I Congresso Internacional de Altas Habilidades ou Superdotação em Pós Graduações na UFF e no IOC/Fiocruz

3 de dezembro de 2021, 09h00 até 5 de dezembro de 2021, 18h00
Online. Transmissão via Doity Play

Informações

O V Simpósio de Altas Habilidades ou Superdotação do CMPDI & I Congresso Internacional de Altas Habilidades ou Superdotação em Pós Graduações na UFF e no IOC/Fiocruz e I Encontro Nacional de Crianças e Jovens com Altas Habilidades ou Superdotação são promovidos pelos Programas de Pós-graduação, strictu-sensu, do Instituto de Biologia da UFF e Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz, a saber: Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn), Programa de Pós-graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI) e a Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde (EBS), do Instituto Oswaldo - Fiocruz, bem como a Escola de Inclusão/UFF.

Os eventos terão como tema norteador Divulgação, Vocação, Tecnologia e Inclusão Científica no Atendimento a Pessoas com Altas Habilidades ou Supertodação, trazendo renomados e reconhecidos especialistas nacionais e internacionais no campo da pesquisa, da docência e da prática para o desenvolvimento dessas temáticas.

O evento emitirá certificado de participação.

Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação; professores da educação básica e superior; responsáveis por crianças e jovens, além de adultos, com altas habilidades ou superdotação; e o público em geral interessado no tema.

Inscrições realizadas até 10/10/2021 permitirá participação em duas oficinas. Após esse período, a opção será de apenas uma. (Sempre considerando o limite máximo de vagas)

Carregando área de inscrição

Submissão de Trabalhos

Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos

Área de submissão

Palestrantes

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Profa. Dra. Helena Serra

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Prof. Dr. Alberto Rocha

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Profa. Dra. Zenita Cunha Guenther

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Profa. Dra. Angela Magda Rodrigues Virgolim

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Profa. Dra. Cristina Maria Carvalho Delou

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Profa. Dra. Susana Graciela Pérez Barrera

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Profa. Me. Débora Diva Alarcon Pires

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Profa. Dra. Denise Rocha Belfort Arantes-Brero

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Profa. Dra. Fernanda Serpa Cardoso

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Profa. Dra. Laura Ceretta Moreira

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Profa. Dra. Rosemeire de Araújo Rangni

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Profa. Dra. Alice Akemi Yamasaki

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Profa. Dra. Sonia Regina Alves Nogueira de Sá

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Profa. Dra. Tatiane Negrini

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Profa. Dra. Vera Borges Sá

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Dra. Clélia Christina Mello Silva

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Prof. Alex Sandro Lins Ramos

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Profa. Me. Aline dos Santos França Venâncio Gonçalves

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Profa. Me. Anamaria Glória Linhares

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Psicóloga Bruna Mathias da Cruz

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Profa. Me. Claudiane Figueiredo Ribeiro

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Me. Eduardo Erick de Oliveira Pereira

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Profa. Me. Fátima Raulusaitis

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Me. Felipe Rodrigues Martins

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Profa. Me. Gianni Isidoro Nascimento

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Me. Graziela Ferreira Guarda

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Me. Inês Raquel Zaniboni Guzzo

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Dra. Jacqueline Mac-Dowell Lopes Alves

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Me. Jeane Mendonça Garcia

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Profa. Me. Josiane Aguiar Cerqueira Feliciano

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Me. Katia Machinez da Cunha

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Profa. Kelly Cristina Serejo da Silva

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Médica Liz Helena de Moraes Pessôa Rocha Rodrigues Martins

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Prof. Me. Maurício Ribeiro Gomes

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Profa. Me. Marilene Cecília Ramos

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Me. Raquel Lutterbach Ferreira Giannini

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Ludmila Maria Saraiva Freitas

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Andréa Veloso Fleming de Almeida

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Nerise da Silva Prazeres

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Shirley Rossana da Silva e Silva de Castro Ramos

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Lígia Maria Santos do Nascimento

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Carlos Henrique Alvarenga Barcellos

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Daniel Massaneiro

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Dr. Thiago Corrêa Lacerda

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Profa. Dra. Diana Negrão Cavalcanti

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Profa. Dra. Suzete Araujo Oliveira

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Dra. Renata Muniz Prado

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Prof. Dr. Juan A. Alonso

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Profa. Dra. Denise de Souza Fleith

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Prof. Dr. Marcelo Salabet Gonzales

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Profa. Dra. Rosane Moreira Silva de Meirelles

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Dr. Saulo Cabral Bourguignon,

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Prof. Dr. Antonio Claudio da Nóbrega,

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Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto

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FATIMA SANTA CRUZ

Programação:

Enriquecimento e Sobredotação: Estratégias educativas em contexto extracurricular Palestra Sessão Internacional · Prof. Dr. Alberto Rocha

E agora que cresci? Palestra Sessão Internacional · Profa. Dra. Susana Graciela Pérez Barrera

Altas Capacidades: em Portugal, o Projeto Investir na Capacidade/PIC. Palestra Sessão Internacional · Profa. Dra. Helena Serra

Políticas inclusivas en alunos con superdotación intelectual Palestra Sessão Internacional · Prof. Dr. Juan A. Alonso

Solenidade de Abertura do Evento Abertura · Dr. Saulo Cabral Bourguignon,, Dra. Clélia Christina Mello Silva, Prof. Dr. Antonio Claudio da Nóbrega,, Profa. Dra. Cristina Maria Carvalho Delou, Profa. Dra. Diana Negrão Cavalcanti, Profa. Dra. Fernanda Serpa Cardoso, Profa. Dra. Rosane Moreira Silva de Meirelles, Profa. Dra. Suzete Araujo Oliveira, Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto

Conferência de Abertura Conferência · Profa. Dra. Denise de Souza Fleith, Profa. Dra. Denise Rocha Belfort Arantes-Brero

Contribuição do Método Montessori para as Altas Habilidades/Superdotação Palestra Sessão Nacional · Profa. Dra. Vera Borges Sá

Inclusão de pessoas com altas habilidades/superdotação: olhares sobre a educação destes sujeitos Palestra Sessão Nacional · Profa. Dra. Tatiane Negrini

Avaliação integrada da inteligência e da criatividade nas altas habilidades e superdotação Palestra Sessão Nacional · Profa. Dra. Angela Magda Rodrigues Virgolim

A temática da superdotação na universidade: da produção de conhecimento à criação de espaços de ensino e extensão. Palestra Sessão Nacional · Profa. Dra. Laura Ceretta Moreira

FERRAMENTAS PARA O PROCESSO DE DECISÃO: Ideias Criativas e Soluções Inovadoras Palestra Sessão Nacional · Profa. Me. Débora Diva Alarcon Pires

De mãe à pesquisadora: o relato da importância dos espaços de pesquisa para o atendimento aos alunos superdotados Palestra Sessão Nacional · Profa. Dra. Fernanda Serpa Cardoso

Freire-Renzulli no trabalho do DIECI UFF com alunos com comportamento superdotado Palestra Sessão Nacional · Profa. Dra. Alice Akemi Yamasaki, Profa. Dra. Sonia Regina Alves Nogueira de Sá

A Superdotação no Feminino: Concepções, Desenvolvimento e Desafios Contemporâneos Palestra Sessão Nacional · Dra. Renata Muniz Prado

Formação em Pós-Graduação na Linha das Altas Habilidades ou Superdotação: possibilidades e demandas Palestra Sessão Nacional · Profa. Dra. Cristina Maria Carvalho Delou

Conhecimento sobre Altas Habilidades ou Superdotação: produção do GRUPOH - UFSCAR (2014 - 2021) Palestra Sessão Nacional · Profa. Dra. Rosemeire de Araújo Rangni

Conversando com Zenita Guenther sobre seus 40 anos de trabalho com crianças e jovens com AHSD Palestra Sessão Nacional · Profa. Dra. Zenita Cunha Guenther

Oficinas do I Encontro Nacional de Crianças e Jovens com Altas Habilidades ou Superdotação Oficina

Oficinas Interativas para Superdotados Oficina · Profa. Dra. Sonia Regina Alves Nogueira de Sá

Oficinas Interativas para Superdotados - Parte 2 Oficina · Profa. Dra. Sonia Regina Alves Nogueira de Sá

Credenciamento

O link de acesso será enviado para o e-mail cadastrado na inscrição 24h antes do início do evento.

Evento online

Data: 03/12/2021 - 05/12/2021 às 09:00

Apoiadores

Comissão Organizadora

Programas de Pós-Graduações da Universidade Federal Fluminense: Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), pelo Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) pelo Programa de Pós-graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI), Escola de Inclusão/UFF e pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde (EBS/IOC/Fiocruz).

Profa. Dra. Helena Serra

ESEPF - PT


Professora Coordenadora jubilada da ESEPF, mantendo o vínculo à mesma como docente. Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. No World Council for Gifted and Talented Children, obteve especialização em Sobredotação. Cursou Magistério Primário na ESE de Coimbra e  Direito na Universidade de Coimbra. Possui Especialização e Pós-Graduação em Educação Especial, pelo Instituto António Aurélio da Costa Ferreira e obteve o diploma de Estudos Superiores Especializados, em Educação Especial, na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Exerceu funções docentes durante 51 anos, tanto no ensino especial como regular, tendo lecionado no Ensino Fundamental e Médio. Lecionou no Ensino Superior, na Universidade do Minho, como docente convidada, e na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, como Professora Coordenadora. Nesta instituição exerceu funções de Presidente do Conselho Técnico Científico, foi Diretora do Centro de Investigação Paula Frassinetti, foi Coordenadora do Departamento de Educação Especial, foi Diretora e Professora do curso de Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Educação Especial e Coordenadora e ou Professora de vários Cursos de Pós-Graduação e de Mestrado.  Assumiu na ESEPF a Orientação Científica de inúmeros Projetos de Investigação e Dissertações de Mestrado. Exerce funções de Presidente da mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas (APCS) e foi Presidente da Direção da mesma durante uma década. É Presidente da mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Dislexia (DISLEX).  Foi Diretora-fundadora e professora de Ensino Especial no Centro de Latino Coelho/CRSS do Porto e foi Diretora-fundadora do Centro de Educação Especial de Bragança/CRSS. Tem várias publicações científicas, inclusive sobre crianças superdotadas. Foi Local Chair Person para a 17.ª ECHA Conference, que teve lugar no Porto, em setembro de 2021.

Prof. Dr. Alberto Rocha

ANEIS - Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação


Licenciado em Psicologia (pré-Bolonha). Mestre em Psicologia da Educação. Doutorado em Ciências da Educação, especialidade em Psicologia da Educação. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Cédula Profissional n.º 9932). Especialista em Psicologia da Educação, Necessidades Educativas Especiais e Intervenção Precoce pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. É Presidente da Direção da ANÉIS - Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Instituição Particular de Solidariedade Social, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública, sendo ainda Coordenador do P.E.D.A.I.S - Programa de Enriquecimento nos Domínios da Aptidão, Interesses e Socialização, da responsabilidade da Delegação do Porto e Gondomar, e diretor da revista científica “Sobredotação”. Dirigiu o Projeto de Identificação da Sobredotação e do Talento em Alunos do 1º Ciclo (PISTA|1). Representante em Portugal da Red Internacional de Investigación, Intervención y Evaluación en Altas Capacidades Intelectuales (REINEVA). Membro do Conselho Editorial da revista digital de ciência nas disciplinas de Psicologia e Educação, Talincrea: Talento, inteligência e criatividade. Membro do Grupo de Investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho (GICAD). Membro do CIEd – Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Membro American Psychological Association (Member Number: 0285-9577. Membro do European Council for High Ability (ECHA) e delegado do World Council for Gifted and Talented Children (WCGTC). É autor e coautor de vários trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais e publicados na área da sobredotação, criatividade, funções executivas e diversidade de talentos. 

Profa. Dra. Zenita Cunha Guenther

Universidade Federal de Lavras


Zenita Cunha Guenther, PhD, é doutora em Psicologia da Educação pela Universidade do Sul da Flórida (EUA). Há mais de quarenta anos vem se dedicando à pesquisa e prática em Educação Especial para Dotados e Talentosos. É autora de 23 livros e mais de cem artigos, publicados em revistas especializadas e jornais no Brasil e exterior. Em 1993, fundou o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), em Lavras (MG).

Profa. Dra. Angela Magda Rodrigues Virgolim

Universidade de Brasília


Possui graduação e Mestrado em Psicologia, ambos pela Universidade de Brasília. Obteve seu PhD em Psicologia Educacional pela University of Connecticut (Uconn) nos EUA, especializando-se, nesta universidade, em Psicologia da Superdotação pelo National Research Center on Gifted and Talented (hoje Renzulli Center for Creativity, Gifted Education, and Talent Development). É professora aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, onde atuou por cerca de 30 anos. Foi sócia fundadora e presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação ? ConBraSD nas gestões 2003-2006 e 2019-2020 e Editora-Chefe da Revista Brasileira de Altas Habilidades/ Superdotação. Fez pós-doutorado na área de testes psicológicos no Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas da PUC-Campinas. Sua produção bibliográfica versa principalmente sobre os temas relacionados à inteligência, motivação, criatividade e superdotação. Recebeu o Prêmio Jabuti 2015 na categoria Educação e Pedagogia pela obra organizada "Altas Habilidades/Superdotação, inteligência e criatividade", Ed. Papirus. Atualmente dirige o Instituto Virgolim para Altas Habilidades e Superdotação.

Profa. Dra. Cristina Maria Carvalho Delou

Universidade Federal Fluminense


Psicóloga, Licenciada em Psicologia pela PUC-RJ (1981), Especialista e Mestre em Educação na área de concentração Educação de Superdotados pela UERJ (1987), e Doutora em Educação, pelo PPG em Educação: História, Política, Sociedade, pela PUC-SP (2001). Professora Aposentada da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 e líder do Grupo de Pesquisa Talento e Capacidade Humana na Sociedade e na Educação, vinculado ao CNPq. É membro permanente no Curso de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão e no PPG Ciências, Tecnologias e Inclusão do Instituto de Biologia da UFF. Coordena as atividades do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD) e da Escola de Inclusão. É Membro da Comissão Técnica do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD). Recebeu o Prêmio Jabuti 2015, na categoria Educação e Pedagogia. Foi condecorada com a Medalha do Mérito Carioca por ter sido eleita Personalidade Educacional 2019 pelo Conselho Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro.

Profa. Dra. Susana Graciela Pérez Barrera

Universidad de la Empresa / Montevideo - Uruguay


Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Especialista em Educação Especial - Área de Altas Habilidades pela Faculdade de Educação da UFRGS, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do RS, pós-doutorado na Faculdade de Educação da UFSM. Foi sócia-fundadora e presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação durante quatro gestõe e presidente da Comissão Técnica dessa instituição; presidente e membro do Conselho Técnico da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação. É delegada por Uruguai perante o World Council for Gifted and Talented Children. Foi consultora da UNESCO para a Secretaria de Educação Especial do MEC (2007, 2011), docente em cursos de extensão e pós-graduação; atuou na formação de professores e assessoria na área de Altas Habilidades/Superdotação a redes municipais e estaduais em diversos estados brasileiros e como orientadora em cursos de especialização, Mestrado e Doutorado. Foi assessora ad-hoc na elaboração de Diretrizes técnicas, pedagógicas e administrativas para o atendimento às AH/SD para o Ministério de Educação da Colômbia e membro do grupo de trabalho sobre Altas Habilidades/Superdotação junto ao Ministério de Educação do Uruguai e consultora na mesma área na Arabia Saudita. Atualmente é professora na Universidad de Montevideo e no curso de Mestrado em Educação da Universidad de la Empresa (UDE); orientadora no Mestrado em Educação da Universidad Católica del Uruguay e do Mestrado e Doutorado em Educação da UDE; coordenadora da Linha de Pesquisa Sócioeducativa e da Unidade de Pesquisa da Facultad de Ciencias de la Educación da UDE e editora das publicações Revista Sudamericana de Educación, Sociedad y Universidad, Avances de Investigación e Cuadernos de Educación (UDE), Montevidéu, Uruguai. Também é Coordenadora do Curso de Especialización en Educación Inclusiva para Estudiantes con Altas Habilidades/Superdotación na mesma Faculdade. Já escreveu diversos artigos e capítulos em publicações nacionais e internacionais e varios livros. É membro de Conselhos editoriais e parecerista de revistas nacionais e internacionais. Faz parte dos Grupos de Pesquisa CNPq Inteligência e Criação: Práticas Educativas para Portadores de Altas Habilidades (UNIP); Sociedade, Diversidade da Inteligência e Mentalidade Cultural (UNICAP) e é pesquisadora líder do Grupo de Investigación en Altas Habilidades/Superdotación (UDE, Uruguai). É membro do Sistema Nacional de Investigadores de Uruguai. Foi selecionada para uma bolsa Fulbright de pesquisa na UConn. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: altas habilidades, superdotação, educação especial, educação inclusiva, inclusão e Políticas Públicas de Educação Especial. A partir de 2018, o presente CV terá continuidade na Plataforma CVUy da Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII), Uruguay, no seguinte link: https://exportcvuy.anii.org.uy/cv/?26ebf36e8c95c37e9e07ea11a5844e80a714a9bb34ebd763730ee376bc6ddd37d1b40a409c288d40578a20b7148db73881cd630bd0f4837b6222e770401cc2f6. 

Profa. Me. Débora Diva Alarcon Pires

Pontifícia Universidade Católica de Goiás


Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000). Possui especialização em Psicologia Escolar pela mesma universidade (1991). Atualmente é professora assistente na Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas da PUC Goiás na Problema Integrador de Competência e no atendimento aos acadêmicos de Medicina no apoio psicopedagógico com a metodologia ativa Ferramentas para o Processo Decisório, com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo, potencializar a aprendizagem, os processos de tomada de decisões. Coordenadora do Projeto Aprender a Pensar (1989-2016), trabalhou com crianças e adolescentes com Altas Habilidades / Superdotação. Sócia fundadora do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD); Docente (cargo comicionado em habilidades médicas: Relação médico paciente, do 5° Período do curso de Medicina sa Universidade de Rio Verde Campus Aparecida desde agosto de 2016; e consultora do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades / Superdotação (NAAH/S-GO). Tem experiência na área de Psicologia Clínica com especialização em Terapia Familiar e Escolar, com ênfase em Relações Interpessoais e pessoas com Altas Habilidades / Superdotação, atuando nos seguintes temas: metodologia ativa: Ferramentas para Pensar, Ferramentas para o Processo Decisório, inteligência (Altas Habilidades / Superdotação), casais, família e formação de professores

Profa. Dra. Denise Rocha Belfort Arantes-Brero

Unesp


Pós Doutoranda pelo Programa de Ensino e Processos Formativos da Unesp de São José do Rio Preto/SP, Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Mestre em Psicologia Clínica, Especialista em Educação Especial para Dotados e Talentosos, Especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar e Graduada em Psicologia. Tem experiência nas áreas clínica, hospitalar e educacional com ênfase na Educação Especial e nas Altas Habilidades/Superdotação. Implantou e coordenou o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades (NAAH/S) vinculado ao Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado - CAPE da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (2005-2015). Implantou de coordenou o Programa CAPE Regional (2013-2015). Atualmente é docente em cursos de pós-graduação ministrando disciplinas relativas à Educação Especial e Altas Habilidades/Superdotação, é membro do Núcleo Paulista de Atenção à Superdotação, do Conselho Brasileiro para Superdotação (Eleita como presidente no Biênio 2021 e 2022), dirige a Inclui consultoria e atua em consultório particular. Autora do Livro Altas Habilidades/Superdotação na vida adulta: modos de ser e trajetórias de vida.

Profa. Dra. Fernanda Serpa Cardoso

UFF


Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas - Faculdades de Barra Mansa (1992) , especialização em Microbiologia (1994), especialização em Mediação Pedagógica em EAD (2010) e mestrado em Ciências (Pós graduação em Ensino em Biociências e Saúde - FIOCRUZ -2007. Atualmente é docente do Departamento de Biologia Celular e Molecular e do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) da Universidade Federal Fluminense,  professora titular da disciplina Biologia do Colégio Salesiano Santa Rosa. É ainda Coordenadora da Curso de Férias para Alunos Superdotados, Coordenadora da Escola de Inclusão e Vice-Coordenadora do  DIECI   UFF (Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências), atuando e orientando projetos e trabalhos de conclusão de curso principalmente nos seguintes temas: altas habilidades ou superdotação; interdisciplinaridade; ensino de Ciências/Biologia; Divulgação Científica; ensino de Biologia em Direitos Humanos. É membro do Comitê Científico do ConBrASD.

Profa. Dra. Laura Ceretta Moreira

UFPR


Possui Licenciatura em Educação Especial pela UFSM e em Pedagogia pela FIC- Santa Maria/RS. Mestrado em Educação pela UFSM e Doutorado em Educação pela USP. É professora Associada IV da UFPR, no Setor de Educação no Departamento de Planejamento e Administração Escolar e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação Inclusiva, Política, Gestão e Planejamento Educacional. Atua principalmente nas seguintes temáticas de pesquisa: diferença, diversidade, inclusão e desigualdade social, educação especial, ensino superior, acessibilidade, altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro autista. Coordenadora o NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais). Membro da Diretoria do ConBraSD ( Gestão 2020-2022) Coordenadora de Inclusão e Diversidade da UFPR. Coordenadora do LAPEAHS (Laboratório de Políticas, Pesquisas e Práticas Educacionais em Altas Habilidades/Superdotação). Lider do Grupo de Pesquisa: Educação Inclusiva/ Educação Especial: Políticas, Práticas e Processos de Desenvolvimento Humano.

Profa. Dra. Rosemeire de Araújo Rangni

Universidade Federal de São Carlos


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos (2002), graduação em Direito - Faculdades Integradas de Guarulhos (1982), mestrado em Educação - Universidade Cidade de São Paulo (2005) e doutorado em Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos (2012). Atualmente é Professora Associada 1 da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: altas habilidades/superdotação e atendimento educacional especializado, . É lider do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH) (UFSCar) e vice lider do Grupo de Pesquisa Excelência, Sustentabilidade e Inovação Social: Engenharia das Organizações Criativas e Soluções Tecnológicas Educacionais (UNIRIO). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa de Altas Habilidades (LAPAH). Membro da Red Internacional de Investigación, Intervención y Evaluaciónen Altas Capacidades Intelectuales (REINEVA). Membro do Grupo Interdsciplinar de Educação e Inclusão (GIEI - UNIRIO), Membro da Comissão Técnica do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD).

Profa. Dra. Alice Akemi Yamasaki

UFF


Possui graduação em Pedagogia (1990), mestrado em Educação (1998) e doutorado em Educação (2007) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense - Niterói, exercendo atividades no Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento, da Faculdade de Educação, na Didática. É docente colaboradora no Curso Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - CMPDI, da Universidade Federal Fluminense. É membro dos grupos de pesquisa e extensão DIECI (Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências) e NESED / UFF (Núcleo de Estudos em Saúde, Educação e Diversidade). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade e inclusão, formação de professores e Educação em Direitos Humanos, educação e infância popular, cultura popular e violências no contexto escolar. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão no campo da Educação Popular e do Cinema e Educação.

Profa. Dra. Sonia Regina Alves Nogueira de Sá

UFF


Possui graduação em Bacharelado e em Licenciatura em Física pela Universidade de Brasília (1981, 1982), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Ciências pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1990). É Professora Associada IV da Universidade Federal Fluminense, onde trabalha, desde 1992, no Departamento de Físico-Química do Instituto de Química. Dedica-se à formação de professores, com foco no ensino problematizador e na defesa dos Direitos Humanos, e à pesquisa em Ensino de Ciências e Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências e Dignidade Humana, Ensino de Ciências e Inclusão Escolar, especialmente no desenvolvimento de estratégias metodológicas e recursos didático-pedagógicos interdisciplinares para o Ensino Superior, para a Educação Básica e para a inclusão e atendimento suplementar de alunos com altas habilidades ou superdotação. Foi Coordenadora de área do PIBID UFF Interdisciplinar (2014-2018) e do LIFE/CAPES-UFF (2012-2017). É Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão DIECI UFF – Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências, Membro pesquisadora do OIIIIPE – Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica e Coordenadora do PRAACS! – Programa de Apoio a alunos com comportamento superdotado.

Profa. Dra. Tatiane Negrini

UFSM / RS


Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação/UFSM na linha de Educação Especial/UFSM (2015); Mestre em Educação/UFSM (2009). Especialista em Gestão Educacional e Especialista em Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação/ UFSM. Graduada em Educação Especial - Deficientes da Audiocomunicação/UFSM (2006). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq - Educação Especial: Interação e Inclusão social - GPESP. Atuou como Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade/CAED/UFSM 2016-2020. Tem experiência em Educação a Distância, como professora e como tutora. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação especial, altas habilidades/superdotação, gestão educacional.

Profa. Dra. Vera Borges Sá

Universidade Católica de Pernambuco


Doutora em História Social, mestra em Sociologia e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Atualmente é professora da Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP e coordenadora,  nessa instituição, do Grupo de Pesquisa Altas Habilidades/Superdotação, Humanismo e Cidadania. Cofundadora do Instituto Scientia de Pernambuco; membro da Comissão Técnica do Conselho Brasileiro para Superdotação – CONBRASD-,  e membro  da Sociedade Brasileira de História da Ciência – SBHC.

Dra. Clélia Christina Mello Silva

IOC/FIOCRUZ


Graduada em Ciências Biológicas, Mestre em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ, 1996), doutora em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, 2005) e possui pós doutorado em Educação (UFRRJ, 2018). Atualmente é Pesquisadora em Saúde Pública do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz (IOC)/ Fiocruz. Líder do grupo de pesquisa do CNPq -Saúde e Educação Ambiental com ênfase nas relações parasitárias. Coordenadora, docente e orientadora do mestrado e doutorado em Ensino de Biociências e Saúde, Docente e orientadora do Mestrado profissional em Vigilância e Controle de vetores, ambos da IOC/ Fiocruz. Coordenadora adjunta e docente do Curso de pos graduação lato sensu em Malacologia de vetores/ IOC/Fiocruz. Docente do curso de pós graduação em Saúde pública e Ambiente/ENSP/Fiocruz. Vice-coordenadora da Câmara técnica de Promoção da Saúde e Membro da Câmara Técnica de Ensino do IOC/ Fiocruz. Coordenadora da área de Educação do Programa FioPromoS/ Fiocruz. Coordenadora da Plataforma Virtual CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) para Educadores no campus virtual da Fiocruz. Lider da equipe premiada com o melhor mindset de crescimento no INOVALabs2/ Fiocruz. Profissional transdisciplinar que atua nas áreas de malacologia médica, parasitologia, educação e saúde e educação ambiental. Tem experiência em alterações metabólicas em moluscos límnicos devido a situações de estresse, uso de espectroscopia no infravermelho próximo aplicada a malacologia médica, controle de moluscos hospedeiros intermediários de helmintos parasitos, educação ambiental para promoção da saúde ambiental e/ou saúde única, formação continuada para profissionais da saúde e educação.

Prof. Alex Sandro Lins Ramos

UFRJ


Professor Licenciado para atuação na Educação Básica pelo Instituto de Educação Clélia Nanci (2014), Graduando do Curso de Pedagogia na UFF - Universidade Federal Fluminense (2015) Graduando de Letras-Libras (Bacharelado) no Centro Universitário Leonardo da Vinci e aluno do Programa de Altos Estudos do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI/UFF) em interação com a FIOCRUZ. Formação Especializada em Educação Especial, com ênfase em Libras, Políticas Públicas Inclusivas e Altas Habilidades/Superdotação. Guia-Intérprete para pessoas com surdocegueira (AHIMSA/SP) e Audiodescritor com formação em imagens estáticas e dinâmicas (Pontuale/SP). Atualmente é Professor Especializado da Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME/Niterói), Tradutor/Intérprete de Libras da Faculdade de Letras da UFRJ e Coordenador da Assessoria Pedagógicas e Políticas de Formação Continuada da AGITE-RJ. Atua também Coordenador Geral do ENaGI - Encontro Nacional dos Guias-Intérpretes - FL/UFRJ e do Projeto Sinalidade (FL/UFRJ). É Membro da Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão (ABDIn), da Associação de Tradutores, Intérpretes e Guia-intérpretes de Língua de Sinais do Estado do Rio de Janeiro (AGITE-RJ), do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPE), do Laboratório de Antibióticos, Bioquímica, Ensino e Modelagem molecular (LABiEMol), do Grupo de Pesquisa e Estudos Linguísticos em Libras (GPELL), do Grupo de Estudos da Tradução e Ensino de Libras (GETEL) e da Comissão Organizadora do Seminário Brasileiro Síndrome de Usher. Experiência na área de Educação e Educação Especial, com ênfase em Formação de Professores e Políticas de Formação Continuada e na área da Tradução, Interpretação e Guia-Interpretação, especialmente em Interpretações de Conferência, Educacional e Comunitária

Profa. Me. Aline dos Santos França Venâncio Gonçalves

UFF


Mestre em Diversidade e Inclusão pelo CMPDI/UFF. Graduação em Pedagogia - (UNIRIO), Pós Graduações em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNYLEYA) , Psicomotricidade com ênfase em Educação Especial (UNILINS)  e Docência do Ensino Superior (UCAM).
 Implementadora da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias/RJ e Responsável pelo Programa de Altas Habilidades ou Superdotação da CEE/SME/PMDC-RJ

Profa. Me. Anamaria Glória Linhares

UFF


Mestre em Diversidade e Inclusão (UFF) na linha de pesquisa Altas Habilidades e Notório Saber. Especialização em Educação Especial Inclusiva (FIJ). Professora especializada para Atendimento Educacional Especializado para alunos com Altas Habilidades ou Superdotação (UFSM). Psicopedagoga Clínica e Psicomotricista com atuação no Sul Fluminense e Rio de Janeiro . Professora Implementadora do Programa de Informática Educacional/Robótica da Secretaria Municipal de Educação de Barra Mansa/RJ. Professora em cursos de Pós Graduação do Instituto Cognitive e Sinapses. Membro do Núcleo de Pesquisa em Autismo (NEPA) da UFF e do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Aplicada em Neurociência, Música e Matemática (LIPANEMA/UBM).

 

Psicóloga Bruna Mathias da Cruz

UFF


Psicóloga, formada na faculdades integradas Maria Thereza . Participando como Bolsista PIBIT participando na pesquisa na elaboração de Modelo de Baixo Custo para Identificação de Alunos com Altas Habilidades ou Superdotação - Empoderamento Profissional para Escola Públicas.Tem como objetivo treinar uma estudante de psicologia para a realização da identificação qualitativa de alunos com altas habilidades ou superdotação que procuram a Escola de Inclusão, comunicando aos seus pais e a sua escola o resultado da avaliação por meio de relatório escrito no ano de 2019 a 2020

Profa. Me. Claudiane Figueiredo Ribeiro

UFF


Doutoranda em Ciências, Tecnologia e Inclusão ( PGCTIn) pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Diversidade e Inclusão, com estudos na área de superdotação (CMPDI – UFF).  Professora especialista em Educação Especial da Fundação de Apoio a Escola Técnica do estado do Rio de Janeiro (FAETEC/RJ).

 

Me. Eduardo Erick de Oliveira Pereira

UFF


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2010). Possui especialização em Ensino a Distância, pelo Centro Universitário Barão de Mauá e Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Universidade Candido Mendes. Mestre em Diversidade e Inclusão, da Universidade Federal Fluminense. Leciona na Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva (Itaboraí) e no CIEP Brizolão 228 - Darcy Vargas (Duque de Caxias). Tem experiência na área de Mecatrônica e Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Altas Habilidades, Superdotação, Robótica Educativa, Construção do Pensamento e Ensino

Profa. Me. Fátima Raulusaitis

UFF


Mestre em Diversidade e Inclusão pelo CMPDI/UFF, na linha de pesquisa em Altas Habilidades e Notório Saber. Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial Inclusiva. Psicopedagoga clínica desde 2010 (Clínica CRER - SG). Professora especializada em Educação Especial na rede municipal de Itaboraí. Professora convidada no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na Universidade Salgado de Oliveira. Responsável pelo grupo de atendimento aos alunos com altas habilidades ou superdotação no município de Itaboraí.

Me. Felipe Rodrigues Martins

UFF


Possui Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é doutorando do Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde (PPGEBS) do Instituto Osvaldo Cruz (IOC). Entre os anos de 2011 e 2014 coordenou Clubes de Ciências nos Colégios São Vicente de Paulo e Salesiano Santa Rosa, onde orientou projetos apresentados em diversas edições da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (FECTI). Desde 2016, coordena o coletivo Liga de Iniciação Científica (LINC), onde orienta alunos com vocação científica e/ou superdotação. Atualmente é professor de Química dos Colégios Salesiano Santa Rosa, São Vicente de Paulo (Niterói) e São Bento do Rio de Janeiro. No Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), ligado a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), coordena o Setor Espaço de Inclusão que atende aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), além de ministrar a disciplina "Mediação Escolar em Educação Inclusiva" para o curso de graduação em Pedagogia.

Profa. Me. Gianni Isidoro Nascimento

UFF


Mestre em Diversidade e Inclusão ( UFF), pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade. Pedagogia Empresarial. Atua como coordenadora pedagógica no Município de Itaboraí. É professora de pós- graduação  de matérias pedagógicas no Sinapses, Instituto Próximo Passo, FNH e Signorelli.   Ministra também aulas para  concurso e preparatórios. É secretária escolar do Curso Vitec. Tem vasta experiência na área da Psicopedagogia Clínica, atuando nos municípios de Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro. Coordena trabalho de Mentoria com crianças entre 5 e 10 anos identificadas com altas habilidades ou superdotação.

Me. Graziela Ferreira Guarda

UFF


Doutoranda do Programa de Pós-Graduação acadêmico em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Doutorado em Ingeniería Informática da Universidad de Sevilla, Mestre em Engenharia Elétrica com linha de pesquisa em Gestão de Tecnologia da Informação (GTI) pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em GTI também pela UnB, Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Desenvolve pesquisas em Informática em Educação, Pensamento Computacional, Cultura Maker e Aprendizagem Criativa. Atuou como professora da Universidade Católica de Brasília de 2010 a 2020 nas disciplinas de Algoritmos e Linguagens de Programação e Inteligência Artificial. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Programação e Modelagem de Banco de Dados.

Me. Inês Raquel Zaniboni Guzzo

UFF


Pedagoga (FEITA/Itaboraí/1989) – Psicóloga (Famath/Niterói/1995)   Mestre em Diversidade e Inclusão (CMPDI – UFF/2019) na linha de pesquisa Altas Habilidades e Notório Saber. Pós- Graduação em Psicopedagogia (UCAM/NF/2001) e em Clínica Psicanalítica (UNESA/NF/2013). Funcionária da Secretária de Educação de Nova Friburgo/RJ de 1996 - 2021. Psicóloga clínica desde 1995. Psicóloga da Apae de Nova Friburgo de 1995 - 2003. Psicóloga do CAPS I de Sumidouro/RJ de 2005 - 2013 e Coordenadora do CAPS I de 2011 - 2013. Atualmente Psicopedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Bom Jardim/RJ.

Dra. Jacqueline Mac-Dowell Lopes Alves

Instituto Municipal Helena Antipoff / RJ


ArtScientist, Doutora em Ciências, Faculdade de Medicina da USP, pesquisa: Avaliação da Criatividade no período pré-operatório da cirurgia valvar. Especialista em História da Arte- PUC-RJ. Licenciatura Educação Artística / Habilitação História da Arte - UERJ. Presidente Federação dos Artes Educadores do Brasil, biênio 2008/2010. Presidente da Associação dos Arte Educadores do Rio de Janeiro, 2005/2014. Experiência nas áreas de Artes Visuais, Arte Educação, Informática Educativa, História da Arte, Teoria da Informação, Filosofia da Arte, Estética, Metodologias Ativas, STEAM. Trabalhos artísticos aquarela e escultura. Concursada Prefeitura do Rio de Janeiro, Instituto Municipal Helena Antipoff, Centro de Referência em Educação Especial, pesquisa com crianças Autistas e Altas Habilidades/ Superdotação no Atelier de Artes Visuais, Laboratório STEAM. Secretaria Municipal de Educação na Coordenação de Ensino Fundamental- Especialista Artes Visuais - Formação Continuada para Professores, Mostras de Artes e Currículo da Rede. Assessoria em empresas e Ministração de cursos: Criatividade, Arte e Empreendedorismo. Pós doutorado FIOCRUZ, Pesquisa:Coerência Cardíaca: Avaliação da criatividade em tempos de pandemia. Grupo de Estudo: Expresso Chagas 21 - LITEB/IOC/FIOCRUZ; Grupo de Pesquisa NECES - Núcleo em Ensino, Cultura, Espiritualidade e Saúde, do(a) Fundação Oswaldo Cruz. Membro Rede Ciência e Arte. Associada HeartMath Institute. Doutora USP - Cardiologia. Pós-Doutoranda - FIOCRUZ. Esp. Artes Visuais / Ed. Especial - SME-RJ

Me. Jeane Mendonça Garcia

UFF


Psicóloga formada pelas Faculdades Integradas Maria Thereza (2013). Bolsista do Programa Jovens Talentos (pré-iniciação científica para estudantes do ensino médio público) da FAPERJ, indicada quando aluna do Colégio Estadual Dr. Adino Xavier, localizado no município de São Gonçalo/RJ), no período de 2007 e 2008, vinculado ao Centro de Ciência do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), órgão da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Bolsista IC-FAPERJ (2012-2013). Mestre no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, do Instituto de Biologia da UFF(2017). Diretora Técnica Geral Núcleo de Altas Habilidades do Espaço Jeane Garcia Localizado em Icarai (2020). Pós em Neuropsicologia formada pela Faculdade Metropolitana  do Estado São Paulo (FAMEESP 2021).

Profa. Me. Josiane Aguiar Cerqueira Feliciano

UFF


Mestre em Diversidade e Inclusão (UFF),  Pedagoga, com especialização em Psicopedagogia, em Gestão Pedagógica e Institucional, em Psicomotricidade, Neuropsicopedagogia, ABA - Análise do Comportamento Aplicada e Gestão escolar, supervisão e Orientação Pedagógica. É Pedagoga e professora da Fundação Municipal de Educação de Niterói, atuando na Gestão de uma unidade de Educação Infantil. Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Autismo (NEPA - UFF), sob coordenação das professoras Dra. Diana Negrão Cavalcanti (UFF) e Dra. Viviane Lione (UFRJ). Autora do eBook  "Manual para Observação Dinâmica dos Marcos do Desenvolvimento em Crianças de 0 a 3 anos", publicado pela editora PerSe e disponível em http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586844

Me. Katia Machinez da Cunha

UFF


Mestre em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF), Especialista em Neurociências Aplicadas a Aprendizagem (IPUB/UFRJ), Especialista em Supervisão Escolar (UFRJ), Pesquisadora do Centro de Estudos em Neurociência e Educação - Neuroeduc e Professora de Matemática da SME/RJ e FAETEC. Professora convidada do Curso de Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional da Universidade CENSUPEG.

Profa. Kelly Cristina Serejo da Silva

UFF


Mestranda do curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Possui pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Altas Habilitades ou Superdotação pelo ISAT (2019), Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Unyleya (em 2017), e graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (em 2004). Atualmente é professora da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e na Fundação Municipal de Educação de Niterói. Na rede estadual tem experiência como coordenadora pedagógica (2015-2017) e no município de Niterói leciona em escola-pólo para Educação Especial desde 2006. Tem ampla experiência em Educação Física, principalmente na Educação Especial e Inclusiva, atendendo alunos com as mais diversas deficiências, síndromes e transtornos. É pesquisadora no Grupo de Pesquisa Talento e Capacidade Humana na Sociedade e na Educação, vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Desenvolve projeto de pesquisa na área de Educação 4.0, Atendimento Educacional Especializado, Tecnologia e Metodologias Ativas com alunos com Altas Habilidades ou Superdotação, Trasntorno do Espectro Autista e Dupla Especificidade.

Médica Liz Helena de Moraes Pessôa Rocha Rodrigues Martins

UFF


Graduada em MEDICINA pela Escola de Medicina da Fundação Técnico Educacional Souza Marques, especialista em pediatria pelo Hospital Municipal Souza Aguiar. Atualmente é pediatra da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Estadual Alberto Torres e do Hospital de Clínicas de São Gonçalo, bem como atua em consultório particular de pediatria.

Prof. Me. Maurício Ribeiro Gomes

UFF


Doutorando pelo PPBI - Programa de Pós Graduação em Ciências e Biotecnologia  Orientadora: Cristina Delou - UFF (matrícula 2017/2). Mestre em Informática, Educação e Sociedade pelo Núcleo de Computação Eletrônica NCE UFRJ, Professor de Matemática, Física e Tecnologia Educacional. Título: Uma proposta pedagógica para oficinas de robótica educacional orientada a alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Orientadores: Marcos Elia e Cristina Delou. Diretor Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação do CTSMART ? Centro de Tecnologia, trabalhando com produção pedagógica e formação de professores para Educação STEM na Rede Inspira de Educadores. www.ctsmart.org. Educação Básica: Colégio Santo Inácio - RJ: Professor de STEM ? Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Ensino Médio). Professor SEEDUC -RJ.

Profa. Me. Marilene Cecília Ramos

UFF


Mestre em Diversidade e Inclusão, na área de concentração Altas Habilidades e Notório Saber - Universidade Federal Fluminense (2020). Psicóloga pela Universidade Gama Filho (1991) e especializada em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes. É professora da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, Gestão e Políticas Públicas Educacionais. Em sua trajetória profissional, integrou a equipe de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias. Em Nova Iguaçu, atuou como diretora geral do Centro Municipal de Educação Especial Paul Harris (2001 a 2005), e da Escola Municipal Professor Paulo Freire (2005 a 2011) e como Coordenadora da Educação Especial/Inclusiva, no período de 2013 a 2016. Atualmente integra as equipes da Gerência de Educação Especial Inclusivar e do Núcleo Especializado de Apoio Pedagógico.

Me. Raquel Lutterbach Ferreira Giannini

UFF


Psicóloga, Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Mestre em Diversidade e Inclusão pelo Instituto de Biologia da UFF, Psicologa do Instituto Rogerio Steinberg, voluntária no Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD) da Escola de Inclusão da UFF, Coordenadora do Grupo Operativo para Alunos com OES (Overexcitability = Superexcitabilidade) e Superdotação (GOESD). Pesquisadora nas áreas: Saúde Mental Infanto-Juvenil, Educação Inclusiva, Altas habilidades, Superdotação, Desenvolvimento Humano e Psicanálise.

Ludmila Maria Saraiva Freitas

Jeane Garcia Altas Habilidades Espaço Multidisciplinar


Graduada em Psicologia pelas Faculdades Integradas Maria Theresa - FAMATH (2021). Pós graduanda em Neuropsicologia. Psicóloga clínica no Jeane Garcia Altas Habilidades Espaço Multidisciplinar, com foco nas questões socioemocionais e contextos subjetivos que os circundam nas crianças com altas habilidades ou superdotação.

Andréa Veloso Fleming de Almeida

Grupo de Mentoria da Professora Mestre Gianni Isidoro.


Professora, com atuação na Educação Infantil, Anos Iniciais e  Educação de Jovens e Adultos. Integrante do Grupo de Mentoria da Professora Mestre Gianni Isidoro.

Nerise da Silva Prazeres

Grupo de Mentoria da Professora Mestre Gianni Isidoro.


Graduada em Pedagogia pela Universidade UCB. Já atuou como Pedagoga social no(CRAS), do Município de São Gonçalo, Extensão de Pedagogia Social pela UFF, Pósgraduada em Psicopedagogia, Especialista em Arteterapia, Saúde e Educação. Neuropsicopedagoga e Especialista em TEA pelo Instituto Sinapses. Professora convidada do curso Pós-Graduação da instituição de ensino de educação Sinapses. Atua como terapeuta na área da Arteterapia e Psicopedagogia no Espaço Clínica Escola do Autista, considerado como pioneiro nos atendimentos específicos para indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Já atuou como Orientadora Pedagógica no município de São Gonçalo. Artigo publicado Um olhar diferenciado do psicopedagogo para Arteterapia como aliada  à superação de sintomas de hiperatividade em crianças. . Participação em eventos como expositora de banners. Autora do artigo: O estudo de caso como ferramenta na intervenção psicopedagógica em atendimento com crianças autistas.

Shirley Rossana da Silva e Silva de Castro Ramos

Grupo de Mentoria da Professora Mestre Gianni Isidoro.


Professora com área de atuação na rede pública de Itaboraí e Maricá. Curso de aperfeiçoamento em Educação Infantil e Alfabetização (PNAIC). Integrante do Grupo de Mentoria da Professora Mestre Gianni Isidoro para alunos identificados com Altas Habilidades ou Superdotação 

 

Lígia Maria Santos do Nascimento

Grupo de Mentoria da Professora Mestre Gianni Isidoro.


Professora, Pedagoga, Psicopedagoga, Pós graduada em Transtorno do Espectro Autista, AEE, Educação Infantil e desenvolvimento.Integrante do Grupo de Mentoria para alunos superdotados  da Professora Mestre Gianni Isidoro.

Carlos Henrique Alvarenga Barcellos

privada


Professor/autor/Micro Empreendedor. Especialista em NTIC's / Educação Tecnológica(CEFET/RJ/2018); Graduado em Letras Português e Literaturas(UNESA/2008); Àrea de atuação: Microempreendedor em Informática; Cursos, gráfica rápida, Editora; Venda e consultoria em Relógio de ponto e controle de acesso. Autor do Projeto Literário ELE Livros publicados: Projeto ELE: uma ideia que deu certo; Nossa Herança: Teatro sacro na linguagem popular; Rádio Escola: desafio multidisciplinar e tecnológico(versão web); Clube do Leitor-ON - I Coletânea

Daniel Massaneiro

UFRJ


Professor e pedagogo com especialização em Pedagogia Empresarial, Formação Docente para EAD e Educação Especial Inclusiva. Consultor em audiodescrição, colaborador do Centro Universitário Internacional UNINTER, tesoureiro do Instituto Brasileiro das Pessoas com Deficiência em Ação IBDA e membro do Laboratório de Audiodescrição e Produção de Outras Tecnologias Assistivas - LadTecs (FL/UFRJ).

Dr. Thiago Corrêa Lacerda

IFRJ


Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal Fluminense (2009), Bacharelado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2010) e Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Física pela Universidade Federal Fluminense na linha de pesquisa Física das Radiações Aplicada (Radioecologia). Tem experiência na área de Radioatividade Aplicada, Ensino de Ciência e Educação Inclusiva. Na área de Radioatividade trabalho com espectrometria e entendimento de fenômenos ambientais usando radionuclídeos como rastreadores. Já em Ensino me dedico a novas metodologias e práticas experimentais que permitam o melhor acesso do aluno às ciências, o que reflete em temas sobre inclusão e integração do corpo discente de forma geral e ampla. Sou, atualmente, professor de Física Básica no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro no campus Niterói, onde atuo no nível superior e em cursos técnicos de nível médio, e estou credenciado no Curso de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense com ênfase em ambientes inclusivos em todos espaços escolares dos estudantes e altas habilidades e notório saber, sendo, também, colaborador do Laboratório de Radioecologia e Alterações Ambientais.

Profa. Dra. Diana Negrão Cavalcanti

UFF


Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense e Coordenadora de Pós-graduação do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF). Licenciada em Ciências Biológicas (UFRRJ/1991), especialista em Bioquímica (INDECS), mestre em Química Orgânica (UFF/1998) e doutorado em Química Orgânica (UFRJ/2004). Foi bolsista PRODOC/CAPES (UFF), pesquisador visitante (Fiocruz), bolsista PNPD (UFF) e Professora Adjunto A no Instituto do Mar da UNIFESP, campus Baixada Santista (2013). Desde 2014 é Professora da Universidade Federal Fluminense, atuando na graduação e na Pós-graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros, Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn) e Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), onde atualmente é coordenadora (2018-2022). Tem experiencia na formação de recursos humanos, orientando alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de Biologia Marinha, biotecnologia marinha (com enfase em Química dos Produtos Naturais de algas marinhas, técnicas cromatográficas e espectroscópicas, bioprospecção, dereplicação e biossintese) e em Ensino (com enfase em inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, principalmente autismo). Participa de projetos de pesquisa na área de Biodiversidade e na área do Autismo. Tem projetos de extensão com o tema Algas Marinhas e coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Autismo (NEPA). É membro fundador da Associação Caminho Azul, instituição civil sem fins lucrativos que atua nas vertentes da assistencia, desenvolvimento científico e clinico do Autismo, onde exerce a função de vice-presidente; e colabora na Abdin (Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão), associação civil científica sem fins lucrativos, que congrega os profissionais e estudantes que atuem na área ou que tenha interesse no estudo e divulgação de temas relacionados à Diversidade e Inclusão.

Profa. Dra. Suzete Araujo Oliveira

UFF


Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1985), Mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1998), Doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2003) e Pós- Doutorado em Bioquímica Celular pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2005). Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Animal, Bioquímica de Microorganismos, Bioquímica de Insetos e Interação Parasito- Vetor, atuando principalmente nos seguintes temas: Trypanosoma rangeli, Trypanosoma cruzi, Rhodnius prolixus e outros Triatomíneos, Sistema profenoloxidase de insetos, Proteases de insetos e parasitos, Isolamento e caracterização de moléculas de parasitos como Glicoinositolfosfolipídeos (GIPLs), GPI-mucinas, Ecto-enzimas: ecto-fosfatases e ecto-ATPases. Atua como membro colaborador externo na pós-graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI)-UFF; como docente permanente e Vice-coordenadora no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI)-UFF e como docente permanente e membro da CPG no Programa de de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn)-UFF, orientando projetos de pesquisa, ensino e extensão.

Dra. Renata Muniz Prado

UNB


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Saúde, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Realizou doutorado-sanduíche no Programa de "Counseling Psychology", na Florida State University. É membro do World Council for Gifted and Talented Children e do National Association for Gifted Children. Atua no Grupo de Pesquisa: Criatividade, Superdotação e Desenvolvimento Humano, vinculado à Universidade de Brasília. Dedica-se às atividades de pesquisa, ensino e extensão nas áreas desenvolvimento de talentos, criatividade, processos familiares, orientação profissional e carreira (career counseling).

Prof. Dr. Juan A. Alonso

Centro "Huerta del Rey"


Coordenador de Programas do Centro "Huerta del Rey". É um Centro de Psicología e Educação de grande reconhecimento internacional, especializado na atenção a estudantes superdotados e estudantes com trastornos como TDAH, Trastorno de Aprendizagem, Asperger, etc. Doutor em Ciências da Educação “cum laude” por unanimidade pela Universidade de Salamanca com o estudo “Adaptação escolar e social de superdotado de 6 a 16 anos”. Prêmio de Doutorado, curso 1994-1995, pelo Colégio de Doutores e Licenciados, Colegio Profissional de Educação de Valladolid. Premio-accesit concedido em 1995 pelo Conselho Geral dos Ilustres Colégios Oficiais de Doutores e Licenciados em Filosofía e Letras e em Ciências. Prêmio Iberoamericano de Criatividade e Inovação educativa (México, 2002). Colaborador como expert em alumnos superdotados desde 1991 com o Ministério da Educação da Espanha. Comparecimento no Senado, Comissão de Educação. Madrid, Setembro de 2002. Assessor Técnico de Ministério da Educação do Equador, Perú e Uruguay. Presidente do Comitê Europeu para a Educação de Crianças e Jovens Superdotados, Eurotalent INGO, dotado de estatuto participativo ante o Conselho da Europa (2016-2019). Conferencista para Universidades, Ministérios e outros Organismos em vários países. Orador Principal na XIX World Conference of the World Council for Gifted and Talented Children, em Praga (República Checa) em 2011.  Organizador da XIV World Conference of the World Council for Gifted and Talented Children, em Barcelona (Espanha), organizado pelo Centro “Huerta del Rey”, com a colaboração de vários Ministérios,  a Generalidade da Catalunha, a Câmara Municipal de Barcelona, ??Colégio de Médicos e Graduados, Ministério da Educação de Madrid, etc., e o reconhecimento do Conselho da Europa, da UNESCO e da Casa Real, com a presença de congressistas de 54 países. Editor de Ideacción, a Revista em espanhol sobre superdotação, desde 1994. Autor e Co-autor de livros materiais Psicopedagógicos.Autor de diversas investigações e estudos nacionais e internacionais. Membro do Comitê Executivo do World Council for Gifted and Talented Children (WCGTC/1997-2001). Delegado na Espanha do WCGTC (1991-2021). Presidente da Federação Iberoamericana do WCGTC (1997- 2003 e 2012-2017).


 

Profa. Dra. Denise de Souza Fleith

Universidade de Brasília


 

Possui graduação em Psicologia e mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília, doutorado em Psicologia Educacional pelo National Research Center on the Gifted and Talented da University of Connecticut. Realizou pós-doutorado no National Academy for Gifted and Talented Youth (University of Warwick) e na Universidade do Minho. Professora titular do Instituto de Psicologia e Pesquisadora Colaboradora Sênior do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar da Universidade de Brasília no qual orienta estudantes de mestrado e doutorado. Foi professora visitante na University of Connecticut, em 2009, e realizou estágio sênior na Universidade do Minho, em Portugal, nos anos de 2009 e 2012. Atuou como editora associada da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa no período de 2010 a 2012. Foi Vice-presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação (2003-2004). É Presidente atual do World Council for Gifted and Talented Children (WCGTC) - 2021-2025, tendo sido membro do Executive Committee de 2013 a 2019. É membro do Conselho Técnico-científico da Rede Ciência para Educação (CpE) e do Comitê Assessor de Psicologia do CNPq. Suas áreas de interesse são criatividade no contexto escolar, medidas de criatividade, processos de ensino-aprendizagem, desenvolvimento de talentos e superdotação e psicologia escolar.

Prof. Dr. Marcelo Salabet Gonzales

UFF


Professor Titular do Departamento de Biologia Geral (GBG) da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1987), Mestrado em Parasitologia Veterinaria pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1997). Foi chefe do Departamento de Biologia Geral (Instituto de Biologia-UFF) entre 2001 e 2005 e coordenador do Bacharelado em Ciências Biológicas (UFF) entre 2011 e 2019. Participou em 2 ocasiões do PROBRAL (CAPES/DAAD) exercendo atividades de pesquisa (Doutorado Sandwich e Pós Doutorado) no Departamento de Zoologia Especial da Ruhr Unversitaat-Bochum (Alemanha), Orientador do Curso de Pós Graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI/UFF) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Física Aplicada (PPGIFisAplic-UFRJ). Coordenador do Curso de Pós Graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI/UFF), Presidente do Comitê Gestor da Plataforma de Microtomografia/UFF e membro do Comitê de Acesso ao Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado da UFF (UFFGen).Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia de Parasitos e Vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: Rhodnius prolixus, Trypanosoma cruzi, Sistema Neuroendócrino de Insetos, Metabólicos Secundários de Plantas, Métodos Alternativos na Experimentação Animal, Microtomografia e Biossegurança.

Profa. Dra. Rosane Moreira Silva de Meirelles

IOC/FIOCRUZ


Doutora e Mestre em Ciências pelo Programa de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz) e graduada em Ciências Biológicas (licenciatura) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista - campus Rio Claro-SP). Professora Adjunta no Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB - IBRAG - UERJ), desde 2015. Coordenadora adjunta no Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde em convênio com o Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB - IOC - Fiocruz) e orientadora no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO - associada UERJ). Coordenadora adjunta no Curso lato sensu em Ensino de Ciências (DECB - IBRAG - UERJ). Atua nas linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia; Educação em Saúde; Educação Ambiental; CiênciArte, Divulgação Científica (Mestrado Acadêmico e Doutorado) e Produção e Avaliação de Recursos Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia (Lato sensu e Mestrado Profissional). Bolsista Prociência (UERJ-FAPERJ): 2017-2020/ 2020-atual.  

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5206162448542942

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9560-2578

Dr. Saulo Cabral Bourguignon,

UFF


Possui graduação em Ciências Biológicas (1985) pela UGF, Mestrado em Biofísica pela Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (1991) e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1997). Foi Diretor do Instituto de Biologia no período de abril de 2007 a janeiro de 2015. Foi coordenador de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa Pós-graduação e Inovação da UFF no período de janeiro de 2015 a julho de 2016. Foi presidente da Comissão de Biossegurança (CBio) da UFF no período de 2016 a Julho de 2019. Foi eleito Diretor do Instituto de Biologia para o quadriênio de 2019 a 2022, é Prof. Titular do Departamento de Biologia Celular e Molecular, professor do Programa de Pós­-graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI), ministra aulas de Biologia Celular e Molecular e Biossegurança para cursos de graduação e pós-graduação na área de Ciências Biológicas e da Saúde. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Biofísica Celular e também em Bioquímica de Proteínas e Protozoologia de parasitas humanos. A principal linha de pesquisa concentra­-se na avaliação do efeito tripanomicida, em T. cruzi e Leishmania, de substâncias sintéticas e naturais extraídas de algas marinhas e plantas, como os compostos derivados de naftoquinonas. Atualmente tem trabalhado na área de inclusão social, orientado alunos de doutorado na elaboração de material didático bilingue (Libras e português) como livros, videos e glossários voltado para ciência, biotecnologia e biossegurança.

Prof. Dr. Antonio Claudio da Nóbrega,

UFF


Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) com estágio Sanduíche/Research Fellowship na University of Texas Southwestern Medical Center at Dallas (1993/4) sob a supervisão do Dr. Jere H. Mitchell. Possui título de especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e em Cardiologia, tendo participado nas equipes médicas de diversas competições nacionais e internacionais como Jogos Pan-Americanos e Jogos Olímpicos. Atuou como coordenador do projeto de implantação da Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP/UFF), como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares, como Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal Fluminense (UFF) de 2009 a 2014 e como Vice-Reitor da UFF de 2015 a 2018. Tem experiência como orientador de dezenas de alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado e como coordenador de projetos de pesquisa em rede com colaboradores brasileiros e estrangeiros. Atualmente é coordenador do INCT (In) Atividade Física e Exercício, coordenador do Laboratório de Ciências do Exercício (LACE), Professor Titular do Departamento de Fisiologia e Reitor da UFF. Atua como membro do corpo editorial e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais e como coordenador da área da saúde e membro do Conselho Superior da FAPERJ. Áreas de interesse e atuação são Fisiologia Cardiovascular e Fisiologia do Exercício, mais especificamente envolvendo função e disfunção autonômica e endotelial.

Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto

UFF


Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense UFF. Coordenador do Programa de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inclusão da UFF. Líder do grupo de pesquisa CNPq: TeCEADI+: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação. É professor convidado no Programa de Mestrado em TICs na Universidade Tecnológica do Panamá. Possui graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE-Sistemas (1995) e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atuou como professor Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos de 1990 a 2013, - Fez parte do comitê editorial da Revista Brasileira de Informática na Educação (1414-5685) . Passou de Abril de 2013 a Novembro de 2013 como Professor Visitante no DCC-UFMG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Diversidade e Inclusão, Educação a Distância, Informática na Educação e engenharia de software aplicada a educação.

FATIMA SANTA CRUZ

Grupo de Mentoria da Professora Mestre Gianni Isidoro.


Graduada em Pedagogia e supervisão escolar pela Unisuam, Psicopedagoga pela Candido Mendes, Especialista em Dificuldade de aprendizagem: Prevenção e reeducação pela UERJ, Extensão clínica em TCC pela UFRJ, Neuropsicopedagoga pela CENSUNPEG, Psicomotricista e arteterapeuta pelo Instituto SINAPSES, Palestrante, contadora de história, Professora de ensino superior nas áreas de Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e Arteterapia. Autora dos livros infantis: Um Tesouro Chamado João Pedro, Dona Joaninha foi evangelizada! Biluca – Uma história de Bullying!  Organizadora e autora do livro PSICPEDAGOGIA: Novos olhares, práticas e tendências, Diretora de Mobilização do Rio de Janeiro pelo Sindicato dos Psicopedagogos do Brasil e proprietária e responsável técnica pelo Espaço Transformação.