EDITAL
ENCONTRO NACIONAL DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE – 6ª EDIÇÃO
A Comissão Organizadora dos Trabalhos Científicos do ENCONTRO NACIONAL DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE – 5ª EDIÇÃO que será realizado de 03 a 06 de Outubro 2019, no SESC Praia em Luís Correia - PI vem por meio deste trazer informações sobre o processo de Submissão de Trabalhos Científicos para o referido evento.
Com o objetivo de fomentar a produção científica nas temáticas relacionadas às áreas de Educação Física, Fisioterapia e Nutrição. A organização científica do evento fará uma seleção de trabalhos a partir das regras constantes neste edital, sendo possível a apresentação de trabalhos na modalidade ORAL ou PAINEL.
I. NORMAS PARA PREPARAÇÃO E ENVIO DE RESUMOS PARA O ENEFS 6ª. Edição – Ano 2019.
1. Os temas apresentados deverão ser obrigatoriamente relacionados ao tema do ENCONTRO NACIONAL DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE – 6ª EDIÇÃO, nas seguintes áreas, categorias e modalidades:
1.1 Áreas de atuação:
1.2. Categorias: Acadêmico e profissional.
1.3. Modalidades: Apresentação Oral ou Painel
• Pesquisa básica e clínica
• Estudo de caso
• Estudo de revisão
• Relato de experiência
2. Prazo para submissão: 03 de Junho a 15 de Setembro de 2019. A lista de trabalhos selecionados será divulgada a partir do dia 16 de Setembro de 2019 no site do evento: http://enefs.institutoseven.com ;
Só serão selecionados os trabalhos cujos autores principais estiverem com inscrição confirmada (paga) no Evento.
3. Submissão (apenas online)
Os resumos devem ser submetidos a partir do preenchimento do formulário de submissão on line no site o evento http://enefs.institutoseven.com.
Os resumos deverão ser escritos sequencialmente, sem subdivisões em língua portuguesa. Não devem conter símbolos e contrações que não sejam de uso corrente. O uso de fórmulas, equações, diagramas não são recomendados. Os textos devem ter no máximo 2.000 caracteres (COM ESPAÇO). Os trabalhos devem conter as seguintes partes:
Título
Título em português contendo informações claras sobre a proposta do trabalho.
Autores e vínculo institucional
O resumo deverá conter no máximo 6 (seis) autores, incluindo o autor principal, e 1 (um) orientador. Totalizando 6 (seis) integrantes, ou seja: 1 (um) autor principal, até 4 (quatro) co-autores e 1 (um) orientador.
Cada autor poderá submeter até 2 trabalhos científicos;
Cada co-autor poderá estar participando de até no máximo 6 (seis) trabalhos neste evento;
O autor principal do trabalho deve estar com sua inscrição confirmada;
Resumo
Os resumos devem ter no máximo 2.000 caracteres (COM ESPAÇO). As informações mais relevantes sobre objetivos, material e métodos, resultados e conclusões do trabalho devem ser descritos de forma clara.
Palavras chaves
Devem ser listadas até 4 palavras-chave. As palavras-chaves devem, obrigatoriamente, ser extraídas entre aquelas presentes nos descritores disponíveis em http://decs.bvs.br.
3.1 Após a inscrição, os resumos não poderão ser alterados;
3.2 Todos os trabalhos apresentados por estudantes (acadêmicos), obrigatoriamente, deverão ser orientados por profissionais/professores;
3.3 O primeiro autor do trabalho deverá, necessariamente, estar inscrito no evento e ter efetuado pagamento da taxa de inscrição para que o trabalho seja enviado e avaliado.
3.4 Caso haja impossibilidade de o apresentador comparecer ao evento, deve ser designado um dos co-autores para proceder a apresentação, devendo este(a) estar necessariamente inscrito e com inscrição paga no Encontro, visto ocupar o a função de apresentador;
3.5 Cada autor poderá inscrever até 02 (DOIS) trabalhos, podendo estar relacionado como coautor em outros trabalhos com número limite de 6 (seis) trabalhos.
3.6 Caso o trabalho em formato de Apresentação Oral não seja aceito, a Comissão Científica poderá remanejar para formato de Painel.
3.7 A fidelidade do resumo é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho.
3.8 O emprego de imagens clínicas é de responsabilidade do(s) autor(es). A Comissão Científica não se responsabiliza pelo uso dessas durante as apresentações.
3.9 Trabalhos inscritos fora das normas gerais e específicas propostas serão automaticamente desclassificados pela Comissão Científica do evento.
3.10 Para cada trabalho apresentado, será emitido um único certificado com os nomes do autor, co-autor(es) e orientador, disponibilizados no site do evento. Os dados serão aqueles fornecidos pelo autor/apresentador no ato da inscrição do trabalho. NÃO SERÃO PERMITIDAS MODIFICAÇÕES E/OU ACRÉSCIMOS POSTERIORES.
3.11 Os melhores trabalhos em cada área temática (EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA, NUTRIÇÃO), com a mesma banca avaliadora, por dia de apresentação, serão premiados com certificados de 1º LUGAR, 2º LUGAR e menção honrosa.
3.12 Os trabalhos enviados serão previamente avaliados e selecionados por uma comissão de professores, devidamente credenciados pela Comissão Científica, distribuídos por área de conhecimento, tendo como base o resumo submetido para avaliação, em regime cego.
3.13 Local, data e horário de apresentação serão comunicados online no site do evento a partir do dia 16 de setembro de 2019.
3.14 Considera-se, a partir do ato da inscrição do trabalho, que os autores aceitam as condições de publicação do resumo do trabalho por meio impresso, digital e/ou via Internet, não cabendo garantia de qualquer direito autoral ou de uso de imagem aos autores.
3.15 Após a divulgação do resultado dos resumos e dos artigos científicos aprovados caberá recurso, no prazo de 48 horas;
3.16 A Comissão Científica não se obriga a emitir parecer e nem justificativas sobre a não seleção de trabalhos inscritos, uma vez que tal fato não caracteriza demérito para o trabalho. O julgamento dos recursos se dará no prazo de até 48 horas.
II. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DURANTE O 6º. ENEFS – ANO 2019
APRESENTAÇÕES ORAIS:
1. O tempo para apresentação será de 10 minutos, mais 5 minutos disponibilizados para arguição da banca examinadora e do público presente. O horário será fixo, não sendo admitidos atrasos pelos apresentadores, bem como nenhuma apresentação adiada.
2. Em caso de exceder o tempo máximo, a apresentação poderá ser automaticamente INTERROMPIDA se a banca examinadora julgar necessário, ocorrendo perda de pontos no julgamento do trabalho.
3. O apresentador deverá trazer sua apresentação obrigatoriamente no seu notebook. Não serão aceitos trabalhos em disquete, CD-ROM, pen-drive, iPad ou quaisquer outros meios.
4. Pelo menos 05 referências bibliográficas atualizadas (artigos científicos) deverão ser apresentadas ao final da apresentação seguindo as normas da ABNT.
5. A Comissão Organizadora do evento disponibilizará apenas o projetor multimídia.
PAINÉIS:
1. O trabalho ficará exposto por todo o turno, devendo o apresentador permanecer no local fixado, na hora determinada e discutir o seu trabalho com os interessados, com o tempo de apresentação no máximo 10 minutos para a banca examinadora.
2. A ausência do apresentador no momento da apresentação aos avaliadores configurará desclassificação do trabalho.
3. O espaço oferecido para instalação é de até 0,90m (largura) x 1,20m (altura), tendo o banner no máximo tais dimensões.
4. Sugere-se que o painel contenha no mínimo 03 (três) referências bibliográficas atualizadas, seguindo as normas da ABNT.
5. O título do painel deverá ser o mesmo descrito quando do envio do resumo e apresentar-se em letras maiúsculas. Os nomes dos autores deverão vir logo abaixo do título escrito, em letras menores, seguidos dos nomes das instituições de afiliação, cidade e estado. Sugere-se que seja colocado o e-mail de contato do autor principal ou do local de realização do trabalho.
6. Deverão ser utilizados desenhos, gráficos, tabelas, letras, entre outros, em tamanho compatível com a observação e leitura, no mínimo a 01 metro de distância.
7. A confecção do painel será de total responsabilidade dos autores do trabalho.
8. A colocação e a retirada dos painéis são de inteira responsabilidade dos autores do trabalho. O evento não se responsabilizará pelos trabalhos deixados no local da exposição ao final do turno.
4.Disposições Finais
4.1 Os casos omissos nesse edital serão avaliados pela Comissão Organizadora.
Sobral- Ce, 03 de Junho de 2019.
Prof. Dr. Anderson Weiny Barbalho Silva
Presidente da Comissão Científica – ENEFS 2019