Paulo Pinheiro Machado é professor associado do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina. É Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas, com Pós-Doutorado na Universidade Federal Fluminense e na Universitat Autonoma de Barcelona. Leciona no curso de graduação e no Programa de Pós-Graduação em História da UFSC. Tem experiência na área de História do Brasil, com ênfase no período do Império e primeiras décadas da República, atuando na área de História Social do Campesinato, principalmente em pesquisas sobre colonização, terras, fronteira agrícola, fronteiras internacionais, Revolução Federalista e movimentos sociais rurais, como Canudinho de Lages (1897) e a Guerra Sertaneja do Contestado (1912-1916). É autor dos livros A Política de Colonização do Império (Ed. UFRGS, 1999) e Lideranças do Contestado (Ed. UNICAMP, 2004), entre outras obras. É líder do Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado e integrante do Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura da UFSC. É bolsista de produtividade de pesquisa II do CNPQ. Contato: paulo.pinheiro.machado@ufsc.br
O Prof. Dr. Rogério Rosa Rodrigues é professor do ensino superior desde o ano de 2001. Atualmente está vinculado à Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), como professor na Graduação, credenciado como docente no ProfHistória e vice -coordenador do Programa de Pós-Graduação em História do Tempo Presente. Eleito presidente da ANPUH-SC (Associação Nacional de História seção Santa Catarina) para gestão de 2018-2020 e Membro do Corpo Editorial como Editor da Seção Fonte da Revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos para os anos 2019-2022. Atuou como chefe Editorial da Revista Tempo e Argumento. Já lecionou na Universidade Federal do Estado do Espírito Santo, em Vitória e na Universidade Estadual de Santa Cruz, na cidade de Ilhéus, Bahia. Em sua trajetória acadêmica tem se dedicado a pesquisar e estimular a investigação científica em assuntos relacionados ao movimento messiânico e milenarista chamado Guerra do Contestado e às relações entre a historiografia brasileira e historiografia alemã, com destaque para intelectuais que transitam entre a história e a literatura. Entre suas produções vale destacar a tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sob o título: Veredas de um grande sertão: a Guerra do Contestado e a modernização do exército brasileiro, UFRJ (2008), os artigos científicos Imagens cruzadas: exército e sertão na Primeira República. História, Ciências, Saúde-Manguinhos ( 2012) e Animatógrafo da guerra: Canudos e Contestado e a fotografia militar no Brasil, publicado na revista Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi (2014); A organização dos seguintes livros: Possibilidades de Pesquisa em História, publicado pela editora Contexto (2017); Nos desvão da História. João Ribeiro, Editora Paco Editorial (2015) e o livro Contestado: fronteiras, colonização e conflitos, publicado pela Ed. da Universidade de Chapecó, Santa Catarina (2015).Atualmente desenvolve investigação de Pós-Doutorado como pesquisador vinculado ao Lateinamerika-Institut (LAI) da Freie Universität, Berlim, sob a supervisão da Profa. Dra. Débora Gerstenberger. O projeto tem como título: Entre Mundos: João Ribeiro e a historiografia brasileira em perspectiva transnacional. Essa pesquisa conta com o financiamento da Universidade do Estado de Santa Catarina, por meio da Licença de c Capacitação Remunerada com vigência entre março de 2017 e fevereiro de 2018. Desenvolve pesquisas na área de História da Historiografia, História e Cultura Política e visual e História, história e literatura e movimentos sociais e messiânicos.
Internacionalista. Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Bacharelado em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), e com Especialização de Gestão de Projetos pela FAE Business School. Atualmente é Professor do Departamento de Relações Internacionais do Unicuritiba nos cursos de Relações Internacionais do UNICURITIBA, Líder do Grupo de Pesquisa "Redes e Poder no Sistema Internacional", e Pesquisador Colaborador do GEOTMAC - Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito (Universidade Estadual de Londrina - UEL). Dedica-se às áreas de Relações Internacionais, Geografia Política, Política Internacional Contemporânea e Políticas da Circulação no Espaço.
*Sujeito a alteração