Paulo Pinheiro Machado

Paulo Pinheiro Machado é professor associado do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina. É Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas, com Pós-Doutorado na Universidade Federal Fluminense e na Universitat Autonoma de Barcelona. Leciona no curso de graduação e no Programa de Pós-Graduação em História da UFSC. Tem experiência na área de História do Brasil, com ênfase no período do Império e primeiras décadas da República, atuando na área de História Social do Campesinato, principalmente em pesquisas sobre colonização, terras, fronteira agrícola, fronteiras internacionais, Revolução Federalista e movimentos sociais rurais, como Canudinho de Lages (1897) e a Guerra Sertaneja do Contestado (1912-1916). É autor dos livros A Política de Colonização do Império (Ed. UFRGS, 1999) e Lideranças do Contestado (Ed. UNICAMP, 2004), entre outras obras. É líder do Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado e integrante do Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura da UFSC. É bolsista de produtividade de pesquisa II do CNPQ. Contato: paulo.pinheiro.machado@ufsc.br

 

Rogerio Rosa Rodrigues

O Prof. Dr. Rogério Rosa Rodrigues é professor do ensino superior desde o ano de 2001. Atualmente está vinculado à Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), como professor na Graduação, credenciado como docente no ProfHistória e vice -coordenador do Programa de Pós-Graduação em História do Tempo Presente. Eleito presidente da ANPUH-SC (Associação Nacional de História seção Santa Catarina) para gestão de 2018-2020 e Membro do Corpo Editorial como Editor da Seção Fonte da Revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos para os anos 2019-2022. Atuou como chefe Editorial da Revista Tempo e Argumento. Já lecionou na Universidade Federal do Estado do Espírito Santo, em Vitória e na Universidade Estadual de Santa Cruz, na cidade de Ilhéus, Bahia. Em sua trajetória acadêmica tem se dedicado a pesquisar e estimular a investigação científica em assuntos relacionados ao movimento messiânico e milenarista chamado Guerra do Contestado e às relações entre a historiografia brasileira e historiografia alemã, com destaque para intelectuais que transitam entre a história e a literatura. Entre suas produções vale destacar a tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sob o título: Veredas de um grande sertão: a Guerra do Contestado e a modernização do exército brasileiro, UFRJ (2008), os artigos científicos Imagens cruzadas: exército e sertão na Primeira República. História, Ciências, Saúde-Manguinhos ( 2012) e Animatógrafo da guerra: Canudos e Contestado e a fotografia militar no Brasil, publicado na revista Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi (2014); A organização dos seguintes livros: Possibilidades de Pesquisa em História, publicado pela editora Contexto (2017); Nos desvão da História. João Ribeiro, Editora Paco Editorial (2015) e o livro Contestado: fronteiras, colonização e conflitos, publicado pela Ed. da Universidade de Chapecó, Santa Catarina (2015).Atualmente desenvolve investigação de Pós-Doutorado como pesquisador vinculado ao Lateinamerika-Institut (LAI) da Freie Universität, Berlim, sob a supervisão da Profa. Dra. Débora Gerstenberger. O projeto tem como título: Entre Mundos: João Ribeiro e a historiografia brasileira em perspectiva transnacional. Essa pesquisa conta com o financiamento da Universidade do Estado de Santa Catarina, por meio da Licença de c Capacitação Remunerada com vigência entre março de 2017 e fevereiro de 2018. Desenvolve pesquisas na área de História da Historiografia, História e Cultura Política e visual e História, história e literatura e movimentos sociais e messiânicos.

 

Gustavo Glodes Blum

Internacionalista. Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Bacharelado em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), e com Especialização de Gestão de Projetos pela FAE Business School. Atualmente é Professor do Departamento de Relações Internacionais do Unicuritiba nos cursos de Relações Internacionais do UNICURITIBA, Líder do Grupo de Pesquisa "Redes e Poder no Sistema Internacional", e Pesquisador Colaborador do GEOTMAC - Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito (Universidade Estadual de Londrina - UEL). Dedica-se às áreas de Relações Internacionais, Geografia Política, Política Internacional Contemporânea e Políticas da Circulação no Espaço.

*Sujeito a alteração