REGULAMENTO

REGRAS GERAIS

 

  1. O GF / GUERREIRO DE FERRO Desafio 2025 – FULL será disputado no dia 30 de agosto de 2025 nas Categorias: Masculina/Feminina (ABSOLUTO).
  2. As inscrições serão feitas somente pelo site www.fmxsports.com.br e estarão disponíveis até o dia 31 de julho de 2025 ou até atingir o limite técnico de 30 vagas. A inscrição inclui o kit de prova e a prova.
  3. O valor da inscrição será de:

R$

  1. Cancelamentos, transferências e reembolsos:
    1. Todos os atletas inscritos que desejarem o cancelamento da inscrição, por qualquer que seja o motivo, podem requisitar 50% (cinquenta por cento) de reembolso do valor da inscrição, até o dia 31 de julho de 2025. Após esta data não haverá reembolso, sob qualquer argumento médico ou pessoal. A solicitação deve ser feita exclusivamente pelo e-mail contato helciovaz@hotmail.com
    2. Caso seja a vontade do atleta inscrito, sua inscrição pode ser “doada” a outro atleta, até o dia 31 de julho de 2025. Porém o atleta substituto, irá receber o kit completo de seu “doador” (tamanho de camisa, número de peito e etc.)

 

  1. Em caso de adiamento do evento por motivos de “força maior”, a prova será remarcada sem ônus ao atleta inscrito, conforme lei Nº 14.046, DE 24 DE AGOSTO DE 2020. E também, sem que implique em responsabilidade de qualquer natureza à Organizadora, especialmente com despesas prévias a título de hospedagem.

O atleta poderá escolher entre as seguintes medidas:

  1. Aceitar automaticamente a nova data;
  2. Transferir para a mesma data no ano seguinte (2026);
  3. Solicitar reembolso de 50% do valor da inscrição;
  4. Transferir sua inscrição a outro atleta.

 

  1. O kit de prova será entregue conforme cronograma disponível                      no                       site www.fmxsports.com.br
  2. O atleta que não retirar o kit no prazo indicado não poderá fazer a prova.
  3. Para retirar o kit, o atleta deverá obrigatoriamente comparecer pessoalmente, apresentar documento de identidade oficial com foto (RG, passaporte, CNH, CTPS) e assinar o Termo de Responsabilidade, estando ciente e de acordo com o Regulamento, das Normas e Procedimentos da prova.
  4. O atleta deverá estar ciente e de acordo com o Regulamento, as Normas e Procedimentos da Prova.
  5. Após retirada, o kit de prova é intransferível.

 

  1. Considerando-se a regulamentação das modalidades e os aspectos técnicos e de segurança nos percursos da prova, as Regras Técnicas Gerais e Especificas poderão sofrer alterações até o momento do início do Congresso Técnico.
  2. Fica eleito o foro da comarca de Maceió/Al, com renúncia expressa de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para nele serem dirimidas quaisquer dúvidas oriundas do presente regulamento.

 

REGRAS TÉCNICAS

 

  1. A largada da prova será feita em ”Largada Única” ou conforme informado no Congresso Técnico. O atleta que não se posicionar para a largada até o limite de horário informado será desclassificado.
  2. É obrigatório usar a touca de natação fornecida pela Organização. Caso não use, o atleta será desclassificado.
  3. É obrigatório o bike check-in no dia da prova, na entrada da Área de Transição, conforme Cronograma do evento. O atleta deverá obrigatoriamente apresentar os equipamentos que irá utilizar na competição: tatuagens / marcação nos antebraços, bicicleta e capacete com o número de competição colado na parte frontal. Após o procedimento de checkin, as bicicletas serão colocadas nos respectivos suportes na Área de Transição.
  4. É obrigatório o uso, durante toda a prova, do número de peito. Em caso de perda, o atleta deve comunicar imediatamente a Organização.
  5. O bike check-out será feito mediante entrega do número de prova marcado. Se, por algum motivo, o próprio atleta estiver impossibilitado de fazê-lo, o mesmo deve entrar em contato com a organização do evento.
  6. Todo o material do atleta, deve estar a todo momento dentro de sua “baia”, no rack de bicicleta.
  7. A Organização não se responsabilizará por pertences de atletas, extraviados dentro ou fora da Área de Transição, entretanto, será mantido um setor de Achados e Perdidos.
  8. Não haverá tempo de corte em nenhuma etapa da prova, contanto que o atleta permaneça em movimento durante toda a prova.
  9. O atleta que não cumprir fielmente o percurso de cada modalidade será desclassificado a qualquer tempo se houver comprovação dos controles documentais oficiais da prova.
  10. Qualquer agressão física ou moral, por parte do competidor, ou pessoa diretamente ligada a este, a algum membro da Organização, e/ou utilização de meios ilícitos para obter vantagem perante outros competidores e/ou que comprometam a organização da prova será punida com a desqualificação da prova, podendo o atleta ser suspenso dos eventos Guerreiro de Ferro por tempo indeterminado.
  11. É proibido ao atleta receber ajuda externa que não seja aquelas prestadas pela Organização da prova previstas neste regulamento (mecânica, alimentação e médica) em qualquer das etapas da prova. Excetuam-se os casos em que há indicação médica para administração de medicação e/ou medição de níveis de alguma dosagem sanguínea, desde que previamente

 

acertadas com a Direção da Prova. Caso o Árbitro identifique a ocorrência de ajuda externa não prevista, o atleta receberá cartão amarelo e na reincidência o vermelho.

  1. Nos retornos da Natação (praia), do Ciclismo e da Corrida haverá controles manuais e/ou eletrônicos de passagem.
  2. Haverá postos de Hidratação nos percurso de Corrida, conforme informado no Congresso Técnico.
  3. No dia da prova, a Área de Transição funcionará conforme explicado no Congresso Técnico.
  4. O atendimento médico poderá retirar da prova o atleta que, a critério do médico, não apresentar condições de continuar.
  5. Todos os competidores que completarem o percurso serão premiados da seguinte forma: Troféu masculinos e Femininos.
  6. O atleta tem de estar presente ou nomear alguém para representá-lo no dia da premiação.

 

REGRAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS NATAÇÃO

  1. A prova terá largada única. Os atletas devem respeitar as instruções dos árbitros com relação ao posicionamento para largada.
  2. É obrigatório o atleta ter o número de prova marcados nos braços.
  3. Natação de 3,8 km na Praia do Pajuçara em Maceió/AL e será composta por 2 voltas de 1.900 com uma saída pela areia entre elas.
  4. O atleta é obrigado a contornar as boias de vértice. Caso não o faça, será desqualificado.
  5. É obrigatório usar a touca de natação fornecida pela Organização. Caso não use, será desqualificado.
  6. Não será permitida a utilização de pés de pato, snorkels ou quaisquer outros meios artificiais de propulsão;
  7. Os participantes poderão descansar (se apoiar) nos caiaques ou stand-up paddles de apoio, porém não poderão ser beneficiados pelo deslocamento destes caiaques ou stand-up paddles de apoio;
  8. Em caso de urgência ou necessidade o participante deverá acenar com os braços para o pessoal da organização da prova, que circulará pelo percurso durante toda a etapa de natação;
  9. O uso de roupa de borracha é liberado e recomendado.
    1. Será permitido uso de boia de segurança para águas abertas.

 

  1. É proibido utilizar-se da praia para correr, exceto na área marcada pela Organização. Caso não obedeça, será desqualificado.

 




  1. Mapa do percurso da natação:

 

 

 

Transição para o ciclismo:

  • Os automóveis das equipes deverão estar estacionados nas vagas existentes na Praia do pajuçara. Em função do horário de chegada das equipes é grande a possibilidade de quase a totalidade de estas vagas estarem disponíveis;

Os batedores dos atletas deverão se apresentar aos diretores da prova até 05h45min no dia do evento;

  • As bicicletas deverão estar dispostas no bicicletario em seus respectivos números
  • Pede-se atenção na troca de roupa para que não ocorra nudez em local público.

 

 

 

CICLISMO

 

  1. É obrigatório usar capacete duro e afivelado, sempre que estiver em contato com a bicicleta. Caso não o faça, será desqualificado.
  2. O número de prova tem de estar visível na bicicleta e no capacete do atleta, e não poderá ser alterado de sua forma original.
  3. O atleta é obrigado a empurrar a bicicleta até a faixa de monte e descer antes da faixa de desmonte.

 

  1. Ciclismo de 180 km. O ciclismo será realizado saindo da praia de Pajuçara em direção ao polo industrial de Marechal Deodoro, sobe a ladeira do polo e retorna no girador do polo industrial, segue em direção a cidade de Barra de São Miguel indo o retorno no viaduto da BR 101 (São Miguel dos Campos / TESOURINHA), retornando até o girador do Francês, contorna o girador e retorna para o viaduto da BR 101 (São Miguel dos Campos / TESOURINHA), chegando lá retorna para a praia de Pajuçara (Maceió).
  2. NÃO SERÁ PERMITIDO VÁCUO.
  3. É proibido o descarte de materiais. A não obediência desta regra acarretará na desclassificação do atleta.
  4. É proibido ao atleta utilizar equipamento de som. A utilização acarretará na desclassificação do atleta.
  5. Os atletas não devem fazer qualquer progresso para a frente sem estar acompanhado por sua bicicleta. Se a bicicleta está inoperável, o atleta pode prosseguir no curso de ciclismo, correr ou caminhar, enquanto empurra ou carrega a bicicleta, sem qualquer outro tipo de auxilio, desde que a bicicleta seja empurrada ou transportada de forma que não dificulte ou impeça o progresso de outros atletas. O atleta que não cumprir estas orientações será desclassificado.

 

  1. Será permitido que uma bicicleta reserva no carro de apoio do participante e que esta possa ser utilizada pelo atleta na prova. Todas as bicicletas reservas deverão ser submetidas à inspeção, da mesma forma que a bicicleta principal;

 

  1. Não será permitido que os participantes sejam acompanhados por outros ciclistas;

 

  1. Serão realizados esforços para que haja indicações de direções no percurso, porém é de responsabilidade do participante e de sua equipe de apoio se manter fiéis ao percurso. É recomendado que as equipes de apoio e os participantes se familiarizem com o percurso antes do dia da prova. É de responsabilidade da equipe de apoio a correta utilização do Book de Informações Gerais da prova, que será disponibilizado para todos os participantes; Nenhum participante receberá quaisquer ajustes na cronometragem de seus tempos em função de paradas durante as etapas. Incluem-se paradas para reparos, assistência médica, solicitações de fiscais de prova ou de autoridades municipais, estaduais ou federais;

 

  1. É obrigatório o uso dos adesivos entregues no kit nos locais indicados nos veículos de apoio, assim como andarem com o alerta e faróis ligados.

 

  1. TODAS AS RUAS E ESTRADAS ESTARÃO ABERTAS AO TRÁFEGO DURANTE O DIA DA PROVA. TODAS AS SINALIZAÇÕES DE TRÂNSITO DETERMINADAS PELAS AUTORIDADES COMPETENTES, INCLUSIVE SEMÁFOROS, DEVERÃO SER OBEDECIDAS PELOS PARTICIPANTES E POR SUAS EQUIPES DE APOIO.

 

 

 

CORRIDA

 

  1. O número de prova é de uso obrigatório e tem de estar colocado na frente do corpo do competidor de forma visível e sem adulteração. A não utilização deste acarreta em desqualificação.
  2. Corrida se dará em 4 voltas de 10,5 km (sai da Praia de Pajuçara em direção ao Jaraguá, faz o retorno na igrejinha do Jaraguá, retorna em direção a largada e vai até a entrada da Av. Jatiúca, fazendo o retorno e fechando a volta no local da largada.
  3. Os participantes deverão correr à direita da via, preferencialmente pelo passeio da orla;
  4. Os participantes e suas equipes deverão ser extremamente cuidadosos ao cruzarem vias;
  5. É permitido correr sem camisa (homens) e com top (mulheres).
  6. O percurso contara com postos de hidratação com aproximadamente 2km de distância entre eles.
  7. É proibido o descarte de materiais fora dos locais indicados próximos aos postos de hidratação.

 

  1. Será permitido um pacer acompanhar o atleta (seja a pé ou numa bicicleta).

 

  1. O pacer não poderá, de forma alguma, bloquear o vento para o atleta (ver Regras e Regulamento);

 

  1. Importante: os atletas e staffs devem obedecer às regras de trânsito de veículos, inclusive parando em semáforos fechados. O não atendimento a estas regras, se constatado pelos diretores de prova, necessariamente acarretará em penalizações.

 

 

 

 

EQUIPE DE APOIO

  1. Cada equipe de apoio deverá ter pelo menos um adulto.
  2. Com exceção de casos emergenciais, nenhuma equipe de apoio poderá atender mais de um atleta;
  3. O acompanhante da equipe de apoio necessariamente deverá ser habilitado a dirigir;
  4. Cada membro da equipe deverá informar antecipadamente o seu nome, endereço, telefones de contato à organização do GUERREIRO DE FERRO;
  5. Nenhum membro das equipes de apoio poderá fazer uso de substâncias ilegais durante o evento. O uso de bebidas alcoólicas durante qualquer etapa da prova é proibido;
  6. Um membro da equipe será designado Capitão da Equipe, e será o principal responsável por toda equipe de apoio, incluindo suas ações, bem como deverá ser o seu porta-voz;
  7. Todos os custos relativos a equipe de apoio é de total responsabilidade do atleta;

 

  1. Todos os atletas deverão estar presentes ao Simpósio. É encorajada a presença dos demais membros das equipes;
  2. É obrigatório que cada capitão de equipe se apresente ao staff do GUERREIRO DE FERRO nas largadas e chegadas de cada um dos três etapas;
  3. Qualquer capitão de equipe que constatar que seu atleta não será capaz de cumprir o tempo- limite da etapa deverá recolher o atleta e se apresentar ao staff do GUERREIRO DE FERRO na linha de chegada;
  4. As equipes de apoio deverão obedecer todas as regras do evento, leis de trânsito, ordens públicas, bem como seguir as diretrizes e instruções do GUERREIRO DE FERRO e das autoridades públicas;
  5. Nenhum membro de equipe de apoio deverá interferir ou obstruir outro atleta, equipe de apoio, rua, estrada ou causar qualquer inconveniência pública;
  6. O papel da equipe de apoio é verdadeiramente vital para cada atleta e para a segurança da prova. O máximo de cuidado, preocupações e cortesia devem ser dispensados pela equipe de apoio a todos, inclusive o público em geral. O correto tratamento e atenção da equipe de apoio para com seus membros e para com o bem estar de todos são cruciais e será solicitado;
  7. Uma vez que a equipe de apoio será a guardiã do atleta, a correta provisão de alimentação, hidratação, suporte técnico, primeiros socorros, a necessidade da adequada preparação e de suprimentos, especialmente gelo e água não deve ser subestimada.

 

 

VEÍCULO DE APOIO

1. Cada atleta NÃO PODERÁ TER MAIS DE UM veículo de apoio;

  1. Cada veículo deverá expor claramente a sinalização cedida pela organização;
  2. Nenhum veículo poderá conceder vácuo ou realizar pacing para qualquer um dos participantes;
  3. MUITO IMPORTANTE E ALTAMENTE RECOMENDADO: o método para suporte do atleta deverá obrigatoriamente ser o do veículo realizar o apoio ao atleta, ir à frente do mesmo e aguardar o atleta no lado direito da estrada, para realizar novo apoio.

Não haverá estações de apoio no percurso.

 

 

TRABALHO DE EQUIPE

Apesar da prova ser um esforço individual de endurance, ninguém conseguirá terminá-la sem os inerentes espíritos de equipe e cooperação. Cada equipe de apoio deverá prover seu atleta com todas as suas necessidades durante a prova, assim como não deverá interferir em outros atletas. Honestidade, bom senso e fairplay são partes integrantes da prova e são esperadas de todos durante todo o evento.