II Mostra Científica de Gestão Ambiental e Saneamento do IFPA – Campus Conceição do Araguaia

II Mostra Científica de Gestão Ambiental e Saneamento do IFPA – Campus Conceição do Araguaia

Faça sua inscrição
De 14 a 15 de junho Todos os dias das 18h às 22h
Conceição do Araguaia, PA IFPA - Campus Conceição do Araguaia

Sobre o Evento

A mostra tem um caráter técnico, científico e lúdico. As propostas podem ser apresentadas nas seguintes modalidades: Pôster, Experimentos científicos, Fotografias e Produção audiovisual.

Objetivos:

  • Promover a exposição de trabalhos científicos desenvolvidos no IFPA nos últimos dois semestres que contemplem o desenvolvimento socioambiental;

  • Distribuir nas dependências do IFPA as diversas formas de apresentações: pôsteres, experimentos científicos, audiovisuais, fotografias;

  • Avaliar os diferentes trabalhos de acordo com as normatizações e a sua relevância socioambiental e econômica para a sociedade;

  • Integrar a comunidade estudantil a servidores e sociedade por intermédio da ciência.

Inscrições para Participação e Submissão:

Quem pode se inscrever: Professores, estudantes matriculados e servidores técnicos administrativos do IFPA, campus Conceição do Araguaia de forma individual ou coletiva (máximo de cinco pessoas). No caso das fotografias, as inscrições são individuais, uma foto por autora.

Período para participação sem submissão de trabalhos: 23/04 a 10/06/2018.

Período para submissão de trabalhos: 23/04 a 06/06/2018.

Aos que quiserem participar e submeter trabalhos deverão seguir os procedimentos abaixo:

Endereço eletrônico para submissão de trabalhos: mostraifpa.cda@ifpa.edu.br

Todas as modalidades deverão compreender aos problemas ambientais e soluções ecológicas para o município e região.

Informações gerais:

O presente Edital tem por objetivo a realização da segunda mostra de trabalhos científicos, técnicos e tecnológicos de ensino, pesquisa ou extensão produzidos por professores (as), técnicos administrativos e estudantes matriculados no IFPA, campus de Conceição do Araguaia e que tenham sido desenvolvidos nos últimos dois semestres.

A II Mostra contempla 4 modalidades:

1) Pôster.

2) Experimentos científicos.

3) Fotografias.

4) Produção audiovisual.

Todas as modalidades deverão atender ao  tema central que é “Gestão Ambiental e Saneamento”, e os trabalhos, portanto, orbitam os seguintes eixos temáticos:

a) Políticas públicas e meio ambiente;

b) Produção e sustentabilidade;

c) Saberes e conhecimentos tradicionais;

d) Educação e Agroecologia;

e) Inovação, técnicas e tecnologias em saneamento básico e;

f) Desenvolvimento regional e impactos socioambientais.

As inscrições deverão ser feitas na página do evento, obedecendo ao cronograma e de acordo com as normas de cada modalidade. A seleção será realizada por uma banca formada por três avaliadores para cada modalidade. O resultado da seleção será divulgado nas páginas e redes sociais eletrônicas do IFPA. Os recursos ou contestações dos resultados finais dessa avaliação deverão ser feitos no prazo de 48 horas e 24h de resposta. Os trabalhos, de acordo com sua modalidade, serão devidamente distribuídos nos espaços de exposição definido e organizado pela comissão organizadora, setor de Infraestrutura. Cada apresentação deverá ser acompanhada por pelo menos um de dos expositores. As premiações serão realizadas no encerramento e os participantes e apresentadores de trabalhos devidamente inscritos receberão seus respectivos certificados por e-mail.

Formatos das modalidades:

As modalidades pôster e experimento científico deverão seguir o mesmo roteiro, ou seja, em caráter de Resumo Expandido: Instituição, Título, Autor (es), Eixo temático, Resumo, Palavras-Chave (até no máximo cinco (05), Introdução, Metodologia, Resultados e discussões, Considerações finais, Referências Bibliográficas. O resumo expandido deverá ter de três (3) a cinco (5) páginas, papel A4, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5. Título e subtítulos em negrito e justificado. As citações deverão estar no formato (AUTOR, DATA), caso texto ultrapasse as 3 linhas: fonte 10, à 4 cm da margem e espaçamento simples. As referências deverão seguir as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. Não são necessários anexos ou apêndices.

Pôster

  • Confecção do pôster: O banner deve ter as seguintes dimensões: 1,10 m de altura e 0,90m de largura preferencialmente na forma de painel contínuo.

  • Normas para o Pôster: Todas as partes do texto devem ser escritas com a fonte Arial. Os tamanhos MÍNIMOS ACEITÁVEIS são: Título - Arial 45; Autores – Arial 35; Instituição – Arial 30; texto do pôster – Arial 25.

Experimentos Científicos

As inscrições para apresentação de experimentos científicos serão em forma de resumo expandido como dito acima. Os Experimentos deverão estar montados em seus respectivos espaços até duas horas antes das exposições. Entende-se, de acordo com Lima e Teixeira (2005) que a pesquisa experimental busca construir novos conhecimentos, desconhecidos para a própria ciência. Já a experimentação no ensino das ciências busca explorar algo já conhecido na comunidade científica, mas desconhecido a um grupo de estudantes. Aqui é o espaço para a criação de maquetes, experiências físico-químicas, energias sustentáveis e modelos de produção ecológica. Portanto, tudo aquilo que tem pelo experimento a relevância de pôr em prática, executar, submeter a provas morais, tentativas ou ensaios referentes à solução de problemas ambientais ou alternativa socialmente justa, economicamente viável e ambientalmente correta serão aceitas.

Produção Audiovisual

Para se inscrever nessa modalidade, os interessados deverão enviar até dia 06 de junho para o e-mail da mostra um Roteiro em PDF de até duas páginas contendo: título, nome dos autores e respectivos cursos, tempo de duração entre três e cinco minutos mais o conteúdo do vídeo. A produção é de total responsabilidade dos produtores. Caberá a banca selecionar os vídeos que deverão ser apresentados no dia 15 de junho às 17 horas no auditório do campus. Os critérios de avaliação estão no anexo II.

Fotografias

O concurso visa à criação de uma exposição alusiva à região sul do Pará e seus respectivos problemas ou soluções para o meio ambiente e saneamento. Serão selecionadas 20 fotografias para serem expostas no espaço da Mostra. Serão aceitas para seleção apenas uma foto por autor. As produções fotográficas deverão ser custeadas com recursos próprios e enviadas digitalizadas, em formato jpeg para o email da II Mostra. As fotografias selecionadas deverão ser entregues à coordenação de eventos/comunicação até a véspera do primeiro dia da Mostra. Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

  • Adequação da fotografia à temática

  • Originalidade e criatividade

  • Originalidade do título atribuído à fotografia

  • As fotografias poderão ser a cores ou em preto e branco;

  • Todos os trabalhos submetidos devem ser completamente originais e inéditos.

  • Fotografias compostas e imagens manipuladas digitalmente, assim como fotografias com qualquer outro artifício, não serão aceitas.

  • O tamanho da fotografia deverá ser no formato A3.

  • O Júri é soberano e das decisões por si deliberadas não caberá recurso.

  • Serão premiadas as duas melhores fotografias.

  • As fotografias não selecionadas ficarão guardadas e a disposição dos candidatos por 48 horas na assistência estudantil do Campus.

Observações gerais

  • Pelo menos um dos autores do trabalho deverá permanecer junto ao pôster durante todo o tempo da Sessão, para responder às questões dos interessados.

  • Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas, gráficos e esquemas possíveis.

  • Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas e utilizar todos os recursos disponíveis para o pôster despertar o interesse do público. É obrigatório constar a logomarca do IFPA e do Curso no banner.

Os trabalhos propostos devem seguir os seguintes critérios:

  • Estar de acordo com um dos eixos temáticos acima descriminados, os quais se inserem no tema central: Gestão ambiental e Saneamento.

  • A proposta deve seguir as normas de apresentação de acordo com as modalidades disponíveis (Pôster, Audiovisual, Experimentos e Fotografias).

  • Os trabalhos inscritos nos prazos, modalidades e formatos previstos serão submetidos à comissão de avaliação, que ficará responsável pela divulgação das propostas selecionadas.

  • Cada proponente poderá participar de até duas propostas, independente da modalidade.

  • Os trabalhos selecionados serão divulgados na página eletrônica do Campus e via e-mail através de carta de aceite.

  • É de responsabilidade exclusiva do participante o custeio dos materiais utilizados na divulgação (tais como pôster, impressão de fotografias, materiais para experimentos, etc.).

  • O deslocamento, a hospedagem (para participantes que residem fora da cidade) e alimentação é de responsabilidade do participante.

  • Os trabalhos selecionados serão expostos nas dependências do campus.

  • Os trabalhos ficarão expostos durante todo o período do evento, sendo indispensável à presença dos proponentes, para prestar informações/esclarecimentos aos visitantes.

  • Os 2 (dois) melhores trabalhos de cada modalidade serão premiados ao final do evento, no momento cultural.

  • Somente os proponentes presentes no evento serão certificados.

Avaliação e premiação

Cada modalidade terá uma Comissão de Avaliação (CA) formada por cinco pessoas: professores e técnicos administrativos internos ou externos ao instituto. De forma geral todas as modalidades serão avaliadas pela consistência e relevância do projeto; qualidade e domínio do conteúdo; organização do espaço de apresentação; Adequação às normas técnicas; fidelidade ao tema central e ao eixo temático escolhido. No entanto, cada comissão avaliadora obedecerá às suas especificidades.

Cronograma

  • Submissão de trabalhos: 23/04 a 06/06/2018;

  • Seleção dos trabalhos: 07/06 a 09/06/2018;

  • Divulgação dos resultados: 11/06/2018;

  • Entrega dos trabalhos de todas as modalidades: 06/06 a 13/06/2018.

Programação

18h00 Abertura do evento Abertura
Local: Auditório do IFPA

Cerimônia de Abertura do evento.

20h00 Palestra Palestra
Local: Auditório do IFPA

Palestra sobre o tema

11h30 Almoço no setor de alimentos Almoço
Local: Setor de alimentos

Horário de almoço.

17h00 Apresentação das produções audiovisuais Apresentação de Artigos
Local: Auditório do IFPA

Apresentação das produções audiovisuais

20h00 Premiações e Evento Cultural Encerramento
Local: Auditório do IFPA

Cerimônia de premiação e evento cultural

Visita aos expositores e ao Palco de Oficinas e Apresentações

Visita aos expositores e ao Palco de Oficinas e Apresentações.

Às 07h30 - Espaço físico do IFPA

Visita aos expositores e ao Palco de Oficinas e Apresentações

Visita aos expositores e ao Palco de Oficinas e Apresentações.

Às 13h30 - Espaço físico do IFPA

Local

IFPA - Campus Conceição do Araguaia - 68540-000, Av Couto Magalhães, 1649, Setor Universitário, Conceição do Araguaia, Pará,

Organizador

Comissão da Mostra Científica

Comissão de Realização da II Mostra Científica de Gestão Ambiental e Saneamento do IFPA, Campus de Conceição do Araguaia.