Colóquio Online: Estratégias necessárias para o enfrentamento dos efeitos da pandemia na Rede Apae

Colóquio Online: Estratégias necessárias para o enfrentamento dos efeitos da pandemia na Rede Apae

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De 11 a 15 de maio Todos os dias das 19h00 às 20h00
Evento online Transmissão via Doity Play Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Sobre o Evento

A proposta do Colóquio em formato de lives, foi concebida para abrir espaço para discussão de estratégias para enfrentamento dos efeitos da pandemia. Vários são os desafios, mas não se restringem somente à área de saúde. Além do custo econômico, são sentidos também nas áreas de Educação e de Assistência Social.

O Colóquio que tem como objetivo, identificar e alinhar estratégias de enfrentamento dos efeitos da crise na rede Apae, será composto por cinco lives, que ocorrerão de 11 a 15 de maio de 2020 das 19h às 20h, com a participação de membros dos Institutos de Ensino e Pesquisa da Rede Apae, Diretoria Executiva da Fenapaes, Coordenadores Nacionais e autoridades convidadas.

Palestrantes

  • José Turozi
  • Angelo Roberto Gonçalves
  • Carlos Magno Souza
  • Hugo Zaponi
  • Ivone Maggioni Fiore
  • Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke
  • Jorge Amaro de Souza Borges
  • Eduardo Barbosa
  • Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira
  • Rui Fernando Pilotto
  • Cacilda Veronesi Jaloto dos Santos
  • Flávia Catanante Gonzaga de Castro
  • Albanir P. Santana
  • Bruna Caroline Morato Israel
  • Mariana de Sousa Machado Neris
  • Alesson Loureiro Cavalcante
  • Dr. Emanoel O' de Almeida Filho

Programação

19h00 - Albanir P. Santana, Angelo Roberto Gonçalves, José Turozi, Rui Fernando Pilotto Ações da Rede Apae e estratégias de enfrentamento dos efeitos da pandemia Colóquio

Recomendações e principais medidas adotadas pela Federação Nacional das Apaes em tempo de pandemia. O excesso de notícias sobre a pandemia, a mudança de rotina, o distanciamento físico, as consequências econômicas sociais e políticas relativas a esse novo cenário, exigem um alinhamento de estratégias e ações para superar os efeitos da pandemia.

19h00 - Carlos Magno Souza, Dr. Emanoel O' de Almeida Filho, Hugo Zaponi Relações jurídicas em tempos de pandemia e orientações para manutenção e renegociação de contratos Colóquio

O impacto causado pela crise sanitária econômica e social em curso, afeta as relações jurídicas de modo sem precedentes. Torna-se imprescindível a orientação jurídica profissional, para a manutenção dos contratos vigentes, a fim de evitar extinções contratuais, seja por impossibilidade do adimplemento, onerosidade excessiva, enriquecimento ilícito ou nulidades, determinante para que as relações subsistam ao período de instabilidade.

19h00 - Ivone Maggioni Fiore, Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke, Mariana de Sousa Machado Neris A proteção psicossocial e a Rede Apae, reflexões e estratégias de enfrentamento a pandemia Colóquio
19h00 - Bruna Caroline Morato Israel, Cacilda Veronesi Jaloto dos Santos, Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira, Flávia Catanante Gonzaga de Castro Experiências educação à distância: Ead na educação especial Colóquio

Em meados de março de 2020, o Brasil foi surpreendido por ameaças nos diversos setores da sociedade em virtude do Novo Corona Vírus (COVID-19), o que exigiu medidas oficiais, impactando mudanças nos comportamentos e formas de viver da população, como também nas ações das políticas públicas, dentre elas, a educação nacional. Sendo assim, as instituições educacionais precisaram redirecionar as ofertas em seus níveis (educação básica e superior) e cursos de formação continuada, e de pós-graduação.

A educação básica e suas modalidades, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação especial, vem fazendo sua história de forma presencial, conforme a Lei 9394/96-LDB, normativas do Conselho Nacional de Educação com orientações às diferentes formas de operacionalização das ações educacionais nas redes de ensino estaduais e municipais, esferas pública e privada, segundo os respectivos Conselhos Estaduais e Municipais de Educação.

As ofertas educacionais da Rede Apae compreendem escolas especiais (para a educação escolar, em sua maioria, educação infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e EJA) e os Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), para o atendimento educacional especializado, caracterizados como modalidade educação especial.

Também essas instituições, em decorrência do COVID-19 precisaram mudar a sistemática de trabalho, tradicionalmente na forma presencial, tendo em vista que uma das principais medidas governamentais foi determinar a suspensão das aulas, preservando garantir o direito à educação dos alunos. De que forma? Decretos Governamentais instituíram redirecionamento das ações educacionais. As instituições de ensino passaram a adotar planejamentos para acontecerem em forma de teletrabalho, atividades impressas entregues às famílias nas escolas ou nos próprios domicílios dos alunos, e/ou por e-mail, conforme as diferentes realidades dos estados. Tudo acontecendo segundo normativas para o ano letivo e sob a responsabilidade dos diretores escolares, coordenadores, professores, equipe administrativa e técnica especializada para atender a demanda escolar, utilizando estratégias de tele-educação ou educação à distância e com a participação das famílias.

De início, as equipes preocupadas, desacreditavam de terem êxito com procedimentos diferentes da forma habitual presencial. Passado o primeiro susto, levaram em consideração o compromisso primordial com o direito à educação dos alunos e o dever de evitar prejuízos no processo ensino-aprendizagem

Dessa forma, estratégias metodológicas foram sugeridas e transformadas em ações decorrentes, destacando-se:

  1. Planejamento pelo corpo docente e demais membros da equipe
  2. Reunião com os pais presencial, por e-mail ou por telefone (esclarecimentos, informações, orientações, feedback)
  3. Identificação dos diferentes meios de chegar com as atividades aos alunos (e-mail, pais, professores levar nas casas, outros)
  4. Planejamento e disponibilização plantões para orientar, tirar dúvidas e acompanhar os alunos
  5. Estratégia para manter a equipe motivada e comprometida com a diferente forma de trabalho
  6. Registro de conteúdos e áreas de conhecimento do currículo nos Diários de Classe
  7. Incentivo, garantia e recebimento do registro das atividades feitas, nas tarefas impressas e por meio de foto e/ou filmagem
  8. Planejamento e depoimentos dos atores envolvidos com a educação (profissionais, famílias, alunos), áreas de conhecimento trabalhadas
  9. Elaboração de folders e/ou outro material informativo acerca da pandemia
  10. Realização de webconferência com professores e demais funcionários da instituição, retratando a situação no País e no Estado, como também para se discutir questões administrativas e pedagógicas
  11. Criação de um espaço interativo, com postagem de materiais (artigos, livros, ebooks, TCCs, dissertações e teses, referentes ao trabalho e demais informações necessárias
  12. Estimulo à produção por parte dos alunos de desenhos/concursos com temas diversos
  13. Produção de um diário coletivo, retratando esse período. Seguidamente poderá ser publicado.
  14. Estimulo às trocas e contatos entre famílias por meio de cartas, email, watsap
  15. Envio de mensagens/reflexões a funcionários, pais e alunos
  16. Disponibilização de entrevistas gravadas sobre o coronavirus com especialistas.
  17. Criação de um grupo de estudos, envolvendo professores e funcionários
  18. Encontro online com pais
  19. Levantamento de sugestões de atividades a serem realizadas nesse período junto a pais, professores e funcionários
  20. Produção de jogos e brincadeiras a serem enviados aos alunos nesse período.
  21. Produção de um informativo às crianças e demais alunos acerca da pandemia.

Registramos neste documento a experiência de trabalho de escolas especiais e de CAEEs da Rede Apae Brasil, com início em março/2020, sem data prevista para terminar, constando as inovações em suas ofertas educacionais nas escolas especiais e/ou nos Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEEs).

14h00 - Alesson Loureiro Cavalcante, Eduardo Barbosa, Jorge Amaro de Souza Borges Projeções e políticas públicas de mitigação dos efeitos da Pandemia nos grupos de vulnerabilidade social Colóquio

Diante da pandemia, espera-se um cenário político de união. No Brasil, o acirramento político entre a União, Estados e Municípios, inviabiliza a construção de políticas públicas de enfrentamento da pandemia.

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Organizador

Federação Nacional das Apaes

A Federação Nacional das Apaes (FENAPAES) - Federação Nacional das Apaes, é uma organização social sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública federal e certificada como beneficente de assistência social; de caráter cultural, assistencial e educacional, que congrega como filiadas atualmente mais de 2.200 Apaes e entidades filiadas e 25 Federações, que compõem o movimento apaeano, tendo como missão institucional promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representar o Movimento perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas Apaes, na perspectiva da inclusão social de seus usuários.