Trabalhos Aprovados
GT 01 – Educação, Cultura e Direitos Humanos – Coordenação: Dr. Mário Carvalho |
|
MULTICULTARALIDADE E ALTERIDADE EM PAULO FREIRE: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS |
Abraão Victor Lopes Silva |
PANORAMA E LÓCUS DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM GÊNERO E DIREITO NO BRASIL: ASPECTOS PRELIMINARES |
Antônio Lopes de Almeida Neto e Fernando da Silva Cardoso |
OS CANDOMBLÉS DE CARUARU: MEMÓRIA, RESISTÊNCIA E IDENTIDADE DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
David Francisco de Amorim |
DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: possibilidades e desafios a partir da Resolução nº1 de 30 de maio de 2012 |
Élida Gleice de Lima Oliveira e Juliana Teixeira Calado |
INFANTICÍDIO INDÍGENA: UM CONFLITO ENTRE CULTURA VERSUS DIREITOS HUMANOS. |
Déborah Ellen Araújo de Lima e Weslayny Alana Silva do Nadcimento |
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: FORMAÇÃO DA CIDADANIA, LIMITES, POSSIBILIDADES E PERCEPÇÕES EM SALA DE AULA |
Jaciara Maria de Lima |
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM VISÃO SUBNORMAL: METODOLOGIAS INCLUSIVAS PRESENTES NA SALA DE AULA. |
Vannessa Rebeca Santana Aquilino e Mônica Batista da Silva |
AUDIÊCIA DE CUSTÓDIA E SEUS PARADOXOS: UM ESTUDO AMOSTRAL NA CIDADE DE CARUARU- PERNAMBUCO |
Weslayny Alana Silva do Nadcimento e Déborah Ellen Araújo de Lima |
O PAPEL DO PROFESSOR COM O ALUNO COM DISLEXIA |
Gabrielly Neves Amador |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SEUS DESAFIOS: A ESQUIZOFRENIA NA ESCOLA MEDIADA PELA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I - UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE |
Vanda Maria da Silva, Dayana Maria da Silva e Bruna Maria da Silva |
A IMORTÂNCIA DA VIVÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS NAS SALAS DE AULA |
Flaviellen Barros Monteiro |
UM DEBATE SOBRE HOMOFOBIA E TRANSFOBIA A PARTIR DO PNEDH (PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS) |
José Kleberson Rodrigues de Almeida Ananias e Claudeni Maria de Lima |
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: BARREIRAS DE UMA APLICAÇÃO. |
Letícia Beltrão Bastos, Marcos Antonio de Sobral Júnior e Sérgio Antônio Silva Rêgo |
INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) |
Ana Caroline de Lima Costa, Thayna Tiemi Sato da Silva e Maria Joselma do Nascimento Franco |
INTERSECCIONALIDADE ENTRE ANALFABETISMO, RELIGIÃO E RAÇAS EM CARUARU |
Hugo Weslley Oliveira Silva |
SAÚDE MENTAL NO PERÍODO DITATORIAL DO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE O “HOLOCAUSTO BRASILEIRO” |
Manoela Bezerra da Silva |
A SURDEZ E A EDUCAÇÃO DE SURDOS/AS NO CINEMA, TELEVISÃO E REDES SOCIAIS DE COMPARTILHAMENTO |
Andrielle Maria Pereira e Anna Luiza A. R. Martins de Oliveira |
A VISÃO PEDAGÓGICA DE MARTIN BUBER E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS |
Adrião da Silva Mendes e Maria Betânia do Nascimento Santiago |
A CORRELAÇÃO ENTREA GESTÃO ESCOLAR E A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR E DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA INCLUSÃO DE ALUNOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE CARUARU-PE |
Amós Santos Silva e Carla Mylena Florêncio da Silva |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOSNO AMBIENTE ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO CONVIVER COM O ECA NA ESCOLA |
Robson Guedes da Silva e Diogo Pedro da Silva Fernandes |
DESCOLORIRÁ: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA SEXUALIZAÇÃO INFANTIL SOB A ÉGIDE DO FUNK |
Élida Gleice de Lima Oliveira e Rachel de Melo Farias |
OS ENTRAVES DA HEGEMONIA POLÍTICA RELIGIOSA NO PROCESSO DE APROVAÇÃO DO PROGRAMA DE IDEOLOGIA DE GÊNERO DAS ESCOLAS PÚBLICAS |
Alessandra Cavalcanti Spinelli Rabelo, Carmem Emmanuella Santos Costa e Maria Luiza Rodrigues Dantas |
AS CINCO LÓGICAS OU MODO DE PRODUÇÃO DA NÃO-EXISTÊNCIA DA DIVERSIDADE SEXUAL |
Filipe Antonio Ferreira da Silva e Allene Carvalho Lage |
Trabalhos Aprovados
GT 02 – Educação, Movimentos Sociais e Educação Popular – Coordenação: Dr. Everaldo Fernandes |
|
O SUJEITO, A SUBJETIVIDADE E A EDUCAÇÃO: RESISTÊNCIAS NO MANGUEZAL |
Otávio Augusto Chaves Rubino dos Santos e Sérgio Antônio Silva Rêgo |
COMUNIDADE QUILOMBOLA DE GUARACIABA:UMA HISTÓRIA EM CONSTRUÇÃO POR MEIO DA EDUCAÇÃO POPULAR |
Adilza Alves dos Santos e Maria Fernanda dos Santos Alencar |
ENTRE A QUEBRA E A RUPTURA: EDUCAÇÃO CIDADÃEM HANNAH ARENDT E PAULO FREIRE |
Juliana de Barros Ferreira e Victor José Guedes Vital |
O PAPEL DOS MOVIMENTOS DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA E POLÍTICA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A LUTA PELA GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS |
Cyntia de Oliveira Freitas |
A EDUCAÇÃO POPULAR ENQUANTO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO HUMANA |
Laís Bárbara de Lima Silva e Silvia Roberta Batista Gouveia |
RELATO DE EXPERIÊNCIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MOVIMENTOS SOCIAIS: AS BRINCADEIRAS POPULARES E A DESCONSTRUÇÃO DE GÊNERO |
Vivian Evelyn de Oliveira Silva |
MST: O MOVIMENTO QUE LUTA, PERSISTE E SE EMANCIPA
|
Marcia Batista da Silva e Allene Lage |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO
|
Paulo Eduardo do Nascimento Silva |
Trabalhos Aprovados
GT 03 – Educação, Estudos Pós-coloniais, Decoloniais e Interculturalidade – Coordenação: Dr. Sandro Sales e Dr. Saulo Feitosa |
|
SELVAGEM QUEM: OS PROCESSOS DE VIOLÊNCIA E VIOLAÇÃO DE DIREITOS INDÍGENAS PRATICADOS PELO ESTADO BRASILEIRO NO PERÍODO DITATORIA |
Hávitha Jullianne Bellar e Alicia Rafaely da Silva Oliveira |
A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENFRENTAMENTO DO RACISMO – PERSPECTIVAS DO SENTIR, AGIR E PENSAR DE OUTRO MODO |
Michele Guerreiro Ferreira |
A PRODUÇÃO LEGISLATIVA BRASILEIRA SOBRE POVOS TRADICIONAIS NA DITADURA MILITAR (1964-1985): SOBRE A POSIÇÃO SOCIAL DOS POVOS TRADICIONAIS NO ESPAÇO POLÍTICO/JURÍDICO |
Alex Bruno Feitoza Magalhães |
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELA FUNDAJ NOS ULTIMOS 10 ANOS |
Manuela D`ar da Silva |
O URBANO COLONIAL E A POSSIBILIDADE DE ALTERNATIVAS AO DESENVOLVIMENTO: AS EXPERIÊNCIAS DA AMÉRICA LATINA |
Anne Gabriele Alves Guimarães |
TERRITÓRIO, TERRITORIALIDADE E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE HISTÓRICA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE CABILEIRA/ALTINHO-PE. |
Almir João da Rocha |
A REPRESENTAÇÃO DA NEGRA E DA ÍNDIA NOS LIVROS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO |
Maria Mônica de Lira |
Trabalhos Aprovados
GT 04 – Educação e Infância – Coordenação: Dra. Conceição Salles |
|
O RECREIO EM BRINCADEIRAS: A GESTÃO PARTICIPATIVA NO ENFRENTAMENTO ÀS INSTABILIDADES NO AMBIENTE ESCOLAR |
Robson Guedes da Silva, Diogo Pedro da Silva Fernandes e Rafaela Soares Celestino |
O PROCESSO DE TRANSIÇÃO: ENTRE AS MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS VIVÊNCIAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Nádia Priscila de Lima Carvalho e Conceição Gislâne Nóbrega Lima de Salles |
O LÚDICO E AS PRÁTICAS DOCENTES NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
Jussara Laura Araújo Santana |
A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. |
Ana Karla do Nascimento Silva e Monize de Moura Tenório |
A ARTICULAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA DO PRÓPRIO NOME E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E DA IDENTIDADE PESSOAL DAS CRIANÇAS: EXPERIÊNCIAS ADVINDAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. |
Amós Santos Silva |
EROTIZAÇÃO DA MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO PRECOCE DA SEXUALIDADE INFANTIL |
Tacianne Wellida Andrade Silva |
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE |
Robson José de Oliveira Brito |
AS CULTURAS INFANTIS, O SER CRIANÇA E VIVER A INFÂNCIA NOS ESPAÇOS-TEMPOS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SUAS VOZES, SEUS FAZERES, APRENDERES E SENTIDOS |
Mylena Salvino da Silva, Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles e Juliana Silva Almeida |
A COMPREENSÃO DA INFLUÊNCIA FORMATIVA DA ARTE E O MÉTODO INTERDISCIPLINAR EM UMA TURMA DE 1º ANO DA CIDADE DE CARUARU |
Érica Monique Silva, Elionara Maria da Silva, Raiane Maria da Silva e Joselma do Nascimento Franco |
A CRIANÇA AUTISTA NA ESCOLA DO CAMPO: OS CAMINHOS QUE ESTÃO SENDO CONSTRUÍDOS PARA COM O SEU PROCESSO DE INCLUSÃO E ENSINO – APRENDIZAGEM |
Mônica Batista da Silva e Almir João da Rocha |
BRINCADEIRAS TRADICIONAIS E CULTURAS INFANTIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O brincar em uma escola da rede particular no município de Caruaru -Pe |
Maria Mannuella Santos de Almeida |
AS IMPRESSÕES QUE AS CRIANÇAS FAZEM DE SI A PARTIR DAS ANIMAÇÕES QUE VEEM E A INFLUÊNCIA DESTA NO COTIDIANO ESCOLAR |
Italo Luis Maximiano da Silva |
MÍDIA E EDUCAÇÃO- |
Hugo Weslley Oliveira Silva |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
Maria Adenilsa Batista Ferreira, Karla Cibelly da Silva Melo e José Roberto da Silva Júnior |
A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
Henrique Santana |
COMO E O QUE DIZEM AS EXPERIÊNCIAS DE PESQUISAS SOBRE A INFÂNCIA E O ENSINO DE ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Fernanda Maria Santos Albuquerque e Conceição Gislâne Nóbrega Lima de Salles |
Trabalhos Aprovados
GT 05 – Educação, Currículo e Avaliação – Coordenação: Dra. Lucinalva Almeida |
|
AS PRÁTICAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA CONSIDERADAS BEM-SUCEDIDAS EM SUA RELAÇÃO COM AS QUESTÕES CURRICULARES |
Maria Geiziane Bezerra Souza |
REPERCUSSÕES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLARES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE |
Fernando de Barros e Silva Júnior |
A VISÃO MASCULINA NO EXERCÍCIO DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
Danilo Melo de Lima / Jefferson Geovane da Silva / José Ricardo Bezerra Filho |
CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO NA EDUCAÇÃO CAMPESINA |
Raquel da Silva Freitas |
O INCENTIVO À LEITURA EM UMA TURMA DOS ANOS INICIAIS |
Maria Joselma Franco / Maria Leylane Morais de Assunção. |
A CULTURA DESENVOLVIDA EM SALA DE AULA A PARTIR DOS ALUNOS QUE POSSUEM DIFERENTES RITMOS E ESTILOS DE APRENDIZAGEM |
Marília Gabryelly Lima Garcez e Maria Joselma do Nascimento Franco |
A PERCEPÇÃO E INTERVENÇÃO DO PROFESSOR A RESPEITO DA INDISCIPLINA EM SALA DE AULA |
Letícia Karina da Silva Santos e Maria Joselma do Nascimento Franco |
AS DIFICULDADES QUE COMPROMETEM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO 2º ANO DOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL |
Dayana Geissiane da Silva Pinheiro e Maria Joselma do Nascimento Franco |
GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ESCOLARES |
Mateus Henrique da Silva |
Trabalhos Aprovados
GT 06 – Educação e Formação de Professores – Coordenação: Dr. Alexsandro da Silva e Dra. Carla Acioli |
|
O LÚDICO NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO |
Aline Gomes de Souza |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM REDES MUNICIPAIS DE ENSINO NO AGRESTE PERNAMBUCANO: UM OLHAR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
|
José Felix da Silva e Iranete Maria da Silva Lima |
A PESQUISA COMO INSTRUMENTO DA PRÁTICA DOCENTE |
Maria Adenilsa Batista Ferreira, José Roberto da Silva Júnior e Karla Cibelly da Silva Melo
|
A PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA DO CAMPO: UM OLHAR A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
|
Mônica Batista da Silva e Vannessa Rebeca Santana Aquilino
|
AFETIVIDADE E INCLUSÃO: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL.
|
Ana Caroline Muniz da Silva |
UM ESTUDO SOBRE OS MÉTODOS UTILIZADOS NO ENSINO DA ORTOGRAFIA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. |
Vanessa Maria dos Santos Gomes e Maria Claudiane Silva Carvalho
|
A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR |
Gabriela Tavares de Moura e Kátia Silva Cunha |
A INDISCIPLINA NUMA SALA DE AULA NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CARUARU-PE |
Cleiton Diego do Nascimento, Janekelle Cristina da Silva e Maria Nazaré da Silva Barros
|
A GESTÃO ESCOLAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA: A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO FORMADOR DE SUJEITOS LEITORES
|
Gilvania Gomes de Moura, Kamylla Rocha da Silva e Aline Antonia Bezerra |
A (RE)CONSTRUÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A) POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS DE FORMANDOS QUE JÁ ATUAM NOS ESPAÇOS ESCOLARES
|
Marta Maria da Silva Gomes e Jefferson Geovane da Silva |
PERSPECTIVAS TEÓRICAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CENÁRIO NACIONAL E AGRESTE PERNAMBUCANO
|
Sivonaldo de Melo Sales e José Felix da Silva |
A CONTRIBUIÇÃODOS DIFERENTESESTÁGIOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
|
Aline Dayane de Lima Silva |
A METODOLOGIA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA (INGLÊS)
|
Anna Gabriely Paes Ferreira de Carvalho e Maria Joselma do Nascimento Franco |
UM ESTUDO SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS DESENVOLVIDOS PELO PROFESSOR DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
Maria Claudiane Silva Carvalho e Vanessa Maria dos Santos Gomes |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A COMUNICAÇÃO ENTRE A COMUNIDADE E A GESTÃO ESCOLAR |
ManuelaD´arc da Silva e Marta Maria da Silva Gomes
|
PRÁTICAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA CONSIDERADAS BEM-SUCEDIDAS: UMA A ANÁLISE DOS SABERES-FAZERES MOBILIZADOS PELAS ALFABETIZADORAS
|
Maria Geiziane Bezerra Souza e Alexsandro da Silva |
CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO TEXTUAL POESIA PARA A DIMINUIÇÃO DA APATIA QUE, PERMEIA AS SALAS DE AULA DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE LITERATURA |
Marta Mirele Monteiro dos Santos e Maria Geiziane Bezerra de Souza |
Trabalhos Aprovados
GT 07 – Educação, Gênero e Sexualidade – Coordenação: Dr. Marcelo Miranda |
|
PLURALIZANDO A DIVERSIDADE NO ÂMBITO EDUCACIONAL |
David Francisco de Amorim; Thiffany Lima da Silva |
UMA ANÁLISE SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA JORNADA AMPLIADA:AS INFLUÊNCIAS DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO NO PROCESSO DE (DES)CONSTRUÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO |
Fernanda Cavalcante da Silva;Katharine Ninive Pinto Silva |
“ELA É DIVA DA SARJETA, O SEU CORPO É UMA OCUPAÇÃO”: A EXPERIÊNCIA DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS ENCARCERADAS NA CIDADE DE CARUARU |
José Wellington de Oliveira |
TATUAGEM E IDENTIDADE: COMO AS MARCAS NA PELE ATUAM NA
PERFORMANCE DE GÊNERO |
Leonardo Chagas Vieira |
(IN)VISIBILIDADE DE MULHERES FRENTE AO TRÁFICO DE DROGAS: SOBRE A POSIÇÃO SOCIAL DE MULHERES MULAS – UMA RELEITURA DA LEI
11.343/06 |
Luísa Vanessa Carneiro da Costa; Carmem Emmanuella Santos Costa |
GÊNERO E SUBJETIVIDADE FEMINISTA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PENSAMENTO DE BEAUVOIR, SAFFIOTI E LAGARDE |
Sérgio Antônio Silva Rêgo; Tatianne Amanda Bezerra da Silva |
PROBLEMATIZANDO O DECRETO Nº 35.051/10:ENTRE DESAFIOS E AVANÇOS NA POLÍTICA DE VISIBILIDADE TRANS NA EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO |
Claudeni Maria de Lima; José Kleberson Rodrigues de Almeida Ananias |
MASCULINIDADES E DOCÊNCIA: QUAL O LUGAR DO PROFESSOR HOMEM? |
Marciano Antonio da Silva; Filipe Antonio Ferreira da Silva |
SUBJETIVIDADE SOCIAL FEMININA, EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E CUIDADO DE SI |
Sidcléia da Silva Santos |
GESTÃO ESCOLAR, DIVERSIDADE SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO: CATEGORIAS EM DESCONEXÃO NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO |
Émerson Silva Santos |
O “CHÁ DE REVELAÇÃO” COMO RITUAL SOCIAL DE CELEBRAÇÃO DE GÊNEROS ESPECÍFICOS E RITUAL PEDAGÓGICO NÃO-ESCOLAR DE FORMAÇÃO INTELIGÍVEL DE UM SISTEMA GENERIFICADO |
George Souza de Melo |
A LIBERDADE APRISIONADA: UMA ANÁLISE SOBRE A LGBTFOBIA SOFRIDA POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS EM CARUARU-PE |
Helison Cleiton dos Santos Ferreira |
“BICHA ESTRANHA, LOUCA, PRETA, DA FAVELA”: DEBATENDO INTERSECCIONALIDADE A PARTIR DA VIVÊNCIA DE GAYS, TRANSEXUAIS E TRAVESTIS EM UMA PENITENCIÁRIA DO AGRESTE PERNAMBUCANO |
Maria Rita Barbosa Piancó Pavão |
A CONSTITUIÇÃO DE UM GÊNERO FEMININO NAS RELAÇÕES DE PODER |
Pedro Felipe Ribeiro Silva; Ana Rita Uhle |
TRANSFOBIA, VIOLÊNCIA E DISCRIMINAÇÃO: TRAÇANDO UM PERFIL VITIMOLÓGICO DE TRANSEXUAIS E TRAVESTIS VÍTIMAS NA SOCIEDADE
BRASILEIRA |
Allec Deyvyson Sabino Menezes; Carmem Emmanuella Santos Costa |
O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE IDENTIDADE DE GÊNERO |
Letícia Giovanna Marinho Machado; Sérgio Antônio Silva Rêgo |
Trabalhos Aprovados
GT 08 – Educação e Epistemologias Feministas latino-americanas – Coordenação: Dra. Allene Lage |
|
O “SER MULHER” E “SER HOMEM”: UMA ANÁLISE DA PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO NOS MOVIMENTOS GUERRILHEIROS NO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR |
Maria Beatriz Dias de Medeiros |
REDES DE PROTEÇÃO A MULHERES NO CAMPO E DA FILOSOFIA: PERSPECTIVAS SOBRE SUA PROMOÇÃO E DESAFIOS À EDUCAÇÃO PARA AS QUESTÕES DE GÊNERO |
Caio Emanuel Brasil Fortunado; Antônio Lopes de Almeida Neto e Fernando da Silva Cardoso |
MULHERES VÃO À PRAÇA: A CONTRIBUIÇÃO DA EPISTEMOLOGIA FEMINISTA AO LONGO DA HISTÓRIA |
Carmem Emmanuella Santos da Costa |
A INVISIBILIDADE DE PENSADORAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROBLEMATIZANDO O SILENCIAMENTO DE AUTORAS FEMINISTAS |
Claudeni Maria de Lima; José Kleberson Rodrigues de Almeida Ananias |
O FEMINISMO E A IDENTIDADE DE GÊNERO |
Rivaldo Mendes Silva; Laisa Santos de Souza |
Trabalhos Aprovados
GT 09 – Educação do Campo – Coordenação: Dra. Maria Joselma Franco |
|
EVASÃO ESCOLAR NA ÁREA RURAL: ESTUDO REALIZADO EM ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NA COMUNIDADE DO JUÁ -CARUARU/PE |
Karla Cibelly da Silva Melo Maria Adenilsa Batista Ferreira |
EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA ALÉM DAS POLÍTICAS COMPENSATÓRIAS |
Marta Maria da Silva Gomes Maria Fernanda dos Santos Alencar |
SER EDUCADOR NO/DO CAMPO: REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORAS QUE MORAM E LECIONAM NO TERRITÓRIO CAMPESINO |
Mônica Batista da Silva Marcia Batista da Silva Maria Joselma do N. Franco |
O USO DO LIVRO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA |
David Soares da Silva Júnior |
A (IN)VISIBILIDADE PRÁTICAS EDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR A PARTIR DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS |
Jefferson Geovane da Silva |
NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO: DESAFIOS PARA A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE SEUS SUJEITOS |
Maria Girlene Callado da silva Maria Joselma do Nascimento Franco |
CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGOGICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO |
Raquel da Silva Freitas |
OS SENTIDOS DAS POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (2002-2015) |
Jéssica Rochelly da Silva Ramos. Jessica Flaíne dos Santos Costa. Kátia Silva Cunha. |
Trabalhos Aprovados
GT 10 – Educação, Políticas educacionais e Formação docente – Coordenação: Dra. Kátia Cunha |
|
PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL, PLANEJAMENTO E GESTÃO: CONSTRUINDO O REFERENCIAL TEÓRICO
|
Danyella Jakelyne e Lucas Gomes |
LEI Nº10.639/03: UM DEBATE SOBRE AFROBRASILIDADES E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
|
José Kleberson Rodrigues de Almeida Ananias; Claudeni Maria de Lima |
INTERSECCIONALIDADE ENTRE FISIOGRAFIA, PODER-CAPITAL E EDUCAÇÃO
|
Hugo Weslley Oliveira Silva |
A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA
|
Marta Maria da Silva Gomes; Manuela D´arc da Silva |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS: DIALOGANDO PSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO
|
Rivaldo Mendes da Silva; Laisa Santos de Souza.
|
O PAPEL DO LIDER NA GESTÃO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO
|
Valdiluce Maria da Conceição Almeida |
O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NA PRATICA DOCENTE
|
Viviane Rauane Bezerra Silva Alexandre Viana Araújo |
O PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO E A AMEAÇA AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA
|
Alessandra Cavalcanti Spinelli Rabelo; Mariana Lúcia de Araújo Silva; Rafael Henrique Vasconcelos Rodrigues da Silva |
PROJETO DE EXTENSÃO DE MATEMÁTICA: AS DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
|
Alex Ramos Borges; Cleber Gabriel Torres; Douglas Henrique Albuquerque da Costa; Jailson Ferreira de Carvalho
|
PERCURSOS E SENTIDOS HISTÓRICOS DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E SUA RELAÇÃO COM AS ALTERAÇÕES NAS FUNÇÕES DO ESTADO
|
Jessica Flaíne dos Santos Costa; Jéssica Rochelly da Silva Ramos; Kátia Silva Cunha |
PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: POLÍTICA EDUCACIONAL OU POLÍTICA ASSISTENCIALISTA?
|
Vivian Evelyn de Oliveira Silva; Danilo Melo de Lima |