Dandara e a Jornada Contra o Cyberbullying: Uma Abordagem Educativa por meio de um E-book Interativo
Autores erick breno de morais, Alice Oliveira (IFMA), Rayssa Santos Costa (IFMA), Rafaela Soares Mendonça, Carlos Costa (IFMA), Valter dos Santos Mendonça Neto (IFMA), POLIANA MELONIO, Iris Maria Ribeiro Rocha (UEMA)
Avaliação de Inteligência Artificial Generativa na Correção de Redações com Critérios do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Autores Adrielly Paixão (IFRN), Marcelo Damasceno de Melo (IFRN)
Animated Drawings: Um aplicativo de desenho impulsionado pela IA para o desenvolvimento de competências no Ensino Fundamental
Autores Tereza Dourado (Uece), Valdeir Silva (UFC), Priscila Barros David (UFC)
Motivação e Aprendizagem em Programação Orientada a Objetos: Efeitos do Uso de Material Instrucional Baseado em Metodologias Ativas
Autores Tallys Aureliano Dantas dos Santos (UFRN), Fabrício Guerra, Flavius da Luz e Gorgônio (UFRN)
Um Panorama do Conhecimento em Blockchain por Discentes
Autores Pedro Temoteo, Alan Gomes, Emanuel Coutinho (UFC)
Produção de vídeos de animação: brincadeira, aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil
Autores Ednara Miranda Santana (UFC), Alan de Matos Pinto (Universidade Federal do Ceara e Colegio Antares), Maria Auricélia da Silva (UFC)
Inteligência Artificial Generativa na Educação: oportunidades e desafios no Design de Personagens
Autores David Ohara (UFPE), Natal Chicca Junior (UFPE)
Recursos Didáticos e Metodologias para o Ensino de Computação: Um Mapeamento Sistemático com Ênfase no Ensino Médio
Autores Kauane Vitória Oliveira (Colégio Estadual Rui Barbosa), Davi Alessandro Coelho (UFPR), Isabela Souza Rodrigues dos Santos (UFPR), Carlos Roberto Beleti Junior (UFPR), Linnyer Beatrys Ruiz Aylon
Gamificação e Tecnologias Digitais: Utilização da Gincana Híbrida como Estratégia Avaliativa no Ensino das Neoplasias
Autores Rômulo Cavalcante (UFRN), Cauã Oliveira (UFRN), Andreza Batista, Giovana Lima, Kailany Faria
Uso de Tecnologias IoT como Recurso Pedagógico para Estudantes do Ensino Médio
Autores Leonel Maia (UFRN), Amanda Maria Domingos Oliveira (UFRN), Dennys Leite Maia (UFRN), Lucas Silva
Uso de Inteligência Artificial Generativa para criação de Objetos de Aprendizagem para a Matemática
Autores Dênis Rocha da Silva (UFRN), Ana Carolina Costa Silva (UFRN), Igor Rauan Soares da Silva (UFRN), Dennys Leite Maia (UFRN), Amanda Maria Domingos Oliveira (UFRN)
Mavira, o Resgate: Um Jogo Digital Educacional Notório para a Preservação da Avifauna Maranhense
Autores Anna Lyat Pontes de Jesus (IFMA), Jade dos Reis Moraes, Kaiany Moura Guimaraes, Valter dos Santos Mendonça Neto (IFMA), Carlos Costa (IFMA), Premma Silva (UEMA), POLIANA MELONIO, Iris Maria Ribeiro Rocha (UEMA)
Educação Maker e Design Thinking: Um Relato de Experiência Conectando Estudantes e Agricultores
Autores José Mário de Mendonça Lemos (UFPE), Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho (UFPE)
Produção de mídias digitais e aplicação de multiletramentos no Ensino Superior: uma proposta de estudo para a promoção do engajamento discente
Autores Ellen Lacerda Carvalho Bezerra (UFC), Raquel Santiago Freire (UFC), José Aires de Castro Filho (UFC), Rayssa Araújo Hitzschky (UFC), Rodrigo Lacerda (Universidade Federal do Cariri)
Produção de Mídias Digitais como estratégia de Inclusão Digital e Protagonismo Estudantil
Autores Mariane Barbosa da Silva (UFC), Alice Lima Macêdo (UFC), Juscileide Braga de Castro (UFC)
Raízes do Passado: Um Jogo Digital para Ensino da História de Açailândia-MA
Autores Carlos Henrique da Cruz Silva, Antonio Eduardo de Carvalho Alves (IFMA), Matheus Rufino Teixeira Medeiros (IFMA Campus Açailândia), Graziela Costa Silva, Valter dos Santos Mendonça Neto (IFMA), Carlos Costa (IFMA), POLIANA MELONIO, Iris Maria Ribeiro Rocha (UEMA)
Metodologia de Oficinas para Inclusão de Jovens em TIC: Promovendo Pensamento Computacional, Letramento Digital e Formação Cidadã
Autores Ednilson Oliveira (Universidade UniCesumar), Yvina Silva (IFCE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.), Mical Freitas Alves (IFCE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.), Carina Teixeira de Oliveira (Ifce)
Aplicações de Aprendizagem de Máquina com dados do INEP: Uma Revisão de Literatura
Autores Thiago Feitosa (IFCE campus Aracati), Antonio Rafael Braga (UFC)
Educação Sexual e Protagonismo Juvenil nas Redes Sociais: relatos de uma experiência com estudantes do ensino médio
Autores Matheus Magalhães (UFRN), Patricia Amaral (IFRN), Rômulo Carvalho (UFRN), Layne Tomaz, Charles Madeira
O uso de Inteligência Artificial Generativa na Criação de um Jogo Educativo: um Relato da Experiência
Autores Kleber Tavares Fernandes (Universidade Federal Rural do Semi-Árido), Layza Vitória Nogueira de Oliveira (UFERSA), Israel Messias da Silva Lima (Universidade Federal Rural do Semi-Árido), Joel Laurentino da Cunha (UFERSA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO), Gildene Lima de Souza Fernandes
Mapeamento Sistemático da Mineração de Dados Educacionais no Combate à Evasão Escolar no Brasil
Autores Neila Bastos (Ifce), Lara Beatriz Soares Gomes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), João Ferreira Linhares (Ifce), Raquel Silveira (Ifce), Carina Teixeira de Oliveira (Ifce)
Jogos Digitais e Inteligência Artificial: Um Quiz Interativo para Promoção da Literatura Maranhense
Autores Robson Gomes da Cruz, Marcos Andre Lima Sousa, Davi Gomes da Silva, Carlos Costa (IFMA), Valter dos Santos Mendonça Neto (IFMA), POLIANA MELONIO, Iris Maria Ribeiro Rocha (UEMA), DORACY LIMA (UEMA de Sao Luis - MA)
Análise de dados, Learning Analytics e Avaliação com Formulários: Um Estudo Exploratório
Autores Adson Silva (Universidade de Pernambuco), Elvis Melo (Universidade de Pernambuco)
ANÁLISE DA APRENDIZAGEM AUTORREGULADA MEDIADA POR TECNOLOGIAS: Uma Revisão Sistemática
Autores Juliana Bento da Silva (UFRN), Adja Ferreira Andrade (UFRN)
Ampliando o Repertório de Técnicas na Educação Maker: Fichas de Técnicas e BNCC da Computação
Autores Guilherme Arduini Gomes (LTMK), Ayla Higa (LTMK)
Google Colaboratory como ferramenta no ensino de controladores PID: um relato de experiência no curso de engenharia de energia
Autores José Wilen Gomes Oliveira (IFRN Campus Natal Central), Marcus V. A. Fernandes (IFRN)
Quadrinhos em sala de aula: uma revisão integrativa sobre o uso de webcomics como ferramenta pedagógica no ensino superior
Autores Pâmela Oliveira (UFC), Paulo Magalhães (UFC), Ana Letícia Lourinho, José Aires de Castro Filho (UFC), Raquel Santiago Freire (UFC)
Panorama do Ensino Híbrido no Ensino Médio Noturno do Rio Grande do Norte: Caracterização e Conhecimentos Prévios Docentes
Autores Amanda Caroline Damasceno Tavares (SEEC-RN), Lucelio Aquino (UFRN)
A robótica educacional como recurso didático no ensino da Língua Inglesa: uma prática pedagógica no IFRN-Campus Ipanguaçu
Autores Kleber Kroll de Azevedo Silva (IFRN), Marcos Antonio de Araújo Silva (IFRN), Laryssa Clemente Barbalho, Lucas Mateus Barbalho de Souza
Desigualdades de Gênero na Pós-Graduação em Computação: Um Estudo de Caso com Dados Educacionais
Autores NICOLLE DE SOUZA (IFCE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.), Maria Donato (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), Lara Beatriz Soares Gomes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), Carina Teixeira de Oliveira (Ifce)
Democratização de Recursos Educacionais Digitais: Um Estudo sobre Acessibilidade para o Repositório Athena
Autores Heloise Sá (UFC), Maria de Fatima Costa de Souza (UFC), José Aires de Castro Filho (UFC)
Letramento em dados na educação: mapeamento de tendências e lacunas em pesquisas acadêmicas
Autores Amanda Valeria (UFPE), Danilo Borges e Silva de Araújo
Análise de Sentimentos com VADER: Identificação de Sinais de Depressão e Ansiedade em postagens em Português
Autores Rayane Oliveira (Ifce), Odara Feitosa (IFCE campus Aracati)
Análise de Fatores de Risco para Evasão Escolar na Educação Básica usando Modelos Preditivos de Machine Learning
Autores RODRIGO ANTONIO DA SILVA LIRA (Universidade de Pernambuco)
Lendas Maranhenses em Jogo: Um Quiz Interativo com Inteligência Artificial para a Valorização da Cultura Local
Autores Joel Coutinho, Italo Chamulay (IFMA), Mateus Gomes Dias (IFMA), Gabriely Mendes, Valter dos Santos Mendonça Neto (IFMA), Carlos Costa (IFMA), DORACY LIMA (UEMA de Sao Luis - MA), Iris Maria Ribeiro Rocha (UEMA)
Análise de perfil de estudantes quanto ao uso de recursos tecnológicos para visualização gráfica de funções
Autores Otavio Paulino (UFERSA), Lucianny Thais Matias (Ufam)
Uso de Visualização de Dados na Caracterização de Perfis de Estudantes Cotistas e Não Cotistas de Licenciatura em Física
Autores Mical Freitas Alves (IFCE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.), Carina Teixeira de Oliveira (Ifce), Lara Beatriz Soares Gomes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), Raquel Silveira (Ifce), Cristiane Silva (Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceara)
Inteligência Artificial na Educação: Produção e Aplicação de um E-book para a Formação Crítica de Estudantes
Autores Ana Graziele de Almeida Santos, Benjamim Sousa, Christyann Alike Santos Mesquita, Graziela Costa Silva, Valter dos Santos Mendonça Neto (IFMA), Carlos Costa (IFMA), POLIANA MELONIO, Iris Maria Ribeiro Rocha (UEMA)
Desenvolvimento de Parâmetros de Testes Tecnopedagógicos para Avaliação de Vídeos Educativos
Autores Sergio Bezerra, Wesley Ribeiro (UFC), Maria de Fatima Costa de Souza (UFC)
Tecnologia e Cultura: Uma Experiência com Aprendizagem Baseada em Projetos, Inteligência Artificial e Literatura Nordestina no Ensino Técnico
Autores Lhayla Shamy Santos Fonseca, Graziela Costa Silva, Rafaela Soares Mendonça, Valter dos Santos Mendonça Neto (IFMA), Carlos Costa (IFMA), LEOMAR CAMPELO COSTA (Universidade Estadual do Maranhão UEMA), POLIANA MELONIO, Iris Maria Ribeiro Rocha (UEMA)
Google Colaboratory como Ferramenta no Ensino Remoto de Aprendizagem de Máquina I: Desafios, Soluções e Resultados
Autores Martony Demes Silva (UFPI), Nara Leyla Dos Santos
Equidade em prática pedagógica interdisciplinar com o uso de tecnologias digitais para o combate do desperdício de alimentos
Autores Alice Lima Macêdo (UFC), Mariane Barbosa da Silva (UFC), Juscileide Braga de Castro (UFC)
Plataforma Digital para Autoavaliação e Aprendizado de Residentes em Oftalmologia
Autores Denise Rísia (UFC), Tania Saraiva de Melo Pinheiro (UFC), Victor Carvalho (UFC), Patrícia Freitas Campos de Vasconcelos (UFC)
Avatar virtual inteligente para desenvolver competências de coordenadores pedagógicos
Autores Glenda Malta De Almeida (Centro de Informatica/ UFPE), Maria Eduarda Mota (UFPE), Gabriel Vasconcelos (UFPE), Francisco M. Simões (UFPE), Aluisio José Pereira (UFPE)
Portal Lisi: Uma experiência inclusiva com Tecnologia Digital para alfabetização de Crianças com Autismo
Autores Iasmim de Castro Gondim (IFCE campus Aracati), Ingrid de Castro Gondim (IFCE campus Aracati), Felipe Bastos Nunes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará)
Pensamento para Inteligência Artificial na Educação STEAM por meio da Alfabetização Científica: uma abordagem com livro-jogo
Autores Juliana Cristina dos Santos (IFES), Márcia Gonçalves Oliveira (IFES), Vanessa Battestin (IFES)
Implementação dos Modelos de Linguagem Grande (LLM) em Sistemas de Alfabetização e Rotina para crianças com TEA
Autores Ingrid de Castro Gondim (IFCE campus Aracati), Iasmim de Castro Gondim (IFCE campus Aracati), Felipe Bastos Nunes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará)
Uma Estratégia Avaliação da Intenção de Uso de Narrativas Digitais por Docentes de Literatura no Ensino Fundamental
Autores Flávia Rodrigues Cordeiro, Ederson Luiz Locatelli (UFS), Maurício César Menon, Armando Paulo da Silva (UTFPR), Eduardo Filgueiras Damasceno (UTFPR)
TRANSCRITOR-IA: TRANSCRIÇÃOO INTELIGENTE APLICADA AO JORNAL HISTÓRICO O JAGUARIBE
Autores Alysson Pinheiro (Student), Valter Costa (IFCE Campus Cedro)
Tecnologia e Inclusão: as TDICs como possibilidades pedagógicas na educação de pessoas surdas
Autores Silas Nascimento dos Santos (UFPE), Ticia Cassiany Ferro Cavalcante, Wilma Pastor de Andrade Sousa
Uma abordagem de recuperação e reintegração de recursos educacionais digitais em flash aos acervos dos repositórios digitais
Autores Thiago Pires Cavalcante (UFC), Marcos Vinícius Costa Souza (UFC), Maria de Fatima Costa de Souza (UFC)
Queremos a inclusão digital, mas medimos o impacto social?
Autores Helber Wagner da Silva (Federal Institute of Rio Grande do Norte), Deborah Arruda (UFRN)
Ensino de espanhol, inclusão e inovação: inteligência artificial em apoio à aprendizagem de pessoas com deficiências
Autores Maria Clara Medeiros Silva (UERN), TATIANA LOURENCO DE CARVALHO (UERN)
Desenvolvimento de um Chatbot para Diálogo com a Comunidade Acadêmica sobre a Lei de Cotas e a Heteroidentificação de uma Instituição de Ensino
Autores Thalita Rodrigues Reis da Silva (Ifce), Francisca Raquel de Vasconcelos Silveira (Ifce), Leonardo Martins das Chagas
O Ensino do Pensamento Computacional com Metodologias Ativas na Licenciatura em Computação
Autores Elvis Melo (Universidade de Pernambuco)
Percepções Iniciais sobre Inteligência Artificial entre Mestrandos em Educação: Um Estudo Exploratório com Abordagem Mista
Autores Maria Daliane Ferreira Barroso (UFC), Cassandra Ribeiro Joye (Ifce), Sinara Socorro Duarte Rocha (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Campus Paracuru), Luiz Felipe Araujo Azevedo (Uece)
Robótica Educacional: Construindo um Trânsito Seguro
Autores Nailane Oliveira (UTEC JB/ DGTEC/ SEEL/ Prefeitura do Recife)
Contribuições das Ferramentas Pedagógicas de Inteligência Artificial na Educação Especial: O que pensam os professores
Autores Francisco Romildo Silva (Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco), Leandro Marques Queiros (UFPE), Maykon Almeida (Secretaria de Educação de Pernambuco)
Educação sustentável e inovação pedagógica: uma revisão sistemática sobre os biodigestores na formação docente e aprendizagem no contexto escolar
Autores Dalila de Menezes Nascimento (UFC), Ariadna Justino Maropo (UFC), C. Estevao Rolim Fernandes (UFC), Edgar Marçal (UFC), Vera Lúcia Cunha Silva (Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza)
Abordagem STEAM e sustentabilidade: Promovendo a Conscientização Socioambiental no Ensino Médio
Autores Raíza de Araújo Domingos Soares (UFRN), Roberia Silva da Penha Lourenço (UFRN), Dennys Leite Maia (UFRN)
Gamificação para o Bem-Estar Mental com Jogo 2D Desenvolvido com GameMaker e IA Generativa
Autores Pedro Henrique Tavares Gomes, Rutemberg Rodrigues Lucena, Yuan Junior Soares da Silva, Kécio da Silva Santos (UFRN), Rafaela Oliveira da Silva Azevedo
Práticas pedagógicas com Recursos Educacionais Digitais (RED) de Língua Portuguesa: contribuições para os anos iniciais do Ensino Fundamental
Autores Rayssa Araújo Hitzschky (UFC), Ellen Lacerda Carvalho Bezerra (UFC), Rodrigo Lacerda (Universidade Federal do Cariri), Raquel Santiago Freire (UFC), José Aires de Castro Filho (UFC)
O Uso do Wordwall® e do PearDeck® no Ensino de Bioquímica: Uma Experiência Inovadora na Área da Saúde
Autores Adriana da Silva Brito (UFRN), Maria Eduarda de Arruda Oliveira, Ana Júlia Medeiros Souza, Lígia Rosane Silva Feitosa, Winara Kezia Lima Oliveira
Competências socioemocionais e comunicação não violenta na educação integral: orientações e cuidados nas redes sociais
Autores Selma Alas Martins, Francymary Beatriz da Silva Bezerra
Construindo Sistemas Tutores Inteligentes com a ferramenta Cognitive Tutor Authoring Tools (CTAT).
Autores Denilson Gabriel Freitas de Carvalho
Uma Introdução a Robótica Educacional com Arduíno para o Pensamento Computacional
Autores Elvis Melo, José Armando Barbosa
Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para Educação Básica com Inteligência Artificial Generativa: Do Zero ao Produto, Sem Saber Programar
Autores Dennys Leite Maia, Amanda Maria Domingos de Oliveira, Ana Carolina da Costa Silva, Dênis Silva da Rocha, Emanuel Kywal Pinto Cabral Filho, Keven William Pereira Monteiro, Leonel França Maia, Lucas Toshio Nascimento da Silva, Raiza de Araújo Domingos Soares, Samuel Anderson Machado Lopes
Escrever com IA: o ChaGPT como aliado na escrita em inglês como língua adicional
Autores Adriana Almeida Fernandes
Utilizando a plataforma Genially para a elaboração de materiais educacionais interativos
Autores Pâmela de Castro Freitas Oliveira, Paulo Victor Santos Magalhães, Ana Letícia de Sousa Lourinho
Batalha de Algarismos: A Missão de Rahin
Autores Samuel Anderson Machado Lopes, Amanda Maria Domingos de Oliveira (UFRN), Ana Carolina Costa Silva (UFRN), Dennys Leite Maia (UFRN), Leonel França Maia (UFRN), Maria Luíza dos Santos (UFRN)
QuimiKub: Um jogo educativo interdisciplinar
Autores Raíza de Araújo Domingos Soares, Angélica Maria Ribeiro de Lima Oliveira (PPgITE/UFRN), Keven William Pereira Monteiro (IMD/UFRN), Dennys Leite Maia (PPgITE/IMD/UFRN)
Planeta em Jogo
Autores Marcia Virgínia Costa Medeiros, Raimundo Oliveira Júnior (UFC), Ariadna Justino Maropo (UFC), Dalila de Menezes Nascimento (UFC), Carlos Estêvão Rolim Fernandes (UFC), Auderlenis Farias de Aráujo (UFC), Edgar Marçal de Barros Filho (UFC)
Makey Makey
Autores Denise Fernandes Nogueira (Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA – UECE)), Valdeir Lira Pessoa e Silva (Programa de Pós-graduação em Tecnologia Educacional aplicado pela Universidade Federal do Ceará (PPGTE - UFC)), Mikaely Mendes Rocha (Pós-graduação Lato Senso em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional Aplicada pela Faculdade Bookplay)
Chronoplay
Autores Francisca Andréia Fonseca Cavalcante (Universidade Federal do Ceará), Francisca Leidiane Santos Silva Nascimento (Universidade Federal do Ceará), Francisco Eudes Arruda Vieira Júnior (Universidade Federal do Ceará), João André França Mourão (Universidade Federal do Ceará), João Victor Cronemberger Mesquita (Universidade Federal do Ceará), Brenda Letícia Sousa dos Santos (Universidade Federal do Ceará), Prof. Dr. Edgar Marçal de Barros Filho (Universidade Federal do Ceará), Prof. Dr. Emanuel Ferreira Coutinho (Universidade Federal do Ceará), Prof. Dr. José Aires de Castro Filho (Universidade Federal do Ceará), Profa. Dra. Maria de Fátima Costa de Souza (Universidade Federal do Ceará), Profa. Dra. Luciana de Lima (Universidade Federal do Ceará)
Observatório Rede STEAM Potiguar
Autores Emanuel Kywal Pinto Cabral Filho, Amanda Maria Domingos de Oliveira (UFRN), Ana Carolina da Costa Silva (UFRN), Dênis Silva da Rocha (UFRN), Keven William Pereira Monteiro (UFRN), Lucas Toshio do Nascimento (UFRN), Samuel Anderson Machado Lopes (UFRN), Dennys Leite Maia (UFRN), Raiza de Araújo Domingos Soares (UFRN)