Ecos Urbanos | Encontros para Criação de Oportunidades e Soluções

Ecos Urbanos | Encontros para Criação de Oportunidades e Soluções

um novo jeito de pensar cidades e negócios

Faça sua inscrição
De 03 a 04 de novembro Todos os dias das 09h às 18h
Maceió, AL Cine Arte Pajuçara [Centro Cultural Arte Pajuçara]

Sobre o Evento

Nos dias 03 e 04 de novembro, estaremos promovendo em Maceió-ALEcos que vão fazer você (re)pensar cidades e negócios de um jeito pra lá de inovador.

O primeiro dia do evento será marcado por discussões sobre Smart Cities (conceitos e cases), inovações para empreender e fazer gestão de cidades de forma inteligente e sustentável, tudo isso com foco em processos de Place Branding, Placemaking, Gestões compartilhadas e colaborativas de espaços públicos.

No dia seguinte, teremos muito Design Thinking para prototipagens de ideias originais de novos negócios e de soluções urbanas criativas. Haverá uma banca avaliadora das propostas e uma premiação para a ideia mais 'smart'!

Venha fazer parte desse barulho, que já está produzindo Ecos nos quatro cantos do mundo :)

Palestrantes

  • Caio Esteves | PlaceForUs
  • Urban Ideas - Urb-i | Carolina Guido | Yuval Fogelson | Paulo Carmagnani
  • Robert de Paauw
  • Elza Lira
  • Rafaela Calheiros
  • Vanine Borges

Programação

09h00 - Elza Lira, Vanine Borges Smart Cities | soluções que transformam cidades
Smart Cities | soluções que transformam cidades
Local: Auditório do Cine Arte Pajuçara

As Smart Cities são aquelas que prezam pela sustentabilidade, valorizando a co-criação com o público e caminhando no sentido da governança compartilhada... portanto, para falar em cidades inteligentes, é preciso pensar numa integração entre as dimensões das inteligências: humana, coletiva e artificial. Exaltar o potencial de uma transformação positiva da dinâmica citadina de forma inovadora, convergente e conectada.

10h30 Pontos de vista sobre o tema
Pontos de vista sobre o tema
Local: Auditório do Cine Arte Pajuçara

Exposição de diversos pontos de vista sobre oportunidades de negócios e potenciais soluções urbanas, oriundas de demandas reais do território Alagoano, segundo avaliações de Gestores Públicos locais, representantes de ONGs e Movimentos atuantes no Estado e profissionais da área.

Convidados para a Mesa de Abertura: Thereza Dantas (Secretária de turismo da Prefeitura Municipal de Maragogi-AL); Íria Almeida (Chefe de Gabinete Adjunta de Gestão de Riscos e Observatório de Desempenho - Prefeitura Municipal de Maceió-AL); Paula Zacarias (arquiteta, urbanista, coordenadora na ONU Habitat, escritório de Alagoas); Juliana Agra (Ciclomobi - coletivo de ciclistas urbanos de Maceió); Renan Silva (Gerente de estudos de acidentes e infrações de trânsito - DETRAN/AL, arquiteto/urbanista na IDEAL, professor de planejamento urbano na UNIT), Thalianne Leal (IPHAN - AL).

14h00 - Caio Esteves | PlaceForUs Place Branding | Place For Us
Place Branding | Place For Us
Local: Auditório do Cine Arte Pajuçara

1ª empresa brasileira especializada em place branding (marca-lugar), vai falar sobre o fortalecimento da identidade de um Lugar e o engajamento de pessoas para ressignificar os espaços e tornar a cidade mais vibrante e resiliente. Place branding é um processo que visa fortalecer a relação entre os moradores e seu lugar, além de criar uma ideia central capaz de conectar partes interessadas (como: poder público, empresários locais, pequenos comerciantes, investidores e visitantes) para criar soluções eficientes e transformadoras.

15h00 - Urban Ideas - Urb-i | Carolina Guido | Yuval Fogelson | Paulo Carmagnani Placemaking, urbanismo tático e gestão compartilhada
Placemaking, urbanismo tático e gestão compartilhada
Local: Auditório do Cine Arte Pajuçara

A Urban Ideas (Urb-i), startup paulista de projetos urbanos, vai falar sobre soluções projetuais que podem transformar os espaços públicos de forma democrática e engajada. Apresentação de cases 'antes e depois', intervenções e desafios.

16h00 - Robert de Paauw Identificação de oportunidades na paisagem urbana e no meio ambiente, como forma de se pensar projetos inteligentes e sustentáveis
Identificação de oportunidades na paisagem urbana e no meio ambiente, como forma de se pensar projetos inteligentes e sustentáveis
Local: Auditório do Cine Arte Pajuçara

Um papo com o arquiteto/urbanista Robert de Paauw, que vai falar sobre o foco no desenho urbano, no meio ambiente e no resgate da paisagem, enquanto meio para a requalificação de áreas precárias, sempre partindo da premissa de um conhecimento aprofundado sobre o local. Apresentação de alguns projetos desenvolvidos pelo escritório JANSANA, DE LA VILLA, DE PAAUW ARQUITECTES, baseado em Barcelona, São Paulo e Teresina.

16h45 Perguntas, debates e interações
Local: Auditório do Cine Arte Pajuçara

Momento das perguntas e trocas com os palestrantes

17h45 "Cinema, tubaínas e sururus"
Local: Lounge do Cine Arte

Confraternização no lounge do Cine Arte, com música boa, caldinho de sururu, tubaínas e drinques da terra.

09h00 - Rafaela Calheiros Desgin thinking: a ferramenta para um novo jeito de pensar cidades e negócios
Desgin thinking: a ferramenta para um novo jeito de pensar cidades e negócios
Local: A definir

Soluções através do Design Thinking... possibilidades de estruturação do pensamento para conseguir desenvolver ideias disruptivas, com foco em soluções centradas no ser humano, tendo como pilares: a empatia, a colaboração e a experimentação.

14h00 - Rafaela Calheiros Ideações, prototipagens e testes
Ideações, prototipagens e testes
Local: A definir

Muito 'brainstorm' ... desenvolvimento de ideias, propostas e projetos (oficina).

17h00 Avaliação das propostas e Premiação para a '+ smart'
Avaliação das propostas e Premiação para a '+ smart'
Local: A definir

Banca de avaliação das propostas prototipadas. Premiação para a porposta vencedora.

Avaliadores:

- Airton Omena, arquiteto/urbanista, especialista em Retail Design. From Concept to Design: Branding (pela Elisava School - Barcelona, Espanha) e em Branding: Gestão e Construção de Marcas (pela FGV - São Paulo - SP).

- Thadeu Luz, arquiteto/urbanista, co-fundador da Hand Talk (startup que realiza, via app, a tradução digital e automática para Língua de Sinais).

- Rafael dos Santos, arquiteto/urbanista e artista plástico, graduado pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, com parte da formação acadêmica na Universidade Nacional Autônoma do México –UNAM.

18h00 Encerramento
Local: A definir

Premiação. Entrega do prêmio: ida à São Paulo com tudo pago, incluindo visitas a intervenções realizadas pela Urb-i, passeio no centro de SP com a PlaceForUs, visita ao Google Campus e ao CUBO (incubadora do Itaú) + consultoria dos organizadores do evento para modelagem de negócio da proposta vencedora.

 

Relatos da experiência, pesquisa de satisfação e encerramento.

Local

Cine Arte Pajuçara [Centro Cultural Arte Pajuçara] - 57030-170, Avenida Doutor Antônio Gouveia, 1113, Pajuçara, Maceió, Alagoas,

Apoio Institucional

Organizador

Ecos Urbanos - AL

Encontros para Criação de Oportunidades e Soluções