I GETERRI

"A Atualidade do Pensamento de Milton Santos"

Faça sua inscrição
De 29 a 01 de junho Todos os dias das 09h às 16h
União dos Palmares, AL Uneal Campus V

Sobre o Evento

OS CERTIFICADOS ESTÃO DISPONÍVEIS NO LINK "CERTIFICADOS"

 

SOBRE O EVENTO 

O Encontro Regional do Grupo de Estudos Territoriais – GETERRI pretende manter um espaço de diálogo pesquisadores e estudantes. O evento busca compreender, sobretudo, a dinâmica do Nordeste. Na sua primeira edição (2017) homenageou o professor Milton Santos que foi, indiscutivelmente, um dos maiores geógrafos que o Brasil e o mundo já conheceram. Seus estudos sobre a urbanização nos países periféricos, o território brasileiro e as questões teórico-metodológicas da geografia são hoje amplamente reconhecidos, inclusive por outras áreas do saber. Acreditamos nas contribuições do professor Milton Santos na tarefa de pensar o território brasileiro. E, cremos também na importância de abrir um diálogo com os pesquisadores que compartilham das mesmas preocupações. Daí a proposta do I Encontro Regional do Grupo de Estudos Territoriais que ocorreu entre os dias 29 de maio e 01 de junho de 2017 no Campus Universitário Zumbi dos Palmares - CAMUZP da Universidade Estadual de Alagoas - Uneal, em União dos Palmares –AL. O tema gerador deste primeiro encontro foi "A Atualidade do Pensamento de Milton". O evento foi constituído de espaços de debate, através de mesas redondas e conferências, espaços de diálogos, a partir da socialização de trabalhos e experiências, de formação, através de minicursos e oficinas. 

COORDENAÇÃO GERAL  

Prof. Reinaldo Sousa 
Prof. José Lidemberg de Sousa Lopes
Prof.ª Maria Ediney Ferreira da Silva

COMISSÃO ORGANIZADORA   

Fernando Antonio da Silva
Antonio Lopes
Amistson Lopes da Silva
Cristiane Silva
Silmara Lopes de Souza
Thays Patricia
Reynaldo Silva
Lucas Silva 
Gabriel Machado
Claudio Bruno da Silva
WIDEGLAN MELO GOMES
Maria Ediney Ferreira da Silva

COMISSÃO CIENTÍFICA  

Prof. Antônio Marcos de Pontes Moura

Profª Denize dos Santos Pontes
Prof. Odilon Máximo de Morais
Prof. Reinaldo de Sousa
Prof. Clélio Cristiano dos Santos
Prof. Fernando Antonio da Silva
Prof. Antonio Lopes da Silva
Prof. Amistson Lopes da Silva
Prof. José Lidemberg de Sousa Lopes
Prof. Antonio Alfredo Teles de Carvalho
Prof. Roberto Silva de Souza 
Prof. Carlos Eduardo Nobre 
Profª. Débora Ramos Costa

 

SOBRE O GETERRI

O Grupo de Estudos Territoriais – GETERRI foi criado no Campus V da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, pelo professor Reinaldo Sousa. A iniciativa de criação do Grupo surgiu em 2010, somente 4 anos após a criação do curso de Licenciatura em Geografia nesse Campus. A proposta do GETERRI é reunir alunos de graduação e pesquisadores interessados em discutir e pesquisar as questões relacionadas à cidade e ao campo do interior de Alagoas. Trata-se, portanto, de um espaço de socialização do saber. Atualmente o grupo é composto por quatro pesquisadores (alunos de pós graduação, professores e pós graduados) e cinco orientandos de graduação em geografia da Universidade Estadual de Alagoas, Campus Zumbi dos Palmares - CAMUZP. 

 

contador de acesso

 

Palestrantes

  • Maria Adelia Aparecida de Souza
  • Fernando Antonio da Silva
  • Eliza Pinto de Almeida
  • Antonio Lopes da Silva Neto
  • Amistson Lopes da Silva
  • Antonio Alfredo Teles de Carvalho
  • Dhiego Antonio de Medeiros
  • Carlos Eduardo Nobre

Programação

16h00 Credenciamento
Local: Auditório da Prefeitura

Será realizado no dia 29 de maio de 2017 no período das 16:00h às 18:30h

Local: Auditório da Prefeitura 

 

18h30 Abertura Oficial
Abertura Oficial
Local: Auditório da Prefeitura

REITOR - Jairo José Campos da Costa

Doutorando em Letras pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, licenciado em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Exerceu a função de Secretário Municipal da Educação, da Cultura e dos Desportos do município de Francisco Dantas (RN), entre o período de 2001 a 2003. Exerceu a função de Coordenador do Curso de Letras/CAMPUS V/UNEAL, entre o período de 2004 a 2005. Exerceu a função de diretor do CAMPUS V/UNEAL, entre o período de 2006 a 2010. Exerceu a função de presidente do Conselho Estadual de Educação - CEE de Alagoas, mandato 2014-2016, a partir de 11.02.2014. Atualmente, é professor Assistente de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura do Campus Universitário "Zumbi dos Palmares", Campus V da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL, União dos Palmares (AL), afastado de suas atividades docentes depois de ter assumido a reitoria da Universidade em 14/10/2010, reconduzido em 15/10/2014. É membro efetivo da Academia Maceioense de Letras-AML, ocupando a cadeira Nº. 02, cujo patrono é Graciliano Ramos. Tem experiência na área de Gestão Educacional e na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Literatura Brasileira, Teoria da Literatura, Literatura e Cultura. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Literatura e Artes Visuais-NUPLAV, cadastrado no CNPq, a partir da contribuição teórica dos estudos de Literatura e Cultura.  

19h00 - Maria Adelia Aparecida de Souza Conferência de Abertura
Conferência de Abertura
Local: Auditório da Prefeitura

"Território Brasileiro: Usos e Abusos"

Maria Adelia Aparecida de Souza

Universidade de São Paulo

Coordenação: Fernando Antonio da Silva 

 

Maria Adelia Aparecida de Souza Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1962), mestrado em Geografia - (1967) e doutorado em Geografia pela Universidade de Paris I (Sorbonne) (1975). É professora titular aposentada da USP continuando, no entanto, a trabalhar no seu Programa de Pós-graduação em Geografia Humana. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Teoria e Práticas do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, desenvolvimento urbano, globalização, metropolização e epistemologia da Geografia.. Sua pesquisa atual está ligada a quatro linhas que fundamentam o que denomina Geografias da Desigualdade: 1) EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA, 2) USOS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO: uma contribuição a construção de um projeto nacional, 3)TERRITÓRIO E PLANEJAMENTO NO BRASIL e 4) DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS E PLANEJAMENTO TERRITORIAL NO BRASIL. Nesta perspectiva teórica e prática produziu pesquisas no âmbito do Sistema de Justiça do Brasil, Uma releitura da Geografia da Fome, Uso do território pelo SUS - Sistema Único de Saúde e vem realizando monitoramentos do Uso do Território pelo Voto no Brasil nos últimos anos, em diferentes escalas, aplicações da pesquisa iniciada na década de 90 denominada TERRITÓRIO, LUGAR E PODER. É autora da primeira Política Nacional de Desenvolvimento Urbano do Brasil, da Primeira Política de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo e autora de diversos livros: A IDENTIDADE DA METRÓPOLE - A verticalização em São Paulo; Governo Urbano; TERRITÓRIO BRASILEIRO Usos e Abusos; A METRÓPOLE E O FUTURO, entre outros. É catedrática de Direitos Humanos da Universidade Católica de Lyon (França). Foi Prefeita da USP, Coordenadora da Ação Regional da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, Chefe de gabinete do Reitor da USP e Pro-Reitora de Graduação da UNILA - Universidade da Integração Latino americana.  

20h30 Lançamento de Livros/Revistas
Local: Auditório

1. SOUZA, Maria Adelia Aparecida de. Território Brasileiro: Usos e Abusos. Arapiraca: Eduneal, 2016.  

2. Revista de Extensão da Uneal - REVEXT. Arapiraca (Proext): Eduneal, ano 02, n. 02, 2016.

3. Interfaces - Revista Interdisciplinar do Campus V. União dos Palmares: Eduneal, n. 05, 2016.

08h00 Minicursos e Oficinas
Local: Educandário Olímpia

No Educandário Olímpia 

14h00 Comunicações Coordenadas (Terça)
Local: Colégio Adventista

Colégio Adventista 

19h00 - Eliza Pinto de Almeida Conferência 02 - Tema "Milton Santos: um militante das ideias"
Conferência  02 -  Tema "Milton Santos: um militante das ideias"
Local: Auditório da Prefeitura

"Milton Santos: um militante das ideias"

Convidada: Eliza Pinto de Almeida

Coordenador: Amistson Lopes da Silva

 

Eliza Pinto de AlmeidaPossui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1989) e mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000). Em julho de 2005 concluiu o doutorado pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: território usado, políticas públicas e formação de professores. Coordena o Subprojeto de Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas, no período 2010-2013. Atua nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia no IGDEMA/UFAL, desde 2008

08h00 Minicursos e Oficinas (quarta)
Local: Educandário Olímpia

Educandário Olímpia 

14h00 Comunicações Coordenadas (Quarta)
Local: Colégio Adventista

Colégio Adventista das 14h às 17h

19h00 - Antonio Alfredo Teles de Carvalho, Dhiego Antonio de Medeiros Mesa Redonda " A Atualidade do Pensamento de Milton Santos"
Mesa Redonda " A Atualidade do Pensamento de Milton Santos"
Local: Auditório da Prefeitura

" A Atualidade do Pensamento de Milton Santos"

Convidados: Antonio Alfredo Teles de Carvalho e Dhiego Antonio de Medeiros

Mediador: Antonio Lopes

 

 

 

 

Antonio Alfredo Teles de Carvalho - Graduado em Geografia pela Universidade de Pernambuco, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo - USP. É Professor Adjunto e Pesquisador da Universidade Federal de Alagoas-UFAL, atuando na Graduação e na Pós-Graduação; Professor Adjunto e Pesquisador da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL, onde coordena o Núcleo de Estudos Josué de Castro. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em História do Pensamento Geográfico e Geografia Econômica. Linhas de Pesquisa: História do Pensamento Geográfico no Brasil, Pensamento e Obra de Josué de Castro, Usos do Território no Estado de Alagoas.

 

 

 

Dhiego Antonio de Medeiros - Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL/Campus I (2010) e Mestre em Ciências: Geografia (Geografia Humana) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH da Universidade de São Paulo - USP (2013). Atualmente é Professor Assistente do Curso de Geografia da UNEAL/Campus V. Pesquisador do Núcleo de Estudos Josué de Castro - NEJC/UNEAL e Coordenador do Laboratório de Geografia Econômica e Planejamento Territorial - LAGEP/UNEAL, onde desenvolve pesquisa na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Econômica e Geografia Urbana, atuando nos seguintes temas de pesquisa e ensino: circuitos da economia urbana, financeirização do território, sistema bancário brasileiro, teoria e método da Geografia. 

08h00 Campo
Campo
Local: Saída da Avenida Monsenhor Clóvis (em frente ao Banco do Brasil)

Serra da Barriga 

 

Museu Jorge de Lima/Museu de Arqueologia/Museu Maria Mariá  

 

INSCRIÇÕES GRATUITAS NO CREDENCIAMENTO!

Saída da Avenidade Monsenhor Clóvis (em frente ao Banco do Basil)

 

 

14h00 - Fernando Antonio da Silva, Antonio Lopes da Silva Neto, Amistson Lopes da Silva, Carlos Eduardo Nobre Mesa de Encerramento
Mesa de Encerramento
Local: Auditório da Prefeitura

"A Produção Acadêmica no Âmbito do GETERRI"

Convidados: Fernando Antonio da Silva; Amistson Lopes da Silva; Antonio Lopes da Silva Neto; Carlos Eduardo Nobre

Coordenador: Reinaldo Sousa

 

O Grupo de Estudos Territoriais – GETERRI foi criado no Campus V da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, pelo professor Reinaldo Sousa. A iniciativa de criação do Grupo surgiu em 2010, somente 4 anos após a criação do curso de Licenciatura em Geografia nesse Campus. A proposta do GETERRI é reunir alunos de graduação e pesquisadores interessados em discutir e pesquisar as questões relacionadas à cidade e ao campo do interior de Alagoas. Trata-se, portanto, de um espaço de socialização do saber. Atualmente o grupo é composto por quatro pesquisadores (alunos de pós graduação, professores e pós graduados) e cinco orientandos de graduação em geografia da Universidade Estadual de Alagoas, Campus Zumbi dos Palmares - CAMUZP. 

 

 

 

Edições Anteriores

Local

Uneal Campus V - 57800-000, BR 104 S/N, ao lado da PRF e Justiça Federal , União dos Palmares, Alagoas

Patrocínio

Apoio

ISSN

Organizador

GETERRI

Grupo de Estudos Territoriais