ATENÇÃO - PRAZO PRORROGADO: 03/11 (Último prazo)
Esse campo de submissão é restrito às inscrições com apresentação de trabalho, devendo ser acessado somente após a confirmação do pagamento.
CRITÉRIO PARA A SUBMISSÃO DE RESUMOS NOS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS:
ST1: História e Panorama dos Cristianismos Contemporâneos
Prof. Dr. Daniel Lima e Prof. Me. Fanuel Santos
Ementa: Esse simpósio temático oportuniza a apresentação de trabalhos e a reflexão de temas que envolvam a teologia histórica em sua relação com o mundo/sociedade nos diversos cristianismos contemporâneos. Compreender a Igreja enquanto instituição e principal agência produtora de teologias oficiais também incide em compreendê-la como intérprete da História ou produtora de discursos interpretativos da história humana. Afinal, a Igreja nunca esteve dissociada do mundo e, por conseguinte, das estruturas da sociedade. Esse simpósio está aberto a receber estudos e temáticas que apresentem o fazer teológico que foram (e são) produtores de discursos de manutenção ou transformação da ordem e sistemas humanos. Conhecer e compreender a dinâmica do Reino de Deus na História em suas multiformes dimensões é caráter prático do cristão chamado "cidadão dos céus" na terra, onde as marcas do seu fazer teológico encarnam (ou não) as "dimensões" político-socio-econômico-cultural dos seres humanos. A proposta que aqui encaminhamos sinaliza a produção do conhecimento histórico-teológico na Academica/Igreja nas mais variadas e possíveis análises.
ST2: Teologia Prática, Reflexões e Transformações Sociais
Prof. Dr. Miqueias Pontes e Profa. Dra. Geneci Bett
Ementa: Uma Teologia da Igreja: Serviço Eclesiástico, para condução da Igreja, por meio da mediação sócio-análitica; e para o Governo Eclesiástico, por meio da mediação hermenêutica. Uma Teologia do Povo: exercício crítico e autocrítico no campo acadêmico num esforço dialético e interdisciplinar, por meio da dialética teoria-práxis.
ST3: História e Hermenêuticas Bíblicas
Prof. Dr. Belmiro Medeiros e Prof. Me. Reyth Ribeiro
Ementa: A história da hermenêutica mostra que sempre houve e indica que sempre haverá muitas maneiras de ler a Bíblia e de buscar interpretá-la. São, por vezes, leituras que buscam responder aos novos desafios e problemas enfrentados em seus respectivos contextos históricos. Atualmente a Bíblia tem desempenhado este papel fundamental para a Igreja, a academia e a sociedade, nas quais ela está inserida em contextos plurais, abrangendo classes sociais, faixas etárias, gêneros, teologias, ideologias, religiosidades, entre outros. Frente a esta realidade, torna-se necessário e desafiador que destes e para estes ambientes a Bíblia seja interpretada de forma a iluminar formas de relações, discursos e práticas que promovam o respeito, o diálogo e a superação de exclusões, violências, intolerâncias e o ódio. O ST3 – História e Hermenêuticas Bíblicas receberá textos que discutam/reflitam sobre as diversas tendências e perspectivas de interpretação de textos bíblicos na história, e que apontem caminhos para nosso contexto atual.
ST4: Campo e Fenômeno Religioso Contemporâneo
Prof. Me. Vinícius Alves e Profa. Ma. Soraya Neves
Ementa: Esta temática tem por finalidade a reflexão sobre questões advindas do sagrado nos distintos contextos no qual está inserido. Outrossim, vislumbra-se denunciar como a religião é vivenciada, estudada, dialogada, aplicada nos dias contemporâneos. Nesse sentido, acolheremos as comunicações de trabalhos acerca da laidade do Estado brasileiro, pluralidade religiosa, trânsitos religiosos, análises sobre o fenômeno religioso, e competição no mercado de bens religiosos.