Credenciamento

CURSO DE FORMAÇÃO EM LIBRAS (para ouvintes)

 

OBJETIVO: Oportunizar ao profissional, o entendimento das reais implicações das deficiências, de modo a propiciar atitudes favoráveis aos indivíduos nessa condição e suas famílias, com a finalidade de desenvolver procedimentos que possam beneficiá-los, nos espaços coletivos de construção do conhecimento. Proporcionar ao cursista oportunidades de discussão sobre os aspectos do ensino inclusivo do sujeito surdo. Investir, participar e realizar experiências práticas em uma sociedade inclusiva, respeitando as diferenças, de forma a garantir os direitos básicos de todo cidadão e a melhoria da qualidade de vida individual e coletiva. Aprender e poder dialogar em Libras, conhecendo sua gramática e aspectos lexicais.

DOCENTES: PROF. MÁRCIO ARAÚJO

CARGA HORÁRIA: 300 horas (MÓD I, II e III)

DURAÇÃO: 18 meses (TERÇAS das 19h às 21h)

MATERIAL DIDÁTICO: Apostilas, vídeos, imagens e slides postados no AVA(ambiente virtual de aprendizagem via Google Classroom)

CUSTO: Informações no grupo da turma.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Google Classroom, Slidesgo, Padlet, Kahoot, Youtube, Doity, Handtalk, Elan, Mentimeter,...

QUANTIDADE DE ALUNOS: máximo de 50 pessoas por turma.

 

MATRIZ CURRICULAR

1° SEMESTRE (BÁSICO) 100H

  1. História dos surdos e Filosofias da Educação de Surdos;

  2. Cultura, Identidades, Povo, Comunidade e Literatura Surdas;

  3. Nomenclaturas específicas da Libras;

  4. Surdez/ causas da surdez e Graus de deficiência auditiva;

  5. A profissionalização e os profissionais que atuam com Libras;

  6. A função da escola e tipos de escolas;

  7. Tecnologia assistiva para surdos e Aplicações ;

  8. Parâmetros da Libras: Fonologia;

  9. Alfabeto datilológico, regras de soletração e contagem;

  10. Sinais soletrados: Soletração rítmica e Iniciação;

  11. Números cardinais, ordinais e quantidade;

  12. Usos dos números em diversos contextos;

  13. Cumprimentos e saudações;

  14. Derivação, Polissemia, Classificadores e Pares Mínimos;

  15. Disposição das mãos, Simetria e Dominância, Sinais Simples e Compostos;

  16. Iconicidade e Arbitrariedade, Sinonímia e Antonímia;

  17. Metáfora e Metonímia - Português/Libras;

  18. Flexões de Grau, Gênero e Intensidade na Libras;

  19. Variações Linguísticas e Expressões Idiomáticas;

  20. Tipos de Frases e orações;

  21. Tipos de Pronomes e Verbos;

  22. Tipos de Advérbios.

2° SEMESTRE (INTERMEDIÁRIO) 100H

  1. Fonologia e Morfologia da Libras na prática sinalizada;

  2. Gramática Corporificada;

  3. Regras Básicas de Glosa;

  4. Introdução ao Sign Writing e as Escritas de Sinais;

  5. Regras de Sintaxe da Libras;

  6. Prática de Conversação I;

  7. Introdução a Libras Tátil e Comunicação Háptica;

  8. Produção Audiovisual na Libras;

  9. Prática de Ensino em Libras I;

  10. Atendimento ao Surdo I;

3° SEMESTRE (AVANÇADO) 100H

  1. Prática de Conversação II;

  2. Prática de Ensino em Libras II;

  3. Atendimento ao Surdo II;

  4. Prática de Tradução Básica;

  5. Prática de Interpretação de Voz/Português Básica;

  6. Prática de Interpretação Básica;

PÚBLICO-ALVO: Pessoas ouvintes não-fluentes na Libras. Psicólogos, Fonoaudiólogos, Assistentes Sociais, Pedagogos, Biomédicos, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Enfermeiros e outros profissionais graduados que atuam ou têm interesse em atuar na área de educação de surdos e curiosos com no mínimo ensino fundamental 1 completo.

METODOLOGIA: Predominantemente ativa, centrada na interatividade e na participação. Portanto, a metodologia de ensino-aprendizagem enfatiza a transferência de conceitos e técnicas aplicáveis através de aulas expositivas, dinâmicas de grupo, estudos de casos, atividades vivenciais, relatos de experiências, exercícios individuais e em grupos etc. Avaliações teóricas e práticas.

CERTIFICAÇÃO: Frequência mínima de 75% (cem por cento) da carga horária, média 7,0 nas avaliações.