Submissão de trabalhos

Dados do trabalho Período de submissão
28/10/2025 até 31/01/2026
Informações

O I Congresso Online Internacional: Boas Práticas em Saúde Mental e Psicologia Clinica aceita a submissão de trabalhos científicos. As apresentações serão no formato de Rodas de Conversa.

As apresentações objetivam discutir as boas práticas e temas relevantes no campo da saúde

mental, suscitando debates e estimulando a troca de experiências entre os participantes.

Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do congresso, com selo ISBN. Todos os autores e coautores de trabalhos aprovados receberão certificado de apresentação. Para que o trabalho seja publicado nos anais e para a emissão do certificado, é necessário que pelo menos um/a autor/a esteja inscrito/a no congresso.

1. A submissão dos trabalhos deverá ser feita, no período de: 20/10/2025 até 31/01/2026

2. Cada autor/a poderá submeter até um resumo como autor/a principal e 5 trabalhos de coautorias.

3. Apenas autores/as inscritos/as no Congresso poderão realizar a apresentação dos trabalhos.

4. O resumo que não apresentar todos os tópicos definidos para relatos de pesquisa ou relatos de experiência no item “Modalidades de Trabalho” será reprovado.

5. A organização do Congresso não permitirá a troca de autorias, coautorias, títulos ou conteúdo de resumos.

6. Não será possível corrigir ou modificar os textos depois da aceitação pelo Comitê Científico.

7. Não haverá devolução da taxa de inscrição caso o trabalho não seja aprovado.

8. Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do congresso, com selo ISBN. Todos os autores e coautores de trabalhos aprovados receberão certificado de apresentação. Para que o trabalho seja publicado nos anais e para a emissão do certificado, é necessário que pelo menos um/a autor/a esteja inscrito/a no congresso.

Prazo final para submissão de trabalhos: 31/01/2026

Eixos Temáticos

1. Novas abordagens em psicologia clínica;

2. Clínica psicológica e políticas públicas de saúde mental;

3. Ideação suicida e clínica;

4. Saúde mental infantojuvenil na clínica;

5. Práticas dialógicas e clínicas ampliadas;

6. Ouvir vozes e subjetividades intensas;

7. Teorias psicológicas aplicadas à clínica contemporânea;

8. Ética, cuidado e direitos humanos na prática clínica.

Modalidades

Relatos de pesquisa e Relatos de experiência.

Relatos de pesquisa: Trata-se de trabalhos originais realizados por pesquisadores e estudantes de graduação ou pós-graduação de instituições públicas e privadas. As pesquisas relatadas devem ser guiadas por metodologias científicas. As apresentações dos relatos têm como objetivo compartilhar os conhecimentos produzidos nos diferentes eixos do Seminário. Deverão conter, obrigatoriamente, os seguintes tópicos: 1) Título; 2) Introdução; 3) Objetivoda pesquisa; 4) Metodologia; 5) Resultados e discussões e 6) Considerações finais. 7) Palavras chaves (no mínimo 3 e, no máximo, 7) Referências Bibliográficas.

Relato de experiência: Trata-se da sistematização de reflexões sobre experiências e vivências de boas práticas em Saúde Mental; de atividades e ações relacionadas à formação; à formulação, gerenciamento e avaliação de políticas, programas e serviços; bem como mobilizações e ações vivenciadas junto a (e/ou pela) comunidade, controle social e/ou movimentos sociais; iniciativas desenvolvidas pelos serviços de saúde, de educação, e outros coletivos nos diferentes eixos do Congresso. Os relatos deverão conter, obrigatoriamente, os seguintes tópicos: 1) Título; 2) Apresentação e contextualização da experiência; 3) Objetivo da experiência; 4) Metodologia da experiência; 5) Período de realização; 4)Resultados/Aprendizados, e 6) Análise crítica

Normas

- O prazo final para submissão de trabalhos vai até o dia 31/01/2026. O parecer será enviado até 15 dias após o prazo final, no email do autor que enviou o trabalho.

- O(s) resumo(s) deverão conter identificação de autoria, com um número máximo de 5

coautores.

- Serão aceitas submissões de trabalhos escritos em português.

Formatação - Especificações técnicas

?Os resumos deverão ser escritos em português;

?Os resumos deverão ser escritos em Arial ou Times New Roman, justificado e espaçamento 1,5;

?Resumo contendo entre 1.500 a 2.500 caracteres (incluindo os espaços entre

palavras). O título e as palavras chaves não contam no número de caracteres;

?Os títulos dos resumos deverão ter, no máximo, 150 caracteres com espaço e serem

escritos em letras maiúsculas;

?Os nomes dos autores deverão ser escritos em letras maiúsculas e minúsculas e não

deverão aparecer no corpo do resumo, bem como a instituição afiliada.

?Os nomes dos autores e as instituições de filiação deverão vir abaixo do título do

trabalho.

?Referências biográficas deverão ser colocadas à parte, com limite de 8 referências.

Rodas de Conversa

> > O objetivo é a discussão de temas relevantes no campo da saúde mental no sentido de suscitar debates e estimular a troca de experiências.

1. O Facilitador controlará o tempo de exposição e mediará a discussão

2. Os trabalhos aprovados terão seus resumos publicados nos anais eletrônico do Congresso.

3. O tempo será dividido em 10 minutos de apresentação, seguido de 30 minutos de debate.

4. Durante a sessão de apresentação é necessária a presença de, no mínimo, um dos autores/as junto ao mesmo para atender o público interessado e fazer sua integração com o conjunto de autores/as que participam dessa sessão de Roda de Conversa.

Critérios para avaliação dos trabalhos pelos pareceristas:

1. Trabalho dentro das normas especificadas - Nota: 0 ou 1

2. As referências estão de acordo com as normas ABNT - Nota:0 ou 1

3. Não possui erro de ortografia e gramática - Nota:2

4. Possui até 02 erros de ortografia e gramática (>02 erros – nota 0) - Nota: 0 ou 1

5. Texto coeso, coerente e com encadeamento lógico entre os elementos estruturais - Nota: 0 ou 1

6. Coerente com o tema do Congresso - Nota: 0 ou 1

7. Coerente com o eixo temático - Nota: 0 ou 1

8. O trabalho tem méritos (relevância) - Nota:0 ou 1

9. O trabalho é original (uso de detectores de similaridades, como o GRAMMARLY –gratuito). Até 30% de similaridade = 1; Acima de 30% de similaridade = 0

Obs.: se for detectado plágio, o trabalho será reprovado. ??

Obs.: Todos os trabalhos passarão por dupla checagem que será realizada com cegamento

entre os pareceristas

Resultado da avaliação

Os resultados da avaliação por pareceristas, membros do Comitê Científico, serão conclusivos, ou seja, não estarão sujeitos à revisão. Desse modo, reitera-se a importância da qualidade dos trabalhos e do respeito às regras de submissão, normas de formatação e critérios de avaliação.

O resultado da avaliação os trabalhos será divulgado no dia previsto no calendário disponibilizado na página e no e-mail dos autores.

Máximo de palavras: 2650(Digitadas: 0 | Restantes: 2650)
Dados do(s) autor(es)