Minicurso: Determinação da concentração de fósforo no sangue por espectrofotometria
Breve descrição
O fósforo é um mineral muito importante para os seres vivos, pois ele tem a função de tamponar sistemas biológicos, auxiliando na manutenção do pH, no armazenamento temporário de energia na forma de ATP, além de ser responsável pela ativação de diversas cascatas enzimáticas. O fósforo inorgânico é um dos principais componentes de muitos aditivos alimentares e é facilmente absorvido no intestino. Contudo, pacientes que apresentam disfunção renal, podem apresentar níveis elevados de fósforo no sangue (hiperfosfatemia), que pode levar à um possível aumento da pressão arterial, apresentar deposição de fosfato de cálcio, culminando para a progressão da insuficiência renal. Desta forma, torna-se extremamente necessário a determinação da concentração de fósforo no sangue destes pacientes, para o monitoramento e administração correta de fármacos e diminuição deste mineral no organismo.
Ementa
A importância do fósforo para os seres vivos, a influência do excesso de fósforo no organismo, métodos de abertura de amostra, espectrofotometria e construção da curva de calibração para determinação da concentração de analito.
Vagas: 12
Heliane Sousa da Silva
Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2009). Em fevereiro de 2012, obteve o título de Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Em janeiro de 2017 obteve o título de Doutora em Química pelo mesmo Instituto. Possui experiência na determinação de concentração de minerais em amostras complexas, eletroquímica, eletroanalítica, nanocompósitos poliméricos para aplicação em biossensores. Atualmente integra o corpo docente do Instituto Educacional Santa Catarina, IESC/FAG, nos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Fisioterapia, Engenharia Civil e Zootecnia.