Cultura e Identidade
Tradicionalmente, os conceitos de cultura e identidade expressam (ou deveriam expressar) fenômenos heterogêneos, plurais e multifacetados. Neste sentido, a proposta tem como objetivo reunir investigações com enfoques interdisciplinares sobre os processos sociohistóricos de configuração de identidades (de gênero, etnicorraciais, religiosas, políticas, entre outras), assumindo-as como movimentos em constante transformação, sobretudo em fluxos culturais contemporâneos. Serão valiosas as contribuições provenientes de investimentos empíricos que abordam os processos de constituição de subjetividades, as elaborações de cosmologias e manifestações simbólicas, bem como os quadros morais que orientam as experiências individuais e coletivas no estabelecimento e gerenciamento das relações e tramas que vinculam os grupos sociais entre si. Sejam através de signos, códigos estéticos, representações, regras de convivência e normas de conduta próprias, as culturas constroem espaços de socialização e consenso, mas também ambientes de conflitos e divergência. O eixo visa aprofundar a análise e ampliar a discussão sobre distintas manifestações culturais e constituição de identidades. Desse modo, ao valorizar diferentes perspectivas sobre o tema, tanto em termos teóricos como metodológicos, a ideia é promover ampla discussão, buscando o diálogo e a troca de experiências entre pesquisadores.
Performance, corpo e território
Este eixo temático procura valorizar trabalhos de pesquisa, intervenção ou propostas pedagógicas com especial atenção aos processos de construção do corpo e do território a partir de diferentes campos de saber. Corpos, territórios e paisagens constituem o locus de realização concreta de manifestações e práticas culturais em diferentes grupos e sociedades. A ideia é reunir pesquisas que valorizem a perspectiva da corporeidade, da performance e expressões artísticas, focalizando as categorias, valores, linguagens e práticas dos atores que constituem (e são constituídos por) ritos, festividades, celebrações, rituais e outras formas de manifestações performáticas. Ao propiciar um ambiente de discussão em torno de variadas metodologias de investigação e abordagens epistemológicas, este eixo pretende abordar as especificidades do campo de estudos em torno do corpo e território, assim como atentar para dimensões políticas, econômicas e morais em torno destes fenômenos, especialmente no contexto das diversidades sexual, etnicorracial e de gênero.
Educação, cidadania e direitos humanos
Este eixo temático busca acolher resumos com resultados de pesquisas e/ou trabalhos que abordem a temática da Educação, articulando Cidadania e Direitos Humanos. Serão priorizados trabalhos que possam contribuir com a difusão de ações e práticas em direitos humanos em ambientes educacionais formais e não formais. Há que se considerar a relevância de trabalhos que analisam o conceito de cidadania, numa perspectiva de assegurar a busca de direitos fundamentais, visando a igualdade e equidade, na sociedade brasileira. Nesta perspectiva, serão acolhidos também trabalhos que versem sobre o tema das relações raciais, de gênero, de respeito à diversidade religiosa, feminicídio e temas afins.
Estado, Poder e Narrativas
Nos últimos 25 anos, as Ciências Sociais e a historiografia brasileira sofreram uma importante renovação com a inserção de pelo menos duas grandes matrizes do pensamento social. Por um lado, a recepção dos trabalhos de Michel Foucault e sua concepção de microfísica do poder, por outro, a inserção de Edward Thompson provocando uma revisão conceitual do marxismo. Ambos permitiram a incorporação de uma nova linguagem para a compreensão de fenômenos complexos desde um ponto de vista do capitalismo periférico. Mais recentemente, os estudos pós-coloniais ou decoloniais vêm abrindo novas frentes de estudos que buscam dar conta da construção das relações de poder e das narrativas que sustentam tais relações dentro dos aparatos estatais e para-estatais. Ao mesmo tempo, tais perspectivas apontam para contra-narrativas que conseguem analisar e desconstruir relações de poder antes encobertas pelos dispositivos de constituição da tradição e normatização produzidos pela rotinização da máquina estatal-capitalista. Por fim, é imprescindível reconhecer que a descentralização e capilarização das formas de poder, atualmente, não as eliminam ou enfraquecem, ao contrário, produzem sistemas mais eficientes de controle da sociedade e da reprodução do capital, de modo que a identificação destes mecanismos de captura e alienação do trabalho torna-se mais urgente por meio justamente destes novos campos de estudo. Neste sentido, este eixo temático busca agregar trabalhos que abordem questões envolvendo as diversas formas de poder dispersas na sociedade capitalista contemporânea, a construção de aparatos e dispositivos estatais, as disputas narrativas desenvolvidas por estas mesmas formas de poder e seus contra-discursos.
Ensino: teoria e vivências
Pensar sobre aquilo que se faz. Aos interessados no problema de como se forma o que se pode chamar de humano, sobre o que é possível fazer para criar rotas possíveis, e sobre o que vale mais na hora de certas decisões na relação entre pessoas, saberes e valores na prática da ação formativa. Trata-se de um espaço destinado aos interessados em pensar, no sentido geral, sobre o que é formar alguém; assim como àqueles interessados mais especificamente sobre o que é e como se dão determinadas hipóteses, estratégias e experiências, ao se formar um técnico, um licenciado, um bacharel, um doutor ou uma pessoa que está retornando ao estudo formal depois de anos absorvida pela lida com a vida e os dias. O que significa afirmar que se ensina algo? Isso significa realizar afirmações verdadeiras diante de outras pessoas? É preservação da consciência histórica? É estratégia de algum tipo de inovação? É relação que se dá em diversos níveis afetivos, cognitivos, políticos, éticos e estéticos? Quais e como? É transmissão de conhecimento? Pragmatismos múltiplos? Quais e por quê? Que vivências decisivas merecem atenção reflexiva nas empreitadas de pessoas que pensam sobre sua prática no ensino?
Linguagens Artísticas
Este eixo temático busca reunir as discussões e pesquisas em torno da Literatura e as diversas linguagens artísticas como as Artes Visuais, Música, Teatro, Dança, Cinema, Circo, etc. Os trabalhos desenvolvidos devem pensar a Literatura em suas variadas formas de representação e expressão, criando pontes entre as demais linguagens artísticas e investigando os diálogos intertextuais provocados pelo texto literário. A relação entre Literatura e linguagens artísticas se dá em vários âmbitos, tendo em vista que a Literatura perpassa, de certa maneira, os muitos campos da Arte, possibilitando a criação de diferentes manifestações artísticas a partir do encontro com o texto literário. A Literatura em todos os seus gêneros, nas modalidades orais ou escritas, seja de origem erudita e/ou popular, da tradição canônica ou contemporânea possibilita a criação de outros olhares artísticos que dialoguem diretamente com a arte poética que, por sua força, funda memória, desdobrando temáticas e questões para além do texto literário através do jogo intertextual implícito e/ou explícito com outras linguagens artísticas.