A PINTURA DE GÉRÔME E O DESAFIO DAS FAKE NEWS

Saiba mais sobre o processo criativo da divulgação desta Edição do Café Filosófico

A Faculdade Católica por meio do curso de Filosofia apresenta mais uma edição do café filosófico, o tema escolhido é "Fake News: uma abordagem em epistemologia do testemunho", o evento ocorrerá dia 18 de outubro, a partir das 8h. Para a divulgação do evento foi criado uma composição que traz a pintura "A Verdade saindo do Poço", de Jean-Léon Gérôme, como elemento central na composição da arte para o evento, buscando assim proporcionar uma reflexão sobre o dilema contemporâneo das fake news. Esta obra, datada de 1896, retrata de forma alegórica uma parábola francesa do século XIX - sobre a luta entre a Verdade e a Mentira, e evoca uma atualidade com a atualidade em que informações enganosas frequentemente se disfarçam de relatos legítimos, enganando o público.

A parábola a qual está ligada a obra assim é descrita “A Verdade e a Mentira se encontram um dia. A Mentira diz à Verdade: Hoje é um dia maravilhoso! A Verdade olha para os céus e suspira, pois o dia era realmente lindo. Elas passaram muito tempo juntas, chegando finalmente ao lado de um poço. A Mentira diz à Verdade: ‘A água está muito boa, vamos tomar um banho juntas!’ A Verdade, mais uma vez desconfiada, testa a água e descobre que realmente está muito gostosa. Elas se despiram e começaram a tomar banho. De repente, a Mentira sai da água, veste as roupas da Verdade e foge. Desde então, a Mentira viaja ao redor do mundo, vestida como a Verdade, satisfazendo as necessidades da sociedade, porque, em todo caso, o Mundo não nutre nenhum desejo de encontrar a Verdade nua.”

No centro da composição criada, a figura da Verdade, representada como uma mulher nua, emergindo de um poço, simboliza a busca incessante por conhecimento e autenticidade. Sua expressão de choque e surpresa não é apenas um reflexo de sua vulnerabilidade, mas também uma representação poderosa do impacto que a verdade pode ter em um mundo saturado de desinformação. A nudez da figura implica uma fragilidade e uma sinceridade que contrastam com as camadas de engano e superficialidade que permeiam a sociedade moderna.

Ao redor dela, a presença de dispositivos de mídia — câmeras, tablets e celulares — cria um cenário contemporâneo que enfatiza a dinâmica moderna da comunicação. Esses elementos ressaltam a velocidade com que as fake news se espalham, frequentemente superando a capacidade de discernimento do público. A cacofonia visual presente na obra, que contrasta com a simplicidade da figura central, destaca a complexidade dos ambientes sociais em que as fake news proliferam.

A interação entre a figura da Verdade e a confusão das informações sugere uma urgência crítica: precisamos analisar as condições que tornam certos relatos mais confiáveis que outros. Esta reflexão é particularmente relevante no contexto do evento, que abordará questões fundamentais da epistemologia do testemunho — uma área que investiga como e em que circunstâncias podemos considerar um relato ou testemunho como uma fonte válida de conhecimento.

A palestra do Prof. Dr. Delvair Custódio Moreira, com o tema “Fake news: uma abordagem em epistemologia do testemunho”, buscará aprofundar essas questões. Ele discutirá as ferramentas conceituais oferecidas pela epistemologia do testemunho e como podemos aplicá-las para enfrentar os desafios impostos pela desinformação. 

Ao entrelaçar a pintura e a composição criada para o evento, nosso objetivo é provocar reflexão. A obra de Gérôme, não apenas ilustra a luta pela verdade, mas também nos convida a refletir, junto a composição criada sobre nossas responsabilidades como consumidores de informação. Neste mundo digital, onde a informação é instantânea e muitas vezes enganosa, é crucial desenvolver um senso crítico que nos permita navegar por essas águas turvas.

Neste contexto, convidamos todos a participar deste evento, onde exploraremos como a filosofia pode nos ajudar a enfrentar os desafios das fake news, inscreva-se!

Link: https://doity.com.br/fake-news-uma-abordagem-em-epistemologia-do-testemunho