EIXO 1 - A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA E DESAFIOS DA ATUALIDADE

Estudos sobre os desafios centrais da educação básica brasileira em um contexto de mudanças políticas, sociais e econômicas e os desenhos curriculares para a escola na atualidade.

Coordenação:

Petula R. Santorum e Silva (UFSCar)

Katlin Cristina de Castilho (UFSCar)


EIXO 2 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Discussões de ordem política e pedagógica sobre a alfabetização de estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental. Os desafios e debates sobre o conceito, base epistemológica e pedagógica da alfabetização e do letramento no processo ensino-aprendizagem.

Coordenação:

Maria do Socorro A.N.Macedo (UFSJ)

Eliane P.C.B.N. Melo (UNESP/RC)


EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN

Agenda das políticas educacionais para a educação na centralidade do modo de produção e/versus a força de trabalho. A gestão da educação  e da escola na conformação de tipologia de sociedade delineada e a avaliação e suas variantes entre controle e monitoramento dos resultados educacionais.

Coordenação:

Ari Raimann (UFG – Jataí/GO)

Elizabeth G. Raimann (UFG – Jataí/GO)

Camila A. V. Oliveira (UFG – Jataí/GO)


EIXO 4 - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: RECORTES HISTÓRICOS

Estudos dos condicionantes sociais, políticos, econômicos e culturais da/na história da educação brasileira e a dialogia ou não com as dimensões da escola no escopo de acesso, sucesso e permanência.

Coordenação:

Carla Alessandra Barreto (UFSCar)

Elídia V.J. Ribeiro (UFSCar)


EIXO 5 -  EDUCAÇÃO SUPERIOR

Compreende dimensões articuladas da educação superior com políticas supranacionais, nacionais e subnacionais no âmbito dos seguintes pontos: a) política, gestão e avaliação da educação superior, b) práticas pedagógicas; c) formação e desenvolvimento profissional; d) redes de pesquisa e colaboração; e) o estudante universitário em contextos emergentes e f) internacionalização e geopolítica do conhecimento.

Coordenação:

Amanda Regina M. Dias (UFSCar)

Jociane M. O. Santos (UFSCar)

Thiago de Melo Martins (UFSCar)


EIXO 6 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Acolhimento de trabalhos oriundos de pesquisas no contexto formal e não formal sobre a Educação de Jovens e Adultos, na centralidade de: a) estado da arte e/ou do conhecimento sobre EJA; b) fundamentos teórico-metodológicos; c) formação de professores, d) políticas educacionais; e) processos e práticas educativas; f) desempenho do estudante de EJA; g) Acesso, permanência, sucesso e evasão escolar; h) dimensões do trabalho e cultura na EJA; i) a EJA e as tecnologias e j) Indicadores de qualidade de EJA no Brasil.

Coordenação:

Noêmia de Carvalho Garrido (UTAD)

Gilsemara V.R. Almenara (UFSCar)


EIXO 7 - EDUCAÇÃO ESPECIAL

Socialização e debates de pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento relacionadas a Educação Especial; os processos de Inclusão na Educação Básica ou Superior e os condicionantes que favorecem ou dificultam a sua viabilização. São temáticas transversais ao eixo: a) os fenômenos de in/exclusão e não-exclusão; b) pessoas com deficiência e educação especial; c) educação e diversidade; d) direitos humanos; e) políticas internacionais e locais para a Educação Especial e inclusiva.

Coordenação:

Daniele Silva (UFSCar)

Teresa Cristina Leança (UFSCar)


EIXO 8 - TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Estudos e pesquisas relacionados ao mundo do trabalho e a educação no âmbito do modo de produção capitalista;  a educação profissional e tecnológica e as demandas dos arranjos sociais, econômicos e culturais em contextos de influências globais e locais e a formação profissional na confluência entre emprego e empregabilidade e a formação de professores para a educação profissional e tecnológica. A educação e as tecnologias nas dimensões de inovação, campo computacional e processos é elemento transversal ao eixo.

Coordenação:

Antônio Bosco de Lima (UFU)

Maria Alice M. Aranda (UFGD)


EIXO 9 - EDUCAÇÃO INFANTIL

Discussão de pesquisas, relatos de experiências e reflexões sobre as políticas para a Educação Infantil (0 a 5 anos de idade), os  direitos de aprendizagem, os campos de experiências e eixos estruturais. Análise de processos de oferta, demanda e judicialização da Educação Infantil, além da especificidade da formação de professores e os desafios diários do trabalho pedagógico para essa etapa da educação.

Coordenação:

Meira Chaves Pereira (UNESP/RC)

Viviane da Silva Silveira (UFSCar)


EIXO 10 FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Políticas de formação inicial e continuada de professores no contexto atual: diretrizes e propostas oficiais, pontos de inflexões e desafios. Análise de pesquisas concluídas e em andamento e relatos de experiências acerca de continuidades e rupturas das práticas pedagógicas dos professores no exercício da profissão. Debate de pesquisas sobre o estado da arte e/ou do conhecimento sobre a área e em torno da superação da dicotomia entre o saber e o fazer; a teoria e a prática; a educação e o ensino. Relações entre pesquisas da e sobre a prática pedagógica: dentre narrativas docentes e pesquisas sobre as condições socioeconômicas dos professores em contextos diversos e adversos.

Coordenação:

Daniela A. P. Lourenço (UFSCar)

Lincoln A.N. Kayaki  (UFSCar)


Se você desejar fazer o download dos Eixos CLICK AQUI.