O credenciamento será realizado presencialmente nos dias do evento.
INFORMAÇÕES SOBRE A SUBMISSÃO DE TRABALHOS:
De 23 de Junho a 04 de Julho de 2025 se encontrará aberta a chamada pública para submissão de trabalhos para a I Semana de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (PPGPSI/UFMA), a ser realizada em 14 e 15 de julho de 2025. As produções deverão ser submetidas por pesquisadores vinculados ao PPGPSI/UFMA.
Submissões devem ser feitas pelo link a seguir:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScBaYLCMMY3ttZiyPPlMYfbovB8XQvwYwfhGJtfutVek_kFtg/viewform
Modalidades de Apresentação
1- Comunicação Oral: Exclusiva para discentes em fase de qualificação.
2- Banner: Destinada aos demais discentes (não vinculados à etapa de qualificação).
Importante: No ato da submissão, a(o) autora(o) deverá indicar a modalidade correspondente. A/o interessada/o poderá submeter até 1 (um) trabalho e deverá enviar 2 (dois) arquivos do seu trabalho: um SEM IDENTIFICAÇÃO, EM WORD, e outro com o logotipo do evento, COM IDENTIFICAÇÃO EM PDF (nome, instituição, titulação e e-mail, em nota de rodapé) e devem seguir as normas abaixo:
NORMAS PARA FORMATAÇÃO DOS RESUMOS PARA SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS
O texto completo e a apresentação oral dos trabalhos deverão ser em PORTUGUÊS;
O envio deverá seguir as etapas abaixo:
Os resumos de trabalhos para sessões de comunicações orais enviados à I-SEPPSI devem estar em formato DOC (word) e PDF (com logotipo do evento).
O resumo deve conter entre 200 e 500 palavras, em fonte Times New Roman, tamanho 12. O texto deve estar justificado, com espaçamento simples (1,0), ocupando um parágrafo apenas.
O título do trabalho deve ter até 15 palavras, estar centralizado; em negrito; com fonte Times New Roman, tamanho 12.
Após o título, deve-se dar um espaço simples de uma linha, e colocar as informações referentes ao trabalho e autoria nas linhas seguintes, alinhado à direita, com fonte Times New Roman, tamanho 12.
O nome completo do(s) autor(es) deve acompanhar número sobrescrito (¹) sobre o último sobrenome. Ex: Luísa Rodrigues Silva¹, com indicação de sigla da instituição, e-mail, cidade e estado. Após, deve-se dar um espaço simples.
Dado o espaço, deve vir o resumo do trabalho. O texto do resumo, em Times New Roman, tamanho 12, deve apresentar, de forma clara e objetiva:
I) Introdução/Contextualização: Breve apresentação do tema, indicando a relevância da pesquisa.
II) Objetivo(s): Definição clara dos propósitos da investigação.
III) Metodologia: Descrição sucinta dos procedimentos metodológicos adotados.
IV) Resultados (parciais ou previstos): Apontamento dos principais achados ou resultados esperados, uma vez que as pesquisas ainda estão em andamento.
V) Considerações finais: Reflexões preliminares ou encaminhamentos futuros da pesquisa.
Após o resumo, deve-se indicar 3 (três) palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.
Indicar o apoio financeiro e/ou bolsas, se houver.
Sobre a confecção do material para APRESENTAÇÃO ORAL:
A elaboração dos slides é de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e/ou coautores e deve-se utilizar o modelo disponibilizado.
Tempo de apresentação: 10 minutos para exposição da pesquisa e 5 minutos para perguntas por trabalho (totalizando 15 minutos);
Data, local e horário: Estarão disponíveis para consulta no site do evento após o resultado final das submissões de trabalho.
NORMAS PARA FORMATAÇÃO DE RESUMOS NA MODALIDADE DE BANNER
O texto completo e a apresentação oral dos trabalhos deverão ser em PORTUGUÊS;
O envio deverá seguir as etapas abaixo:
Os resumos de trabalhos para sessões de banner enviados à I-SEPPSI devem estar em formato DOC (word).
Ter entre 200 e 500 palavras. O texto deve ser contínuo, sem parágrafos, subtítulos, referências bibliográficas, tabelas e figuras.
Título do trabalho (Até 15 palavras)
Nomes completos dos autores (e coautores), departamento ou laboratório (opcional), e-mail, sigla da instituição, cidade e estado.
O texto do resumo, em Times New Roman, tamanho 12, deve apresentar, de forma clara e objetiva:
I) Introdução/Contextualização: Breve apresentação do tema da pesquisa.
II) Objetivo(s): Definição clara dos propósitos da investigação.
III) Metodologia: Descrição sucinta dos procedimentos metodológicos adotados.
IV) Resultados (parciais ou previstos): Apontamento dos principais achados ou resultados esperados, uma vez que as pesquisas ainda estão em andamento.
V) Considerações finais: Reflexões preliminares ou encaminhamentos futuros da pesquisa.
Após o resumo, deve-se indicar três palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.
Indicar o apoio financeiro e/ou bolsas, se houver.
Sobre a confecção do material para APRESENTAÇÃO EM BANNER:
O pôster deverá ter 0,80 cm de largura e 1 m de altura (pôster com dimensões fora do padrão definido terá comprometida a sua avaliação, podendo não ser afixado). Pode ser em formato de banner com cordão para pendurar ou em papel para ser afixado com fita adesiva. Cada apresentador de trabalho é responsável pela afixação, apresentação e retirada do seu pôster, conforme orientações da Comissão Organizadora. A estrutura para fixação dos pôsteres será disponibilizada pela organização do evento.
O pôster deverá ser autoexplicativo. Na primeira e segunda linhas devem constar, de forma centralizada no painel, em toda sua extensão, o título do trabalho (Em letras maiúsculas e negrito, de até 15 Palavras); o(s) nome(s) do(s) autor(es) e apresentadores sublinhado, sua(s) respectiva(s) instituição(ões) e o e-mail do primeiro autor. Bem como deverá conter introdução, objetivo, método, resultados e conclusão, 3 (três) palavras-chave e indicação de apoio financeiro (se houver).