHOS

EIXO 1- LETRAMENTO E LITERATURA INFANTIL

Gt1- Literatura infantil e a ludicidade nos primeiros anos escolar

Gt2: Socializando experiências em salas de aulas

Gt3: Literatura e sua contribuição na formação dos leitores infantis

Gt4- Literatura Infantil e outras artes

GT5- Sessão Livre

EIXO 2- LETRAMENTO E LITERATURA JUVENIL

GT1: Literatura, cinema e outras artes

GT2- Literatura e os Best Seller em sala de aula: novos gostos e novos horizontes

GT3- Literatura contemporânea e Literatura juvenil

GT4- Literatura Clássica:Didatização para o ensino

GT5: LIteratura infanto-juvenil e formação de leitores

GT6: Letramento midiáticos e novas tecnologias

Gt7- Literatura, Diversidade e gênero

12h00 almoço Almoço
Local: a definir

Horário:

Das 12:00 às 13:30

13h30 GRUPOS DE TRABALHOS Apresentação de Trabalhos
Local: SALAS

HOMENAGEADO ANO 1: MONTEIRO LOBATO

GRUPOS DE TRABALHOS

EIXO 1- LETRAMENTO E LITERATURA INFANTIL

Gt1- Literatura infantil e a ludicidade nos primeiros anos escolar

Gt2: Socializando experiências em salas de aulas

Gt3: Literatura e sua contribuição na formação dos leitores infantis

Gt4- Literatura Infantil e outras artes

GT5- Sessão Livre

EIXO 2- LETRAMENTO E LITERATURA JUVENIL

GT1: Literatura, cinema e outras artes

GT2- Literatura e os Best Seller em sala de aula: novos gostos e novos horizontes

GT3- Literatura contemporânea e Literatura juvenil

GT4- Literatura Clássica:Didatização para o ensino

GT5: LIteratura infanto-juvenil e formação de leitores

GT6: Letramento midiáticos e novas tecnologias

Gt7- Literatura, Diversidade e gênero

13h30 APRESENTAÇÕES DOS GTS Apresentação de Trabalhos
Local: SALAS 402 E 404

TRABALHOS APROVADOS CONLLIJ

A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO SOLICITA QUE TODOS OS CONGRESSISTAS, POR GENTILEZA, CONSULTEM SEUS DIAS E HORÁRIOS, E CASO PRECISE DE ALTERAÇÃO, FAVOR , NO DIA, SE DIRIGIR À SECRETARIA DO EVENTO QUE FICARÁ NA SALA DE REUNIÕES, NO CCHLA-UFPB.

EIXO 1-GT1- Literatura infantil e a ludicidade nos primeiros anos escolar

EIXO 1- GT3: Literatura e sua contribuição na formação dos leitores infantis

EIXO 1- GT5- Literatura, Diversidade e gênero

COORDENADOR DE GT:

HORÁRIO

SALA

402

09:00

LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS NOS CREIS DE JOÃO PESSOA

(Maria da Conceição Pereira Ferreira Alves, Glória de Lourdes Figueiredo Sousa, Lindinalva de Alcântara Correia)

09:15

A LITERATURA INFANTIL VIVÊNCIAS NOS CREI’s DE JOÃO PESSOA

(Lindinalva de Alcântara Correia, Maria da Conceição Pereira Ferreira Alves, Glória de Lourdes Figueiredo Sousa)

09:30

Brincadeiras populares. Crianças. Interações.,

Francineide Ribeiro Viana Santos, Ivanise Lira dos Sntos, Waldenira C. de Almeida Montenegro)

09:45

O MUNDO LETRADO NO BERÇÁRIO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NOS CREIS DE JOÃO PESSOA

(Edilma da Costa Freire, Kaline Gonzaga Barboza, Francineide Ribeiro Viana Santos)

10:00

“PROJETO EDUCAÇÃO INFANTIL EM MOSTRA”: UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA

Kaline Gonzaga Barboza - SEDEC

Aryanne Rodrigues Thomáz Coutinho - SEDEC

Francineide Ribeiro Viana Santos - SEDEC

EIXO 2- GT1: Literatura, cinema e outras artes -SALA404

HORÁRIO

TRABALHOS

AUTORES

09:00

CORDÉIS E QUADRINHOS: EU TAMBÉM FAÇO

(Elizabete Bezerra da Silva, Adrielly Zhong Monteiro)

09:15

Chapeuzinho Amarelo, da literatura à psicanálise: o que o medo da criança tem a nos dizer?

Suele Conde Soares

09:30

POESIA E PINTURA EM SALA DE AULA: DIÁLOGOS COM BAKHTIN E O CÍRCULO

(Niedja Maria Gomes Silva, Wilder Kleber Fernandes de Santana)

09:45

LEITURA LITERÁRIA NA INFÂNCIA: SUAS CONTRIBUIÇÕES NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE LINGUAGEM E ESCRITA EM CONTEXTO DE ESCOLA PÚBLICA

(Júlio césar Lima Fernandes, José Carlos Cezar da Silva, Lucilene Maria da Conceição Santos)

10:00

PRA QUE SERVE?: A REALIDADE COMO VILÃ OU ALIADA DO TEXTO LITERÁRIO?

(Raissa Gonçalves de Andrade Moreira)

EIXO 2- GT5: Literatura infanto-juvenil e formação de leitores

13-04-2019- SALA 402

13:30 ÀS 15:30

HORÁRIO

TRABALHOS

AUTORES

13:30

LEITURA LITERÁRIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(Jociélia Francisca de Sousa)

13:45

LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Jôse Pessoa de Lima, Janaíne Freitas de Medeiros, Neusilena de Brito Costa

14:00

“A VIUVINHA” EM CORDEL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

(ROSEANA PALMEIRA DOS SANTOS)

14:15

LITERATURA INFANTO-JUVENIL EM PERSPECTIVA DIALÓGICA E A FORMAÇÃO DE JOVENS LEITORES CRÍTICOS

(Wilder Kleber Fernandes de Santana, Adilma Gomes da Silva Machado)

14:30

POESIA DE VINÍCIUS NO ENSINO INFANTO-JUVENIL DE ALUNOS

URANDY ALVES DE MELO, ALISSON CLEBIO DE ARAÚJO PEREIRA

14:30 ÀS 15:00

DEBATE

EIXO 2- GT6: Letramento midiático e novas tecnologias

SALA-404

HORÁRIO

14:00

Letramento digital: um instrumento pedagógico para alfabetização na educação infantil.

Gioconda Maria Medeiros Azevedo, Rosane Araújo de Arruda, Morgana Farias de Luna)

14:15

O HIPERFOCO DO ALUNO TEA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

(Carla Lúcio Alves, Jessyka Natalya de Sousa Cavalcanti)

14:30

Gêneros digitais e múltiplos letramento: as potencialidades pedagógicas da literatura do ciberespaço.

(Joanita Baú de Oliveira)

14:30 ÀS 15:00

DEBATE

S

15h30 Coffee break Intervalo
Local: HALL DO CCHLA

LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PRÁTICA POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO  BÁSICO

FACILITADORAS: JÔSE  PESSOA E JANAINE MEDEIROS

LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PRÁTICA POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO  BÁSICO

 

Pretendemos discutir, nesse minicurso, sobre concepções de letramento literário, enfatizando a importância desse processo para o ensino de literatura na Educação Básica como práticas sociais de leitura e discussão de gêneros literários. Nesse sentido, abordaremos experiências exitosas realizadas em sala de aula com alunos do Ensino Fundamental, envolvendo poemas, contos e romances, objetivando a promoção do letramento literário.

Às08h30 - sala 4

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

PROGRAMAÇÃO CONLLIJ

11-04-2019

09:30 ÀS 10:30

09:00- Abertura- Rosilene Felix Mamedes

09:30 ÀS 10:30-

MESA-REDONDA-SEDEC-JP- NOVOS RUMOS PARA A EDUCAÇÃO EM JP

10:30 ÀS 12:00

 

10:30 às 12:00 - GPLEI- CONFERÊNCIA DE ABERTURA

TEMA: ATRAVESSAMENTOS TEÓRICOS EXPERIÊNCIAS DE LEITURA SOB VIÉS  DAS ANÁLISES DO DISCURSO

PROFª DRA MARIA DE FÁTIMA ALMEIDA

MS WILDER KLÉBER FERNANDES

EDERSON LUIS SILVEIRA

 

11-04-TARDE: 13:30  ÀS 15:00

PALESTRA: AUTISMO E INCLUSÃO

EXPOSIÇÃO:INCLUSÃO PELA ARTE

Alex Dias

Um adulto autista, 25 anos, envolvido no mundo das artes desde criança. Costuma retratar paisagens, animais e o espaço sideral, fazendo uso de cores intensas, técnicas variadas, com predominância de tons de azul. Foi homenageado na ECIT, onde estuda, como artista revelação no ano de 2018 e passa boa parte do seu tempo livre entre tintas e pincéis.

14:00 ÀS 15:30—Palestra : Inclusão pela Arte- Auditório 412- CCHLA- UFPB

15:30  às 17:00 – Tecnologia, Criatividade e Inovação

 Prof Marcos Túlio da Silva  Júnior

 

12-04-2019- MANHÃ

08:30- CREDENCIAMENTO- SALA DE REUNIÕES- CCHLA- UFPB

09:00- GRUPOS DE TRABALHOS-

SALAS: 402, 404,408, 506,511 e 513.

10:30 – 12:00- PALESTRA-AUDITÓRIO 411 PALESTRA:  Leitura literária e sala de aula.

JAIRO CÉZAR- Escritor e Professor. Formado em Letras pela UFPB, Especialista em Fundamentos da Educação: Práticas Interdisciplinares pela UEPB e atual Secretário Executivo de Cultura e Esporte de Sapé.

A palestra será seguida de debate e exposição de livros.

 

TARDE

13H30 às 17:00- ATIVIDADES- MINICURSOS E OFICINAS- SALAS: 402, 404 E 408

14H00 às 16:00- Palestra-  CCHLA- UFPB

Auditório 412.- Tema: "Tecnologias Assistivas: Qual sua influência e seu papel na Inclusão Escolar?

 

DIA:13-04-2019

MANHÃ: 08:30 ÀS 12:00

CREDENCIAMENTO- SALA DE REUNIÕES- CCHLA- UFPB

 GRUPOS DE TRABALHOS: SALAS: 402, 404 E 408

09:30 ÀS 11:00- AUDITÓRIO 412

  • PALESTRA- LEITURA E SUBJETIVIDADE: MARCAS DE SUBJETIVIDADE NA ESCRITA PSICANALÍTICA

11:00 ÀS 12:00 – AUDITÓRIO 412

  • MESA -REDONDA 1- LETRAMENTO E LITERATURA INFANTO-JUVENIL

 

TARDE- 13:30 ÀS  16:30

MINICURSO E OFICINAS:

SALA 402

MINICURSO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 1 : ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM CONTEXTO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

SALA:404

SUSSURROFONE: RECURSO DIDÁTICO QUE AUXILIA NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

SALA: 408

LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PRÁTICA POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO BÁSICO

 

SESSÃO DE PÔSTER

15:30 ÀS 16:30

 

ENCERRAMENTO


 

Às08h30 - SALAS E AUDITÓRIOS

MINICURSO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 1 : ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM CONTEXTO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Facilitador: Wilder Santana e Adilma Machado.

MINICURSO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM : ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM CONTEXTO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Este minicurso terá a função de trabalhar as dificuldades de aprendizagem  a partir da proposta do letramento  em turmas do ensino fundamental I.

Nesse sentido, usaremos como recurso os gêneros textuais como forma de trabalhar as práticas sociais de leitura e escrita.

Às09h00 - 404

Autismo : Inclusão pela arte

Tema: Autismo: Inclusão pela arte

Ms. Karla Alves Carlos (psicóloga)

 

Autismo e suas peculiaridades em sala de aula e consultório, seus desafios e avanços através da comunicação alternativa. Arte e inclusão. Importãncia das cores.

Data e horário: 09:00 às 11:00

Às09h00 - 404

HORÁRIOS DOS GTS

 

 TRABALHOS APROVADOS CONLLIJ

A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO SOLICITA QUE TODOS OS CONGRESSISTAS, POR GENTILEZA,  CONSULTEM SEUS DIAS E HORÁRIOS, E CASO PRECISE DE ALTERAÇÃO, FAVOR , NO DIA, SE DIRIGIR À SECRETARIA DO EVENTO QUE FICARÁ NA SALA DE REUNIÕES, NO CCHLA-UFPB.

 

12-04-2019

EIXO 1-GT1- Literatura infantil e a ludicidade nos primeiros anos escolar

EIXO 1- GT3: Literatura e sua contribuição na formação dos leitores infantis

EIXO 1- GT5- Literatura, Diversidade e gênero

COORDENADOR DE GT:

 

HORÁRIO

SALA

402

09:00

LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS NOS CREIS DE JOÃO PESSOA
 

(Maria da Conceição Pereira Ferreira Alves, Glória de Lourdes Figueiredo Sousa, Lindinalva de Alcântara Correia)

09:15

A LITERATURA INFANTIL VIVÊNCIAS NOS CREI’s DE JOÃO PESSOA
 

(Lindinalva de Alcântara Correia, Maria da Conceição Pereira Ferreira Alves, Glória de Lourdes Figueiredo Sousa)

09:30

 Brincadeiras populares. Crianças. Interações.,

Francineide Ribeiro Viana Santos, Ivanise Lira dos Sntos, Waldenira C. de Almeida Montenegro)
 

09:45

O MUNDO LETRADO NO BERÇÁRIO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NOS CREIS DE JOÃO PESSOA
 

(Edilma da Costa Freire, Kaline Gonzaga Barboza, Francineide Ribeiro Viana Santos)

10:00

“PROJETO EDUCAÇÃO INFANTIL EM MOSTRA”: UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA

Kaline Gonzaga Barboza - SEDEC

Aryanne Rodrigues Thomáz Coutinho - SEDEC

Francineide Ribeiro Viana Santos - SEDEC

 

 

 

EIXO 2- GT1: Literatura, cinema e outras artes –SALA 404

 

HORÁRIO

TRABALHOS

AUTORES

09:00

CORDÉIS E QUADRINHOS: EU TAMBÉM FAÇO
 

(Elizabete Bezerra da Silva, Adrielly Zhong Monteiro)

09:15

Chapeuzinho Amarelo, da literatura à psicanálise: o que o medo da criança tem a nos dizer?

Suele Conde Soares

09:30

POESIA E PINTURA EM SALA DE AULA: DIÁLOGOS COM BAKHTIN E O CÍRCULO
 

(Niedja Maria Gomes Silva, Wilder Kleber Fernandes de Santana)

 

09:45

LEITURA LITERÁRIA NA INFÂNCIA: SUAS CONTRIBUIÇÕES NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE LINGUAGEM E ESCRITA EM CONTEXTO DE ESCOLA PÚBLICA
 

(Júlio césar Lima Fernandes, José Carlos Cezar da Silva, Lucilene Maria da Conceição Santos)

10:00

PRA QUE SERVE?: A REALIDADE COMO VILÃ OU ALIADA DO TEXTO LITERÁRIO?
 

(Raissa Gonçalves de Andrade Moreira)

EIXO 2- GT5: Literatura infanto-juvenil e formação de leitores

13-04-2019- SALA 402

13:30 ÀS 15:30

 

HORÁRIO

TRABALHOS

AUTORES

13:30

LEITURA LITERÁRIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
 

(Jociélia Francisca de Sousa)

13:45

LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
 

Jôse Pessoa de Lima, Janaíne Freitas de Medeiros, Neusilena de Brito Costa

14:00

“A VIUVINHA” EM CORDEL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
 

(ROSEANA PALMEIRA DOS SANTOS)

14:15

LITERATURA INFANTO-JUVENIL EM PERSPECTIVA DIALÓGICA E A FORMAÇÃO DE JOVENS LEITORES CRÍTICOS
 

(Wilder Kleber Fernandes de Santana, Adilma Gomes da Silva Machado)

14:30

POESIA DE VINÍCIUS NO ENSINO INFANTO-JUVENIL DE ALUNOS
 

URANDY ALVES DE MELO, ALISSON CLEBIO DE ARAÚJO PEREIRA

14:30 ÀS 15:00

DEBATE

 

 

13-04-2019

EIXO 2- GT6: Letramento midiático e novas tecnologias

SALA-404

HORÁRIO

 

 

14:00

Letramento digital: um instrumento pedagógico para alfabetização na educação infantil.
 

Gioconda Maria Medeiros Azevedo, Rosane Araújo de Arruda, Morgana Farias de Luna)

14:15

O HIPERFOCO DO ALUNO TEA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
 

(Carla Lúcio Alves, Jessyka Natalya de Sousa Cavalcanti)

14:30

Gêneros digitais e múltiplos letramento: as potencialidades pedagógicas da literatura do ciberespaço.
 

(Joanita Baú de Oliveira)

14:30 ÀS 15:00

DEBATE

 

 

 

 

 

 

 

 

Às13h30 - SALAS 402 E 404

CURSO-BNCC, CURRÍCULO E INCLUSÃO

PROGRAMAÇÃO- II SINEIL

11,12 E 13 DE ABRIL

 

MANHÃ- 11-04-2019

 

08:30- CREDENCIAMENTO- SALA DE REUNIÕES- CCHLA- UFPB

09:00- ABERTURA DO EVENTO- Auditório 412- CCHLA- UFPB

 

09:00 às 10:30- MESA-REDONDA- SEDEC-PMJP: Novos rumos e desafios para a educação básica

 

10:30- CONFERÊNCIA DE ABERTURA- Auditório 412- CCHLA- UFPB

TEMA: atravessamentos teóricos experiências de leitura sob viés  das análises do discurso

 

12:00- Almoço

 

TARDE- 13:30 ÀS 16:30- EXPOSIÇÃO DE ARTE- Auditório 412- CCHLA- UFPB

AUTISMO: INCLUSÃO PELA ARTE

14:00 ÀS 15:30—Palestra : Inclusão pela Arte- Auditório 412- CCHLA- UFPB

15:30  às 17:00 – Tecnologia, Criatividade e Inovação

 Prof Marcos Túlio da Silva  Júnior

 

12-04-2019- MANHÃ

08:30- CREDENCIAMENTO- SALA DE REUNIÕES- CCHLA- UFPB

09:00- GRUPOS DE TRABALHOS-

SALAS: 408-506- 513-511

SALA DE REUNIÕES- CCHLA- UFPB 408, 506,511 E 513

 

10:30 – 12:00- PALESTRA-AUDITÓRIO 411 PALESTRA:  Leitura literária e sala de aula.

JAIRO CÉZAR- Escritor e Professor. Formado em Letras pela UFPB, Especialista em Fundamentos da Educação: Práticas Interdisciplinares pela UEPB e atual Secretário Executivo de Cultura e Esporte de Sapé.

A palestra será seguida de debate e exposição de livros.

 

12:00 ÀS 13:30- ALMOÇO

 

 

TARDE- 13:30 ÀS 16:30

 

MINICURSOS E OFICINAS

SALA: 506- MINICURSO: LIBRAS e ensino- semântica na língua brasileira de sinais

SALA -511-MINICURSO- dificuldades de aprendizagem 1 : alfabetização e letramento em contexto de crianças com dificuldades de aprendizagem

SALA:402- OFICINA DE ORIGAME

 

14:00 às 16:00- Palestra: CCHLA-UFPB-AUDITÓRIO 412

TEMA: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS:QUAL SUA INFLUÊNCIA E SEU PAPEL NA INCLUSÃO ESCOLAR?

 

13-04-2019- MANHÃ

08:30- CREDENCIAMENTO- SALA DE REUNIÕES

09:00- SALA: 506- MINICURSO: LIBRAS e ensino- semântica na língua brasileira de sinais

SALA -511-MINICURSO- dificuldades de aprendizagem 1 : alfabetização e letramento em contexto de crianças com dificuldades de aprendizagem

 

Horário: 10:00 às 11:00

Auditório-Palestra: Autismo e dificuldades em sala de aula - Avanços e retrocessos

 

Horário: 11:00 às 12:00

PALESTRA- OBESIDADE NA INFÂNCIA: DO BEBÊ "FOFINHO" ao Preconceito na adolescência

 

GRUPOS DE TRABALHOS- SALA DE REUNIÕES- CCHLA- UFPB 408, 506,511 E 513

 

 

13:30  às 16:30 - HORÁRIOS DOS GTS

 

14:00 às 17:00- ENCERRAMENTO- AULÃO SOLIDÁRIO- AUDITÓRIO-412 (ENTRADA 2CXS DE LEITE)

BNCC, CURRÍCULO E INCLUSÃO

FACILITADORA: PROFª DRª VERIDIANA  DANTAS

 

 

Às13h30 - 412

Carregando área de inscrição

Local

UFPB-CCHLA, 58051-001, Via Expressa Padre Zé, Jardim Cidade Universitária, João Pessoa, Paraíba
Ver no mapa

Organização

Patrocínio

Parceiros

Organizador

CONTATOS EMPREENDIMENTOS EDUCACIONAIS E SERVIÇOS

A Contatos Empreendimentos Educacionais & Serviços é uma empresa especializada em cursos, consultoria, treinamentos e eventos, sediada na cidade de João Pessoa, PB. No mercado paraibano desde 2012, ocupa uma posição de destaque pela qualidade da prestação de seus serviços. Sua política é baseada no atendimento específico e nas necessidades de cada cliente, garantindo desta maneira, evolução e crescimento contínuo. A empresa conta com uma equipe de profissionais inovadores e promissores em suas respectivas áreas do conhecimento, colocando suas experiências à disposição de todos seus clientes, oferecendo segurança e credibilidade nos diferentes tipos, no âmbito de suas especializações.