1. Educação, Sustentabilidade e Semiárido
O GT discute sobre o contexto do semiárido, desafios ambientais e sociais, e a importância da sustentabilidade na educação. Discussão sobre metodologias de ensino adequadas à região e práticas de convivência sustentável com o meio ambiente semiárido. Pretende promover a apresentação de experiências práticas de projetos educacionais voltados para a sustentabilidade e adaptação às condições do semiárido, bem como a discussão sobre estratégias de integração entre escola e comunidade.
2. Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente
Reflete sobre a interação entre ciência, tecnologia e sociedade em relação ao meio ambiente. Debate sobre a aplicação da ciência e da tecnologia na resolução de problemas ambientais, com foco no contexto regional. Busca estudar os casos práticos de tecnologia sustentável, como energias renováveis e técnicas agroecológicas e discutir sobre os impactos sociais da ciência e tecnologia na transformação ambiental e social.
3. Direitos Humanos e Justiça Social para a Educação de Jovens e Adultos
O GT interessa-se pela discussão sobre a relação entre direitos humanos e o acesso à educação, com ênfase na justiça social. Reflexão sobre as desigualdades que afetam a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, especialmente no contexto regional. Análise de políticas públicas e suas implicações para a promoção da justiça social na EJA. Apresentação de iniciativas que buscam garantir o direito à educação como um princípio fundamental dos direitos humanos.
4. Desafios Atuais na Educação de Jovens e Adultos
O GT faz análise dos principais desafios que a EJA enfrenta discutirá os impactos das novas tecnologias na Educação de Jovens, Adultos e Idosos, a precariedade de recursos destinados a EJA, a falta de efetivação dos dispositivos legais que versam sobre essa modalidade de ensino, inclusão digital, evasão escolar etc. Receberá propostas de soluções práticas para superar os desafios atuais. Troca de experiências e apresentação de projetos bem-sucedidos na área da EJA, com enfoque em metodologias inovadoras e inclusivas, enquanto modalidade de educação básica, seja na etapa de ensino fundamental e médio. O GT pretende ampliar as discussões respaldadas na Educação popular, que apresente os fundamentos da EJA identificando os diferentes sujeitos a partir dos grupos sociais que compõe esta modalidade, sejam estes: pobres; ciganos; indígenas; população do campo; quilombolas; pessoas privadas de liberdade; pessoas em situação de moradores de rua; pessoas com deficiências; dentre outros sujeitos.
5. Educação Ambiental e Convivência com os Sertões
Debate sobre a importância da educação ambiental no contexto dos sertões, com foco na convivência sustentável e no respeito ao ecossistema local. Análise de práticas tradicionais e sua integração com propostas de educação ambiental. Apresentação de projetos educacionais voltados para a valorização do bioma dos sertões e sua preservação. Discussão sobre a promoção de práticas de educação ambiental que fortalecem a identidade cultural e ecológica da região.
6. Agropecuária e Sertões
Discussão sobre a relação entre agropecuária e o desenvolvimento sustentável nos sertões. Reflexão sobre técnicas agrícolas tradicionais e novas práticas que respeitam o meio ambiente e promovem a sustentabilidade. Análise de projetos de agroecologia e práticas regenerativas no semiárido. Discussão sobre a importância da agropecuária sustentável na convivência com as condições adversas do sertão e sua influência na economia local.