CURSO DE FORMAÇÃO EM LIBRAS (para ouvintes)
OBJETIVO: Oportunizar ao profissional, o entendimento das reais implicações das deficiências, de modo a propiciar atitudes favoráveis aos indivíduos nessa condição e suas famílias, com a finalidade de desenvolver procedimentos que possam beneficiá-los, nos espaços coletivos de construção do conhecimento. Proporcionar ao cursista oportunidades de discussão sobre os aspectos do ensino inclusivo do sujeito surdo. Investir, participar e realizar experiências práticas em uma sociedade inclusiva, respeitando as diferenças, de forma a garantir os direitos básicos de todo cidadão e a melhoria da qualidade de vida individual e coletiva. Aprender e poder dialogar em Libras, conhecendo sua gramática e aspectos lexicais.
DOCENTES: PROF. MÁRCIO ARAÚJO
CARGA HORÁRIA: 300 horas (MÓD I, II e III)
DURAÇÃO: 18 meses (TERÇAS das 19h às 21h)
MATERIAL DIDÁTICO: Apostilas, vídeos, imagens e slides postados no AVA(ambiente virtual de aprendizagem via Google Classroom)
CUSTO: Informações no grupo da turma.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Google Classroom, Slidesgo, Padlet, Kahoot, Youtube, Doity, Handtalk, Elan, Mentimeter,...
QUANTIDADE DE ALUNOS: máximo de 50 pessoas por turma.
MATRIZ CURRICULAR
1° SEMESTRE (BÁSICO) 100H
História dos surdos e Filosofias da Educação de Surdos;
Cultura, Identidades, Povo, Comunidade e Literatura Surdas;
Nomenclaturas específicas da Libras;
Surdez/ causas da surdez e Graus de deficiência auditiva;
A profissionalização e os profissionais que atuam com Libras;
A função da escola e tipos de escolas;
Tecnologia assistiva para surdos e Aplicações ;
Parâmetros da Libras: Fonologia;
Alfabeto datilológico, regras de soletração e contagem;
Sinais soletrados: Soletração rítmica e Iniciação;
Números cardinais, ordinais e quantidade;
Usos dos números em diversos contextos;
Cumprimentos e saudações;
Derivação, Polissemia, Classificadores e Pares Mínimos;
Disposição das mãos, Simetria e Dominância, Sinais Simples e Compostos;
Iconicidade e Arbitrariedade, Sinonímia e Antonímia;
Metáfora e Metonímia - Português/Libras;
Flexões de Grau, Gênero e Intensidade na Libras;
Variações Linguísticas e Expressões Idiomáticas;
Tipos de Frases e orações;
Tipos de Pronomes e Verbos;
Tipos de Advérbios.
2° SEMESTRE (INTERMEDIÁRIO) 100H
Fonologia e Morfologia da Libras na prática sinalizada;
Gramática Corporificada;
Regras Básicas de Glosa;
Introdução ao Sign Writing e as Escritas de Sinais;
Regras de Sintaxe da Libras;
Prática de Conversação I;
Introdução a Libras Tátil e Comunicação Háptica;
Produção Audiovisual na Libras;
Prática de Ensino em Libras I;
Atendimento ao Surdo I;
3° SEMESTRE (AVANÇADO) 100H
Prática de Conversação II;
Prática de Ensino em Libras II;
Atendimento ao Surdo II;
Prática de Tradução Básica;
Prática de Interpretação de Voz/Português Básica;
Prática de Interpretação Básica;
PÚBLICO-ALVO: Pessoas ouvintes não-fluentes na Libras. Psicólogos, Fonoaudiólogos, Assistentes Sociais, Pedagogos, Biomédicos, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Enfermeiros e outros profissionais graduados que atuam ou têm interesse em atuar na área de educação de surdos e curiosos com no mínimo ensino fundamental 1 completo.
METODOLOGIA: Predominantemente ativa, centrada na interatividade e na participação. Portanto, a metodologia de ensino-aprendizagem enfatiza a transferência de conceitos e técnicas aplicáveis através de aulas expositivas, dinâmicas de grupo, estudos de casos, atividades vivenciais, relatos de experiências, exercícios individuais e em grupos etc. Avaliações teóricas e práticas.
CERTIFICAÇÃO: Frequência mínima de 75% (cem por cento) da carga horária, média 7,0 nas avaliações.