Sobre a submissão de trabalhos

Nesta sessão serão apresentados aspectos relativos aos prazos para inscrições e submissão de trabalhos.

1 INSCRIÇÕES:

1.1 - As inscrições dos participantes que desejam apresentar trabalhos devem ser feitas entre os dias 20 de fevereiro de 2019 a 30 de Março de 2019.

1.2 - As demais inscrições podem ser feitas entre os dias 20 de março a 15 de maio de 2019.

2 MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO

As modalidades de apresentação de trabalhos serão: Comunicação Oral, destinada a professores da educação básica, pesquisadores e pós-graduandos, e Pôster, destinados a alunos Licenciandos com Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Projetos de Extensão e Iniciação Científica.

 2.1 COMUNICAÇÃO ORAL

  • Será considerada Comunicação ensaios e resultados de pesquisa abordando temáticas novas ou já estabelecidas na área da educação, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise.

  • A estrutura do Texto deve ser em formato de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, apresentando conclusões/recomendações e referências, com no mínimo 8 (oito) e no máximo 12 (doze) páginas, excetuando-se as referências e os anexos ou apêndices.

    • O Eixo escolhido deve constar antes do título da comunicação no seguinte formato: Eixo 00 – Tema do Eixo (Exemplo: Eixo 02 – Formação e prática docente), alinhado à esquerda.

  • A Digitação e Formatação da Comunicação devem ser em formato de arquivo: editor de texto Word; fonte: Times New Roman, tamanho: 12; papel: tamanho A4; margens superior e inferior com 2,5cm; margens esquerda e direita com     3cm; espaçamento entre linhas: 1,5cm; alinhamento: justificado; páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita); título em maiúscula, negritado com alinhamento centralizado; nome(s) do(s) autor(es) e instituição(ões) com alinhamento à direita.

  • O Resumo de cada texto da Comunicação deve conter entre 250 e 300 palavras, digitadas em espaço simples, apresentando, no final, três a cinco palavras-chave, fonte Times New Roman, Tamanho 11.

OBS: NO ATO DA INSCRIÇÃO O AUTOR DEVERÁ ENVIAR O RESUMO JUNTAMENTE COM O PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO. O TEXTO FINAL DEVERÁ SER ENCAMINHADO ATÉ O DIA 30 DE MARÇO DE 2019.

 2.2 PÔSTER

  • O resumo expandido do Pôster deve ser estruturado em, no mínimo, duas (02) e, no máximo, três (03) laudas, com fonte Times New Roman fonte 12, papel A-4, margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2cm;

  • A estrutura do Resumo Expandido deve conter: título, identificação do Eixo, autoria e credenciais do(s) autor (es), instituição de fomento (se for o caso), Introdução, Desenvolvimento (fundamentação teórica, metodologia e resultados), Conclusão e Referências.

  • O Eixo escolhido deve constar antes do título do artigo no seguinte formato: Eixo 00 – Tema do Eixo (Ex: Eixo 02 – Formação e prática docente), alinhado à esquerda. 

  • Cada autor pode inscrever até 2 (dois) Pôsteres, sendo um como autor e outro como coautor.

  • Quando for em coautoria, pelo menos um dos autores deve permanecer junto ao Pôster durante a sessão de apresentação;

  • Formatação do Pôster:

  • Dimensão: largura de 0,90m e altura de 1,20m, contendo identificação do Pôster com título, autor(es), vinculação institucional;

  • Introdução, desenvolvimento (fundamentação teórica, metodologia e resultados), conclusão e referências, articulando, de forma equilibrada, ilustrações e texto.

3. OUTRAS INFORMAÇÕES RELEVANTES

  • O texto não pode conter qualquer tipo de identificação, ou seja, qualquer referência explícita à autoria (no corpo ou em rodapé e/ ou nome de Projeto/ Pesquisa, Grupo de Pesquisa, etc). Caso ocorra a identificação diferente do recomendado, o trabalho será excluído pela Comissão Avaliadora por quebra de anonimato. Considera-se quebra de anonimato:

    • autocitação explícita do autor no corpo do texto ou nas referências do trabalho;

    • marcas de revisão presentes no texto, oriundas de ferramentas de informática, que permitam a identificação da autoria.

  • O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original, ou seja, os arquivos enviados não serão substituídos e/ou modificados posteriormente. O texto é de responsabilidade do(s) autor(es).

  • Os trabalhos serão organizados conforme Áreas Temáticas e serão publicados na forma de E-book.

  • As taxas de inscrição serão cobradas por autor e não por trabalho.

  • Durante a apresentação de trabalhos será exigida a presença de um dos autores.

  • Cada pesquisador poderá inscrever até dois (02) trabalhos (Comunicação oral ou Pôster), sendo 01 (um)  como autor principal e 01 (um) em coautoria.

  • Os trabalhos, sem exceção, só serão avaliados mediante comprovação de pagamento da taxa de inscrição.