I Seminário Discente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea

I Seminário Discente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea

Tema: A Produção do Conhecimento no Agreste Pernambucano: entre epistemologias, diversidade e formação de professores.

Faça sua inscrição

TRABALHOS APROVADOS

É com enorme alegria que divulgamos a lista dos Trabalhos Aprovados no I Seminário Discente do PPGEduc. No decorrer da semana será divulgado as salas onde serão realizados as sessões dos GTs de apresentação de trabalho Dia: 28 de novembro de 2017 Data: das 14 h até as 18 h.

 

Trabalhos Aprovados

GT 01 – Educação, Cultura e Direitos Humanos – Coordenação: Dr. Mário Carvalho

MULTICULTARALIDADE E ALTERIDADE EM PAULO FREIRE: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Abraão Victor Lopes Silva

PANORAMA E LÓCUS DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM GÊNERO E DIREITO NO BRASIL: ASPECTOS PRELIMINARES

Antônio Lopes de Almeida Neto e Fernando da Silva Cardoso

OS CANDOMBLÉS DE CARUARU: MEMÓRIA, RESISTÊNCIA E IDENTIDADE DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

David Francisco de Amorim

DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: possibilidades e desafios a partir da Resolução nº1 de 30 de maio de 2012

Élida Gleice de Lima Oliveira e Juliana Teixeira Calado

INFANTICÍDIO INDÍGENA: UM CONFLITO ENTRE CULTURA VERSUS DIREITOS HUMANOS.

Déborah Ellen Araújo de Lima e Weslayny Alana Silva do Nadcimento

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: FORMAÇÃO DA CIDADANIA, LIMITES, POSSIBILIDADES E PERCEPÇÕES EM SALA DE AULA

Jaciara Maria de Lima

PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM VISÃO SUBNORMAL: METODOLOGIAS INCLUSIVAS PRESENTES NA SALA DE AULA.

Vannessa Rebeca Santana Aquilino e Mônica Batista da Silva

AUDIÊCIA DE CUSTÓDIA E SEUS PARADOXOS: UM ESTUDO AMOSTRAL NA CIDADE DE CARUARU- PERNAMBUCO

Weslayny Alana Silva do Nadcimento  e Déborah Ellen Araújo de Lima

O PAPEL DO PROFESSOR COM O ALUNO COM DISLEXIA

Gabrielly Neves Amador

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SEUS DESAFIOS: A ESQUIZOFRENIA NA ESCOLA MEDIADA PELA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I - UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE

Vanda Maria da Silva, Dayana Maria da Silva e Bruna Maria da Silva

A IMORTÂNCIA DA VIVÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS NAS SALAS DE AULA

Flaviellen Barros Monteiro

UM DEBATE SOBRE HOMOFOBIA E TRANSFOBIA A PARTIR DO PNEDH (PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS)

José Kleberson Rodrigues de Almeida Ananias e Claudeni Maria de Lima

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: BARREIRAS DE UMA APLICAÇÃO.

Letícia Beltrão Bastos, Marcos Antonio de Sobral Júnior e Sérgio Antônio Silva Rêgo

INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Ana Caroline de Lima Costa, Thayna Tiemi Sato da Silva e Maria Joselma do Nascimento Franco

INTERSECCIONALIDADE ENTRE ANALFABETISMO, RELIGIÃO E RAÇAS EM CARUARU

Hugo Weslley Oliveira Silva

SAÚDE MENTAL NO PERÍODO DITATORIAL DO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE O “HOLOCAUSTO BRASILEIRO”

Manoela Bezerra da Silva

A SURDEZ E A EDUCAÇÃO DE SURDOS/AS NO CINEMA, TELEVISÃO E REDES SOCIAIS DE COMPARTILHAMENTO

Andrielle Maria Pereira e Anna Luiza A. R. Martins de Oliveira

A VISÃO PEDAGÓGICA DE MARTIN BUBER E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Adrião da Silva Mendes e  Maria Betânia do Nascimento Santiago

A CORRELAÇÃO ENTREA GESTÃO ESCOLAR E A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR E DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA INCLUSÃO DE ALUNOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE CARUARU-PE

Amós Santos Silva e Carla Mylena Florêncio da Silva

A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOSNO AMBIENTE ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO CONVIVER COM O ECA NA ESCOLA

Robson Guedes da Silva e Diogo Pedro da Silva Fernandes

DESCOLORIRÁ: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA SEXUALIZAÇÃO INFANTIL SOB A ÉGIDE DO FUNK

Élida Gleice de Lima Oliveira e Rachel de Melo Farias

OS ENTRAVES DA HEGEMONIA POLÍTICA RELIGIOSA NO PROCESSO DE APROVAÇÃO DO PROGRAMA DE IDEOLOGIA DE GÊNERO DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Alessandra Cavalcanti Spinelli Rabelo, Carmem Emmanuella Santos Costa e Maria Luiza Rodrigues Dantas

AS CINCO LÓGICAS OU MODO DE PRODUÇÃO DA NÃO-EXISTÊNCIA DA DIVERSIDADE SEXUAL

Filipe Antonio Ferreira da Silva e Allene Carvalho Lage

 

 

Trabalhos Aprovados

GT 02 – Educação, Movimentos Sociais e Educação Popular – Coordenação: Dr. Everaldo Fernandes

O SUJEITO, A SUBJETIVIDADE E A EDUCAÇÃO: RESISTÊNCIAS NO MANGUEZAL

Otávio Augusto Chaves Rubino dos Santos e Sérgio Antônio Silva Rêgo

COMUNIDADE QUILOMBOLA DE GUARACIABA:UMA HISTÓRIA EM CONSTRUÇÃO POR MEIO DA EDUCAÇÃO POPULAR

Adilza Alves dos Santos e Maria Fernanda dos Santos Alencar

ENTRE A QUEBRA E A RUPTURA: EDUCAÇÃO CIDADÃEM HANNAH ARENDT E PAULO FREIRE

Juliana de Barros Ferreira e Victor José Guedes Vital

O PAPEL DOS MOVIMENTOS DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA E POLÍTICA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A LUTA PELA GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS

Cyntia de Oliveira Freitas

A EDUCAÇÃO POPULAR ENQUANTO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO HUMANA

Laís Bárbara de Lima Silva e Silvia Roberta Batista Gouveia

RELATO DE EXPERIÊNCIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MOVIMENTOS SOCIAIS: AS BRINCADEIRAS POPULARES E A DESCONSTRUÇÃO DE GÊNERO

Vivian Evelyn de Oliveira Silva

MST: O MOVIMENTO QUE LUTA, PERSISTE E SE EMANCIPA

 

Marcia Batista da Silva e Allene Lage

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO

 

Paulo Eduardo do Nascimento Silva

 

 

Trabalhos Aprovados

GT 03 – Educação, Estudos Pós-coloniais, Decoloniais e Interculturalidade – Coordenação: Dr. Sandro Sales e Dr. Saulo Feitosa

SELVAGEM QUEM: OS PROCESSOS DE VIOLÊNCIA E VIOLAÇÃO DE DIREITOS INDÍGENAS PRATICADOS PELO ESTADO BRASILEIRO NO PERÍODO DITATORIA

Hávitha Jullianne Bellar e Alicia Rafaely da Silva Oliveira

A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENFRENTAMENTO DO RACISMO – PERSPECTIVAS DO SENTIR, AGIR E PENSAR DE OUTRO MODO

Michele Guerreiro Ferreira

A PRODUÇÃO LEGISLATIVA BRASILEIRA SOBRE POVOS TRADICIONAIS NA DITADURA MILITAR (1964-1985): SOBRE A POSIÇÃO SOCIAL DOS POVOS TRADICIONAIS NO ESPAÇO POLÍTICO/JURÍDICO

Alex Bruno Feitoza Magalhães

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELA FUNDAJ NOS ULTIMOS 10 ANOS

Manuela D`ar da Silva

O URBANO COLONIAL E A POSSIBILIDADE DE ALTERNATIVAS AO DESENVOLVIMENTO: AS EXPERIÊNCIAS DA AMÉRICA LATINA

Anne Gabriele Alves Guimarães

TERRITÓRIO, TERRITORIALIDADE E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE HISTÓRICA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE CABILEIRA/ALTINHO-PE.

Almir João da Rocha

A REPRESENTAÇÃO DA NEGRA E DA ÍNDIA NOS LIVROS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

Maria Mônica de Lira

 

 

Trabalhos Aprovados

GT 04 – Educação e Infância – Coordenação: Dra. Conceição Salles

O RECREIO EM BRINCADEIRAS: A GESTÃO PARTICIPATIVA NO ENFRENTAMENTO ÀS INSTABILIDADES NO AMBIENTE ESCOLAR

Robson Guedes da Silva, Diogo Pedro da Silva Fernandes e Rafaela Soares Celestino

O PROCESSO DE TRANSIÇÃO: ENTRE AS MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS VIVÊNCIAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nádia Priscila de Lima Carvalho e Conceição Gislâne Nóbrega Lima de Salles

O LÚDICO E AS PRÁTICAS DOCENTES NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Jussara Laura Araújo Santana

A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Ana Karla do Nascimento Silva e Monize de Moura Tenório

A ARTICULAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA DO PRÓPRIO NOME E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E DA IDENTIDADE PESSOAL DAS CRIANÇAS: EXPERIÊNCIAS ADVINDAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Amós Santos Silva

EROTIZAÇÃO DA MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO PRECOCE DA SEXUALIDADE INFANTIL

Tacianne Wellida Andrade Silva

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE

Robson José de Oliveira Brito

AS CULTURAS INFANTIS, O SER CRIANÇA E VIVER A INFÂNCIA NOS ESPAÇOS-TEMPOS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SUAS VOZES, SEUS FAZERES, APRENDERES E SENTIDOS

Mylena Salvino da Silva, Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles e  Juliana Silva Almeida

A COMPREENSÃO DA INFLUÊNCIA FORMATIVA DA ARTE E O MÉTODO INTERDISCIPLINAR EM UMA TURMA DE 1º ANO DA CIDADE DE CARUARU

Érica Monique Silva, Elionara Maria da Silva, Raiane Maria da Silva e Joselma do Nascimento Franco

A CRIANÇA AUTISTA NA ESCOLA DO CAMPO: OS CAMINHOS QUE ESTÃO SENDO CONSTRUÍDOS PARA COM O SEU PROCESSO DE INCLUSÃO E ENSINO – APRENDIZAGEM

Mônica Batista da Silva e Almir João da Rocha

BRINCADEIRAS TRADICIONAIS E CULTURAS INFANTIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O brincar em uma escola da rede particular no município de Caruaru -Pe

Maria Mannuella Santos de Almeida

AS IMPRESSÕES QUE AS CRIANÇAS FAZEM DE SI A PARTIR DAS ANIMAÇÕES QUE VEEM E A INFLUÊNCIA DESTA NO COTIDIANO ESCOLAR

Italo Luis Maximiano da Silva

MÍDIA E EDUCAÇÃO-
 COMO A AS MÍDIAS COMPÕE A REALIDADE EDUCACIONAL

Hugo Weslley Oliveira Silva

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Maria Adenilsa Batista Ferreira, Karla Cibelly da Silva Melo e José Roberto da Silva Júnior

A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Henrique Santana

COMO E O QUE DIZEM AS EXPERIÊNCIAS DE PESQUISAS SOBRE A INFÂNCIA E O ENSINO DE ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Fernanda Maria Santos Albuquerque e Conceição Gislâne Nóbrega Lima de Salles

 

 

Trabalhos Aprovados

GT 05 – Educação, Currículo e Avaliação  – Coordenação: Dra. Lucinalva Almeida

AS PRÁTICAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA CONSIDERADAS BEM-SUCEDIDAS EM SUA RELAÇÃO COM AS QUESTÕES CURRICULARES

Maria Geiziane Bezerra Souza

REPERCUSSÕES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLARES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE

Fernando de Barros e Silva Júnior

A VISÃO MASCULINA NO EXERCÍCIO DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Danilo Melo de Lima / Jefferson Geovane da Silva / José Ricardo Bezerra Filho

CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO NA EDUCAÇÃO CAMPESINA

Raquel da Silva Freitas

O INCENTIVO À LEITURA EM UMA TURMA DOS ANOS INICIAIS

Maria Joselma Franco / Maria Leylane Morais de Assunção.

A CULTURA DESENVOLVIDA EM SALA DE AULA A PARTIR DOS ALUNOS QUE POSSUEM DIFERENTES RITMOS E ESTILOS DE APRENDIZAGEM

Marília Gabryelly Lima Garcez e Maria Joselma do Nascimento Franco

A PERCEPÇÃO E INTERVENÇÃO DO PROFESSOR A RESPEITO DA INDISCIPLINA EM SALA DE AULA

Letícia Karina da Silva Santos e Maria Joselma do Nascimento Franco

AS DIFICULDADES QUE COMPROMETEM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO 2º ANO DOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL

Dayana Geissiane da Silva Pinheiro e Maria Joselma do Nascimento Franco

GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ESCOLARES

Mateus Henrique da Silva

 

 

Trabalhos Aprovados

GT 06 – Educação e Formação de Professores – Coordenação: Dr. Alexsandro da Silva e Dra. Carla Acioli

O LÚDICO NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Aline Gomes de Souza

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM REDES MUNICIPAIS DE ENSINO NO AGRESTE PERNAMBUCANO: UM OLHAR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

 

José Felix da Silva e Iranete Maria da Silva Lima

A PESQUISA COMO INSTRUMENTO DA PRÁTICA DOCENTE

Maria Adenilsa Batista Ferreira, José Roberto da Silva Júnior e Karla Cibelly da Silva Melo

 

A PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA DO CAMPO: UM OLHAR A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

Mônica Batista da Silva e Vannessa Rebeca Santana Aquilino

 

AFETIVIDADE E INCLUSÃO: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL.

 

Ana Caroline Muniz da Silva

UM ESTUDO SOBRE OS MÉTODOS UTILIZADOS NO ENSINO DA ORTOGRAFIA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I.

Vanessa Maria dos Santos Gomes e Maria Claudiane Silva Carvalho

 

A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Gabriela Tavares de Moura e Kátia Silva Cunha

A INDISCIPLINA NUMA SALA DE AULA NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CARUARU-PE

Cleiton Diego do Nascimento, Janekelle Cristina da Silva e Maria Nazaré da Silva Barros

 

A GESTÃO ESCOLAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA: A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO FORMADOR DE SUJEITOS LEITORES

 

Gilvania Gomes de Moura, Kamylla Rocha da Silva e Aline Antonia Bezerra

A (RE)CONSTRUÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A) POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS DE FORMANDOS QUE JÁ ATUAM NOS ESPAÇOS ESCOLARES

 

Marta Maria da Silva Gomes e Jefferson Geovane da Silva

PERSPECTIVAS TEÓRICAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CENÁRIO NACIONAL E AGRESTE PERNAMBUCANO

 

Sivonaldo de Melo Sales e José Felix da Silva

A CONTRIBUIÇÃODOS DIFERENTESESTÁGIOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

 

Aline Dayane de Lima Silva

A METODOLOGIA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA (INGLÊS)

 

Anna Gabriely Paes Ferreira de Carvalho e Maria Joselma do Nascimento Franco

UM ESTUDO SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS DESENVOLVIDOS PELO PROFESSOR DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Maria Claudiane Silva Carvalho e Vanessa Maria dos Santos Gomes

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A COMUNICAÇÃO ENTRE A COMUNIDADE E A GESTÃO ESCOLAR

ManuelaD´arc da Silva e Marta Maria da Silva Gomes

 

PRÁTICAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA CONSIDERADAS BEM-SUCEDIDAS: UMA A ANÁLISE DOS SABERES-FAZERES MOBILIZADOS PELAS ALFABETIZADORAS

 

Maria Geiziane Bezerra Souza e Alexsandro da Silva

CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO TEXTUAL POESIA PARA A DIMINUIÇÃO DA APATIA QUE, PERMEIA AS SALAS DE AULA DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE LITERATURA

Marta Mirele Monteiro dos Santos e Maria Geiziane Bezerra de Souza

 

 

Trabalhos Aprovados

GT 07 – Educação, Gênero e Sexualidade – Coordenação: Dr. Marcelo Miranda

PLURALIZANDO A DIVERSIDADE NO ÂMBITO EDUCACIONAL

David Francisco de Amorim; Thiffany Lima da Silva

UMA ANÁLISE SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA JORNADA

AMPLIADA:AS INFLUÊNCIAS DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO

NO PROCESSO DE (DES)CONSTRUÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO

Fernanda Cavalcante da Silva;Katharine Ninive Pinto Silva

“ELA É DIVA DA SARJETA, O SEU CORPO É UMA OCUPAÇÃO”: A EXPERIÊNCIA

DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS ENCARCERADAS NA CIDADE DE CARUARU

José Wellington de Oliveira

TATUAGEM E IDENTIDADE: COMO AS MARCAS NA PELE ATUAM NA

 

PERFORMANCE DE GÊNERO

Leonardo Chagas Vieira

(IN)VISIBILIDADE DE MULHERES FRENTE AO TRÁFICO DE DROGAS:

SOBRE A POSIÇÃO SOCIAL DE MULHERES MULAS – UMA RELEITURA DA LEI

 

11.343/06

Luísa Vanessa Carneiro da Costa; Carmem Emmanuella Santos Costa

GÊNERO E SUBJETIVIDADE FEMINISTA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO

PENSAMENTO DE BEAUVOIR, SAFFIOTI E LAGARDE

Sérgio Antônio Silva Rêgo; Tatianne Amanda Bezerra da Silva

PROBLEMATIZANDO O DECRETO Nº 35.051/10:ENTRE DESAFIOS E AVANÇOS NA

POLÍTICA DE VISIBILIDADE TRANS NA EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO

Claudeni Maria de Lima; José Kleberson Rodrigues de Almeida Ananias

MASCULINIDADES E DOCÊNCIA: QUAL O LUGAR DO PROFESSOR HOMEM?

Marciano Antonio da Silva; Filipe Antonio Ferreira da Silva

SUBJETIVIDADE SOCIAL FEMININA, EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E CUIDADO

DE SI

Sidcléia da Silva Santos

GESTÃO ESCOLAR, DIVERSIDADE SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO:

CATEGORIAS EM DESCONEXÃO NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM

EDUCAÇÃO

Émerson Silva Santos

O “CHÁ DE REVELAÇÃO” COMO RITUAL SOCIAL DE CELEBRAÇÃO DE

GÊNEROS ESPECÍFICOS E RITUAL PEDAGÓGICO NÃO-ESCOLAR DE FORMAÇÃO

INTELIGÍVEL DE UM SISTEMA GENERIFICADO

George Souza de Melo

A LIBERDADE APRISIONADA: UMA ANÁLISE SOBRE A LGBTFOBIA SOFRIDA

POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS EM CARUARU-PE

Helison Cleiton dos Santos Ferreira

“BICHA ESTRANHA, LOUCA, PRETA, DA FAVELA”: DEBATENDO

INTERSECCIONALIDADE A PARTIR DA VIVÊNCIA DE GAYS, TRANSEXUAIS E

TRAVESTIS EM UMA PENITENCIÁRIA DO AGRESTE PERNAMBUCANO

Maria Rita Barbosa Piancó Pavão

A CONSTITUIÇÃO DE UM GÊNERO FEMININO NAS RELAÇÕES DE PODER

Pedro Felipe Ribeiro Silva; Ana Rita Uhle

TRANSFOBIA, VIOLÊNCIA E DISCRIMINAÇÃO: TRAÇANDO UM PERFIL

VITIMOLÓGICO DE TRANSEXUAIS E TRAVESTIS VÍTIMAS NA SOCIEDADE

 

BRASILEIRA

Allec Deyvyson Sabino Menezes; Carmem Emmanuella Santos Costa

O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE IDENTIDADE DE GÊNERO

Letícia Giovanna Marinho Machado; Sérgio Antônio Silva Rêgo

 

 

Trabalhos Aprovados

GT 08 – Educação e Epistemologias Feministas latino-americanas – Coordenação: Dra. Allene Lage

O “SER MULHER” E “SER HOMEM”: UMA ANÁLISE DA PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO NOS MOVIMENTOS GUERRILHEIROS NO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR

Maria Beatriz Dias de Medeiros

REDES DE PROTEÇÃO A MULHERES NO CAMPO E DA FILOSOFIA: PERSPECTIVAS SOBRE SUA PROMOÇÃO E DESAFIOS À EDUCAÇÃO PARA AS QUESTÕES DE GÊNERO

Caio Emanuel Brasil Fortunado; Antônio Lopes de Almeida Neto e Fernando da Silva Cardoso

MULHERES VÃO À PRAÇA: A CONTRIBUIÇÃO DA EPISTEMOLOGIA FEMINISTA AO LONGO DA HISTÓRIA

Carmem Emmanuella Santos da Costa

A INVISIBILIDADE DE PENSADORAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROBLEMATIZANDO O SILENCIAMENTO DE AUTORAS FEMINISTAS

Claudeni Maria de Lima; José Kleberson Rodrigues de Almeida Ananias

O FEMINISMO E A IDENTIDADE DE GÊNERO

Rivaldo Mendes Silva; Laisa Santos de Souza

 

 

Trabalhos Aprovados

GT 09 – Educação do Campo – Coordenação: Dra. Maria Joselma Franco

EVASÃO ESCOLAR NA ÁREA RURAL: ESTUDO REALIZADO EM ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NA COMUNIDADE DO JUÁ -CARUARU/PE

Karla Cibelly da Silva Melo

Maria Adenilsa Batista Ferreira

EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA ALÉM DAS POLÍTICAS COMPENSATÓRIAS

Marta Maria da Silva Gomes

Maria Fernanda dos Santos Alencar

SER EDUCADOR NO/DO CAMPO: REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORAS QUE MORAM E LECIONAM NO TERRITÓRIO CAMPESINO

Mônica Batista da Silva

          Marcia Batista da Silva

  Maria Joselma do N. Franco

O USO DO LIVRO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA

David Soares da Silva Júnior

A (IN)VISIBILIDADE PRÁTICAS EDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR A PARTIR DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS

Jefferson Geovane da Silva

NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO: DESAFIOS PARA A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE SEUS SUJEITOS

Maria Girlene Callado da silva

 Maria Joselma do Nascimento Franco

CURRÍCULO  E PRÁTICA PEDAGOGICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Raquel da Silva Freitas

OS SENTIDOS DAS POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (2002-2015)

Jéssica Rochelly da Silva Ramos.

Jessica Flaíne dos Santos Costa.

Kátia Silva Cunha.

 

 

Trabalhos Aprovados

GT 10 – Educação, Políticas educacionais e Formação docente – Coordenação: Dra. Kátia Cunha

PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL, PLANEJAMENTO E GESTÃO: CONSTRUINDO O REFERENCIAL TEÓRICO

 

Danyella Jakelyne e Lucas Gomes

LEI Nº10.639/03: UM DEBATE SOBRE AFROBRASILIDADES E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

José Kleberson Rodrigues de Almeida Ananias;

Claudeni Maria de Lima

INTERSECCIONALIDADE ENTRE FISIOGRAFIA, PODER-CAPITAL E EDUCAÇÃO

 

Hugo Weslley Oliveira Silva

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

 

Marta Maria da Silva Gomes;

Manuela D´arc da Silva

POLÍTICAS EDUCACIONAIS: DIALOGANDO PSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO

 

Rivaldo Mendes da Silva; Laisa Santos de Souza.

 

O PAPEL DO LIDER NA GESTÃO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO

 

Valdiluce Maria da Conceição Almeida

O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NA PRATICA DOCENTE

 

Viviane Rauane Bezerra Silva

Alexandre Viana Araújo

O PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO E A AMEAÇA AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA

 

Alessandra Cavalcanti Spinelli Rabelo;

Mariana Lúcia de Araújo Silva;

Rafael Henrique Vasconcelos Rodrigues da Silva

PROJETO DE EXTENSÃO DE MATEMÁTICA: AS DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

 

Alex Ramos Borges; 

Cleber Gabriel Torres;

Douglas Henrique Albuquerque da Costa;

Jailson Ferreira de Carvalho

 

PERCURSOS E SENTIDOS HISTÓRICOS DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E SUA RELAÇÃO COM AS ALTERAÇÕES NAS FUNÇÕES DO ESTADO

 

Jessica Flaíne dos Santos Costa;

Jéssica Rochelly da Silva Ramos;

Kátia Silva Cunha

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: POLÍTICA EDUCACIONAL OU POLÍTICA ASSISTENCIALISTA?

 

Vivian Evelyn de Oliveira Silva;

Danilo Melo de Lima