Postado em 19/08/2024
Caros (as) alunos (as), comunicamos que a atividade do Módulo III - Projeto de pesquisa, ministrado pela Profa. Raimunda Marinho no dia 13, encontra-se disponível para ser realizada. Acessem pelo link: https://forms.gle/4x6f3BQ1uPvnE3KGA
Trata-se de um quiz sobre as características do projeto de pesquisa e questões relacionadas com base no material de apoio. A atividade ficará aberta até o dia 26 de agosto.
Se enfrentarem problemas com o formulário ou possuírem dúvidas a respeito do Módulo III ou do Curso Formação Discente Pesquisador, a equipe está à disposição. Bons estudos!
Postado em 16/08/2024
Por Tayssa Brito - Monitora do Projeto de extensão Formação Discente Pesquisador
Revisão da literatura é o processo de busca, análise e descrição sobre um determinado assunto de uma pesquisa, sobretudo: a pesquisa bibliográfica. Serve para posicionar o leitor acerca do trabalho e o próprio pesquisador sobre dos avanços, retrocessos ou áreas que ainda não estão completamente desenvolvidas. A revisão de literatura também fornece informações para contextualizar a extensão e significância do problema que se maneja, além de proporcionar discussões sobre as possíveis soluções para problemas similares e oferece alternativas de metodologias que têm sido utilizadas para a solução do problema, aponta Walter Moreira (2004).
Walter Moreira, possui graduação em Biblioteconomia (1990), mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (1998) e doutorado em Ciência da Informação (2018). Apresenta um vasto currículo na Plataforma do CNPq, sobre sua formação acadêmica, docência e formação complementar, dentre os quais se destaca a Gestão do Conhecimento, Comunicação Científica etc. Ele elaborou uma importante pesquisa sobre conceitos e estratégias para a elaboração de Revisão de Literatura para o Desenvolvimento Científico, de modo que fosse possível discutir sobre sua utilidade e seu papel em relação ao desenvolvimento da Ciência.
Walter (2004) pontua a importância da Revisão de Literatura para o próprio autor do trabalho, pois aumenta seu conhecimento do assunto e o torna mais claro seu objetivo. Dessa forma, observa-se que a revisão de literatura é uma ferramenta importante para otimização do trabalho de investigação, visto que propicia ao pesquisador tomar conhecimento, em uma única fonte, do que ocorreu ou está ocorrendo periodicamente no campo estudado.
Ademais, segundo Walter (2004) vale ressaltar que a revisão de literatura permite: encontrar pesquisas similares e analisar a metodologia e o formato utilizado, encontrar fontes de informação úteis e apresentar personalidades de pesquisa importantes, oferecer oportunidade para que o pesquisador veja o próprio estudo numa perspectiva histórica e evite duplicação desnecessária, além de relacionar o próprio estudo com os anteriores e sugerir pesquisas posteriores, oferecer novas ideias e pontos de vista, e ajudar a avaliar os esforços de pesquisa oferecendo uma comparação.
Na Formação Discente Pesquisador, é possível conhecer mais sobre a Revisão de Literatura, como confeccionar estratégias e a esquematizar a condução da investigação e a estrutura do texto de revisão para que os conceitos sejam apresentados em ordem coerente e coesa, sob a perspectiva do trabalho de Walter Moreira. E, claro, sobre os principais elementos envolvidos no mundo da pesquisa: projeto de pesquisa, citações e referências, levantamento bibliográfico e artigos científicos.
Fontes:
MOREIRA, Walter. Revisão de literatura e desenvolvimento científico: conceitos e estratégias para confecção. Revista Ângulo, v. 1, n. 1, 2004.
Postado em 12/08/2024
Por Tayssa Brito - Monitora do Projeto Formação Discente Pesquisador
O projeto de pesquisa científica contempla o plano ou a estrutura geral do trabalho. É nele que estarão descritos todos os procedimentos que serão realizados na pesquisa a fim de nortear o pesquisador sobre todo seu processo de realização, servindo de base sobre como o trabalho será realizado, quais métodos serão empregados e as técnicas que devem ser utilizadas. De modo resumido, pode-se dizer que o projeto de pesquisa corresponde à execução do trabalho.
Nota-se que a elaboração do projeto de pesquisa é de suma importância para quem está adentrando no mundo da pesquisa científica. Para Fontelles et al (2009) a elaboração do projeto de pesquisa concerne à etapa mais importante a ser realizada, visto que o sucesso na obtenção das respostas esperadas durante a coleta de dados dependerá da elaboração correta do projeto de pesquisa. No entanto, um projeto de pesquisa é somente um dos componentes de um protocolo de pesquisa, o qual deve ser abrangente e composto de vários documentos, inclusive pelo próprio projeto de pesquisa.
Mas você pode estar pensando: O que é um protocolo de pesquisa? É o responsável pelo planejamento da pesquisa, é o documento onde estarão previstos todos os passos para o desenvolvimento da trabalho, além disso, é utilizado pelo investigador para a solicitação de recursos financeiros e, também, um guia prático a ser utilizado para organizar a pesquisa de forma lógica e eficiente, conforme apontam Fontelles et al (2009).
Para Luna (1998), o protocolo de pesquisa, é essencial para a realização da pesquisa. O protocolo deve, em amplas linhas, contemplar a importância do tema (revisão da literatura), a questão do estudo, seleção da amostra, desenho do estudo, estratégia de condução do estudo, análise dos dados, considerações éticas e as responsabilidades administrativas.
No Projeto Formação Discente Pesquisador, é possível conhecer mais sobre a projeto de pesquisa, sobre sua organização estrutural e a como elaborar um protocolo de pesquisa, bem como conhecer os tipos de pesquisas científicas e como escolher aquela que melhor atende seus objetivos. E, claro, sobre os principais elementos envolvidos no mundo da pesquisa: revisão de literatura, citações e referências, pesquisa em bases de dados e artigos científicos.
Fontes:
FONTELLES, Mauro José; et al. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista paraense de Medicina, v. 23, n. 3, p. 1-8, 2009.
LUNA, F.; et al. Seqüência básica na elaboração de protocolos de pesquisa. Arquivos brasileiros de cardiologia, v. 71, p. 735-740, 1998.
Postado em 04/08/2024