Sobre
Recentemente foram desenhadas diretrizes nacionais para a educação como políticas de Estado, ação que favorece a centralidade do planejamento como ênfase e chamamento para o delineamento da expectativa de educação necessária e respectivos resultados para um projeto de nação que entende a cidadania como eixo da democracia. Destaca-se o desdobramento tanto do I como do II Planos Nacionais de Educação (2001-2024) com duração decenal cada um e o imperativo da elaboração e desenvolvimento dos Planos Municipais de Educação (PMEs) em todo o território nacional. O III Colóquios de Políticas e Gestão da Educação (ONLINE) privilegia para 2021 o tema: “Planejamento educacional em debate: Políticas públicas e desafios”. O objetivo dessa 3ª Edição, ao considerar o conjunto de orientações para monitoramento de avaliação dos Planos Municipais de Educação (BRASIL, 2016) é o de discutir e socializar pesquisas e reflexões quanto às formas, resultados e leituras do trabalho das instâncias responsáveis pelo monitoramento e avaliação dos referidos Planos no país à luz do Planejamento Nacional para a educação. O desenvolvimento do evento recebe comunicações de trabalhos científicos quanto à temática e propondo encaminhamentos por meio de palestras, comunicações orais, painéis temáticos, apresentação de pôsteres e relatos de experiências em 10 eixos temáticos que contemplam pesquisadores, professores de pós-graduação, estudantes e estudiosos de temáticas correlatas.
As inscrições deverão ser feitas a partir do botão INSCREVA-SE AGORA.
Público alvo:
Pesquisadores da Educação, Ciências Sociais, Políticas Públicas e afins | Estudantes de Programas de Pós-Graduação (Scrito e Lato Sensu) | Especialistas em Educação |
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Dirigentes Municipais de Educação | Professores do Ensino Superior | Estudantes em nível de Graduação |
Conselheiros Municipais de Educação | Professores da Educação Básica | Organismos não-governamentais |
Lideranças nacionais na área educacional e outras autoridades governamentais | Grupos de Estudos e demais interessados na temática do evento | Formadores de opinião no segmento da educação |
Os trabalhos com as inscrições regularizadas serão publicados por meio de ANAIS ONLINE DO EVENTO, oriundos das palestras, painéis, pôsteres e comunicações orais. Convidamos a todos os interessados à submeterem os seus trabalhos nas modalidades de Comunicações orais e pôsteres. Os trabalhos com inscrições deferidas poderão submeter diretamente os trabalhos na Plataforma de submissão ou encaminhá-los para o email: geplageufscar@gmail.com.
Local do evento: (ONLINE) - de 24 a 27 de maio de 2022
Desejamos a todos um evento repleto de novas aprendizagens !
Dúvidas ou esclarecimentos contate a Comissão Organizadora:
geplageufscar@gmail.com
Local do evento
Evento online
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Palestrantes
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Profa. Dra. Elisângela Alves da Silva Scaff - Universidade
Professora associada do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da Universidade Federal do Paraná (DEPLAE/UFPR). Possui Doutorado em Educação (2007) e Pós-Doutorado (2013) pela Universidade de São Paulo - USP. Cursou Pedagogia (1994) e Mestrado em Educação (1999) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi pró-reitora de ensino na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2008-2010), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (2011-2013), coordenadora do GT 5 da ANPED Centro-Oeste (2014-2016) e coordenadora da Seção MS da ANPAE (2013-2016). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR - 2020-2022) e do Doutorado Interinstitucional (DINTER UFAC/UFPR 2018-2022). Bolsista Produtividade Nível 2 do CNPq. É editora chefe do Jornal de Políticas Educacionais (1019-2021) e integrante do Comitê Editorial das Revistas Educação e Fronteiras on line, Laplage em Revista e Interfaces da Educação. Membro de Comitê Avaliador de PIBIC da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2017-2020) e PIBIC-Master da PUC_PR (2020), membro do Banco de Avaliadores (BASIS/INEP-2018-2020) e da comissão de avaliação de recursos de APCN (CAPES-2019). É integrante da Rede de Estudos e Pesquisas e Planejamento e Gestão Educacional - REPLAG e do Núcleo de Políticas Educacionais - NUPE/UFPR.
24/05 - 19h00 Desafios à consolidação do planejamento educacional no Brasil -
Profa. Dra. Rosanna Maria Barros Sá - Universidade do Algarve - Pt.
É Docente na Universidade do Algarve desde 2001 sendo a Diretora do Mestrado em Educação Social. Atualmente é i) Membro da Direção (e cofundadora) do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD-UALG); e ii) Convenor of the European Society of Research on the Education of Adults Network on Policy Studies in Adult Education. É detentora de Doutoramento em Educação pela Universidade do Minho (2009) e de Pós-doutoramento em Políticas Estruturais Europeias e Inovação Educacional pela Universidade de Lisboa (2018). Possuindo o Título de Agregação em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (2021). Pertence ao Conselho científico e editorial de diversas publicações científicas nacionais e internacionais. Tem mais de uma centena de publicações (diversos Livros, Capítulos e Artigos).
25/05 - 09h30 A emergência do Estado Neoliberal e Neosocial: problematizando as novas prioridades na governação global da agenda educacional -
Profa. Dra. Maria Alice de Miranda Aranda - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Doutora em Educação (2009), Mestre em Educação (2004), Pedagoga (1991) e Especialista em Gestão/Administração Educacional (2001), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É professora Associada da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atua na Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). Realizou Estágio Pós-Doutoral via PNPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordenou o Programa de Pós Graduação em Educação PPGEdu/FAED/UFGD (2015-2017). É Líder do GEPGE - Grupo de Estudos e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação/PPGEDU/FAED/UFGD, na Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Conselhos Municipaais de Educação no Brasil (GEPCMEBr). Coordenou o Curso de Licenciatura em Pedagogia (gestão 2011-2012) e o Subprojeto da Área da Pedagogia no PIBID/CAPES/UFGD de 2009 a 2013 e de 2015 a 2016. Foi Gestora de Processos Educacionais no PIBID/CAPES/UFGD (2016-2018). Atuou na docência e na gestão em escolas públicas de educação básica e em órgãos do sistema municipal de ensino: Secretaria Municipal de Educação de Dourados/MS (SEMED) e Conselho Municipal de Educação (COMED). Tem experiência na área de Educação no que tange à gestão/administração educacional e formação de professores/gestores. Estuda, ensina, pesquisa e publica nos seguintes temas: gestão escolar, gestão democrática da educação, projeto político pedagógico, gestão dos sistemas de ensino, constituinte escolar, políticas públicas de educação, planos decenais de educação, alfabetização no contexto das políticas públicas de educação, democracia, participação e cidadania.
25/05 - 19h00 Planejamento educacional brasileiro: Planos decenais em foco -
Prof. Dr. Washington Cesar Shoiti Nozu - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos (Mestrado) da UFGD. Doutor e Mestre em Educação pela UFGD. Especialista em Filosofia e Direitos Humanos pela AVM Faculdade Integrada. Especialista em Educação, Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sob supervisão da Profª. Drª. Mônica de Carvalho Magalhães Kassar. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI/UFGD), da Rede Educação Especial do Campo e do Grupo de Estudo e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE/UFGD). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Mediador do GT Pessoas com Deficiência em Escolas Públicas do Campo - Frente das Escolas do Campo, do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC). Editor Associado da Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE). Foi Bolsista Pesquisador Ingressante da UFGD (2018-2019), na área de Ciências Humanas. Desenvolve estudos e pesquisas em Educação e em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Políticas e Gestão da Educação Especial para Inclusão Escolar, Interfaces Educação Especial e Educação do Campo, Direito à Educação, Educação e/em Direitos Humanos.
26/05 - 09h00 Políticas e Gestão da Educação Especial em Escolas do Campo e das Águas -
Prof. Dr. Antonio Bosco de Lima - Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Pires (1983), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (1988), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), pós-doutorado pela UNICAMP na área de concentração História, Filosofia e Educação (2012), e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos na Linha de Pesquisa Teoria e Fundamentos da Educação (2020). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia e coordena o Grupo de Pesquisa Estado, Democracia e Educação (GPEDE). Tem experiência na Educação Básica como Professor e Diretor de Escola, e na Educação Superior ministra aulas na área Políticas e Gestão da Educação na graduação e no PPGEd/UFU está vinculado à Linha de Pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação. Tem desenvolvido pesquisas com os seguintes temas: políticas educacionais, estado, democracia e controle social. Nestas áreas temáticas, resultantes de pesquisas, publicou livros pela Alínea, Xamã, Edunioeste, Edufu, Paco Editorial e Assis Editora. Escreve contos, crônicas e poesias, que é uma forma de se manter lúcido no mundo da produtividade acadêmica.
26/05 - 19h00 Plano Municipal de Educação e planejamento: política ou programa de governo? -
Profa. Dra. Erika dos Reis Gusmão Andrade - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Políticas Educacionais do Centro de Educação e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Pesquisa Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo. da UFRN. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Teoria das Representações Sociais, formação do professor da Educação Básica e Ensino Superior, formação profissional e universitária, processos de ensino-aprendizagem no adulto em formação e construção de conceitos.Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Associação Cultural Educacional da Bahia (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Especialização em Psicopedagogia pela Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Pró- Reitora Adjunta de Graduação da UFRN (2015-2019). Já tendo atuado como: Vice-Coordenadora (2005/2007) e Coordenadora do Curso de Pedagogia da UFRN, Modalidade Presencial Campus Central (2007/2009); Coordenadora do Projeto de Elaboração e Monitoramento dos Planos de Ações Articuladas dos Municípios do Rio Grande do Norte (PAR) na UFRN (2007/2008); Coordenadora Pedagógica do Programa Complementar de Apoio ao Ensino Médio (2007/2009); Professora Colaboradora da Especialização de Psicopedagogia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN (2005-2009); Co-Coordenadora do Projeto PRODOCÊNCIA/UFRN (2008/2010); Coordenadora Pedagógica do Curso de Pedagogia da Terra da UFRN/INCRA (2010/2011); Coordenadora do Subprojeto PIBID/CAPES - Pedagogia (2009/2013) e Chefe do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação (2013/2015). https://orcid.org/0000-0002-5296-8481
27/05 - 09h30 Planejamento educacional para a formação de professores no Brasil: a BNCC e a solicitação de competências -
Prof. Dr. José Antonio Caride Gomez - Universidad de Santiago de Compostela - USC
Doctor en Pedagogía por la Universidad de Santiago de Compostela, con Premio Extraordinario de Doctorado en 1983, es Catedrático de Pedagogía Social en el Departamento de Pedagogía y Didáctica de la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Santiago de Compostela, desde diciembre de 1979. Profesor Visitante de varias Universidades europeas, latinoamericanas y africanas, desde 2002 hasta 2013 presidió la Sociedad Iberoamericana de Pedagogía Social (SIPS), de la que es miembro fundador y actualmente miembro permanente de su Consejo Ejecutivo. En noviembre de 2004, en Chile, le fue concedida la “Orden al Mérito Institucional” del Consejo Mundial da Educación-World Council For Currículum and Instruction, distinción a la que se añaden otros premios y reconocimientos de carácter científico y docente.
27/05 - 14h00 Educar a tempo: realidades e desafíos para as políticas educacionais do século XXI
Programação
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24/05 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19h00 |
PROGRAMAÇÃO GERAL
Colóquio |
III COLÓQUIOS DE POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO – UFSCAR SOROCABA PROGRAMAÇÃO GERAL
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