VII Encontro Nordestino de Logoterapia e Análise Existencial

VII Encontro Nordestino de Logoterapia e Análise Existencial

Faça sua inscrição

Chamada de Trabalhos - VII Encontro Nordestino de Logoterapia e Análise Existencial

O período de submissão já está encerrado
Dados do trabalho Período de submissão
14/01/2019 até 09/03/2019
Informações

CHAMADA DE TRABALHOS - VII ENCONTRO NORDESTINO DE LOGOTERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL

Salvador – BA – BRASIL

2 a 4 de maio de 2019

 

O VII ENLAE é um evento que visa divulgar e discutir tópicos contemporâneos relevantes relacionados à — ou sob a luz da — Logoterapia e Análise Existencial (LAE), fundada por Viktor Emil Frankl (1905-1997). Neste sentido, convidamos toda a comunidade para submeter trabalhos que reflitem, aprofundem e/ou ampliem o conhecimento da LAE de modo a colaborar com o objetivo do evento.

Os trabalhos podem ser submetidos de acordo as seguintes modalidades:

1) Comunicação Breve: Se caracteriza por uma exposição oral de 15 (quinze) minutos para cada expositor, de modo que sejam apresentados vários trabalhos sequencialmente, em uma mesma sala, separados por afinidade temática. Tem como objetivo o relato de pesquisas, estudos ou experiências profissionais concluídas ou em andamento;

2) Pôster: Se caracteriza por exposição de trabalho em formato banner, em horário e local previamente estabelecidos, num ambiente em que diversos trabalhos serão expostos simultaneamente, devendo o expositor estar presente para interlocuções com avaliadores e demais congressistas. Tem como objetivo apresentar, por meio de representação gráfica, relatos de pesquisas ou experiências profissionais, devendo contemplar uma síntese da pesquisa ou da intervenção realizada;

3) Apresentação cultural: Se caracteriza pela exposição de trabalhos artístico-culturais em horário e local previamente estabelecidos, num ambiente em que diversos trabalhos serão expostos simultaneamente, devendo o expositor estar presente para interlocuções com avaliadores e demais congressistas. Tem como objetivo apresentar obras artísticas que expressem o valor de criação, ressaltando o sentido da vida como cuidado do ser.

 

Os trabalhos deverão contemplar a LAE, associando-se, obrigatoriamente, a uma das sete áreas temáticas a seguir:

Área 1: Psicoterapia;

Área 2: Saúde;

Área 3: Educação e Formação Humana;

Área 4: Trabalho comunitário;

Área 5: Trabalho e Organizações;

Área 6: Sociedade e Desafios do Mundo Contemporâneo;

Área 7: Fundamentos Filosóficos e Antropológicos da Logoterapia e Análise Existencial

Área 8: Arte e Cultura (para modalidade de apresentação cultural)

 

PROCESSO DE SELEÇÃO

A submissão deve ser realizada pelo autor principal do trabalho (autor nº1), que deve estar inscrito no congresso no ato da submissão, e será considerado seu proponente. O número máximo de autores para cada trabalho, aí incluídos autor principal e coautores, não deve ultrapassar cinco (incluindo orientador). Os trabalhos deverão ser inéditos, não tendo sido publicados ainda, nem apresentados em outros eventos científicos.

A submissão será feita na área de submissão de trabalhos online do congresso, que poderá ser acessada através deste site. O arquivo com o resumo completo deve estar em formato .doc/.docx (Microsoft Word).

Os trabalhos serão avaliados pelo Comissão Científica, que fará a análise de acordo os seguintes critérios: 1) qualidade técnica e fundamentação teórica/metodológica; 2) ineditismo; 3) relevância; 4) qualidade da apresentação (rigor gramatical, coesão e coerência textual). Serão avaliados apenas os trabalhos que obedecem às diretrizes desta chamada de trabalho.

A avaliação dos trabalhos será feita com base no sistema revisão cega, preservando-se o anonimato dos autores e dos avaliadores. O Comissão Científica se reserva o direito de sugerir que o trabalho se enquadre em área temática ou modalidade diferentes das propostas pelos autores, pelo conteúdo e formato do trabalho avaliado, ou algum outro motivo considerado relevante pela mesma.

 

FORMATO DE SUBMISSÃO

O texto deve estar em espaço duplo e fonte tipo Times New Roman, tamanho 12. Margens: 2,5 cm em todos os lados. Alinhamento: justificado. Os trabalhos poderão ser escritos e apresentados em português ou espanhol.

Os trabalhos devem conter, no início da primeira página: título do trabalho (primeira linha), modalidade e área temática (segunda linha). Não devem constar, em qualquer parte do texto, nome, filiação institucional, e-mail, telefone, endereço ou quaisquer outros dados dos autores que permitam sua identificação.

O formato do trabalho variará de acordo com a modalidade:

1) Comunicação Breve: o trabalho corresponde a um resumo estendido com limite mínimo de 800 palavras e limite máximo de 1.000 palavras, abrangendo toda a estrutura do trabalho: a) breve introdução explicitando o problema que motivou a pesquisa, estudo ou intervenção; b) objetivos; c) método; d) resultados; e) pontos críticos de discussão teórica, prática e/ou metodológica; e f) conclusão, além pelo menos três das principais referências utilizadas (autores e obras citados ao longo do texto);

2) Pôster: o trabalho corresponde a um resumo em parágrafo único, contendo entre 400 e 500 palavras, incluindo: a) objetivos, b) método, c) principais resultados e d) discussão e conclusão, sem referência bibliográfica;

3) Apresentação Cultural: o trabalho corresponde a um resumo em parágrafo único, contendo entre 350 e 500 palavras, incluindo uma das descrições: composição de poemas, músicas, crônicas, etc.; pinturas; esculturas; outras. O autor deve ainda fornecer o trabalho na íntegra ou uma amostra dele na forma que lhe for mais conveniente e/ou adequada: texto, vídeo, foto e/ou áudio. Se necessário, pode enviar um link externo para acesso ao arquivo. É importante ainda esclarecer que as Comissões Científica e Organizadora avaliarão a viabilidade da apresentação, local e tempo de apresentação.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE APRESENTAÇÕES

Os proponentes serão comunicados, previamente, quanto ao local e horário da apresentação de seu trabalho, devendo o expositor chegar ao local com meia hora de antecedência.  Porém, modificações podem ser realizadas, caso necessárias, pelo Comissão Científica. O expositor do trabalho deve ser qualquer um de seus autores, desde que esteja devidamente inscrito no congresso.

As apresentações também acontecerão de acordo cada modalidade:

1) Comunicação Breve: cada expositor terá vintes minutos, quinze para sua apresentação oral e cinco para perguntas;

2) Pôster: o expositor não terá um tempo limite para apresentação, mas deve estar presente no período e local que forem estipulados, disponível para interlocuções espontâneas com avaliadores e demais congressistas. a exposição deve ser feita utilizando banner em tamanho padrão: 120 x 90 cm. Deve conter: título do trabalho, idêntico ao do resumo aprovado; área temática; nome completo, filiação institucional e e-mail dos autores; conteúdo condizente ao do resumo aprovado, incluindo referências bibliográficas. O texto deve ter clareza, utilizar o mínimo de palavras e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis; organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas. O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros. Deve-se usar fonte Arial ou semelhante, tamanho 20 ou superior. A confecção dos pôsteres, assim como sua fixação e retirada do local de apresentação são de inteira responsabilidade dos autores;

3) Apresentação Cultural: a exposição deve ser feita apresentando a obra produzida pelo artista. o expositor não terá um tempo limite para apresentação, mas deve estar presente no período e local que forem estipulados, disponível para interlocuções espontâneas com avaliadores e demais congressistas. Os recursos necessários para apresentação da obra são de responsabilidade do proponente.

 

DATAS IMPORTANTES

28/02/2019 -Prazo final para submissão de trabalhos

01/04/2019 -Notificação de trabalhos aceitos

05/04/2019 -Entrega da versão final dos trabalhos aceitos

 

COMISSÃO CIENTÍFICA (em formação)

Dra. Adriana Braitt Lima (UEFS)

Ms. Alisson de Meneses Pontes (UFPB/UNILIFE)

Dra. Cléia Zanatta Clavery Guarnido Duarte (UCP)

Ms. Daniele Cajaseiras Matos (FCF)

Ms. Francisca Pereira da Cruz Zubicueta (UFMA)

Dr. Gilvan de Melo Santos (UEPB)

Dr. Ivo Studart Pereira (IFCE)

Dra. Lílian Perdigão Caixeta Reis (UFV)

Dra. Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha (FCF) 

Ms. Lorena Bandeira da Silva (UEPB/Uninassau)

Dr. Marcus Túlio Caldas (UNICAP)

Dra. Maria Eugênia Calheiros de Lima

Ms. Maria Helena Budal da Silva (PUC-PR)

Dra. Patrícia Carla Silva do Vale Zucoloto (UFBA)

Mc. Tatiana Oliveira de Carvalho (Instituto Geist)

Dr. Thiago Antônio Avellar de Aquino (UFPB)

Ms. Zirlana Menezes Teixeira (FACHO)

 

COORDENAÇÃO DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Dr. David Moises Barreto dos Santos (UEFS)

 

COORDENAÇÃO GERAL DO VII ENLAE

Denise Gersen Pinto Coelho (UCSAL)