Submissão de trabalhos

Dados do trabalho Período de submissão
23/04/2025 até 15/07/2025
Informações

Os GTs são espaços de apresentação de trabalhos de pesquisa compartilhados por pesquisadores de todas as etapas de formação. Cada pessoa só poderá enviar um artigo de sua autoria, podendo constar na coautoria de no máximo outros dois. Para a submissão, aquele que assina a autoria precisa estar regularmente inscrito no congresso. Co-autores que desejarem constar nos anais do evento ou participar da apresentação oral também devem estar com a inscrição em dia.

A Folkcom 2025 aceita resumos expandidos com 4 a 6 páginas de extensão, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências bibliográficas seguindo os padrões atualizados da ABNT. Imagens devem estar incorporadas no corpo do texto. A submissão segundo o modelo em anexo é condicional para a devida aprovação do trabalho. Durante o processo de submissão, é preciso escolher para qual GT o trabalho será encaminhado. São seis no total, sendo que dois ocorrem de maneira remota no dia 24/10 e os demais presencialmente na Uerj Campus Maracanã entre os dias 29 e 31/10. Recomendamos que a opção remota seja escolhida apenas por aqueles impossibilitados de estarem presentes conosco.

- GT Alfa (Online): Mídias e culturas populares
Ementa
: Este GT busca reunir pesquisas que investiguem as interações entre culturas populares e mídias em suas múltiplas plataformas e linguagens. Interessa compreender como saberes, estéticas e narrativas populares são representados, apropriados ou ressignificados em meios tradicionais e digitais. São bem-vindos estudos sobre performances, oralidades, festividades, religiosidades e expressões culturais híbridas em diálogo com mídias comunitárias, hegemônicas ou alternativas.

- GT Beta (Online): Comunicação Popular e ativismos midiáticos
Ementa
: Este GT propõe discutir práticas comunicacionais engajadas em lutas sociais, territoriais e identitárias, com ênfase em iniciativas populares, periféricas e autônomas. Interessa refletir sobre estratégias midiáticas de resistência, visibilidade e mobilização promovidas por movimentos sociais, coletivos, redes comunitárias e mídias alternativas. Acolhe trabalhos que abordem temas como comunicação contra-hegemônica, justiça informacional, tecnopolítica, pedagogias populares e experiências de base - sempre a partir da perspectiva da folkcomunicação. São valorizadas abordagens interdisciplinares que articulem teoria crítica, prática militante e escuta sensível dos territórios.

- GT 1: Diálogos e Fundamentos Teóricos da Folkcomunicação
Ementa:
Este GT tem como foco as discussões teóricas e metodológicas da Folkcomunicação. Visa refletir sobre os suportes que fundamentam as bases epistemológicas da disciplina, bem como sua demarcação no campo da Comunicação Social e as intersecções com outras disciplinas das Ciências Humanas e Sociais. Busca, também, evidenciar o campo da pesquisa, corroborando objetos tradicionais e contemporâneos por meio de métodos de pesquisas que abrigam as complexidades da área. Um GT como este tem fundamental importância para a genealogia da Folkcomunicação, a partir de seu idealizador Luiz Beltrão; para a difusão como disciplina brasileira de Comunicação; e, para a expansão à atualidade como metodologia inovadora nos territórios da diversidade cultural globalizada, com linguagens analógica e digital, em tempos ancestrais e pós-modernos.

- GT 2: Folkcomunicação e Culturas Populares
Ementa:
Com base nos estudos pioneiros de Luiz Beltrão e sua investigação sobre os processos folkcomunicacionais, este GT recebe trabalhos que se debruçam sobre a relação dialógica entre mídia e as culturas populares. Neste escopo, estão inclusas as estratégias comunicacionais de grupos populares em ambiente rural, urbano ou mesmo virtual; a constituição do líder de opinião como mediador e recodificador da mensagem entre a mídia massiva e sua comunidade interpretativa; as mensagens de resistência incorporadas em expressões da literatura oral, folguedos, festas populares, ritos, danças, artesanato e demais manifestações culturais; os diálogos interculturais na formação da identidade de um grupo a partir da tradição. Espera-se que o GT possa fomentar e qualificar o debate sobre as relações entre culturas populares, mídia e as novas tecnologias, compreendendo e tensionando as dinâmicas de dominação e imposição do tecnopólio; os dilemas da mediação algorítmica sobre as formas culturais; o apagamento ideológico da cultura popular como espaço de reivindicação, comentário e tribuna do povo.

- GT 3: Folkmídia e Processos Midiáticos
Ementa:
Este GT pretende ser o espaço para a divulgação das pesquisas que envolvem diferentes comunidades e os processos midiáticos, notadamente, rádio, televisão, jornal, internet, propaganda e publicidade, cinema, redes sociais populares, celulares. Entende-se por “mídia” os diferentes veículos de comunicação de massa que, de alguma forma, apropriam-se de elementos da cultura popular, objetivando conquistar audiência e persuadir o público receptor para atingir algum propósito. Atualmente, para se conhecer o cotidiano de uma comunidade, é preciso passar pelas redes sociais de comunicação e identificar os ativistas midiáticos. Pretendemos aprofundar os estudos sobre a forma de operar desses ativistas nas redes folkcomunicacionais em pequenas cidades do interior, bem como em cidades maiores, ou em pequenas comunidades.

- GT 4: Futuros Ancestrais (temático)
Ementa:
Este GT busca congregar reflexões sobre as relações entre ancestralidade, tecnologia e produção de sentidos no presente. Interessa-se por abordagens que articulem as maneiras como as culturas populares e saberes tradicionais ativam memórias, imaginários e cosmologias para pensar e construir futuros não-hegemônicos. São bem-vindas investigações que articulem o campo da Comunicação com diálogos interdisciplinares que busquem outras epistemologias e suas expressões estéticas, políticas e simbólicas.

Ao enviar o artigo para o GT a pessoa responsável pela submissão declara a autoria sobre o trabalho, ciente das leis de direitos autorais em vigência. Para a publicação nos anais, haverá prazo para submissão dos artigos completos. Haverá prêmios estudantis para artigos de estudantes de graduação e pós-graduação, sendo a indicação da primeira autoria o parâmetro para a seleção. A coordenação de cada G poderá indicar até dois trabalhos por categoria. Todos os trabalhos aprovados são concorrentes ao prêmio.

Cronograma:

  • Submissão: Até 15 de julho
  • Divulgação dos aceites a partir de 15 de agosto
  • Congresso: 24 e 29-31 de outubro
Resumo Expandido (Obrigatório)
Dados do(s) autor(es)