Grupo de Trabalho 01 – Educação infantil, Diversidade e Inclusão |
Bloco de Aulas 1 - Sala 5 |
|
Coordenação: Adele Guimarães Ubarana Santos - NEI-CAp/UFRN |
||
Nº |
Título |
Autore(a)s |
1 |
LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE-COLONIAL |
Maria Claudia Bezerra Trindade; |
2 |
GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS CURRICULARES RECENTES |
Paulo Victor da Silva Almeida; |
3 |
TRABALHO COLABORATIVO: POSSIBILIDADES DE INTERAÇÕES E EXPERIENCIAS DE CRIANÇAS COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Noádia Augusta da Silva Gomes Oliveira; |
4 |
O TRABALHO COM A LITERATURA NEGRA EM ESCOLAS DE ANGICOS: IMPRESSÕES DOCENTES |
Adriene de Souza Araújo; |
Grupo de Trabalho 02 – Educação infantil, Leitura, Escrita e Literatura |
Bloco de Aulas 1 - Sala 6 |
|
Coordenação: Úrsula Gabriela Dantas de Menezes - NEI-CAp/UFRN |
||
Nº |
Título |
Autore(a)s |
1 |
LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O LUGAR DOS ACERVOS NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS |
Úrsula Gabriela Dantas de Menezes;
|
2 |
A MULHER NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL: UM ESTUDO FEITO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ANGICOS/RN |
Clara Alícia Avelino Silva; |
3 |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESPAÇO LÚDICO DE APRENDIZAGEM. |
Doraneide Cristina de Oliveira Medeiros.
|
4 |
SENTIDOS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS SOBRE/COM A LITERATURA INFANTIL |
Maria Juliane Almeida Gomes; |
Grupo de Trabalho 03 e 04 – Educação infantil, Linguagens da arte, Ludicidade e corporeidade – Educação infantil, Mídias e Tecnologias |
Bloco de Aulas 1 - Sala 8 |
|
Coordenação: Sandro da Silva Cordeiro- NEI-CAp/UFRN |
||
Nº |
Título |
Autore(a)s |
1 |
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS BRINCADEIRA COM BARQUINHO DE GELO |
Maria Jailma Oliveira de Sousa;
|
2 |
O OLHAR FOTOGRÁFICO DE WALTER FIRMO: ENTRE IMAGENS, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA |
Lucilene Inácio Saldanha. |
3 |
O USO DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Maria da luz Duarte Leite Silva;
|
4 |
A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS NA PANDEMIA PARA A APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA DO CAMPO, SOB A ÓTICA DAS FAMÍLIAS |
Risalda Alves Brazao de Azevedo. |
Grupo de Trabalho 05 – Educação infantil, Currículos, Experiências e Práticas Cotidianas |
Bloco de Aulas 1 - Sala 9 |
|
Coordenação: Maria José Campos Faustino - NEI-CAp/UFRN |
||
Nº |
Título |
Autore(a)s |
1 |
O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS |
Dumara Alves Pereira; |
2 |
RELATO DE EXPERIÊNCIA, PERCEPÇÕES E PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NO PERÍODO PANDÊMICO ANO 2020 - TURMA PRÉ II |
Ayra Moabb Monteiro Pessoa. |
3 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DE UMA CLASSE HOSPITALAR: TRABALHANDO COM A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Jacyene Melo de Oliveira Araújo;
|
4 |
A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS CANTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO GLOBAL DE BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS (0 A 3 ANOS) |
Adrielle da Rocha Medeiros; |
5 |
O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O MÉTODO MONTESSORIANO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO AMBIENTE ESCOLAR |
Déllis Cristina Dantas de Assis Bezerra; |
Grupo de Trabalho 06 – Educação infantil, Políticas, Gestão e Formação de professores(as) |
Bloco de Aulas 1 - Sala 10 |
|
Coordenação: Cláudia Roberto Soares de Macêdo Nazário - NEI-CAp/UFRN |
||
Nº |
Título |
Autore(a)s |
1 |
APRENDIZAGEM CRIATIVA SOB A VISÃO DAS(OS) PROFESSORAS(ES) DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Julia Clara Roque de Brito.
|
2 |
POLÍTICAS DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: ESTUDOS REALIZADOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE ANGICOS/RN |
Maria Beatriz da Costa Monteiro; |
3 |
REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE FERNANDO PEDROZA/RN. |
Jubenaide Cruz de Souza.
|
4 |
CICLO DE DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL: COMPARTILHANDO ESTUDOS, PESQUISAS E PRÁTICAS |
Ana Luisa Nogueira de Amorim. |
5 |
BOLETIM INFORMATIVO: ESTRATÉGIA DE ORIENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA
|
Elke Meneses de Santana Xavier; |
Grupo de Trabalho 01 – Educação infantil, Diversidade e Inclusão |
Bloco de Aulas 1 - Sala 5 |
|
Coordenação: Ana Maria Pereira Aires - UFERSA |
||
Nº |
Título |
Autore(a)s |
1 |
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE JOGO ORTOGRÁFICO |
Amanda Aparecida da Costa; |
2 |
INCLUSÃO NA ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Maria da Luz Duarte Leite Silva; |
3 |
INFÂNCIA, ESCOLA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: O QUE NOS DIZEM OS DOCUMENTOS OFICIAIS? |
Matteus Vinicius Gomes Luz;
|
Grupo de Trabalho 02 e 03 – Educação infantil, Escrita e Literatura – Educação Infantil, Linguagens da arte, Ludicidade e Corporeidade |
Bloco de Aulas 1 - Sala 6 |
|
Coordenação: Ana Clarissa Gomes de França - UFERSA |
||
Nº |
Título |
Autore(a)s |
1 |
TEXTO NO CONTEXTO: A LEITURA E A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Carliana de Moura Dutra;
|
2 |
PRÁTICAS COM A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BREVE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO |
Louriete Ribeiro de Araújo; |
3 |
A EXPERIÊNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR ATRAVÉS DA PSICANÁLISE |
Luana Almeida de Lima Rêgo.
|
Grupo de Trabalho 05 / 1 – Educação infantil, Currículos, Experiências e Práticas Cotidianas |
Bloco de Aulas 1 - Sala 7 |
|
Coordenação: Andréa Carla Pereira Campos Cunha |
||
Nº |
Título |
Autore(a)s |
1 |
EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: ONDE ESTÃO OS BEBÊS? |
Celiane Oliveira dos Santos.
|
2 |
CONCEITO DE INFÂNCIA: UM BREVE PERCURSO HISTÓRICO DESSA CONSTRUÇÃO SOCIAL |
Blenda Priscila Alencar da Silva; Luana Almeida de Lima Rêgo. |
3 |
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM PROJETO, BRINCANDO E APRENDENDO NO CME |
Valdineide de Araújo Albano;
|
4 |
O LAR COMO AMBIENTE EDUCATIVO E MOTIVANTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ÉPOCA DE ISOLAMENTO SOCIAL |
Alileida de Oliveira Lima de Medeiros.
|
Grupo de Trabalho 05 / 2 – Educação infantil, Currículos, Experiências e Práticas Cotidianas |
Bloco de Aulas 1 - Sala 8 |
|
Coordenação: Francisca Soraya Rodrigues de Macedo Farias |
||
Nº |
Título |
Autore(a)s |
1 |
OS LUGARES DAS CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES DO DISTRITO FEDERAL |
Lourenço Silva Teixeira;
|
2 |
APRENDIZAGEM MOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POR UM EDUCAÇÃO INTEGRAL |
Carlos Janerlandio da Silva Araújo. |
3 |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PRÁTICA COTIDIANA |
Célia Camelo de Sousa.
|
4 |
RECONFIGURANDO AS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO RETORNO PRESENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 |
Silvana De Medeiros da Silva;
|
Grupo de Trabalho 06 – Educação infantil, Políticas, Gestão e Formação de Professores(as) |
Bloco de Aulas 2 - Sala 5 |
|
Coordenação: Fádyla Késsia Rocha de Araújo Alves – UFERSA |
||
Nº |
Título |
Autore(a)s |
1 |
DA LEGISLAÇÃO AO COTIDIANO: ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA |
Indira Caldas Cunha de Oliveira;
|
2 |
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERLOCUÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO PSICOLÓGICO E PEDAGÓGICO |
Indira Caldas Cunha de Oliveira. |
3 |
EDUCAÇÃO INFANTIL: POLÍTICAS, CURRÍCULO FORMAÇÃO PRÁTICA PEDAGÓGICA |
Georgia Nogueira Galdino.
|
4 |
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Valdineide De Araújo Albano; |