II SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - II SIMEI

II SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - II SIMEI

Faça sua inscrição

Trabalhos Aprovados

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

24/08/2022 (Quarta-feira)
10h30 às 12h

Grupo de Trabalho 01 – Educação infantil, Diversidade e Inclusão

Bloco de Aulas 1 - Sala 5

Coordenação: Adele Guimarães Ubarana Santos - NEI-CAp/UFRN

Título

Autore(a)s

1

LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE-COLONIAL

Maria Claudia Bezerra Trindade;
Ana Maria Pereira Aires;
Maria Larissa Rodrigues da Silva.

2

 

GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS CURRICULARES RECENTES

Paulo Victor da Silva Almeida;
Ana Maria Pereira Alves.

3

 

TRABALHO COLABORATIVO: POSSIBILIDADES DE INTERAÇÕES E EXPERIENCIAS DE CRIANÇAS COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Noádia Augusta da Silva Gomes Oliveira;
Lillian Kelliany Silva de Arruda.

4

 

O TRABALHO COM A LITERATURA NEGRA EM ESCOLAS DE ANGICOS: IMPRESSÕES DOCENTES

Adriene de Souza Araújo;
Ana Maria Pereira Aries;
Luis Carlos Souza de Nascimento.

Grupo de Trabalho 02 – Educação infantil, Leitura, Escrita e Literatura

Bloco de Aulas 1 - Sala 6

Coordenação: Úrsula Gabriela Dantas de Menezes - NEI-CAp/UFRN

Título

Autore(a)s

1

LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O LUGAR DOS ACERVOS NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Úrsula Gabriela Dantas de Menezes;
Denise Maria de Carvalho Lopes.

 

2

 

A MULHER NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL: UM ESTUDO FEITO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ANGICOS/RN

Clara Alícia Avelino Silva;
Ana Maria Pereira Alves.

3

 

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESPAÇO LÚDICO DE APRENDIZAGEM.

Doraneide Cristina de Oliveira Medeiros.

 

4

 

SENTIDOS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS SOBRE/COM A LITERATURA INFANTIL

Maria Juliane Almeida Gomes;
Elaine Luciana Sobral Dantas.

Grupo de Trabalho 03 e 04 – Educação infantil, Linguagens da arte, Ludicidade e corporeidade – Educação infantil, Mídias e Tecnologias

Bloco de Aulas 1 - Sala 8

Coordenação: Sandro da Silva Cordeiro- NEI-CAp/UFRN

Título

Autore(a)s

1

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS BRINCADEIRA COM BARQUINHO DE GELO

Maria Jailma Oliveira de Sousa;
Khadidja Karen Monteiro Assunção Torres.

 

2

 

O OLHAR FOTOGRÁFICO DE WALTER FIRMO: ENTRE IMAGENS, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Lucilene Inácio Saldanha.

3

 

O USO DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Maria da luz Duarte Leite Silva;
Francisco Ilenilson da silva;
Ajineldo Ferreira da Silva.

 

4

 

A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS NA PANDEMIA PARA A APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA DO CAMPO, SOB A ÓTICA DAS FAMÍLIAS

 

 

Risalda Alves Brazao de Azevedo.

Grupo de Trabalho 05 – Educação infantil, Currículos, Experiências e Práticas Cotidianas

Bloco de Aulas 1 - Sala 9

Coordenação: Maria José Campos Faustino - NEI-CAp/UFRN

Título

Autore(a)s

1

O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Dumara Alves Pereira;
Janaina Silmara da Silva Ramos.

2

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA, PERCEPÇÕES E PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NO PERÍODO PANDÊMICO ANO 2020 - TURMA PRÉ II

Ayra Moabb Monteiro Pessoa.

3

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DE UMA CLASSE HOSPITALAR: TRABALHANDO COM A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Jacyene Melo de Oliveira Araújo;
Aizlha Rhaymara Souza de Oliviera;
Tatiane Crislayne Alexandre da Silva.

 

4

 

A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS CANTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO GLOBAL DE BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS (0 A 3 ANOS)

Adrielle da Rocha Medeiros;
Milene André dos Santos;
Jacyene Melo de Oliveira Araújo.

5

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O MÉTODO MONTESSORIANO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO AMBIENTE ESCOLAR

Déllis Cristina Dantas de Assis Bezerra;
Naligia Maria Bezerra Lopes.

Grupo de Trabalho 06 – Educação infantil, Políticas, Gestão e Formação de professores(as)

Bloco de Aulas 1 - Sala 10

Coordenação: Cláudia Roberto Soares de Macêdo Nazário - NEI-CAp/UFRN

Título

Autore(a)s

1

APRENDIZAGEM CRIATIVA SOB A VISÃO DAS(OS) PROFESSORAS(ES) DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Julia Clara Roque de Brito.
Akynara Agláe Rodrigues Santos da Silva Burlamaqui;

 

2

 

POLÍTICAS DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: ESTUDOS REALIZADOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE ANGICOS/RN

Maria Beatriz da Costa Monteiro;
Akynara Agláe Rodrigues Santos da Silva Burlamaqui;
Maria Juliane Almeida Gomes.

3

 

REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE FERNANDO PEDROZA/RN.

Jubenaide Cruz de Souza.

 

4

CICLO DE DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL: COMPARTILHANDO ESTUDOS, PESQUISAS E PRÁTICAS

Ana Luisa Nogueira de Amorim.

5

BOLETIM INFORMATIVO: ESTRATÉGIA DE ORIENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA

 

Elke Meneses de Santana Xavier;
Luciana Nunes Galvão;
Indira Caldas Cunha de Oliveira.

 

25/08/2022 (Quinta-feira)
11h00 às 12h

 

Grupo de Trabalho 01 – Educação infantil, Diversidade e Inclusão

Bloco de Aulas 1 - Sala 5

Coordenação: Ana Maria Pereira Aires - UFERSA

Título

Autore(a)s

1

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE JOGO ORTOGRÁFICO

Amanda Aparecida da Costa;
Gabrielly Thiciane dos Santos Andrade;
Ananias Agostinho da Silva.

2

 

INCLUSÃO NA ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Maria da Luz Duarte Leite Silva;
Ajineldo Ferreira da Silva;
Francisco Ilenilson da Silva.

3

 

INFÂNCIA, ESCOLA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: O QUE NOS DIZEM OS DOCUMENTOS OFICIAIS?

Matteus Vinicius Gomes Luz;
Blenda Priscila Alencar da Silva.

 

Grupo de Trabalho 02 e 03 – Educação infantil, Escrita e Literatura – Educação Infantil, Linguagens da arte, Ludicidade e Corporeidade

Bloco de Aulas 1 - Sala 6

Coordenação: Ana Clarissa Gomes de França - UFERSA

Título

Autore(a)s

1

TEXTO NO CONTEXTO: A LEITURA E A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Carliana de Moura Dutra;
Ananias Agostinho da Silva;
Francisco Mailson de Lima Cavalcante.

 

2

 

PRÁTICAS COM A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BREVE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

 

Louriete Ribeiro de Araújo;
Elaine Luciana Sobral Dantas.

3

 

A EXPERIÊNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR ATRAVÉS DA PSICANÁLISE

 

Luana Almeida de Lima Rêgo.

 

Grupo de Trabalho 05 / 1 – Educação infantil, Currículos, Experiências e Práticas Cotidianas

Bloco de Aulas 1 - Sala 7

Coordenação: Andréa Carla Pereira Campos Cunha

Título

Autore(a)s

1

EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: ONDE ESTÃO OS BEBÊS?

 

Celiane Oliveira dos Santos.

 

2

 

CONCEITO DE INFÂNCIA: UM BREVE PERCURSO HISTÓRICO DESSA CONSTRUÇÃO SOCIAL

Blenda Priscila Alencar da Silva;

Luana Almeida de Lima Rêgo.

3

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM PROJETO, BRINCANDO E APRENDENDO NO CME

Valdineide de Araújo Albano;
Janaina Cheilla Monteiro P. De Souza;
Cristiane Ranize de Oliveira Alves.

 

4

 

O LAR COMO AMBIENTE EDUCATIVO E MOTIVANTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ÉPOCA DE ISOLAMENTO SOCIAL

Alileida de Oliveira Lima de Medeiros.

 

Grupo de Trabalho 05 / 2 – Educação infantil, Currículos, Experiências e Práticas Cotidianas

Bloco de Aulas 1 - Sala 8

Coordenação: Francisca Soraya Rodrigues de Macedo Farias

Título

Autore(a)s

1

OS LUGARES DAS CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES DO DISTRITO FEDERAL

 

Lourenço Silva Teixeira;
Monique Aparecida Voltarelli.

 

2

 

APRENDIZAGEM MOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POR UM EDUCAÇÃO INTEGRAL

 

Carlos Janerlandio da Silva Araújo.

3

 

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PRÁTICA COTIDIANA

 

Célia Camelo de Sousa.

 

4

RECONFIGURANDO AS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO RETORNO PRESENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Silvana De Medeiros da Silva;
Priscila Kelly de Paiva M. Araújo;
Elizângela dos S. Lima da Silva.

 

Grupo de Trabalho 06 – Educação infantil, Políticas, Gestão e Formação de Professores(as)

Bloco de Aulas 2 - Sala 5

Coordenação: Fádyla Késsia Rocha de Araújo Alves – UFERSA

Título

Autore(a)s

1

DA LEGISLAÇÃO AO COTIDIANO: ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Indira Caldas Cunha de Oliveira;
Elke Meneses de Santana Xavier.

 

2

 ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERLOCUÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO PSICOLÓGICO E PEDAGÓGICO

Indira Caldas Cunha de Oliveira.

3

 

EDUCAÇÃO INFANTIL: POLÍTICAS, CURRÍCULO FORMAÇÃO PRÁTICA PEDAGÓGICA

Georgia Nogueira Galdino.

 

4

 

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Valdineide De Araújo Albano;
Fádyla Késsia Rocha de Araújo Alves;
Vanessa Marliene Fonseca.