Período de submissão de trabalhos – 22/04 a 09/06 de 2025
Informamos que o Termo de Autorização de Publicação referente aos trabalhos aceitos no CTRL+E 2025 está disponível para download no link abaixo.
Esse documento deve ser devidamente preenchido, assinado e enviado conforme as orientações encaminhas por e-mail aos autores(as) responsáveis. Ressaltamos que o envio do termo é obrigatório para a publicação dos trabalhos nos anais do evento.
Acesse aqui o Termo de Autorização de Publicação
As submissões de artigos completos devem apresentar resultados originais consolidados, advindos de pesquisas científicas ou de relatos de experiência sobre o uso de tecnologias na educação. As submissões devem conter contribuições significativas para a área, que ainda não tenham sido publicadas em conferências ou periódicos científicos. Recomenda-se, fortemente, consulta e referência a trabalhos publicados em edições anteriores do Ctrl+E, do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), bem como na Revista Tecnologias na Educação (TecEdu) e na Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE).
Trabalhos com resultados originais, advindos de pesquisas científicas ou de relatos de experiência sobre tecnologias na educação. Serão apresentadas no formato oral.
Devem ser anônimas (não deve constar nenhuma identificação de autores e afiliações).
Devem ter 8 a 10 páginas (incluindo figuras, tabelas, bibliografia e anexos) no modelo para publicação de artigos da SBC, disponível aqui.
Devem estar escritas em português, inglês ou espanhol, com um resumo em português e outro resumo em língua estrangeira: inglês ou espanhol.
Devem ser enviados em formato PDF, por meio do sistema JEMS.
As versões finais devem ser submetidas por meio do sistema JEMS em formato PDF, disponível aqui.
Cada submissão será revisada por, pelo menos, dois membros do Comitê de Programa. Em caso de disparidades e inconsistências entre os pareceres, um processo de metarrevisão será realizado para apoiar a decisão final da coordenação, havendo a possibilidade de envio para um terceiro revisor.
Os trabalhos serão apresentados no formato oral e pelo menos um dos autores deve, obrigatoriamente, inscrever-se no Congresso para apresentação do trabalho aprovado.
Os artigos completos apresentados no Ctrl + E 2025 serão publicados em anais e disponibilizados na internet. Os autores dos melhores trabalhos completos do Ctrl+E serão convidados a submeter uma versão estendida para oublicação na Revista Interfaces Científicas – Educação (https://periodicos.set.edu.br/educacao/index).
As submissões para a Mostra de RED (software, vídeo, multimídia, jogos etc.) devem apresentar uma tecnologia educacional desenvolvida, ou um processo didático que faça uso de tecnologias educacionais existentes.
Nesta categoria, os trabalhos submetidos devem conter os seguintes itens: justificativa pedagógica; disciplinas ou contexto em que o artefato ou processo de software pode ser utilizado; público alvo; processo de desenvolvimento adotado; tecnologias (linguagens, frameworks, etc.) utilizadas no desenvolvimento; apresentação do software (captura de telas) ilustrando potenciais usos em processos de ensino e aprendizagem; resultados ou impactos esperados do seu uso na educação. Devem ainda incluir um link para um vídeo de até 3 minutos de demonstração no YouTube, Google Drive ou serviço similar. As submissões que não indicarem um vídeo de demonstração serão desconsideradas.
Deve ter de 3 a 5 páginas (incluindo figuras, tabelas, referências e apêndices) no modelo para publicação de artigos da SBC, disponível aqui.
Deve conter os seguintes itens: justificativa pedagógica; disciplinas ou contexto em que o artefato ou processo de software pode ser utilizado; público alvo; processo de desenvolvimento adotado; tecnologias (linguagens, frameworks, etc.) utilizadas no desenvolvimento; apresentação do software (captura de telas) ilustrando potenciais usos em processos de ensino e aprendizagem; resultados ou impactos esperados do seu uso na educação.
Deve ainda incluir um link para um vídeo de até 3 minutos de demonstração no YouTube, Google Drive ou serviço similar.
Deve estar escrito em Português, Inglês ou Espanhol
Deve estar em formato PDF e ser submetido através do formulário disponível aqui.
Cada submissão será revisada por, pelo menos, dois membros do Comitê de Programa. Em caso de disparidades e inconsistências entre os pareceres, um processo de metarrevisão será realizado para apoiar a decisão final da coordenação, havendo a possibilidade de envio para um terceiro revisor.
Serão apresentados em uma seção interativa de demonstração aos participantes do evento e pelo menos um dos autores deve, obrigatoriamente, inscrever-se no Congresso para apresentar seu produto ou processo.
As demonstrações apresentadas no Ctrl+E 2025 serão publicados em anais e disponibilizados na internet.
Minicursos e Oficinas são eventos de curta duração sobre um tópico relevante para a área de interesse do Crl+E. Tais eventos oferecem oportunidades aos participantes de se atualizarem em temas diversos sobre o uso das tecnologias na Educação. Os minicursos, assim como as oficinas, terão duração de quatro 4 (horas) e serão apresentados em Português.
Devem seguir o modelo para publicação de artigos da SBC, disponível aqui.
O texto da proposta deve conter título, autores e suas instituições, acompanhado de um resumo de até 1000 caracteres com espaçamento.
O resumo deve conter apresentação do minicurso ou oficina, objetivos, justificativa, referencial teórico sobre o tema e metodologia.
Devem ser enviadas em formato PDF, por meio do formulário disponível no link.
Cada submissão será revisada por, pelo menos, dois membros do Comitê de Programa. Em caso de disparidades e inconsistências entre pareceres, um processo de metarrevisão será realizado para apoiar a decisão final da coordenação.
Pelo menos um dos autores deve, obrigatoriamente, inscrever-se no Congresso para ministrar o minicurso aprovado. Os minicursos aprovados ocorrerão durante a programação do congresso, conforme a programação.
Os autores das propostas de minicursos aprovados e apresentados serão convidados a escrever um artigo de cinco a sete páginas (versão estendida da proposta) para publicação nos anais do evento.