Os GTs são espaços de apresentação de trabalhos de pesquisa compartilhados por pesquisadores de todas as etapas de formação. Cada pessoa só poderá enviar um artigo de sua autoria, podendo constar na coautoria de no máximo outros dois. Para a submissão, aquele que assina a autoria precisa estar regularmente inscrito no congresso. Co-autores que desejarem constar nos anais do evento ou participar da apresentação oral também devem estar com a inscrição em dia.
A Folkcom 2025 aceita resumos expandidos com 4 a 6 páginas de extensão, e também artigos completos de 8 a 15 páginas de extensão, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências bibliográficas seguindo os padrões atualizados da ABNT. Imagens devem estar incorporadas no corpo do texto. A submissão segundo o modelo em anexo é condicional para a devida aprovação do trabalho. Durante o processo de submissão, é preciso escolher para qual GT o trabalho será encaminhado. São seis no total, sendo que dois ocorrem de maneira remota no dia 24/10 e os demais presencialmente na Uerj Campus Maracanã entre os dias 29 e 31/10. Recomendamos que a opção remota seja escolhida apenas por aqueles impossibilitados de estarem presentes conosco.
- GT Alfa (Online): Mídias e culturas populares
Ementa: Este GT busca reunir pesquisas que investiguem as interações entre culturas populares e mídias em suas múltiplas plataformas e linguagens. Interessa compreender como saberes, estéticas e narrativas populares são representados, apropriados ou ressignificados em meios tradicionais e digitais. São bem-vindos estudos sobre performances, oralidades, festividades, religiosidades e expressões culturais híbridas em diálogo com mídias comunitárias, hegemônicas ou alternativas.
- GT Beta (Online): Comunicação Popular e ativismos midiáticos
Ementa: Este GT propõe discutir práticas comunicacionais engajadas em lutas sociais, territoriais e identitárias, com ênfase em iniciativas populares, periféricas e autônomas. Interessa refletir sobre estratégias midiáticas de resistência, visibilidade e mobilização promovidas por movimentos sociais, coletivos, redes comunitárias e mídias alternativas. Acolhe trabalhos que abordem temas como comunicação contra-hegemônica, justiça informacional, tecnopolítica, pedagogias populares e experiências de base - sempre a partir da perspectiva da folkcomunicação. São valorizadas abordagens interdisciplinares que articulem teoria crítica, prática militante e escuta sensível dos territórios.
- GT 1: Diálogos e Fundamentos Teóricos da Folkcomunicação
Ementa: Este GT tem como foco as discussões teóricas e metodológicas da Folkcomunicação. Visa refletir sobre os suportes que fundamentam as bases epistemológicas da disciplina, bem como sua demarcação no campo da Comunicação Social e as intersecções com outras disciplinas das Ciências Humanas e Sociais. Busca, também, evidenciar o campo da pesquisa, corroborando objetos tradicionais e contemporâneos por meio de métodos de pesquisas que abrigam as complexidades da área. Um GT como este tem fundamental importância para a genealogia da Folkcomunicação, a partir de seu idealizador Luiz Beltrão; para a difusão como disciplina brasileira de Comunicação; e, para a expansão à atualidade como metodologia inovadora nos territórios da diversidade cultural globalizada, com linguagens analógica e digital, em tempos ancestrais e pós-modernos.
- GT 2: Folkcomunicação e Culturas Populares
Ementa: Com base nos estudos pioneiros de Luiz Beltrão e sua investigação sobre os processos folkcomunicacionais, este GT recebe trabalhos que se debruçam sobre a relação dialógica entre mídia e as culturas populares. Neste escopo, estão inclusas as estratégias comunicacionais de grupos populares em ambiente rural, urbano ou mesmo virtual; a constituição do líder de opinião como mediador e recodificador da mensagem entre a mídia massiva e sua comunidade interpretativa; as mensagens de resistência incorporadas em expressões da literatura oral, folguedos, festas populares, ritos, danças, artesanato e demais manifestações culturais; os diálogos interculturais na formação da identidade de um grupo a partir da tradição. Espera-se que o GT possa fomentar e qualificar o debate sobre as relações entre culturas populares, mídia e as novas tecnologias, compreendendo e tensionando as dinâmicas de dominação e imposição do tecnopólio; os dilemas da mediação algorítmica sobre as formas culturais; o apagamento ideológico da cultura popular como espaço de reivindicação, comentário e tribuna do povo.
- GT 3: Folkmídia e Processos Midiáticos
Ementa: Este GT pretende ser o espaço para a divulgação das pesquisas que envolvem diferentes comunidades e os processos midiáticos, notadamente, rádio, televisão, jornal, internet, propaganda e publicidade, cinema, redes sociais populares, celulares. Entende-se por “mídia” os diferentes veículos de comunicação de massa que, de alguma forma, apropriam-se de elementos da cultura popular, objetivando conquistar audiência e persuadir o público receptor para atingir algum propósito. Atualmente, para se conhecer o cotidiano de uma comunidade, é preciso passar pelas redes sociais de comunicação e identificar os ativistas midiáticos. Pretendemos aprofundar os estudos sobre a forma de operar desses ativistas nas redes folkcomunicacionais em pequenas cidades do interior, bem como em cidades maiores, ou em pequenas comunidades.
- GT 4: Futuros Ancestrais (temático)
Ementa: Este GT busca congregar reflexões sobre as relações entre ancestralidade, tecnologia e produção de sentidos no presente. Interessa-se por abordagens que articulem as maneiras como as culturas populares e saberes tradicionais ativam memórias, imaginários e cosmologias para pensar e construir futuros não-hegemônicos. São bem-vindas investigações que articulem o campo da Comunicação com diálogos interdisciplinares que busquem outras epistemologias e suas expressões estéticas, políticas e simbólicas.
Ao enviar o artigo para o GT a pessoa responsável pela submissão declara a autoria sobre o trabalho, ciente das leis de direitos autorais em vigência. Para a publicação nos anais, haverá prazo para submissão dos artigos completos. Haverá prêmios estudantis para artigos de estudantes de graduação e pós-graduação, sendo a indicação da primeira autoria o parâmetro para a seleção. A coordenação de cada G poderá indicar até dois trabalhos por categoria. Todos os trabalhos aprovados são concorrentes ao prêmio.
--------
Trabalhos aprovados:
GT Alpha
ANCESTRALIDADE DE VIOLEIRO E CONTEMPORANEIDADE DA VIOLA DE LUIZ CUSTÓDIO
- Antonio Roberto Faustino da Costa (UFPB)
CADÊ O COLORIDO DO SÃO JOÃO? Reflexões sobre a ausência de protagonismo negro no movimento junino do Ceará
- Juliana Hermenegildo (UFC)
CIRANDAS DE MANACAPURU: Uma Metamorfose Identitária Folkmidiática
- Rodrigo Ribeiro (UFAM), Otacílio Amaral Filho (UFPA), Guilherme Fernandes (UFRB)
CORDEL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Novos Modos de Presença nos fenômenos estéticos contemporâneos da Literatura Popular
- Rafael de Araújo Mélo (UFRN)
O DESIGN VERNACULAR QUE CONDUZ AO CONSUMO: Um Olhar Sobre Cartazes Promocionais No Hortifruti Do Queiroz Atacadão Mossoró
- Mateus Lucas Lopes, Murilo Ferreira Silva (UERN)
A FESTA DA SANTA CRUZ DO QUILOMBO DO CAFUNDÓ SOB A PERSPECTIVA DA TAXIONOMIA DA FOLKCOMUNICAÇÃO
- Rafael Alves Sobrinho Filho (Uniso)
OS FIOS DO SAGRADO: a religiosidade popular bordada e compartilhada nas redes sociais
- Adriana Gomes, Márcia Vidal (UFC)
O IMPACTO DA ILUSTRAÇÃO GRÁFICA NA COMUNICAÇÃO POPULAR, CASO IMAGO FESTIVAL
- Javier González (Fundación Universitaria los Libertadores)
MEMÓRIA É CONEXÃO: Mediações digitais na festa de São Sebastião em Cuncas-CE
- Bianca Sobral (UFRN)
O QUE VI E VIVI: UM RECORTE ETNOGRÁFICO DO CORTEJO DE ABERTURA DO XVI ENCONTRO MESTRES DO MUNDO
- Antônio Marques, Lourdes Macena (IFCE)
REPRESENTAÇÕES DA CULTURA POPULAR NAS PAUTAS SOBRE EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE O JORNALISMO REGIONAL DO PIAUÍ
- Loane Maria Rocha Ferreira, Samantha Castelo Branco (UFPI)
A TRADIÇÃO DOS URSOS CARNAVALESCOS EM MOSSORÓ-RN: instrumento de memória e resistência
- Lucimara Nascimento, Júnia Martins, André Duarte (UERN)
TRADICIONES INVENTADAS, UNIONES FORZADAS El caso de la salteña y Coca Cola en Bolivi
- Vanessa Calvimontes Diaz (Universidade de Salamanca)
O TÚMULO DE SANTA ETELVINA: O Ex-Voto Como Elemento Folkcomunicacional No Cemitério São João Batista Em Manaus/ AM
- Gabriel Ferreira Fragata, Gleilson Medins (UFAM)
VALORES EM ÁRIDA: Contribuições para a análise de elementos estruturais de design em jogos digitais folkmidiáticos
- Thífani Postali, Matheus Sanchez (Uniso)
GT Beta
O ATIVISMO DE CAROLINA MARIA DE JESUS: um estudo folkcomunicacional de Quarto de despejo
- Tiago de Lima Eneas, Itamar de Morais Nobre (UFRN)
A CRÔNICA CAMINHANTE – O CEARÁ EM IZABEL GURGEL
- Gilles Viana Alves, Maria Érica Lima (UFC)
O BAILE FUNK E A (DES)CONSTRUÇÃO DA AUTENTICIDADE
- Beatriz Costa (UFF)
DESENVOLVIMENTO DE UM VEÍCULO DE COLETA COMO UM ARTEFATO DE MÍDIA VIVA E AGENTE DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E DA COMUNICAÇÃO POPULAR A PARTIR DO DESIGN SCIENCE RESEARCH (DSR) E DA INTERLOCUÇÃO COM A TEORIA ATOR-REDE (TAR)
- Thomas Galvão (Unifei), Rosinei Ribeiro (CEETEPS), Adilson Melo (Unifei)
ECONOMIA SOLIDÁRIA E DESENVOLVIMENTO LOCAL: Possibilidades de Folkcomunicação em Matarandiba-BA
- Rafael Lopes (UFCA)
FESTIVAL DE PARINTINS: Do olhar folclorizado à valorização de saberes ancestrais no espetáculo
- Ádria Barbosa (Unesp)
A FOLIA COMUNICATIVA ATRAVÉS DAS PLACAS DE PROTESTOS NO CARNAVAL DA MUDANÇA DO GARCIA
- Rosana Costa dos Santos (UFBA)
LETRAMENTO AUDIOVISUAL NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: Necropolítica e Resistência
- Juliane Ramos (UFPR)
MATRIARCAS DA BAIXA DA XANDA: Preservando a Cultura Boi-Bumbá em Parintins
- Suzan Monteverde Martins, Andréa Ferraz Fernandez (UFMT)
MIDIATIZAÇÃO DAS FEIRAS LIVRES NORDESTINAS: um olhar sobre perfis @feiracentraldecampinagrande e @feiradecaruaru
- Ermaela Cícera, Itamar Nobre (UFRN)
PELAS CALÇADAS DE MANGAS VERDES (e o caminho, que se faz ao caminhar)
- Andréa Fernandez, Suzan Martins (UFMT)
REPÓRTER JUNINO COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DA CULTURA POPULAR
- Lavinia Evelly Bezerra Nunes de Farias (UEPB)
GT 1
A IGREJA LUCIFERIANA SOB O OLHAR DA FOLKCOMUNICAÇÃO
- Kevin Kossar Furtado (UEPG)
AMBIÊNCIAS FOLKCOMUNICACIONAIS EM MERCADOS E CEMITÉRIOS Caminhos teóricos e metodológicos para estudar os meios de expressão
- Matheus Schwab (UERJ)
ENTRE MÚSICAS, FLORES E PERFUMES: A Lavagem da Purificação toma as ruas
- Adailane Santos, Guilherme Fernandes (UFRB)
O ESPAÇO-ENTRE: A corporificação da fala e a folkcomunicação
- Maria Paula Maciel (USP)
FORMAÇÃO MÉDICA E FOLKCOMUNICAÇÃO EM SAÚDE NAS MÍDIAS TRADICIONAIS: Um Relato de Experiência na Docência e na Monitoria em uma Instituição de Ensino Superior de Referência no Nordeste do Brasil
- Julio Cesar Veras Magalhães (FPS), Pedro Paulo Procópio de Oliveira Santos (UFPE/Senac)
FOLKCOMUNICAÇÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO MÉDICA: do Atendimento Ambulatorial à Comunicação Midiática: Um Relato de Experiência em Uma Instituição de Ensino Superior de Referência no Nordeste do Brasil
- Pedro Paulo Procópio, Larissa Vieira Custódio, Maria Eduarda Cabral, Maria Eduarda Souza (FPS)
FOLKCOMUNICAÇÃO E DECOLONIALIDADE NA REDE VEREDAS DE ARTISTAS E EDUCADORES DECOLONIAIS
- Jessica Grossi, Karina Janz (UEPG)
INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO MARCAS CULTURAIS: Folkcomunicação e Sucessão Rural em Santa Catarina
- Ana Paula Miranda, Paulo Roberto Arruda (SAPE/SC)
- PRÁXIS FOLKCOMUNICACIONAL: a busca pelo sentido de resistência na comunicação dos marginalizados
Guilherme Fernandes (UFRB)
- PRÁTICAS DE JORNALISMO E ATIVISMO FEMINISTA: Contribuições da folkcomunicação para a comunicação de grupos marginalizados
Karina Janz Woitowicz (UEPG)
GT 2
A BALEIA ADORMECIDA DE ICÓ (CE): As Lendas Icoenses como Práticas Folkcomunicacionais
- Letícia Ramalho Nascimento, Maria Érica de Oliveira Lima (UFC)
BOIS DE MATRACA DITANDO A RITUALÍSTICA NO SÃO JOÃO DO MARANHÃO
- Maria Gezilda Nascimento, Antônio Jorlan Abreu (IFMA)
CORDEL NOTÍCIA, FOLKCOMUNICAÇÃO E SUBJETIVIDADE: Comparativo Entre Narrativas Da Imprensa Tradicional E Da Literatura De Cordel No Relato Do Massacre Do Sítio Caldeirão
- Keyssianne Oliveira (UFC)
DONA MARIA ESTHER E O SAMBA DE BUMBO: Mídia Popular e Resistência Feminina no Interior Paulista
- Jéssica de Almeida Bastida Raszl1 (Uniso)
- ENEIDA DE MORAES: A Voz da Folia
Carolina Grimião (UFF)
FIGURA TÍPICA “ARTESÃS INDÍGENAS” DO BOI GARANTIDO/2025: Um olhar folkcomunicacional
- Onan Ferreira (UNESP) Adelson Fernando (UFAM)
FOLIA DE REIS DO MORRO DA FORMIGA: Comunicação, vizinhanças e derivas entre territórios populares do Rio de Janeiro
- Victor Belart, Maria Luiza Dique (UERJ)
FOLKCOMUNICAÇÃO E ETNOVIDEOGRAFIA DO AUTO DO BOI DE PARINTINS
- Joyce Gomes, Adelson Fernando, Helder Mourão (UFAM)
FORMAÇÃO CULTURAL E IDENTITÁRIA EM ARRAIAL DO CABO - Maestrina Susana Cazaux: Memória Coletiva e Autobiográfica
- Camily Rocha, Caio Gervazoni, Daniel Paes (UVA)
IMPROVISAR É COMUNICAR: O Hip-Hop como folkcomunicação do comum
- Camilla Millan Magalhães (PUC-SP)
A INTIMIDADE DO NOME COMUM: Uma reflexão à luz da Folkcomunicação e da Zoologia
- Elidiomar Ribeiro (Unirio)
JOVENS FOLIÕES DE REIS: MÍDIAS SOCIAIS, NOVOS DIÁLOGOS E TRADIÇÃO CULTURAL
- Verônica Inaciola da Cruz (Comissão Fluminense de Folclore)
A “MORTE” DO MAIOR SÃO JOÃO DO CERRADO: Deslocamento territorial e apagamento cultural em Brasília
- Maria Isabel Andrade, Allan Sales, Lana Araújo (UnB)
O SANTO DA MARGINALIDADE: orações a San La Muerte como expressão da religiosidade popular
- Sofia Villagra (UEPG)
O EMPODERAMENTO SOCIAL COMO RESULTADO DE UM TRABALHO FOLKCOMUNICACIONAL DE GRAFITEIROS DE SOROCABA-SP DURANTE A FEIRA BECO DO INFERNO
- Flávia Zenebre (Uniso)
SAMBOGRAFIAS DO CORPO-MÍDIA: folkcomunicação, memória e reecantamento no desfile da Portela de 2024
- Virgílio Magalde (UERJ)
O FANDANGO CAIÇARA NA FESTA DA TAINHA: apontamentos folkcomunicacionais
- Thífani Postali, Rodrigo Borges Fonseca (Uniso)
TOADA PERRECHÉOLOGIA: Uma Folkepistemologia
- Bruna do Carmo Reis (UFPA)
GT 3
A POÉTICA DE BELCHIOR - Aproximações, afastamentos e rupturas entre as biografias de livro e as de folheto de cordel
- Alberto Perdigão (Rede Folkcom)
CABRINI-GREEN EXISTIU - Uma análise crítica sobre A Lenda de Candyman (2021)
- Luccas Lopes, Ellen Alves Lima (UERJ)
CAJUÍNA SÃO GERALDO EM RITMO JUNINO - Folkmarketing na campanha do São João 2025 no Instagram
- Vinicius Coutinho, Isael Pereira (UESPI)
CHEGUE, “MEU FÍ”: Analisando a ativação de marcas no São João de Santa Rita e Patos
- Eudo Jansen (FTM), Severino Lucena Filho (UFPB)
DA SAPUCAÍ ÀS STORIES: O papel do perfil do G1 no Instagram e a reinvenção da cobertura midiática do Carnaval brasileiro
- Marcelo Pires (UESC), Élmano Ricarte (IADE)
ENTRE O SHOW E A NOTÍCIA: Lady Gaga em Copacabana (2025) e a Construção Simbólica do Acontecimento Através dos Sentidos e Enquadramentos
- Marina Ranzani, Karina Janz (UEPG)
EXPERIÊNCIAS DE FOLKJORNALISMO EM O FUZUÊ: Um espaço de produção experimental para estudantes de Jornalismo do interior de Mato Grosso
- Maria Tereza Cunha, Julian Silva Souza, Lawrenberg Advíncula (Unemat)
FOLKMARKETING E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA): A estratégia na campanha de 20 anos do Agroamigo do Banco do Nordeste
- João Portela (IFCE), Antonia Sousa (UVA)
FOLKMARKETING INSTITUCIONAL E INFLUÊNCIA DIGITAL: O caso de Thaynara OG e a divulgação do São João do Maranhão
- Gabriela Gadelha (UFMA), Severino Lucena Filho (UFPB)
MANIFESTAÇÕES DA CULTURA POPULAR EM PODCASTS NARRATIVOS: Uma Análise Folkcomunicacional De Cidade Das Lendas e Pavulagem
- Marilaine Martins (UTP)
O SÃO JOÃO DA THAY E O GOVERNO DO MARANHÃO JUNTOS NO SÃO JOÃO 2025 - o Acesso à Cultura por meio do Folkmarketing e do Folkturismo
- Antônio Jorlan Abreu (IFMA), Vinicius Coutinho (UNEB)
POLÍTICAS POÉTICAS PARA UM CINEMA NO ANTROPOCENO: Fabulações narrativas e filmes de barbante
- Patrícia Rebello (UERJ
“VAMOS PARA O TERREIRO?” O Ativismo Folkmidiático de Álex Solarios no Instagram Contra o Racismo Religioso
- Elaine Araújo, Karina Janz (UEPG), Adelson Fernando (UFAM)
REGIONALIZAÇÃO MIDIÁTICA NO INTERIOR DO PIAUÍ? Expressões folkcomunicacionais na cobertura dos Festejos Juninos da TV Cidade Verde Picos
- Flávio Santana (UnB)
TAXONOMIA DA FOLKCOMUNICAÇÃO: Uma análise das categorias utilizadas pelo Movimento Justiça Climática
- Ana Paula Sallum, Thífani Postali (Uniso)
TRIUNFO (PE): Recursos Simbólicos e Estratégias de Folkmarketing
- Vera Lúcia Xavier (UFMT) e Severino Lucena Filho (UFPB)
GT 4
ANCESTRALIDADE EM REDE: Autorrepresentações indígenas nas mídias digitais como ferramentas pedagógicas
- Gisele Veríssimo (UERJ)
BANDEIRA, MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA: imaginários na escola de samba
- Viviane Ramos (UERJ)
A COLAGEM COMO FERRAMENTA DE AUTORREPRESENTAÇÃO E EMPODERAMENTO DE MULHERES NEGRAS
- Maria Gizele do Carmo de Brito (UFC)
CONECTANDO PASSADO E FUTURO NA RITUALÍSTICA DO TORÉ POR MEIO DO AUDIOVISUAL E DA REALIDADE VIRTUAL
- Isabela Martins, Cláudia Thomé (UFJF)
CORPO E LAMA: As mulheres caranguejeiras (1968) e seu potencial ancestral
- Amanda Simões e Maria Paula Maciel (USP)
A EXPERIÊNCIA DA CIA VÔO LIVRE DE DANÇA Dança contemporânea no sertão de Mato Grosso
- Luiz Carlos Bezerra e Aline Wendpap Siqueira (UFMT)
FOLKCOMUNICAÇÃO E ANCESTRALIDADE: O Bordado em Conexão com a Alma
- Cristina Schmidt (FABE)
MÃE MARIA DE OXUM: Uma Líder de Opinião Folk do Quilombo Canabrava, em Paquetá, no sertão do Piauí
- Clebson Lustosa Lima (UFPI), Elinalva Sousa (UESPI)
MOVER-SE ATENTO PELAS ESTRADAS DO TEMPO: Ancestralidade como princípio estético sonoro e orientador de projetos de vida na Diáspora africana na América
- Vitor Henrique Lima (UFF)
NARRATIVAS SOBRE SUSTENTABILIDADE E CONSUMO CONSCIENTE NO TIKTOK
- Jessica Baptista (UERJ)
NÃO VOU FUGIR DO MEU ODÚ: Liderança Feminina e Desestigmatização do Candomblé em Representação Teledramatúrgica
- Júnia Martins (UERN)
“PARA VIRAR LOBISOMEM”: Reflexões a Partir de uma Criação Inspirada em Ney Matogrosso
- Frederico Ribeiro (UERJ)
A POLÍTICA COMO CATALISADORA DA CULTURA Elementos Folkcomunicacionais na Historicidade do Festribal de Juruti/PA (1983 a 2024)
- Giselle Moreira do Vale (UFPA)
MEMÓRIAS CANTADAS: Os pontos cantados na Umbanda como forma de preservação da cultura de terreiro
- Anderson Vieira (Uniso)
PRESENTE NEGRO, RESPOSTA ANCESTRAL: Antirracismo no resgate das tranças africanas
- Anna Vianna (UERJ)
RÁDIO YANDÊ: Uma análise a partir do conceito de Folkmídia
- Aline Farias et al. (UFAM)
O SHOPPING CHÃO NA GLÓRIA COM SEUS DIAS CONTADOS: Gentrificação, exploração imobiliária e ordenamento urbano descaracterizando o consumo de calçada
- Fran Pimentel (UERJ)
O RAP COMO FERRAMENTA FOLKCOMUNICACIONAL DE INVOCAÇÃO DA LIDERANÇA DE AMÍLCAR CABRAL NA GUINÉ-BISSAU.
- Francisco Carlos Guerra, Gabriel Moreira, Davi Pinheiro (Unir)