PROGRAMAÇÃO

ARTIGOS COMPLETOS

Sessão 1 – Aprendizagem de Máquina e Dados Educacionais

Aplicações de Aprendizagem de Máquina com Dados do INEP: Uma Revisão de Literatura
Temática: Aprendizagem de Máquina e Dados Educacionais
Dia: 10/09 – Horário: 08h30
Autores: Thiago Feitosa (IFCE - Campus Aracati), Antonio Rafael Braga (UFC)

Análise de Fatores de Risco para Evasão Escolar na Educação Básica Usando Modelos Preditivos de Machine Learning
Temática: Aprendizagem de Máquina e Dados Educacionais
Dia: 10/09 – Horário: 08h40
Autores: Rodrigo Antonio da Silva Lira (UPE)

Análise de Dados, Learning Analytics e Avaliação com Formulários: Um Estudo Exploratória
Temática: Aprendizagem de Máquina e Dados Educacionais
Dia: 10/09 – Horário: 08h50
Autores: Adson Silva (UPE), Elvis Melo (UPE)

Mapeamento Sistemático da Mineração de Dados Educacionais no Combate à Evasão Escolar no Brasil
Temática: Aprendizagem de Máquina e Dados Educacionais
Dia: 10/09 – Horário: 09h00
Autores: Neila Bastos (IFCE), Lara Beatriz Soares Gomes (IFCE), João Ferreira Linhares (IFCE), Raquel Silveira (IFCE), Carina Teixeira de Oliveira (IFCE)

 

Tempo para perguntas e debate entre os participantes: 09h10 – 09h30 


Sessão 2 – Experiências Práticas com TDICs

Google Colaboratory como Ferramenta no Ensino de Controladores PID: Um Relato de Experiência no Curso de Engenharia de Energia
Temática: Experiências Práticas com TDICs
Dia: 10/09 – Horário: 08h30
Autores: José Wilen Gomes Oliveira (IFRN - Campus Natal Central), Marcus V. A. Fernandes (IFRN)

Análise de Perfil de Estudantes Quanto ao Uso de Recursos Tecnológicos para Visualização Gráfica de Funções
Temática: Experiências Práticas com TDICs
Dia: 10/09 – Horário: 08h40
Autores: Otavio Paulino (UFERSA), Lucianny Thais Matias (UFAM)

Produção de Vídeos de Animação: Brincadeira, Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil
Temática: Experiências Práticas com TDICs
Dia: 10/09 – Horário: 08h50
Autores: Ednara Miranda Santana (UFC), Alan de Matos Pinto (UFC e Colégio Antares), Maria Auricélia da Silva (UFC)

Uso de Tecnologias IoT como Recurso Pedagógico para Estudantes do Ensino Médio
Temática: Experiências Práticas com TDICs
Dia: 10/09 – Horário: 09h00
Autores: Leonel Maia (UFRN), Amanda Maria Domingos Oliveira (UFRN), Dennys Leite Maia (UFRN), Lucas Silva (UFRN)

Motivação e Aprendizagem em Programação Orientada a Objetos: Efeitos do Uso de Material Instrucional Baseado em Metodologias Ativas
Temática: Experiências Práticas com TDICs
Dia: 10/09 – Horário: 09h10
Autores: Tallys Aureliano Dantas dos Santos (UFRN), Fabrício Guerra, Flavius da Luz e Gorgônio (UFRN)

Tempo para perguntas e debate entre os participantes: 09h20 – 09h45


Sessão 3 – Mídias Digitais para Inovação Educacional

Análise de Sentimentos com VADER: Identificação de Sinais de Depressão e Ansiedade em Postagens em Português
Temática: Mídias Digitais para Inovação Educacional
Dia: 10/09 – Horário: 08h30
Autores: Rayane Oliveira (IFCE), Odara Feitosa (IFCE - Campus Aracati)

Produção de Mídias Digitais e Aplicação de Multiletramentos no Ensino Superior: Uma Proposta de Estudo para a Promoção do Engajamento Discente
Temática: Mídias Digitais para Inovação Educacional
Dia: 10/09 – Horário: 08h40
Autores: Ellen Lacerda Carvalho Bezerra (UFC), Raquel Santiago Freire (UFC), José Aires de Castro Filho (UFC), Rayssa Araújo Hitzschky (UFC), Rodrigo Lacerda (UFCA)

Lendas Maranhenses em Jogo: Um Quiz Interativo com Inteligência Artificial para a Valorização da Cultura Local
Temática: Mídias Digitais para Inovação Educacional
Dia: 10/09 – Horário: 08h50
Autores: Joel Coutinho, Italo Chamulay (IFMA), Mateus Gomes Dias (IFMA), Gabriely Mendes, Valter dos Santos Mendonça Neto (IFMA), Carlos Costa (IFMA), Doracy Lima (UEMA), Iris Maria Ribeiro Rocha (UEMA)

Mavira, o Resgate: Um Jogo Digital Educacional Notório para a Preservação da Avifauna Maranhense
Temática: Mídias Digitais para Inovação Educacional
Dia: 10/09 – Horário: 09h00
Autores: Anna Lyat Pontes de Jesus (IFMA), Jade dos Reis Moraes, Kaiany Moura Guimaraes, Valter dos Santos Mendonça Neto (IFMA), Carlos Costa (IFMA), Premma Silva (UEMA), Poliana Melonio, Iris Maria Ribeiro Rocha (UEMA)

Desenvolvimento de Parâmetros de Testes Tecnopedagógicos para Avaliação de Vídeos Educativos
Temática: Mídias Digitais para Inovação Educacional
Dia: 10/09 – Horário: 09h10
Autores: Sergio Bezerra, Wesley Ribeiro (UFC), Maria de Fatima Costa de Souza (UFC)

Tempo para perguntas e debate entre os participantes: 09h20 – 09h45


Sessão 4 – Cultura, Jogos Digitais e Gamificação

Jogos Digitais e Inteligência Artificial: Um Quiz Interativo para Promoção da Literatura Maranhense
Temática: Cultura, Jogos Digitais e Gamificação
Dia: 11/09 – Horário: 14h00
Autores: Robson Gomes da Cruz, Marcos Andre Lima Sousa, Davi Gomes da Silva, Carlos Costa (IFMA), Valter dos Santos Mendonça Neto (IFMA), Poliana Melonio, Iris Maria Ribeiro Rocha (UEMA), Doracy Lima (UEMA)

O Uso de Inteligência Artificial Generativa na Criação de um Jogo Educativo: Um Relato da Experiência
Temática: Cultura, Jogos Digitais e Gamificação
Dia: 11/09 – Horário: 14h10
Autores: Kleber Tavares Fernandes (UFERSA), Layza Vitória Nogueira de Oliveira (UFERSA), Israel Messias da Silva Lima (UFERSA), Joel Laurentino da Cunha (UFERSA), Gildene Lima de Souza Fernandes (UFRN)

Gamificação e Tecnologias Digitais: Utilização da Gincana Híbrida como Estratégia Avaliativa no Ensino das Neoplasias
Temática: Cultura, Jogos Digitais e Gamificação
Dia: 11/09 – Horário: 14h20
Autores: Rômulo Cavalcante (UFRN), Cauã Oliveira (UFRN), Andreza Batista, Giovana Lima, Kailany Faria

Raízes do Passado: Um Jogo Digital para Ensino da História de Açailândia-MA
Temática: Cultura, Jogos Digitais e Gamificação
Dia: 11/09 – Horário: 14h30
Autores: Carlos Henrique da Cruz Silva, Antonio Eduardo de Carvalho Alves (IFMA), Matheus Rufino Teixeira Medeiros (IFMA - Campus Açailândia), Graziela Costa Silva, Valter dos Santos Mendonça Neto (IFMA), Carlos Costa (IFMA), Poliana Melonio, Iris Maria Ribeiro Rocha (UEMA)

Tecnologia e Cultura: Uma Experiência com Aprendizagem Baseada em Projetos, Inteligência Artificial e Literatura Nordestina no Ensino Técnico
Temática: Cultura, Jogos Digitais e Gamificação
Dia: 11/09 – Horário: 14h40
Autores: Lhayla Shamy Santos Fonseca, Graziela Costa Silva, Rafaela Soares Mendonça, Valter dos Santos Mendonça Neto (IFMA), Carlos Costa (IFMA), Leomar Campelo Costa (UEMA), Poliana Melonio, Iris Maria Ribeiro Rocha (UEMA)

Tempo para perguntas e debate entre os participantes: 14h50 – 15h15


Sessão 5 – Inteligência Artificial Generativa na Educação

Avaliação de Inteligência Artificial Generativa na Correção de Redações com Critérios do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Temática: Inteligência Artificial Generativa na Educação
Dia: 11/09 – Horário: 14h00
Autores: Adrielly Paixão (IFRN), Marcelo Damasceno de Melo (IFRN)

Inteligência Artificial na Educação: Produção e Aplicação de um E-book para a Formação Crítica de Estudantes
Temática: Inteligência Artificial Generativa na Educação
Dia: 11/09 – Horário: 14h10
Autores: Ana Graziele de Almeida Santos, Benjamim Sousa, Christyann Alike Santos Mesquita, Graziela Costa Silva, Valter dos Santos Mendonça Neto (IFMA), Carlos Costa (IFMA), Poliana Melonio, Iris Maria Ribeiro Rocha (UEMA)

Animated Drawings: Um Aplicativo de Desenho Impulsionado pela IA para o Desenvolvimento de Competências no Ensino Fundamental
Temática: Inteligência Artificial Generativa na Educação
Dia: 11/09 – Horário: 14h20
Autores: Tereza Dourado (UECE), Valdeir Silva (UFC), Priscila Barros David (UFC)

Inteligência Artificial Generativa na Educação: Oportunidades e Desafios no Design de Personagens
Temática: Inteligência Artificial Generativa na Educação
Dia: 11/09 – Horário: 14h30
Autores: David Ohara (UFPE), Natal Chicca Junior (UFPE)

Uso de Inteligência Artificial Generativa para Criação de Objetos de Aprendizagem para a Matemática
Temática: Inteligência Artificial Generativa na Educação
Dia: 11/09 – Horário: 14h40
Autores: Dênis Rocha da Silva (UFRN), Ana Carolina Costa Silva (UFRN), Igor Rauan Soares da Silva (UFRN), Dennys Leite Maia (UFRN), Amanda Maria Domingos Oliveira (UFRN)

Tempo para perguntas e debate entre os participantes: 14h50 – 15h15


Sessão 6 – Práticas Inovadoras em Educação Tecnológica

Uso de Visualização de Dados na Caracterização de Perfis de Estudantes Cotistas e Não Cotistas de Licenciatura em Física
Temática: Práticas Inovadoras em Educação Tecnológica
Dia: 11/09 – Horário: 14h00
Autores: Mical Freitas Alves (IFCE), Carina Teixeira de Oliveira (IFCE), Lara Beatriz Soares Gomes (IFCE), Raquel Silveira (IFCE), Cristiane Silva (IFCE)

Ampliando o Repertório de Técnicas na Educação Maker: Fichas de Técnicas e BNCC da Computação
Temática: Práticas Inovadoras em Educação Tecnológica
Dia: 11/09 – Horário: 14h10
Autores: Guilherme Arduini Gomes (LTMK), Ayla Higa (LTMK)

A Robótica Educacional como Recurso Didático no Ensino da Língua Inglesa: Uma Prática Pedagógica no IFRN-Campus Ipanguaçu
Temática: Práticas Inovadoras em Educação Tecnológica
Dia: 11/09 – Horário: 14h20
Autores: Kleber Kroll de Azevedo Silva (IFRN), Marcos Antonio de Araújo Silva (IFRN), Laryssa Clemente Barbalho (IFRN), Lucas Mateus Barbalho de Souza

Educação Maker e Design Thinking: Um Relato de Experiência Conectando Estudantes e Agricultores
Temática: Práticas Inovadoras em Educação Tecnológica
Dia: 11/09 – Horário: 14h30
Autores: José Mário de Mendonça Lemos (UFPE), Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho (UFPE)

Metodologia de Oficinas para Inclusão de Jovens em TIC: Promovendo Pensamento Computacional, Letramento Digital e Formação Cidadã
Temática: Práticas Inovadoras em Educação Tecnológica
Dia: 11/09 – Horário: 14h40
Autores: Ednilson Oliveira (UniCesumar), Yvina Silva (IFCE), Mical Freitas Alves (IFCE), Carina Teixeira de Oliveira (IFCE)

Tempo para perguntas e debate entre os participantes: 14h50 – 15h15


Sessão 7 – Equidade, Inclusão e Acessibilidade

Desigualdades de Gênero na Pós-Graduação em Computação: Um Estudo de Caso com Dados Educacionais
Temática: Equidade, Inclusão e Acessibilidade
Dia: 12/09 – Horário: 08h00
Autores: Nicolle de Souza (IFCE), Maria Donato (IFCE), Lara Beatriz Soares Gomes (IFCE), Carina Teixeira de Oliveira (IFCE)

Dandara e a Jornada Contra o Cyberbullying: Uma Abordagem Educativa por Meio de um E-book Interativo
Temática: Equidade, Inclusão e Acessibilidade
Dia: 12/09 – Horário: 08h10
Autores: Erick Breno de Morais, Alice Oliveira (IFMA), Rayssa Santos Costa (IFMA), Rafaela Soares Mendonça, Carlos Costa (IFMA), Valter dos Santos Mendonça Neto (IFMA), Poliana Melonio, Iris Maria Ribeiro Rocha (UEMA)

Produção de Mídias Digitais como Estratégia de Inclusão Digital e Protagonismo Estudantil
Temática: Equidade, Inclusão e Acessibilidade
Dia: 12/09 – Horário: 08h20
Autores: Mariane Barbosa da Silva (UFC), Alice Lima Macêdo (UFC), Juscileide Braga de Castro (UFC)

Educação Sexual e Protagonismo Juvenil nas Redes Sociais: Relatos de uma Experiência com Estudantes do Ensino Médio
Temática: Equidade, Inclusão e Acessibilidade
Dia: 12/09 – Horário: 08h30
Autores: Matheus Magalhães (UFRN), Patricia Amaral (IFRN), Rômulo Carvalho (UFRN), Layne Tomaz, Charles Madeira (UFRN)

Democratização de Recursos Educacionais Digitais: Um Estudo sobre Acessibilidade para o Repositório Athena
Temática: Equidade, Inclusão e Acessibilidade
Dia: 12/09 – Horário: 08h40
Autores: Heloise Sá (UFC), Maria de Fatima Costa de Souza (UFC), José Aires de Castro Filho (UFC)

Tempo para perguntas e debate entre os participantes: 08h50 – 09h15


Sessão 8 – Revisões sobre Tecnologias Educacionais Emergentes

Recursos Didáticos e Metodologias para o Ensino de Computação: Um Mapeamento Sistemático com Ênfase no Ensino Médio
Temática: Revisões sobre Tecnologias Educacionais Emergentes
Dia: 12/09 – Horário: 08h00
Autores: Kauane Vitória Oliveira (Colégio Estadual Rui Barbosa), Davi Alessandro Coelho (UFPR), Isabela Souza Rodrigues dos Santos (UFPR), Carlos Roberto Beleti Junior (UFPR), Linnyer Beatrys Ruiz Aylon

Análise da Aprendizagem Autorregulada Mediada por Tecnologias: Uma Revisão Sistemática
Temática: Revisões sobre Tecnologias Educacionais Emergentes
Dia: 12/09 – Horário: 08h10
Autores: Juliana Bento da Silva (UFRN), Adja Ferreira Andrade (UFRN)

Um Panorama do Conhecimento em Blockchain por Discentes
Temática: Revisões sobre Tecnologias Educacionais Emergentes
Dia: 12/09 – Horário: 08h20
Autores: Pedro Temoteo, Alan Gomes, Emanuel Coutinho (UFC)

Quadrinhos em Sala de Aula: Uma Revisão Integrativa sobre o Uso de Webcomics como Ferramenta Pedagógica no Ensino Superior
Temática: Revisões sobre Tecnologias Educacionais Emergentes
Dia: 12/09 – Horário: 08h30
Autores: Pâmela Oliveira (UFC), Paulo Magalhães (UFC), Ana Letícia Lourinho, José Aires de Castro Filho (UFC), Raquel Santiago Freire (UFC)

Panorama do Ensino Híbrido no Ensino Médio Noturno do Rio Grande do Norte: Caracterização e Conhecimentos Prévios Docentes
Temática: Revisões sobre Tecnologias Educacionais Emergentes
Dia: 12/09 – Horário: 08h40
Autores: Amanda Caroline Damasceno Tavares (SEEC-RN), Lucelio Aquino (UFRN)

Letramento em Dados na Educação: Mapeamento de Tendências e Lacunas em Pesquisas Acadêmicas
Temática: Aprendizagem de Máquina e Dados Educacionais
Dia: 12/09 – Horário: 08h50
Autores: Amanda Valeria (UFPE), Danilo Borges e Silva de Araújo

Tempo para perguntas e debate entre os participantes: 09h – 09h30

 

ARTIGOS CURTOS

10/09 – Manhã

Pensamento para Inteligência Artificial na Educação STEAM por Meio da Alfabetização Científica: Uma Abordagem com Livro-Jogo
Temática: Inteligência Artificial Aplicada à Educação
Dia: 10/09 – Horário: 10h00
Autores: Juliana Cristina dos Santos (IFES), Márcia Gonçalves Oliveira (IFES), Vanessa Battestin (IFES)

Desenvolvimento de um Chatbot para Diálogo com a Comunidade Acadêmica sobre a Lei de Cotas e a Heteroidentificação de uma Instituição de Ensino
Temática: Inteligência Artificial Aplicada à Educação
Dia: 10/09 – Horário: 10h10
Autores: Thalita Rodrigues Reis da Silva (IFCE), Francisca Raquel de Vasconcelos Silveira (IFCE), Leonardo Martins das Chagas

Implementação dos Modelos de Linguagem Grande (LLM) em Sistemas de Alfabetização e Rotina para Crianças com TEA
Temática: Inteligência Artificial Aplicada à Educação
Dia: 10/09 – Horário: 10h20
Autores: Ingrid de Castro Gondim (IFCE campus Aracati), Iasmim de Castro Gondim (IFCE campus Aracati), Felipe Bastos Nunes (IFCE)

Percepções Iniciais sobre Inteligência Artificial entre Mestrandos em Educação: Um Estudo Exploratório com Abordagem Mista
Temática: Inteligência Artificial Aplicada à Educação
Dia: 10/09 – Horário: 10h30
Autores: Maria Daliane Ferreira Barroso (UFC), Cassandra Ribeiro Joye (IFCE), Sinara Socorro Duarte Rocha (IFCE - Campus Paracuru), Luiz Felipe Araujo Azevedo (UECE)

Ensino de Espanhol, Inclusão e Inovação: Inteligência Artificial em Apoio à Aprendizagem de Pessoas com Deficiências
Temática: Inteligência Artificial Aplicada à Educação
Dia: 10/09 – Horário: 10h40
Autores: Maria Clara Medeiros Silva (UERN), Tatiana Lourenço de Carvalho (UERN)

Contribuições das Ferramentas Pedagógicas de Inteligência Artificial na Educação Especial: O que Pensam os Professores
Temática: Inteligência Artificial Aplicada à Educação
Dia: 10/09 – Horário: 10h50
Autores: Francisco Romildo Silva (SEE-PE), Leandro Marques Queiros (UFPE), Maykon Almeida (SEE-PE)

Tempo para perguntas e debate entre os participantes: 11h00 – 11h25


Google Colaboratory como Ferramenta no Ensino Remoto de Aprendizagem de Máquina I: Desafios, Soluções e Resultados
Temática: Tecnologias Emergentes e Inovação Pedagógica
Dia: 10/09 – Horário: 10h00
Autores: Martony Demes Silva (UFPI), Nara Leyla Dos Santos

Plataforma Digital para Autoavaliação e Aprendizado de Residentes em Oftalmologia
Temática: Tecnologias Emergentes e Inovação Pedagógica
Dia: 10/09 – Horário: 10h10
Autores: Denise Rísia (UFC), Tania Saraiva de Melo Pinheiro (UFC), Victor Carvalho (UFC), Patrícia Freitas Campos de Vasconcelos (UFC)

Avatar Virtual Inteligente para Desenvolver Competências de Coordenadores Pedagógicos
Temática: Tecnologias Emergentes e Inovação Pedagógica
Dia: 10/09 – Horário: 10h20
Autores: Glenda Malta De Almeida (UFPE), Maria Eduarda Mota (UFPE), Gabriel Vasconcelos (UFPE), Francisco M. Simões (UFPE), Aluisio José Pereira (UFPE)

Abordagem STEAM e Sustentabilidade: Promovendo a Conscientização Socioambiental no Ensino Médio
Temática: Tecnologias Emergentes e Inovação Pedagógica
Dia: 10/09 – Horário: 10h30
Autores: Raíza de Araújo Domingos Soares (UFRN), Roberia Silva da Penha Lourenço (UFRN), Dennys Leite Maia (UFRN)

Uma Abordagem de Recuperação e Reintegração de Recursos Educacionais Digitais em Flash aos Acervos dos Repositórios Digitais
Temática: Tecnologias Emergentes e Inovação Pedagógica
Dia: 10/09 – Horário: 10h40
Autores: Thiago Pires Cavalcante (UFC), Marcos Vinícius Costa Souza (UFC), Maria de Fatima Costa de Souza (UFC)

Tempo para perguntas e debate entre os participantes: 10h50 – 11h15

 


10/09 – Tarde

O Ensino do Pensamento Computacional com Metodologias Ativas na Licenciatura em Computação
Temática: Metodologias Ativas e Formação Docente
Dia: 10/09 – Horário: 15h30
Autor: Elvis Melo (UPE)

Uma Estratégia Avaliação da Intenção de Uso de Narrativas Digitais por Docentes de Literatura no Ensino Fundamental
Temática: Metodologias Ativas e Formação Docente
Dia: 10/09 – Horário: 15h40
Autores: Flávia Rodrigues Cordeiro (UTFPR), Ederson Luiz Locatelli (UFS), Maurício César Menon, Armando Paulo da Silva (UTFPR), Eduardo Filgueiras Damasceno (UTFPR)

Práticas Pedagógicas com Recursos Educacionais Digitais (RED) de Língua Portuguesa: Contribuições para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Temática: Metodologias Ativas e Formação Docente
Dia: 10/09 – Horário: 15h50
Autores: Rayssa Araújo Hitzschky (UFC), Ellen Lacerda Carvalho Bezerra (UFC), Rodrigo Lacerda (UFCA), Raquel Santiago Freire (UFC), José Aires de Castro Filho (UFC)

Educação Sustentável e Inovação Pedagógica: Uma Revisão Sistemática sobre os Biodigestores na Formação Docente e Aprendizagem no Contexto Escolar
Temática: Metodologias Ativas e Formação Docente
Dia: 10/09 – Horário: 16h00
Autores: Dalila de Menezes Nascimento (UFC), Ariadna Justino Maropo (UFC), C. Estevao Rolim Fernandes (UFC), Edgar Marçal (UFC), Vera Lúcia Cunha Silva (SME Fortaleza)

O Uso do Wordwall® e do PearDeck® no Ensino de Bioquímica: Uma Experiência Inovadora na Área da Saúde
Temática: Metodologias Ativas e Formação Docente
Dia: 10/09 – Horário: 16h10
Autores: Adriana da Silva Brito (UFRN), Maria Eduarda de Arruda Oliveira, Ana Júlia Medeiros Souza, Lígia Rosane Silva Feitosa, Winara Kezia Lima Oliveira

Tempo para perguntas e debate entre os participantes: 16h20 – 16h45


Robótica Educacional: Construindo um Trânsito Seguro
Temática: Tecnologias para Inclusão Digital
Dia: 10/09 – Horário: 15h30
Autora: Nailane Oliveira (UTEC JB, DGTEC, SEEL e Prefeitura do Recife)

Queremos a Inclusão Digital, mas Medimos o Impacto Social?
Temática: Tecnologias para Inclusão Digital
Dia: 10/09 – Horário: 15h40
Autores: Helber Wagner da Silva (IFRN), Deborah Arruda (UFRN)

Portal LISI: Uma Experiência Inclusiva com Tecnologia Digital para Alfabetização de Crianças com Autismo
Temática: Tecnologias para Inclusão Digital
Dia: 10/09 – Horário: 15h50
Autores: Iasmim de Castro Gondim (IFCE - Campus Aracati), Ingrid de Castro Gondim (IFCE - Campus Aracati), Felipe Bastos Nunes (IFCE)

Tecnologia e Inclusão: As TDICs como Possibilidades Pedagógicas na Educação de Pessoas Surdas
Temática: Tecnologias para Inclusão Digital
Dia: 10/09 – Horário: 16h00
Autores: Silas Nascimento dos Santos (UFPE), Ticia Cassiany Ferro Cavalcante, Wilma Pastor de Andrade Sousa

Equidade em Prática Pedagógica Interdisciplinar com Tecnologias Digitais para o Combate do Desperdício de Alimentos
Temática: Tecnologias para Inclusão Digital
Dia: 10/09 – Horário: 16h10
Autores: Alice Lima Macêdo (UFC), Mariane Barbosa da Silva (UFC), Juscileide Braga de Castro (UFC)

Tempo para perguntas e debate entre os participantes: 16h20 – 16h45

 

MOSTRA DE RED

Dia: 10/09 Manhã – Horário: 10h às 11h

Local: Centro de Convivência

Batalha de Algarismos: A Missão de Rahim
Autores: Samuel Anderson Machado Lopes (UFRN), Amanda Maria Domingos de Oliveira (UFRN), Ana Carolina Costa Silva (UFRN), Dennys Leite Maia (UFRN), Leonel França Maia (UFRN), Maria Luíza dos Santos (UFRN)

QuimiKub: Um Jogo Educativo Interdisciplinar
Autores: Raíza de Araújo Domingos Soares (UFRN), Angélica Maria Ribeiro de Lima Oliveira (UFRN), Keven William Pereira Monteiro (UFRN), Dennys Leite Maia (UFRN)

Planeta em Jogo – Fortaleza: Um Recurso Educacional Digital para a Educação Ambiental
Autores: Marcia Virgínia Costa Medeiros (UFC), Raimundo Oliveira Júnior (UFC), Ariadna Justino Maropo (UFC), Dalila de Menezes Nascimento (UFC), Carlos Estêvão Rolim Fernandes (UFC), Auderlenis Farias de Araujo (UFC), Edgar Marçal de Barros Filho (UFC)


Dia: 10/09 Tarde  – Horário: 15h30 às 16h30

Local: Centro de Convivência

Proposta Interdisciplinar com a Placa Makey Makey e Desenvolvimento de Habilidades da BNCC: Conectando Robótica com Letramento/Alfabetização
Autores: Denise Fernandes Nogueira (UECE), Valdeir Lira Pessoa e Silva (UFC), Mikaely Mendes Rocha (Faculdade Bookplay)

Recurso Educacional Digital ‘Chronoplay’: Uma Abordagem Gamificada Interdisciplinar
Autores: Francisca Andreia Fonseca Cavalcante (UFC), Francisca Leidiane Santos Silva Nascimento (UFC), Francisco Eudes Arruda Vieira Júnior (UFC), João André França Mourão (UFC), João Victor Cronemberger Mesquita (UFC), Brenda Letícia Sousa dos Santos (UFC), Edgar Marçal de Barros Filho (UFC), Emanuel Ferreira Coutinho (UFC), José Aires de Castro Filho (UFC), Maria de Fátima Costa de Souza (UFC), Luciana de Lima (UFC)

Observatório Rede STEAM Potiguar: Uma Ferramenta de Estímulo e Disseminação de Práticas ‘Investigativas e Criativas’
Autores: Emanuel Kywal Pinto Cabral Filho (UFRN), Amanda Maria Domingos de Oliveira (UFRN), Ana Carolina da Costa Silva (UFRN), Dênis Silva da Rocha (UFRN), Keven William Pereira Monteiro (UFRN), Lucas Toshio do Nascimento (UFRN), Samuel Anderson Machado Lopes (UFRN), Dennys Leite Maia (UFRN), Raíza de Araújo (UFRN)

 

MINICURSOS E OFICINAS

Dia: 11/09 Manhã  – Horário: 8h às 12h (todos os minicursos e oficinas acontecerão em um único dia)


Uma Introdução a Robótica Educacional com Arduino para o Pensamento Computacional
Autores: Elvis Melo, José Armando Barbosa
Universidade de Pernambuco - UPE
O objetivo da oficina é compreender como a Robótica Educacional pode contribuir para a aprendizagem do Pensamento Computacional por meio de práticas de prototipação de circuitos elétricos com Arduino. A programação de robôs e a resolução de problemas da Robótica Educacional permitem o desenvolvimento dos pilares do Pensamento Computacional, como decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e concepção de algoritmos. O curso fundamenta-se nas bases teóricas de Papert (1980) e Wing (2006). São apresentados os componentes de eletrônica para Arduino no software IDE 2.3.6. Propõem-se atividades como acender um LED, programar um semáforo, acender a inicial do nome com um LED de 7 segmentos e outros desafios básicos. Também é proposta a resolução de um problema de complexidade média e a avaliação da oficina.
Vagas: 18


Construindo Sistemas Tutores Inteligentes com a ferramenta Cognitive Tutor Authoring Tools (CTAT).
Denilson Gabriel Freitas de Carvalho, Maria Luiza Alves Lopes, Glaydson Francisco Barros de Oliveira, Geiser Chalco Challco
Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

A Inteligência Artificial (IA) está transformando profundamente diversas áreas - e a Educação é uma das mais promissoras. Sistemas Tutores Inteligentes (STIs) são uma das aplicações de IA mais tradicionais e exitosas, capazes de personalizar o ensino de acordo com as necessidades individuais de cada estudante, promovendo ganhos comprovados de aprendizagem em diversos domínios. No entanto, desenvolver esses sistemas demanda muitas horas de trabalho para poucas horas de uso. Para superar essa limitação, foram desenvolvidas ferramentas como o Cognitive Tutor Authoring Tools (CTAT), da Carnegie Mellon University, tornando a criação de STIs muito mais acessíveis e eficientes, mesmo para quem não possui formação em programação. Este minicurso oferece uma introdução teórica e prática aos STIs e seu desenvolvimento usando o CTAT. Trata-se de uma oportunidade valiosa para educadores que buscam inovar suas práticas pedagógicas e explorar o potencial da IA na Educação.

Vagas: 20


Plataforma Genially para a Elaboração de Materiais Educacionais Interativos
Autores: Pâmela de Castro, Paulo V. S. Magalhães, Ana Letícia de S. Lourinho
Universidade Federal do Ceará - UFC
A oficina trabalha a aplicação web Genially, com o objetivo de mostrar aos docentes de diferentes níveis e áreas a criação de materiais educacionais interativos. A proposta inclui estudos de caso, exemplos e tutoriais para explorar funcionalidades como narrativas gamificadas, slides interativos, questionários, infográficos multimídia e jogos point and click. A iniciativa responde à crescente demanda gerada pela digitalização do ensino, incentivando a atualização das práticas pedagógicas. Com caráter teórico-prático, a oficina oferece ferramentas e estratégias para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, utilizando um recurso digital gratuito, dinâmico e acessível.
Vagas: 20


Competências Socioemocionais e Comunicação Não Violenta na Educação Integral: Orientações e Cuidados nas Redes Sociais
Autores: Francymary Beatriz da Silva Bezerra, Selma Alas Martins e Ana Meire Silva Galvão

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
O minicurso busca capacitar educadores a desenvolverem competências socioemocionais e a Comunicação Não Violenta (CNV), com foco no uso ético e seguro das redes sociais por crianças e adolescentes. O curso tem como objetivo geral promover práticas pedagógicas que utilizem a CNV como estratégia de cuidado e orientação. Seus objetivos específicos incluem: discutir desafios das redes sociais e propor metodologias que incentivem a empatia, o respeito e a autorregulação emocional. A fundamentação teórica se baseia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na abordagem da Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (CASEL) e em teóricos como Paulo Freire, Carl Rogers e Marshall Rosenberg. A metodologia do curso é dialógica e participativa, inspirada em Paulo Freire. O curso é dividido em dois momentos: um de sensibilização teórica e outro de vivências práticas, com atividades em grupo, promovendo a escuta ativa e valorizando a experiência dos participantes.
Vagas: 20


Escrever com IA: o ChatGPT como Aliado na Escrita em Inglês como Língua Adicional
Autores: Adriana Almeida Fernandes
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
O minicurso apresenta os fundamentos e a proposta didático-pedagógica para o uso do ChatGPT como assistente de escrita em Inglês como Língua Adicional (ILA). Alinhado a abordagens de multiletramentos e letramento digital, discute o papel da inteligência artificial (IA) generativa no ensino e aprendizagem da escrita em ILA, concebida como prática ativa, criativa e recursiva. A metodologia integra exposição teórica, demonstrações práticas com o ChatGPT e momentos de reflexão crítica, incentivando a formação docente crítica e o uso ético e contextualizado da IA. Ao final, espera-se que os participantes estejam aptos a explorar o potencial do ChatGPT para apoiar a produção escrita em ILA, de forma inovadora e significativa.
Vagas: 20


Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para Educação Básica com Inteligência Artificial Generativa: Do Zero ao Produto, Sem Saber Programar
Autores: Dennys Leite Maia, Amanda Maria Domingos de Oliveira, Ana Carolina Costa Silva, Dênis Silva da Rocha, Emanuel Kywal Pinto Cabral Filho, Keven William Pereira Monteiro, Leonel França Maia, Lucas Toshio Nascimento da Silva, Raiza de Araújo Domingos Soares, Samuel Anderson Machado Lopes
Instituto Metrópole Digital – Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Oficina voltada à formação de licenciandos e docentes da Educação Básica para o uso de inteligência artificial generativa (IAG) na criação de objetos de aprendizagem (OAs) personalizados e alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Apresenta conceitos de IAG, configurações do ChatGPT e estratégias para elaboração de instruções claras visando à produção de códigos em HTML, CSS e JavaScript. Inclui demonstrações de boas práticas de prompts, desenvolvimento prático em duplas com apoio da plataforma W3Schools e criação de recursos interdisciplinares que contemplem critérios pedagógicos como contextualização, interatividade e adequação curricular. Encerra com apresentações, feedback coletivo e disponibilização dos OAs em repositório público sob licença Creative Commons, integrando teoria e prática segundo princípios construcionistas.
Vagas: 20


Educando com Inteligência: Explorando Práticas Pedagógicas com IA Generativa
Autores: Lucas Vasconcelos, Daisy Barreto
University of South Carolina / North Carolina University at Wilmington
O minicurso oferece uma imersão prática e reflexiva sobre o uso da inteligência artificial generativa na educação. São explorados conceitos fundamentais de IA, com foco em aplicações pedagógicas que promovem inovação e criticidade. Inclui estratégias para integrar ferramentas de IA em atividades de ensino e aprendizagem, considerando aspectos éticos, equitativos e contextuais. A abordagem contempla engenharia de prompts, colaboração com a IA no desenvolvimento de atividades pedagógicas e uso responsável da IA na educação. São disponibilizados recursos práticos para a integração da IA nas práticas pedagógicas.
Vagas: 20


Planejamento Colaborativo e Reflexivo Centrado no Estudante
Autores: Alex Sandro Gomes, Leandro Marques Queiros
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
O planejamento de aulas é uma prática essencial para o desenvolvimento pedagógico, embora represente um desafio para sua realização de forma eficiente. A colaboração entre educadores possibilita interações mais regulares, profundas e específicas, criando novas dinâmicas e compreensões sobre o ensino. O minicurso apresenta o processo de design participativo em um sistema digital, no qual é possível cocriar e manipular planos de aula de forma dinâmica e colaborativa. A abordagem demonstra como o uso dessa ferramenta contribui para superar o isolamento profissional e a falta de tempo, favorecendo o compartilhamento de recursos e a troca de experiências. O conteúdo enfatiza a aplicação de inovações que promovem o bem-estar e resultam em um planejamento mais eficaz e centrado no estudante, fortalecendo a comunidade de educadores e enriquecendo a prática pedagógica.
Vagas: 20


Metodologias Inventivas no Ensino Superior: a Universidade em Co-Inteligência no Paradigma da Educação OnLIFE
Autores: Eliane Schlemmer / Violet Ladybird
UNISINOS
O minicurso apresenta as Metodologias Inventivas no Ensino Superior, com destaque para a VersOnLIFE e o Método de Co-curadoria 2CpC, e promove reflexão crítica sobre o processo de cocriação de ambientações formativas em co-inteligência — entre humanos e não humanos — fundamentadas no Paradigma da Educação OnLIFE. A oficina problematiza a universidade como ecossistema inteligente de ensino e aprendizagem integrada a contextos ecologicamente conectados.
Vagas: 20


Recursos Educacionais Digitais (RED) na Sala de Aula de Matemática e Ciências no Ensino Médio
Autores: María Rita Otero
Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires - UNICEN
A oficina apresenta recursos educacionais digitais (REDs) e sequências didáticas construtivistas para utilização de jogos digitais em sala de aula, a partir da perspectiva do digital game-based learning (DGBL). Nos últimos anos, impulsionada pela diversificação e massificação das tecnologias digitais, a abordagem DGBL tem se consolidado como estratégia que contribui de forma significativa para o processo de aprendizagem, pois gera experiências estimulantes e agradáveis para os estudantes, favorece a manutenção da atenção por períodos prolongados, estimula a curiosidade, o gosto pelos desafios e o engajamento necessário para superá-los. Apesar do elevado potencial da combinação entre ensino e aprendizagem e jogo digital, sua integração no ambiente educativo deve ir além do ato de jogar, exigindo planejamento adequado. São analisados e utilizados diversos REDs e sequências didáticas construtivistas de modo a incorporá-los à sala de aula de maneira inovadora e eficaz.
Vagas: 20


Recursos Educacionais Digitais (RED) Móveis do Repositório Athena e o Planejamento de Aulas com Suporte da IA Generativa
Autores: José Aires de Castro Filho, João André França Mourão, Maria de Fátima Costa de Souza, Sabrina Da Silva Lopes, Ana Tainara Batista Do Nascimento
Universidade Federal do Ceará - UFC
A Inteligência Artificial generativa (IAg) como chatbots pode contribuir para o planejamento pedagógico no uso de recursos educacionais digitais (RED) desde que recebam instruções claras por meio da engenharia de prompts. O minicurso propõe a integração de ferramentas de IAg ao planejamento de aulas com REDs de Língua Portuguesa e Matemática disponíveis no repositório Athena, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA), da Universidade Federal do Ceará (UFC). A organização se dará em três etapas: a primeira aborda a busca dos REDs com base no ano escolar e nos descritores da matriz de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica; a segunda apresenta comandos (prompts) de IA generativa aplicados ao planejamento pedagógico; e a terceira envolve a elaboração de planejamentos utilizando os REDs do Athena em articulação com ferramentas de IAg.

Vagas: 20