MINICURSOS
MC 1. METEORITOS
Maria Elizabeth Zucolotto – Museu Nacional – Rio de janeiro, RJ
MC2. "ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES PARA OS EVENTOS ASTRONÔMICOS DE 2019"
Saulo Machado Filho
Diretor do GaeA - Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos
Resumo
O minicurso é destinado a professores dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior, o minicurso pretende abordar as principais efemérides e eventos celestes do ano que vem com atividades vinculadas ao currículo escolar. Excelente oportunidade para criação de clubes e projetos de Astronomia e aprendizagem de estratégias de atendimento ao grande público usando os eventos celestes.
Conteúdo:
- atividades interdisciplinares vinculadas às fases da Lia, eclipses, conjunções e outras configurações planetárias;
- abordagem de tópicos dos calendários civil e cultural brasileiro vinculando à Astronomia;
- estratégias de propaganda para atrair grande público aos eventos astronômicos;
- os alunos sairão do curso com o planejamento para 2019 pronto.
MC3. – ASTROFOTOGRAFIA COM CÂMERA DIGITAL
Marcelo Zurita – Associação Paraibana de Astronomia / APA, João Pessoa - PB
Coordenador Regional Nordeste do Asteroid Day Brasil
OBS: Aqueles que optarem por fazer o Curso Astrofotografia com câmera digital deverão trazer sua própria câmera.
MC4. "OFICINA DE FOGUETES PARA PROJETISTAS PRINCIPIANTES"
George Santos Marinho - UFRN
Programa:
02/11: Teoria, projeto e construção
03/11: Demonstração, teste do modelo construído e competição
MC5. "O USO DE APARELHOS E MODELOS NO ENSINO DE ASTRONOMIA EM SALA DE AULA"
Alcione da Anunciação Caetano / CEAMIG
Resumo
Em se tratando dos conteúdos de Ciências, em especial da Astronomia, o minicurso pretende contribuir para o favorecimento do questionamento, da confrontação de hipóteses, da coleta de dados e realização de experimentos, com observação orientada e registro de observações astronômicas. A partir do uso de modelos e aparelhos astronômicos, torna-se possível oferecer ao educador e aos estudantes (de variadas áreas do conhecimento e de variadas idades e modalidades de ensino) recursos didáticos e pedagógicos que visam transformar um fenômeno presente, em algo observável e questionável. Assim sendo, na interação entre sujeitos e objetos/artefatos, é possível serem construídas diferentes, mas potentes, modos de apropriação gradativa das formas de pensamento consagradas na cultura científica.
MC6. USANDO SMARTPHONES PARA OBSERVAR O CÉU
Naelton Mendes de Araújo – Fundação Planetário do Rio de Janeiro
Resumo
Os smartphones podem ser meios de planejar observações astronômicas. Se escolher bem seu aparelho (memória e sensores) você pode identificar satélites artificiais, planetas e estrelas. Usando realidade aumentada pode localizar astros em posições interessantes (nascer, por, eclipse, ocultações). Escolher APPs e calibrar sensores permitem tirar o máximo do seu aparelho.
OFICINAS
OF1. TRILHA DO CONHECIMENTO EM ASTRONOMIA: O JOGO E SEU LUGAR NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS.
Maria José Belo Barbosa
Resumo
Uma das finalidades do ensino é proporcionar aos educandos a capacidade de aprender de forma flexível, eficaz, além de desenvolver o raciocínio estratégico superando obstáculos. Analisar a importância dos jogos na formação pessoal de crianças e jovens, podendo ser usado como instrumento de aprendizagem. A inserção de jogos como estratégia mediadora para uma aprendizagem significativa permite a participação em duplas ou em equipes, definidos de acordo com a quantidade de pessoas a critério do professor que atua como mediador. O uso de jogos didáticos no processo de ensino traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, além de trabalhar desenvolvimento psicocognitivo, relações interpessoais com professores e demais alunos dentro da sua comunidade/sociedade.
OF2. MONTAGENS E LANÇAMENTOS DE FOGUETES EDUCATIVOS
Antônio Carlos Silva Miranda: UFRPE
Roberto de Paula: Empresa de foguetes Bandeirantes / Jaboatão dos Guararapes /PE
Resumo
Durante a oficina os participantes farão a montagem e lançamento de foguetes educativos. Tem como objetivo conhecer como funciona foguetes espaciais e, despertar o interesse do público-alvo pela Astronomia, Astronáutica e Física.
OF3. AS CONSTELAÇÕES NA BANDEIRA NACIONAL
Prof. Dr. Antonio Carlos da Silva Miranda - UFRPE
Profª Drª Ana Paula Teixeira Bruno Silva - UFRPE/UAEADTec
Prof. Me. Abdias José da Silva Filho - UAB - UFRPE/UAEADTec
Resumo
Esta oficina tem como objetivo principal reconhecer a forma, configurações e significados da bandeira do Brasil. A atividade será desenvolvida em duas etapas. A primeira voltada para resgatar o respeito aos símbolos nacionais como dever cívico e, a segunda etapa, para conhecer as estrelas e suas constelações, e os estados representados na Bandeira do Brasil.
OF4. OBSERVAÇÃO DAS MANCHAS SOLARES COM TELESCÓPIOS E FILTROS SOLARES
André Phelipe Lopes Trindade da Silva
Samyr Pessoa da Silva
Walter Felix Figueiredo.
Orientador.
Antonio Carlos da Silva Miranda