Plataforma da Alasjm para submissão de contos e poesias do 11º FLIDAM - Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti

O período de submissão já está encerrado
Dados do trabalho Período de submissão
23/10/2023 até 15/11/2023
Informações

São João de Meriti, foi a terra em que o Marinheiro João Cândido, líder da Revolta da Chibata, escolheu para viver os últimos anos de sua vida, e, o Festival Liteerário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti (Flidam), um dos mais importantes e tradicionais festivais literários do Estado do Rio de Janeiro, é uma concreta opção que colabora com a democratização e ampliação de acesso à cultura, nesta década, e, a Academia de Letras e Artes de São João de Meriti, (Alasjm), por meio do Flidam, já trouxe à luz temas como: composição da produção literária e artística afrodescendente, violências simbólicas, igualdade racial, revolta dos malês, cultura banto, identidades negras, abolição, o papel do Brasil na diáspora africana, aquilombamento e a ampliação da política de cotas raciais. Nesta 11ª edição, a mesma terra do "Mestre Sala dos Mares" abordará o tema Racismo ambiental: ancestralidade, sustentabilidade e cidadania.

O racismo ambiental é uma das formas de racismo estrutural onde comunidades são vulnerabilizadas, deslocadas e submetidas a condições insalubres, uma modalidade de segregação que atinge populações pobres, negras e indígenas. Sendo necessário refletir para compreendê-lo enquanto mecanismo de reprodução da injustiça. Favelas, territórios indígenas, quilombolas e periféricos, tais como São João de Meriti, também sofrem com práticas ambientais agressivas que impactam diretamente as populações que ali residem. Logo, combater o racismo ambiental pressupõe valorizar, refletir e divulgar os conhecimentos e história dos nossos ancestrais contribuindo para o exercício de uma plena cidadania com direito a cultura, educação, saúde, saneamento básico e à natureza com qualidade de vida no ambiente em que vive.

Por este motivo que nesta edição do Flidam apresentamos o concurso literário Acadêmica Zilferoli, desta vez, exclusivamente para estudantes regularmente matriculados(as) em escolas públicas municipais, estaduais e federais do território de São João de Meriti do::

  • Ensino Fundamental I;
  • Ensino Fundamental II;
  • Ensino Médio;
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Cursos Técnicos de Nível Médio ou Formação Inicial e Continuada (FIC).;

Ao realizarmos o concurso literário Acadêmica Zilferoli do Flidam deste ano acreditamos ser um mecanismo para estimular a criação literária e descobrir novos talentos que não encontram meios para editarem ou produzirem seus trabalhos, exercendo também o papel fundamental de aproximação entre o acadêmico e um autor iniciante que estuda em São João de Meriti.

Iremos ainda auxiliar escolas públicas de São João de Meriti com equipementos básicos que as auxiliem em suas rotinas cotidianas.

Atenção poetas escritores e cronistas regularmente matriculados em escolas públicas de São João de Meriti.

Das Premiações

Os três primeiros lugares independente de estarem nas categorias contos e poesias serão agraciados com:

1º lugar

  • O(a) estudante 1ºª colocado(a) receberá um Kindle + prêmio orgulho da diáspora africana: Literatura + Ecobag personalizada com um livro + publicação do texto nos anais do evento + camisa do Flidam + certificado digital;
  • A escola do(a) estudante 1ª colocado(a) receberá uma câmera digital para + Prêmio orgulho da diáspora africana: Educação + contação de histórias.com meritiense Katia Maria.

2º lugar

  • O(a) estudante 2ºª colocado(a) receberá um headphone wireless bluetooth + Prêmio orgulho da diáspora africana: Literatura + Ecobag personalizada com um livro + publicação do texto nos anais do evento + camisa do Flidam + certificado;
  • A escola do(a) estudante 2ª colocado(a) receberá uma caixa de som com 2 microfones sem fio + Prêmio orgulho da diáspora africana: Educação.

3º lugar

  • O(a) estudante 3ºª colocado(a) receberá um mp4 player para + Prêmio orgulho da diáspora africana: Literatura + Ecobag personalizada com um livro + publicação do texto nos anais do evento + camisa do Flidam + certificado;
  • A escola do(a) estudante 3ª colocado(a) receberá uma tela de projeção com tripé retrátil + Prêmio orgulho da diáspora africana: Educação.

Do Cronograma

Ação Data
Lançamento do regulamento até 23/10/2023
Submissão entre 23/10 e 07/11/2023
Avaliação até 10/11/2023
Revisão até 13/11//2023
Resultado final até 14/11/2023
Publicação dos anais até 15/11/2023
Entrega do prêmio na escola 3º lugar entre 22/11/2023
Entrega do prêmio na escola 2º lugar entre 23/11//2023
Entrega do prêmio na escola 1º lugar entre 24/11/2023