Passeios

Pontos turísticos e locais para passeio na cidade

Feira do Ver-o-Peso

O Mercado Ver-o-Peso, inaugurado em 1901, faz parte do Complexo do Ver-o-Peso em Belém. Este inclui o Mercado de Ferro, a Praça do Pescador, a Doca das Embarcações (desde 1803, com a feira do peixe), a Pedra do Peixe e a maior feira-livre da América Latina. É um importante centro de abastecimento de Belém, oferecendo uma diversidade de produtos como vestuário, ervas medicinais, peixes e carnes, provenientes das ilhas e municípios vizinhos através de transporte fluvial.

Localização: Boulevard Castilhos França, Barro Campina, Belém, Pará.

Estação das Docas

O centro turístico é reconhecido nacionalmente por oferecer diversas opções de gastronomia, moda, lazer e eventos em um único lugar seguro e confortável. Localizado às margens da baía do Guajará, possui 500 metros de orla com três grandes edifícios que abrigam bares, restaurantes e um terminal fluvial para passageiros.

Localização: Avenida Boulevard Castilhos França, s/n, Bairro Campina, Belém, Pará.

Belém Porto Futuro

Parque localizado em frente ao terminal hidroviário de Belém, integra a área portuária da capital paraense. O projeto conta com pistas de corridas, ciclismo, playground, Wi-Fi grátis e um lago artificial.

Localização: Rua Belém, s/n, Bairro Reduto, Belém, Pará.

Mangal das Garças

Reduto ecológico com espécimes de fauna e flora típicas da Amazônia. Dispõe de um mirante para Belém em 360º, borboletário, viveiro de aves e plantas, restaurantes e o Museu da Navegação.

Localização: Passagem Carneiro da Rocha, ao lado do Arsenal da Marinha, Bairro Cidade Velha, Belém, Pará.

Complexo Ver-o-Rio

O espaço tem uma vista linda pro pôr-do-sol, um laguinho com pedalinhos e outras atrações tradicionais, como as barraquinhas de sorvete, doces, comidas típicas, tapioca e bares.

Localização: Av. Marechal Hermes, 1374, Bairro Umarizal, Belém, Pará.

Complexo Arquitetônico de Nazaré

É um conjunto que inclui a Basílica Santuário, a Praça Santuário, o Centro Social e o Espaço Memória de Nazaré, centralizando a devoção dos paraenses a Nossa Senhora de Nazaré, celebrada anualmente em outubro. Ao redor da praça, há barracas com comidas típicas regionais, oferecendo opções para diferentes momentos do dia. Destacam-se a Avenida Nazaré, com seu túnel de Mangueiras, e a Avenida Brás de Aguiar, que possui uma variedade de comércios como restaurantes, bares, cafés e lojas.

Localização: Av. Nazaré, s/n (entre Travessa 14 de Março e Rua Generalíssimo Deodoro), Bairro Nazaré, Belém, Pará.

Complexo Feliz Lusitânia

Área ao ar livre que concentra edifícios centenários da época da colonização, com canhões e muretas de pedra. Integram o Complexo: o Forte do Presépio, a Casa das Onze Janelas, a Catedral da Sé e a Igreja de Santo Alexandre.

Localização: Rua Siqueira Mendes, s/n, Bairro Cidade Velha, Belém, Pará.

Memorial dos Povos indígenas e Palacete Bolonha

É um espaço cultural inaugurado em 2003 em Belém do Pará, com 6 mil m² projetados pelo arquiteto José de Andrade Raiol. Inclui um anfiteatro coberto para eventos culturais e lazer, junto ao Palacete Bolonha, importante construção do início do século XX aberta à visitação pública.

Localização: Avenida Governador José Malcher, 295, Bairro Nazaré, Belém, Pará.

Museu de Arte Sacra

Localizado no antigo Palácio Episcopal, originalmente Colégio Jesuítico de Santo Alexandre, foi inaugurado em 28 de setembro de 1998. O Museu inclui a Igreja de Santo Alexandre, conhecida anteriormente como Igreja de São Francisco Xavier, construída pelos jesuítas no final do século XVII. A igreja, de estilo predominantemente barroco, abriga um acervo de imagens e esculturas sacras de diversas épocas e origens religiosas.

Localização: Praça Frei Brandão, s/n, Bairro Cidade Velha, Belém, Pará.

Praça da República

A praça está próxima ao centro histórico de Belém, entre os bairros da Campina, Reduto e Nazaré, cercada por pontos culturais como o Theatro da Paz, o Teatro Waldemar Henrique, o Parque João Coelho e a Praça da Sereia. Aos domingos, acontece uma feira com artesanato, comidas variadas, sebos de livros e discos, e produtos importados.

Localização: Avenida Presidente Vargas, 814, Bairro Campina, Belém, Pará.

Praça Batista Campos

Um refúgio verde no meio da cidade que serve como espaço para caminhadas, exercícios, ou apenas para relaxar. Você consegue tomar água de coco em diversas barracas ao seu redor.

Localização: Travessa Padre Eutíquio, s/n, Bairro Batista Campos, Belém, Pará.

Praça Brasil

Arborizada e muito frequentada, a Praça Brasil, em Belém, é um logradouro com múltiplas finalidades para quem a visita, dentre elas, o consumo do tradicional Guaraná da Amazônia, bebida energética que tem como base o famoso fruto nativo e outros complementos.

Localização: Travessa Dom Pedro I, Bairro Umarizal, Belém, Pará.

Parque Estadual do Utinga

É uma reserva estadual no Brasil, administrada pelo instituto Ideflor-bio, focada na preservação de ecossistemas naturais importantes e na promoção de atividades como pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico. A área verde é utilizada para caminhadas, corridas, ciclismo e patinação, além de oferecer cenários naturais ideais para contemplação e meditação.

Localização: Avenida João Paulo II, s/n, Bairro Curió-Utinga, Belém, Pará.

Bosque Rodrigues Alves

Área de preservação ambiental que abriga mais de 300 espécies de flora e 58 espécies de fauna.

Localização: Avenida Almirante Barroso, s/n, Bairro Marco, Belém, Pará.

Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi

O Museu Paraense Emílio Goeldi é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil. Localizado em Belém, o Parque Zoobotânico do museu abriga uma rica coleção da fauna e flora amazônicas e é utilizado como centro educativo e laboratório para aulas práticas.

Localização: Avenida Magalhães Barata, 376, Bairro São Brás, Belém, Pará.

Parque Cemitério Soledade

É uma necrópole pública fundada em 1850, devido a epidemia de febre amarela do século XIX. Com mais de 400 túmulos, o cemitério é do século XIX e tombado pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan. Unindo museu e educação patrimonial, é aberto para visitações públicas guiadas e individuais.

Localização: Avenida Serzedelo Corrêa, 514, Bairro Batista Campos, Belém, Pará.

Portal da Amazônia

Área de lazer, incluindo quadras de esporte, áreas com equipamentos de ginástica, restaurantes e quiosques ao ar livre.

Localização: Avenida Bernado Sayão, s/n, Bairro Jurunas, Belém, Pará.


Praias

Ilha de Cotijuba

APA da Ilha de Cotijuba é uma área de proteção ambiental localizada na ilha homônima, e uma das 42 ilhas que integram a região insular do município brasileiro de Belém.

O embarque é feito pelo porto do Distrito de Icoaraci, localizado na rua Siqueira Mendes, 1096.

Telefone: (91) 3227-6147.

Ilha do Marajó

É a maior ilha fluviomarítima do mundo, localizada na Área de Proteção Ambiental do arquipélago do Marajó, no estado do Pará, Brasil.

Para chegar lá, você pode optar por diferentes tipos de embarcações, como lanchas rápidas, catamarãs e balsas, partindo do Terminal Hidroviário de Belém, situado na Av. Mal. Hermes, 901 - Umarizal, Belém - PA. O trajeto geralmente leva cerca de duas horas, dependendo da escolha do transporte.

Telefone: (91) 98895-6563.

Ilha de Mosqueiro

Mosqueiro é um distrito de Belém situado numa ilha fluvial no rio Pará, de água doce com movimento de maré, a 70 km do centro da cidade. O nome vem da prática indígena de "moquear" peixe. Para chegar, pode-se usar carro ou ônibus pela BR-316 e PA-391, ou optar pelo transporte hidroviário do Terminal Hidroviário de Belém ao Terminal Hidroviário de Mosqueiro, com viagem de 1h30 e tarifas variando entre R$ 10 e R$ 20.