III COLÓQUIOS DE POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO (ONLINE)

24 de maio de 2022, 19h00 até 27 de maio de 2022, 16h00

Evento online

Sobre

Recentemente foram desenhadas diretrizes nacionais para a educação como políticas de Estado, ação que favorece a centralidade do planejamento como ênfase e chamamento para o delineamento da expectativa de educação necessária e respectivos resultados para um projeto de nação que entende a cidadania como eixo da democracia. Destaca-se o desdobramento tanto do I como do II Planos Nacionais de Educação (2001-2024) com duração decenal cada um e o imperativo da elaboração e desenvolvimento dos Planos Municipais de Educação (PMEs) em todo o território nacional. O III Colóquios de Políticas e Gestão da Educação (ONLINE) privilegia para 2021 o tema: “Planejamento educacional em debate: Políticas públicas e desafios”. O objetivo dessa 3ª Edição, ao considerar o conjunto de orientações para monitoramento de avaliação dos Planos Municipais de Educação (BRASIL, 2016) é o de discutir e socializar pesquisas e reflexões quanto às formas, resultados e leituras do trabalho das instâncias responsáveis pelo monitoramento e avaliação dos referidos Planos no país à luz do Planejamento Nacional para a educação. O desenvolvimento do evento recebe comunicações de trabalhos científicos quanto à temática e propondo encaminhamentos por meio de palestras, comunicações orais, painéis temáticos, apresentação de pôsteres e relatos de experiências em 10 eixos temáticos que contemplam pesquisadores, professores de pós-graduação, estudantes e estudiosos de temáticas correlatas.

As inscrições deverão ser feitas a partir do botão INSCREVA-SE AGORA.

Público alvo:

Pesquisadores da Educação, Ciências Sociais, Políticas Públicas e afins

Estudantes de Programas de Pós-Graduação (Scrito e Lato Sensu)

Especialistas em Educação

Dirigentes Municipais de Educação

Professores do Ensino Superior

Estudantes em nível de Graduação

Conselheiros Municipais de Educação

Professores da Educação Básica

Organismos não-governamentais

Lideranças nacionais na área educacional e outras autoridades governamentais

Grupos de Estudos e demais interessados na temática do evento

Formadores de opinião no segmento da educação

Os trabalhos com as inscrições regularizadas serão publicados por meio de ANAIS ONLINE DO EVENTO, oriundos das palestras, painéis, pôsteres e comunicações orais. Convidamos a todos os interessados à submeterem os seus trabalhos nas modalidades de Comunicações orais e pôsteres. Os trabalhos com inscrições deferidas poderão submeter diretamente os trabalhos na Plataforma de submissão ou encaminhá-los para o email: geplageufscar@gmail.com.

Local do evento: (ONLINE) - de 24 a 27 de maio de 2022

Desejamos a todos um evento repleto de novas aprendizagens !

Dúvidas ou esclarecimentos contate a Comissão Organizadora:

geplageufscar@gmail.com

Local do evento

Evento online
O link do evento ainda não foi informado

Palestrantes

  • Profa. Dra. Elisângela Alves da Silva Scaff

    Profa. Dra. Elisângela Alves da Silva Scaff - Universidade

    Professora associada do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da Universidade Federal do Paraná (DEPLAE/UFPR). Possui Doutorado em Educação (2007) e Pós-Doutorado (2013) pela Universidade de São Paulo - USP. Cursou Pedagogia (1994) e Mestrado em Educação (1999) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi pró-reitora de ensino na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2008-2010), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (2011-2013), coordenadora do GT 5 da ANPED Centro-Oeste (2014-2016) e coordenadora da Seção MS da ANPAE (2013-2016). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR - 2020-2022) e do Doutorado Interinstitucional (DINTER UFAC/UFPR 2018-2022). Bolsista Produtividade Nível 2 do CNPq. É editora chefe do Jornal de Políticas Educacionais (1019-2021) e integrante do Comitê Editorial das Revistas Educação e Fronteiras on line, Laplage em Revista e Interfaces da Educação. Membro de Comitê Avaliador de PIBIC da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2017-2020) e PIBIC-Master da PUC_PR (2020), membro do Banco de Avaliadores (BASIS/INEP-2018-2020) e da comissão de avaliação de recursos de APCN (CAPES-2019). É integrante da Rede de Estudos e Pesquisas e Planejamento e Gestão Educacional - REPLAG e do Núcleo de Políticas Educacionais - NUPE/UFPR.

    24/05 - 19h00 Desafios à consolidação do planejamento educacional no Brasil

  • Profa. Dra. Rosanna Maria Barros Sá

    Profa. Dra. Rosanna Maria Barros Sá - Universidade do Algarve - Pt.

    Professora Adjunta da Universidade do Algarve. É Membro da Comissão Coordenadora dos Mestrados em Educação Social e em Gerontologia Social da ESEC. Foi Coordenadora da Área Científica de Educação Social e Diretora do Curso de Educação Social da ESEC (Regime Diurno e Pós-laboral), entre 2010 e 2013.Possui licenciatura em Antropologia Social e Cultural (1998). Mestrado em Sociologia do Desenvolvimento e da Transformação Social (2002, orientação de Boaventura de Sousa Santos) ambos pela Universidade de Coimbra. É pós-graduada em Direitos Humanos e Democratização pela Universidade de Coimbra (2000) e em Educação de Adultos e Desenvolvimento Comunitário pela Universidade de Sevilha (2003). Tem Doutoramento em Educação pela Universidade do Minho (2009, orientação de Licínio Lima). Tem em curso alguns projetos de investigação avançada, pertencendo ao CIEd (Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho) e ao CIEO (Centro de Investigação em Espaço e Organizações da Universidade do Algarve). E tem diversos Livros e Artigos publicados.

    25/05 - 09h30 A emergência do Estado Neoliberal e Neosocial: problematizando as novas prioridades na governação global da agenda educacional

  • Profa. Dra. Maria Alice de Miranda Aranda

    Profa. Dra. Maria Alice de Miranda Aranda - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

    Doutora em Educação (2009), Mestre em Educação (2004), Pedagoga (1991) e Especialista em Gestão/Administração Educacional (2001), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É professora Associada da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atua na Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). Realizou Estágio Pós-Doutoral via PNPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordenou o Programa de Pós Graduação em Educação PPGEdu/FAED/UFGD (2015-2017). É Líder do GEPGE - Grupo de Estudos e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação/PPGEDU/FAED/UFGD, na Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Conselhos Municipaais de Educação no Brasil (GEPCMEBr). Coordenou o Curso de Licenciatura em Pedagogia (gestão 2011-2012) e o Subprojeto da Área da Pedagogia no PIBID/CAPES/UFGD de 2009 a 2013 e de 2015 a 2016. Foi Gestora de Processos Educacionais no PIBID/CAPES/UFGD (2016-2018). Atuou na docência e na gestão em escolas públicas de educação básica e em órgãos do sistema municipal de ensino: Secretaria Municipal de Educação de Dourados/MS (SEMED) e Conselho Municipal de Educação (COMED). Tem experiência na área de Educação no que tange à gestão/administração educacional e formação de professores/gestores. Estuda, ensina, pesquisa e publica nos seguintes temas: gestão escolar, gestão democrática da educação, projeto político pedagógico, gestão dos sistemas de ensino, constituinte escolar, políticas públicas de educação, planos decenais de educação, alfabetização no contexto das políticas públicas de educação, democracia, participação e cidadania.

    25/05 - 19h00 Planejamento educacional brasileiro: Planos decenais em foco

  • Prof. Dr. Washington Cesar Shoiti Nozu

    Prof. Dr. Washington Cesar Shoiti Nozu - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

    Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos (Mestrado) da UFGD. Doutor e Mestre em Educação pela UFGD. Especialista em Filosofia e Direitos Humanos pela AVM Faculdade Integrada. Especialista em Educação, Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sob supervisão da Profª. Drª. Mônica de Carvalho Magalhães Kassar. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI/UFGD), da Rede Educação Especial do Campo e do Grupo de Estudo e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE/UFGD). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Mediador do GT Pessoas com Deficiência em Escolas Públicas do Campo - Frente das Escolas do Campo, do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC). Editor Associado da Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE). Foi Bolsista Pesquisador Ingressante da UFGD (2018-2019), na área de Ciências Humanas. Desenvolve estudos e pesquisas em Educação e em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Políticas e Gestão da Educação Especial para Inclusão Escolar, Interfaces Educação Especial e Educação do Campo, Direito à Educação, Educação e/em Direitos Humanos.

    26/05 - 09h00 Políticas e Gestão da Educação Especial em Escolas do Campo e das Águas

  • Prof. Dr. Antonio Bosco de Lima

    Prof. Dr. Antonio Bosco de Lima - Universidade Federal de Uberlândia - UFU

    Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Pires (1983), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (1988), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), pós-doutorado pela UNICAMP na área de concentração História, Filosofia e Educação (2012), e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos na Linha de Pesquisa Teoria e Fundamentos da Educação (2020). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia e coordena o Grupo de Pesquisa Estado, Democracia e Educação (GPEDE). Tem experiência na Educação Básica como Professor e Diretor de Escola, e na Educação Superior ministra aulas na área Políticas e Gestão da Educação na graduação e no PPGEd/UFU está vinculado à Linha de Pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação. Tem desenvolvido pesquisas com os seguintes temas: políticas educacionais, estado, democracia e controle social. Nestas áreas temáticas, resultantes de pesquisas, publicou livros pela Alínea, Xamã, Edunioeste, Edufu, Paco Editorial e Assis Editora. Escreve contos, crônicas e poesias, que é uma forma de se manter lúcido no mundo da produtividade acadêmica.

    26/05 - 19h00 Plano Municipal de Educação e planejamento: política ou programa de governo?

  • Profa. Dra. Erika dos Reis Gusmão Andrade

    Profa. Dra. Erika dos Reis Gusmão Andrade - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

    Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Políticas Educacionais do Centro de Educação e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Pesquisa Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo. da UFRN. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Teoria das Representações Sociais, formação do professor da Educação Básica e Ensino Superior, formação profissional e universitária, processos de ensino-aprendizagem no adulto em formação e construção de conceitos.Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Associação Cultural Educacional da Bahia (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Especialização em Psicopedagogia pela Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Pró- Reitora Adjunta de Graduação da UFRN (2015-2019). Já tendo atuado como: Vice-Coordenadora (2005/2007) e Coordenadora do Curso de Pedagogia da UFRN, Modalidade Presencial Campus Central (2007/2009); Coordenadora do Projeto de Elaboração e Monitoramento dos Planos de Ações Articuladas dos Municípios do Rio Grande do Norte (PAR) na UFRN (2007/2008); Coordenadora Pedagógica do Programa Complementar de Apoio ao Ensino Médio (2007/2009); Professora Colaboradora da Especialização de Psicopedagogia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN (2005-2009); Co-Coordenadora do Projeto PRODOCÊNCIA/UFRN (2008/2010); Coordenadora Pedagógica do Curso de Pedagogia da Terra da UFRN/INCRA (2010/2011); Coordenadora do Subprojeto PIBID/CAPES - Pedagogia (2009/2013) e Chefe do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação (2013/2015). https://orcid.org/0000-0002-5296-8481

    27/05 - 09h30 Planejamento educacional para a formação de professores no Brasil: a BNCC e a solicitação de competências

  • Prof. Dr. José Antonio Caride  Gomez

    Prof. Dr. José Antonio Caride Gomez - Universidad de Santiago de Compostela - USC

    Doctor en Pedagogía por la Universidad de Santiago de Compostela, con Premio Extraordinario de Doctorado en 1983, es Catedrático de Pedagogía Social en el Departamento de Pedagogía y Didáctica de la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Santiago de Compostela, desde diciembre de 1979. Profesor Visitante de varias Universidades europeas, latinoamericanas y africanas, desde 2002 hasta 2013 presidió la Sociedad Iberoamericana de Pedagogía Social (SIPS), de la que es miembro fundador y actualmente miembro permanente de su Consejo Ejecutivo. En noviembre de 2004, en Chile, le fue concedida la “Orden al Mérito Institucional” del Consejo Mundial da Educación-World Council For Currículum and Instruction, distinción a la que se añaden otros premios y reconocimientos de carácter científico y docente.

    27/05 - 14h00 Educar a tempo: realidades e desafíos para as políticas educacionais do século XXI

Programação

Horário Atividade Descrição
24/05
19h00 Auditório Online Desafios à consolidação do planejamento educacional no Brasil
Palestra Sessão Nacional
Profa. Dra. Elisângela Alves da Silva Scaff

Palestra de Abertura da programação com a discussão sobre a os desafios à consolidação do Planejamento Educacional no Brasil. 

Horário Atividade Descrição
25/05
09h30 Auditório - online A emergência do Estado Neoliberal e Neosocial: problematizando as novas prioridades na governação global da agenda educacional
Palestra Sessão Internacional
Profa. Dra. Rosanna Maria Barros Sá

 "A emergência do Estado Neoliberal e Neosocial: problematizando as novas prioridades na governação global da agenda educacional”Profa. Dra. Rosanna Maria Barros Sá - Universidade do Algarve - UALG (Portugal)

Horário Atividade Descrição
25/05
19h00 Auditório online - sala a ser informada Planejamento educacional brasileiro: Planos decenais em foco
Palestra Sessão Nacional
Profa. Dra. Maria Alice de Miranda Aranda

Discussão sobre o Planejamento da educação no Brasil à luz dos Plano Municipais de Educação - Profa. Dra. Maria Alice de Miranda Aranda - UFGD.

Horário Atividade Descrição
26/05
09h00 Auditório Políticas e Gestão da Educação Especial em Escolas do Campo e das Águas
Palestra Sessão Nacional
Prof. Dr. Washington Cesar Shoiti Nozu

"Políticas e Gestão da Educação Especial em Escolas do Campo e das Águas". - Prof. Dr. Douglas Christian Ferrari de Melo - Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Horário Atividade Descrição
26/05
19h00 Auditório online - a definir link Plano Municipal de Educação e planejamento: política ou programa de governo?
Palestra Sessão Nacional
Prof. Dr. Antonio Bosco de Lima

Temática que aborda os Planos Municipais de Educação e planejamento na perspectiva de política ou programa de governo - Prof. Dr. Antonio Bosco de Lima - UFU

Horário Atividade Descrição
27/05
09h30 Auditório Online Planejamento educacional para a formação de professores no Brasil: a BNCC e a solicitação de competências
Palestra Sessão Nacional
Profa. Dra. Erika dos Reis Gusmão Andrade

Temática que aborda o Planejamento educacional para a formação de professores no Brasil: a BNCC e a solicitação de competências - Profa. 

Erika dos Reis Gusmão Andrade - UFRN

Horário Atividade Descrição
27/05
14h00 Auditório online - a ser informado Educar a tempo: realidades e desafíos para as políticas educacionais do século XXI
Palestra Sessão Internacional
Prof. Dr. José Antonio Caride  Gomez

Palestra de encerramento da Programação - Educar a tempo: realidades e desafíos para as políticas educacionais do século XXI - Prof. Dr. José Antonio Caride

Inscrições

Organizador

  • GEPLAGE - Grupo de Estudos Estado, Políticas, Plan
    O evento é desenvolvido pelo Grupo de Estudos Estado, Políticas, Planejamento, Gestão e Avaliação da Educação (GEPLAGE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Campus Sorocaba que tem por finalidade desenvolver estudos e pesquisas com especial atenção às esferas nacional, estaduais, municipais e à interseção das políticas e gestão de redes e escolas, bem como o nível de articulação das mesmas com a universidade brasileira, seu papel no Mercosul, inferências e encaminhamentos para a universalização, democratização e humanização do acesso e qualidade de ensino.
    Entre em contato

Caso haja interesse em patrocinar o evento - enviar email para geplageufscar@gmail.com