É um imenso prazer ter você aqui!!!
Segue LINK DE ACESSO para o nosso primeiro encontro hoje às 19h!!
https://www.youtube.com/watch?v=p9UiVs1luUI
>>Esse Seminário tem o intuito de promover um debate com especialistas, associações sem fins lucrativos, instituições de atendimento especializado e de ensino acerca das especificidades da criança, do adolescente e do adulto com deficiência e as condições para a realização das atividades terapêuticas e educacionais no contexto pandemia e pós pandemia.
Data: 27, 28, 29, 30 e 31/JULHO 2020.
Horário: 19h às 20:30
Certificação: 8h
>> Organização: Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE - CaVG), Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pelotas (APAE - Pelotas).
>> Apoio: Alfredo Dub, Louis Braile, APADPEL, APAJAD, Centro de Atendimento ao Autista Dr Danilo Rolim de Moura
>> Promoção: FEAPAES RS e IFSUL CAVG
>>Público: Docentes da Rede Pública e Privada; Equipe de Apoio Educacional; Entidades Sem Fins Lucrativos e Comunidade em Geral.
Justificativa
O evento se justifica pela necessidade de reflexão urgente e constante sobre os processos de retomada à escolarização, bem como, atendimentos especializados após longo período de isolamento e distanciamento social necessário em decorrência da Pandemia do COVID-19.
Acredita-se que, ao promover um espaço digital que cumpra com o distanciamento social e oportunize a reflexão diante dos diferentes olhares sobre a educação especial e inclusiva estaremos fortalecendo o papel plural do docente neste momento desafiador.
Faz-se urgente a organização de serviços de apoio ao docente, sendo ele o agente promotor das constantes que garantem o desenvolvimento biopsicossocial do educando.
Repensar a culturalidade e as práticas da escola, frutificando a retomada do Ano Letivo de forma gradual e constante, além de restabelecer as relações interpessoais valorizando e garantindo a subjetividade dos usuários, educandos e professores.
PROGRAMAÇÃO
27/07/2020 - 19h
Organizador: APAE Pelotas
Tema: Práticas Pedagógicas à Distância e as Brincadeiras no Contexto Atual
Palestrantes:
Abertura
Afonso Tochetto - Presidente da Federeção Regional das APAES do Rio Grande do Sul
Palestrantes:
Profª Lucia Maria Cardoso Centena - Coordenadora de Educação e Ações Pedagógicas das APAES/RS
Magistério-Escola Normal São João Batista- Camaquã
Curso de História- PUC – Porto Alegre
Curso de Estudos Sociais- PUC- Porto Alegre
Metodologia do Ensino Superior- ULBRA
Especialização em Ciências Empresariais- Universidade do Porto- Portugal
Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva- UNINTER- POA
Experiência Profissional
Professora do Curso de Magistério- Escola Estadual de 2º Grau São
Jerônimo- São Jerônimo
Atuação como professora alfabetizadora nas escolas:
Escola de Ensino Médio e Fundamental Rio Branco- Porto Alegre
Escola de Ensino Médio e Fundamental Ceará- Porto Alegre
Professora de História no Ensino Médio na Escola Rio Branco,
Professora de História no Ensino Médio da Escola Apeles Porto Alegre
Professora de História no Ensino Médio da Escola Ceará- POA
Coordenadora Pedagógica na Escola Ceará- Porto Alegre
Vice-diretora da Escola Rio Branco- POA
Coordenadora Pedagógica da Federação das APAES do RS.
Profª Geane Dias - Coordenadora Pedagógica da APAE Pelotas/RS
Graduada em Pedagogia/ Educação Especial - Deficiência Mental, especialista em Atendimento Educacional Especializado e Pedagogia Gestora em Supervisão Escolar. Ingressou como professora na APAE Caçapava do Sul em 2010, e hoje atua na APAE Pelotas, como professora de AEE e Coordenadora Pedagógica.
Proª Amélia Rota de Bastos
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (2001); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2003);Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009), com complementação de estágio de Doutorado Sanduíche pela Universidade do Porto - PT; Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. É professora Associada da Universidade Federal do Pampa, onde ministra os componentes curriculares de Educação Inclusiva, Produção de Recursos Acessíveis e Psicologia da Educação nos cursos de graduação e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.
28/07/2020 - 19h
Organizadores: APAJAD - Associação de Pais e Amigos de Jovens e Adultos com Deficiências e APADPEL - Associação de Pais de Down de Pelotas / (Pelotas/RS)
Tema: O Papel da Estimulação no Desenvolvimento Físico e Cognitivo
Palestrantes:
Profº Fabrício Borges
Licenciado em Educação Física, com pós-graduação em Educação Especial e Psicomotricidade, trabalha há dez anos na educação especial, onde já coordenou projetos de inclusão e socialização através do esporte. É proprietário da Sala de Atividade Física Adaptada Prof. Fabrício Borges desde 2016.
Profª Gilsenira Rangel
Mãe! Profª. Drª. no Departamento de Ensino, Faculdade de Educação - UFPel. Pesquisadora na área da Linguagem e Inclusão, com enfoque na aquisição da escrita e da leitura por pessoas com Síndrome de Down. Coordenadora do Projeto de Extensão Novos Caminhos, que atende jovens com Síndrome de Down em atividades de Letramento. Presidente da Comissão de Apoio ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFPel.
29/07/2020 - 19h
Organizadores: Escola Especial Alfredo Dub e Escola Louis Braile (Pelotas)
Tema: Educação de Surdos no Ensino Remoto
Palestrantes:
Profº José Francisco Durán
Graduado em Licenciatura em Matemática e Ciências pela UCPel. Três Especializações: Psicopedagogica - Faculdades Integradas de Amparo, Educação de Surdos - UFPel e Matemática/Informatica - FURG, Mestrado Ensino de Ciências e Matematica - UFPel e, atualmente, Dndo em Educação pela FaE/UFPel. 30 anos como professor, criador do 1º laboratoria de informatica educativa na rede municipal no colegio muncipal pelotense - utilizando linguagem LOGO, professor do curso normal - didatica de matematica no pelotense e no assis brasil. Hoje professor da Escola Alfredo Dub - criei o LESMA - Laboratorio de Estudos Surdos em Matemática. Trabalho com alunxs surdxs desde 2000. Trabalho com a tematica de diversidade sexual nas escolas. Pesquisa de mestrado mapeou a literatura infantil LGBTI+ no Brasil, faixa etária de 0 a 5 anos. No doutorado estudo as questões de gênero e diversidade sexual na comunidade surda e sua cisheteronormatividade patriarcal/ouvintista.
Profª Rejane Storch Holz
Professora da Escola Especial Professor Alfredo Dub Licenciatura em Pedagogia -UFPel
Letras Libras - UFSC Especialização de educação de surdos - UFPel
30/07/2020 - 19h
Organizador: Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura
Tema: A Importância do Lúdico em tempos de Pandemia: Estratégias de Atendimento e o Diálogo com a Família.
Palestrantes
Profª Débora Schuck Jacks
Pedagoga, psicopedagoga Clínica e Institucional
Especialista em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado, Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Intelectual. Capacitação em Tecnologia Assistiva,Deficiência visual, Professora formadora em Cursos de Aperfeiçoamento,UFPEL/MEC. professora conteudista IFSUL, Professora especializada no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão/UFPEL de 2017 a 2020.
Diretora do Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura desde 2013 até a atualidade.
Profª Aline de Araújo Lameirão
Pedagoga; Especialista em Atendimento Educacional Especializado; Professora responsável pelo atendimento de Ludoterapia
31/07/2020 - 19h
Organizador: NAPNE Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (IFSUL CAVG Pelotas)
Tema: Desenvolvimento Integral da Criança e Jovem Deficiência
Palestrantes:
Profº Romeu Sassaki
Formado em Serviço Social
Instituição: Faculdade Paulista de Serviço Social
Data de início e término: 1960-1963
Especialização em Rehabilitation Counseling
Instituição: U.S. Department of Education, Washington/DC, EUA, como bolsista da Organização das Nações Unidas -
Data de início e término: 1966-1966
Especialização em Vocational Rehabilitation Programs
Instituição: The British Council, Londres, Grã-Bretanha, como bolsista da Organização das Nações Unidas
Possui diversas capacitações nas áreas de emprego apoiado, educação inclusiva e atendimento especializado para pessoas com deficiência realizadas na Espanha, Itália, Reino Unido, Japão e Estados Unidos.
Trajetória Profissional:
Há mais de 60 anos atuando como professor, pesquisador e consultor em áreas como educação inclusiva e autonomia da pessoa com deficiência no mercado, foi o responsável pela tradução da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (CPDP - ONU) para o português brasileiro, e atualmente traduz também os relatórios mensais da ONU na Enable Newsletter. Maior pesquisador brasileiro atuante sobre a educação, autonomia e direitos das pessoas com deficiência possui uma carreira extensa, que acumula diversos livros publicados, como os “Inclusão no lazer e turismo”, de 2003, e seu mais famoso “Inclusão – Construindo uma sociedade para todos”, de 2007. Além dos diversos artigos publicados em revistas especializadas como a Revista Nacional de Habilitação, coleciona também artigos internacionais e livretos sobre terminologias e nomenclaturas inclusivas.
Profº Alexandre Carriconde Marques
Possui graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (1983), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde relacionada para pessoas com deficiência, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, síndrome de down, natação, atividades de aventura e outras deficiências.