O II Congresso Internacional: Boas Práticas em Saúde Mental no Cuidado aos Usuários de Álcool e outras Drogas - Belo Horizonte/MG, aceita a submissão de trabalhos científicos. As apresentações serão no formato de pôster.
As apresentações objetivam discutir as boas práticas e temas relevantes no campo da saúde
mental, suscitando debates e estimulando a troca de experiências entre os participantes.
Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do congresso, com selo ISBN. Todos os autores e coautores de trabalhos aprovados receberão certificado de apresentação. Para que o trabalho seja publicado nos anais e para a emissão do certificado, é necessário que pelo menos um/a autor/a esteja inscrito/a no congresso.
1. A submissão dos trabalhos deverá ser feita, no período de: 20/10/2025 até 31/01/2026
2. Cada autor/a poderá submeter até um resumo como autor/a principal e 5 trabalhos de coautorias.
3. Apenas autores/as inscritos/as no Congresso poderão realizar a apresentação dos trabalhos.
4. O resumo que não apresentar todos os tópicos definidos para relatos de pesquisa ou relatos de experiência no item “Modalidades de Trabalho” será reprovado.
5. A organização do Congresso não permitirá a troca de autorias, coautorias, títulos ou conteúdo de resumos.
6. Não será possível corrigir ou modificar os textos depois da aceitação pelo Comitê Científico.
7. Não haverá devolução da taxa de inscrição caso o trabalho não seja aprovado.
8. Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do congresso, com selo ISBN. Todos os autores e coautores de trabalhos aprovados receberão certificado de apresentação. Para que o trabalho seja publicado nos anais e para a emissão do certificado, é necessário que pelo menos um/a autor/a esteja inscrito/a no congresso.
Prazo final para submissão de trabalhos: 31/01/2026
Eixos Temáticos
1. CAPSAD;
2. Boas práticas no cuidado de usuário de álcool e outras drogas;
3. Boas práticas no cuidado do adolescente usuário de álcool e outras drogas;
???4. Experiências exitosas no cuidado a usuários de álcool e outras drogas;
5. O cuidado a usuários de álcool e outras drogas na perspectiva da: raça, gênero, determinantes sociais;?
Modalidades
Relatos de pesquisa e Relatos de experiência.
Relatos de pesquisa: Trata-se de trabalhos originais realizados por pesquisadores e estudantes de graduação ou pós-graduação de instituições públicas e privadas. As pesquisas relatadas devem ser guiadas por metodologias científicas. As apresentações dos relatos têm como objetivo compartilhar os conhecimentos produzidos nos diferentes eixos do Seminário. Deverão conter, obrigatoriamente, os seguintes tópicos: 1) Título; 2) Introdução; 3) Objetivoda pesquisa; 4) Metodologia; 5) Resultados e discussões e 6) Considerações finais. 7) Palavras chaves (no mínimo 3 e, no máximo, 7) Referências Bibliográficas.
Relato de experiência: Trata-se da sistematização de reflexões sobre experiências e vivências de boas práticas em Saúde Mental; de atividades e ações relacionadas à formação; à formulação, gerenciamento e avaliação de políticas, programas e serviços; bem como mobilizações e ações vivenciadas junto a (e/ou pela) comunidade, controle social e/ou movimentos sociais; iniciativas desenvolvidas pelos serviços de saúde, de educação, e outros coletivos nos diferentes eixos do Congresso. Os relatos deverão conter, obrigatoriamente, os seguintes tópicos: 1) Título; 2) Apresentação e contextualização da experiência; 3) Objetivo da experiência; 4) Metodologia da experiência; 5) Período de realização; 4)Resultados/Aprendizados, e 6) Análise crítica
Normas
- O prazo final para submissão de trabalhos vai até o dia 31/01/2026. O parecer será enviado até 15 dias após o prazo final, no email do autor que enviou o trabalho.
- O(s) resumo(s) deverão conter identificação de autoria, com um número máximo de 5
coautores.
- Serão aceitas submissões de trabalhos escritos em português.
Formatação - Especificações técnicas
?Os resumos deverão ser escritos em português;
?Os resumos deverão ser escritos em Arial ou Times New Roman, justificado e espaçamento 1,5;
?Resumo contendo entre 1.500 a 2.500 caracteres (incluindo os espaços entre
palavras). O título e as palavras chaves não contam no número de caracteres;
?Os títulos dos resumos deverão ter, no máximo, 150 caracteres com espaço e serem
escritos em letras maiúsculas;
?Os nomes dos autores deverão ser escritos em letras maiúsculas e minúsculas e não
deverão aparecer no corpo do resumo, bem como a instituição afiliada.
?Os nomes dos autores e as instituições de filiação deverão vir abaixo do título do
trabalho.
?Referências biográficas deverão ser colocadas à parte, com limite de 8 referências.
Pôster
> > Para a Submissão não é necessário enviar o pôster, apenas o resumo do trabalho.
1. Formato do Pôster (estrutura e dimensões): largura (90 cm) e altura (120 cm). Não será
aceito pôster fora do padrão estabelecido.
2. Deverá seguir à organização: título do trabalho; autor/a(es/as); instituição; grupo de pesquisa e agência financiadora, se houver; eixo temático a que se vincula, referências bibliográficas. O pôster precisa ser confeccionado com cordão para ser pendurado.
3. Apresentação do pôster: o/a(os/as) autor/a(es/as) são responsáveis pela entrega de seus pôsteres nos stands destinados a cada participante no local e dia da sessão de apresentação, conforme programação do evento e recebimento via e-mail, bem como pela sua retirada.
4. Durante a sessão de apresentação dos pôsteres é necessária a presença de, no mínimo, um dos autores/as junto ao mesmo para atender o público interessado e fazer sua integração com o conjunto de autores/as que participam dessa sessão nos stands institucionais. Será realizada a comprovação da presença de um dos autores junto ao respectivo trabalho com fotos e assinatura de lista de presença disponibilizada pela equipe organizadora.?
5. Não haverá apresentação oficial para os avaliadores dos trabalhos, sendo esta avaliação
realizada pelos pareceristas antes do dia evento.
Critérios para avaliação dos trabalhos pelos pareceristas:
1. Trabalho dentro das normas especificadas - Nota: 0 ou 1
2. As referências estão de acordo com as normas ABNT - Nota:0 ou 1
3. Não possui erro de ortografia e gramática - Nota:2
4. Possui até 02 erros de ortografia e gramática (>02 erros – nota 0) - Nota: 0 ou 1
5. Texto coeso, coerente e com encadeamento lógico entre os elementos estruturais - Nota: 0 ou 1
6. Coerente com o tema do Congresso - Nota: 0 ou 1
7. Coerente com o eixo temático - Nota: 0 ou 1
8. O trabalho tem méritos (relevância) - Nota:0 ou 1
9. O trabalho é original (uso de detectores de similaridades, como o GRAMMARLY –gratuito). Até 30% de similaridade = 1; Acima de 30% de similaridade = 0
Obs.: se for detectado plágio, o trabalho será reprovado. ??
Obs.: Todos os trabalhos passarão por dupla checagem que será realizada com cegamento
entre os pareceristas
Resultado da avaliação
Os resultados da avaliação por pareceristas, membros do Comitê Científico, serão conclusivos, ou seja, não estarão sujeitos à revisão. Desse modo, reitera-se a importância da qualidade dos trabalhos e do respeito às regras de submissão, normas de formatação e critérios de avaliação.
O resultado da avaliação os trabalhos será divulgado no dia previsto no calendário disponibilizado na página e no e-mail dos autores.
Avaliação:
A nota final será considerada para reprovação ou aprovação do trabalho e para a premiação
dos melhores trabalhos do Congresso. Serão premiados e terão direito a apresentação dentro da programação do Congresso os 03 (três) trabalhos com as maiores notas.
Em caso de empate, os critérios a seguir serão utilizados como desempate, nessa ordem:
relevância; coerência com o eixo temático; originalidade do resumo; não possuir erro de
ortografia; possuir até 02 erros de ortografia; coesão e coerência do texto; trabalho dentro
das normas especificadas; referências de acordo com a ABNT. Aquele trabalho que tiver melhor nota nestes critérios, avaliados separadamente e nessa ordem, sairá vencedor em relação ao (s) trabalho (s) de nota (s) final (is) igual (is).