2º Edição CRIADIA - Conexões Criativas

17 de setembro de 2016, 09h00 - 17h30

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ

Ministrado pelo professor Marcos Antonio Esquef Maciel, abordará o seguinte conteúdo: Uma introdução  ao  rendering  (manual)  como  ferramenta  de  auxílio  projetual; Apresentação de renderings de ilustradores profissionais; Análise de um ou mais pontos de fuga; Estudos de formas e superfícies; Desenho à mão livre do modelo;  Criação de diversas  formas  baseadas  em  modelos  selecionados  pelos  alunos;  Experimentação
individual a partir dessas análises, com os tipos de papel (suportes).

Metodologia: O minicurso deverá, a princípio, se pautar em demonstrações de renderings e técnicas de rendering  manual, para, gradativamente ao longo deste, buscar desenvolver em conjunto com os alunos, meios manuais de expressão gráfica sob  um contexto mais focado na área de desenvolvimento de produtos de Design. No entanto, cumpre notar que, tal aspecto não impede o ingresso de alunos de Arquitetura.

Como pré-requisito, é necessário conhecer  e  dominar técnicas,  perspectivas,  escala,  proporções  e  estruturas  de
objetos em desenho à mão livre.

Como material necessário, trazer: Diversos  tipos  papel  (Ingres,  Mi-Teintes,  Canson  etc.),  sendo  necessário  um bloco A3* e uma folha de papel* (indicado) na cor azul marinho ou vinho, como suporte; lápis de cor*; lápis  ou lapiseira  de grafite  2B*  ou 4B; lápis aquarelável*;  pastéis  secos
coloridos;  caneta  nanquim*;  marcadores  coloridos  (tipo  Pilot  Design);  caneta esferográfica  preta;  lápis  conté  (preto  e  branco)*;  borracha*  macia;  esfuminho*;  fita adesiva*;  réguas*;  esquadros*;  gabaritos  de  círculos  e  elipses  de  acrílico;  curvas francesas; aquarela; godês; pincéis para aquarela* etc.
Obs.: *material mínimo necessário.

Os  inscritos  também deverão  trazer,  pelo  menos,  uma  embalagem  (a critério  dos  mesmos)  para  desenvolvimento  de  um  exercício  gráfico,  utilizando  essa técnica de representação.