A Universidade do Estado do Amapá (UEAP) convida pesquisadores, estudantes de pós-graduação, graduação e educadores da Educação Básica a submeterem trabalhos para o I Simpósio de Pedagogia, que será realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, com o tema: "A(s) Pedagogia(s) no contexto amazônico na educação básica e superior".
Os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do Simpósio, contribuindo para a difusão do conhecimento nas áreas da Educação. As submissões serão apenas na modalidade de resumo expandido, seguindo o regulamento do evento e apresentados em formato de pôster medindo 90 cm de largura por 120 cm de comprimento, conforme modelo disponibilizado. As apresentações ocorrerão no dia 6/12/24 no Hall do Campus I da UEAP, no turno da tarde.
Os participantes interessados devem se inscrever no evento e submeter seus trabalhos, indicando o Eixo Temático. É necessário incluir o trabalho no modelo de pôster disponibilizado pela organização do evento, para que ele seja avaliado.
EIXOS TEMÁTICOS
Eixo 1 – Políticas para a Educação Básica
Este eixo abrange discussões sobre as políticas públicas que orientam a educação básica, considerando suas diretrizes, desafios e avanços no contexto amazônico.
Eixo 2 – Políticas para a Educação Superior
Focado nas políticas educacionais que impactam o ensino superior, este eixo explora os desafios institucionais, a gestão acadêmica e as práticas pedagógicas nas universidades da Amazônia.
Eixo 3 – Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Trata-se das políticas, metodologias e práticas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos no contexto amazônico, abordando suas especificidades e desafios.
Eixo 4 – Educação Especial e Inclusão
Foco nas políticas, práticas de educação inclusiva e estratégias para garantir a participação e o aprendizado de pessoas com deficiência no contexto amazônico.
Eixo 5 – Educação no Campo
Visa debater políticas, práticas e desafios da Educação do Campo, das águas e da floresta e suas particularidades no contexto Amazônico.
Eixo 6 – Educação Quilombola
Discute as políticas e práticas pedagógicas voltadas para as comunidades quilombolas, valorizando sua história, territorialidades, diversidade sociocultural e direitos nos processos educativos.
Eixo 7 – Educação Indígena
Focado nas especificidades da educação indígena, este eixo explora as políticas de ações afirmativas, valorização e preservação das culturas e saberes indígenas na Amazônia.
Eixo 8 – Educação e Movimentos Sociais
Este eixo discute o papel dos movimentos sociais na educação, lutas, conflitos, resistências e repertórios estratégicos de engajamento e participação social e política.
Eixo 9 – Políticas de Ações Afirmativas
Analisa os impasses, proposições e avanços das ações afirmativas no contexto educacional amazônico, com foco nas questões étnico-raciais, de gênero e suas interseccionalidades.
Eixo 10 – Educação, Direitos Humanos e Diversidade Sociocultural na Amazônia
Focado na interseção entre educação, direitos humanos e diversidade, abordando práticas pedagógicas voltadas para a educação inclusiva e respeitosa à diversidade.
Quem pode submeter:
A submissão de trabalhos é aberta a pesquisadores, estudantes de pós-graduação, graduação e educadores da Educação Básica interessados em compartilhar suas experiências, práticas pedagógicas e pesquisa relacionadas aos contextos amazônicos.
Prazo para submissão: (PRORROGADA)
25 de outubro a 27 de novembro de 2024
Resultado final das submissões:
1º de dezembro de 2024
Local e data das apresentações dos trabalhos (com submissão):
06 de dezembro de 2024, 14h:00, Hall do Campus I da UEAP.