III SEMDIPE CCHL

III SEMDIPE CCHL

Faça sua inscrição

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHO

Todas as apresentações ocorrerão no formato de Sessão Oral distribuídos da seguinte forma:

As apresentações terão duração de 10 minutos com mais 5 minutos para discussão.

 

APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS - SESSÃO 1 – PRESENCIAL - DIA 15/12/2022 – MANHÃ

COORDENADORAS: PROFA. LAURA TORRES E PROFA. NEIDE GOMES

Nome Autor/apresentador

Título completo do trabalho (incluindo subtítulo se houver):

Hora

1. EDSON OSTERNE DA SILVA SANTOS

A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DO USO DE JOGOS ECOLÓGICOS DIRECIONADOS AO CONTEÚDO DE SOLOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

08:00 ÀS 08:15

2. JOSINALDO OLIVEIRA DOS SANTOS

OS CURSOS DE ESPANHOL E A INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA UTILIZADA NO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS (DL) DA PREX-UESPI

08:15 ÀS 08:30

3. JOANA D'ARC ALMEIDA DA SILVA

A LEI 10.639/03 E 11.645/08 E A NECESSIDADE DE SUA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL.

08:30 ÀS 08:45

4. ELYSSON CARLOS DA SILVA ARAUJO

PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS BÁSICOS DA GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

08:45 ÀS 09:00

5. ANA MARIA BEZERRA DO NASCIMENTO

O VAQUEIRO NO ROMANCE PIAUIENSE

09:00 ÀS 09:15

6. PATRICIA GOMES NUNES

PROJETO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: O USO DE IMAGENS E FOTOGRAFIAS COMO  RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOPOLÍTICA

09:15 ÀS 09:30

7. LUIS MATHEUS SENA LOPES

A PARTICIPAÇÃO DO PIAUÍ, NA “OPERAÇÃO NORDESTE”(1959-1964)

09:30 ÀS 09:45

8. RUBENS RIBEIRO DA COSTA FILHO

SECA: O ESPAÇO GEOGRÁFICO COMO CAUSADOR DA RACHADURA DO SOLO, DO  PÉ E DA VIDA, EM O QUINZE DE RACHEL DE QUEIROZ

09:45 ÀS 10:00

9. LUIS EDUARDO SANTIAGO DOS SANTOS

O ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA COM ATIVIDADE CARTOGRÁFICA REALIZADA COM ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MELVIN JONES

10:00 ÀS 10:15

10. WANDERSON DA COSTA ALMEIDA

PROJETO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: O USO DE PRODUTOS CARTOGRÁFICOS NAS  AULAS DE GEOGRAFIA.

10:15 ÀS 10:30

11. JORGE EDUARDO DE ABREU PAULA

ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE GEOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO DE  GEOGRAFIA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

10:30 ÀS 10:45

16. FRANCISCA LUANA SOUSA CAVALCANTE

LINGUAGENS DE ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), NA PRODUÇÃO DE TIRINHAS NAS AULAS DE  GEOGRAFIA

10:45 ÀS 11:00

17. JORGE EDUARDO DE ABREU PAULA

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO  FRANCISCO NA FAZENDA JUNCO, MUNICÍPIO DE CABROBÓ – PE.

11:00 ÀS 11:15

18. LUZIANE LIMA DE OLIVEIRA

IMPACTOS AMBIENTAS NA PRAIA DE BARRA GRANDE (MUNÍCIPIODE CAJUEIRO DA PRAIA-PI) DECORRENTE DO USO E OCUPAÇÃO

11:15 ÀS 11:30

19. LUCAS DOS REIS SANTOS

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM LAGOAS COSTEIRAS: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS FORMAS DE USO E OCUPAÇÃO NA LAGOA DO PORTINHO, PARNAÍBA-PI.

11:30 ÀS 11:45

20. JORGE EDUARDO DE ABREU PAULA

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA AÇÃO ANTRÓPICA E SEUS REFLEXOS NA QUALIDADE DAS ÁGUA DO RIO CORDA, NO TRECHO URBANO DE BARRA DO CORDA-MA.

11:45 ÀS 12:00

 

APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS - SESSÃO 2 – REMOTA - DIA 15/12/2022 – MANHÃ

COORDENADORAS: PROFA. MARIA TEREZA ALENCAR E PROFA. SALÂNIA MARIA BARBOSA MELO

LINK DO GOOGLE MEET: https://meet.google.com/xbb-jarp-ehp

Nome Autor/apresentador

Título completo do trabalho (incluindo subtítulo se houver):

Hora

1. ESDRAS SILVA SALES BARBOSA

DA INCONSTITUCIONALIDADE DA PEC KAMIKAZE

08:00 ÀS 08:15

2. LEONARDO JOSÉ DA SILVA COSTA

A REGIÃO COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DO GEÓGRAFO: O  PROCESSO DE REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO  PIAUIENSE

08:15 ÀS 08:30

3. AMANDA CRISTINA ALMEIDA RAMOS CORREIA

NARRATIVAS ACERCA DOS DESAFIOS E APRENDIZAGENS DA PRÁTICA DOCENTE: UMA VIVÊNCIA NO ESTÁGIO DE HISTÓRIA

08:30 ÀS 08:45

4. FRANCISCO MARQUES CARDOZO JÚNIOR

A UTILIZAÇÃO DE PAINEL INTERATIVO DE MAPEAMENTO COMO LINGUAGEM DE  COMUNICAÇÃO DE DANOS AMBIENTAIS INDÍGENAS

08:45 ÀS 09:00

5. FRANCISCO MARQUES CARDOZO JÚNIOR

AVALIAÇÃO DE INFORMAÇÕES CONTIDAS EM MAPAS DE RELATÓRIO DE  INTELIGÊNCIA SIRENEJUD

09:00 ÀS 09:15

6. GERLANE FEITOSA GONÇALVES

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS PARA OS ESTUDANTES COM  DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO - APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA

09:15 ÀS 09:30

7. FRANCISCO RENATO LIMA

A ESTRUTURA DA NARRATIVA E DO LETRAMENTO SOCIAL NA INTERAÇÃO MÉDICO-PACIENTE: UMA EXEMPLIFICAÇÃO

09:30 ÀS 09:45

8. MARIA VANUZIA PEREIRA DA SILVA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

09:45 ÀS 10:00

9. ALISON MOREIRA LOPES

O PROGRAMA LAGOAS DO NORTE E O DIREITO A CIDADE NA ZONA NORTE DE TERESINA-PI

10:00 ÀS 10:15

10. FRANCISCO ALYSON DE SOUSA NASCIMENTO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS: UM DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

10:15 ÀS 10:30

 

APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS - SESSÃO 2 – PRESENCIAL - DIA 15/12/2022 – TARDE

COORDENADORES: PROF. MARCELO REGES E PROF. SERGIO BRANDIM

Nome Autor/apresentador

Título completo do trabalho

Hora

11. JOÃO CARLOS DOS SANTOS CARDOSO

OS DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS.

14:15 ÀS 14:30

12. KAROLINE SILVA DE SOUSA

LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: ADAPTAÇÃO LÚDICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA.

14:30 ÀS 14:45

13. JOÃO CARLOS DOS SANTOS CARDOSO

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

14:45 ÀS 15:00

14. EMILY SILVA DE FREITAS DUTRA

PIBID: UMA EXPERIÊNCIA NO INÍCIO DA FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS EM MEIO A PANDEMIA COVID-19

15:00 ÀS 15:15

15. LAILTON COELHO DA SILVA

EXPERIÊNCIA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA COM TEMA FORMAÇÂO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO COM ALUNOS DO 7 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MELVIN JONES

15:15 ÀS 15:30

16. FRANCISCO JANDERSON DE SOUSA SILVA

O CONCEITO DE REGIÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA

15:30 ÀS 15:45

17. CATARINE ELAINE DE SOUZA AMARAL GUIMARAES

FORMAR PROFESSORES INOVADORES: DESAFIOS E EXIGÊNCIAS NA FORMAÇÃO  DOCENTE PÓS LEI Nº 13.415/2017

15:45 ÀS 16:00

18. SARAH ROBERTA SANTANA DA SILVA BRITO

EVOLUÇÃO URBANA DE TERESINA DESDE O SURGIMENTO AOS DIAS ATUAIS

16:00 ÀS 16:15

19. GLEIDSON PEREIRA DA SILVA

OS INTELECTUAIS E A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO: DAS ORIGENS À INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NO PIAUÍ

16:15 ÀS 16:30

 

APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS - SESSÃO 2 – REMOTA - DIA 15/12/2022 – TARDE

COORDENADORES: PROFA. JOANA AIRES E PROF. GABRIEL ROCHA DA SILVA

LINK DO GOOGLE MEET:  https://meet.google.com/jzv-xwky-kkv

Nome Autor/apresentador

Título completo do trabalho (incluindo subtítulo se houver):

Hora

1. DELFINA RAFAELA VIEIRA BRITO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO  FUNDAMENTAL: UM PALCO DE EXPERIÊNCIAS E DESCOBERTAS NA PRÁTICA  DOCÊNCIA

14:00 ÀS 14:15

2. TÁSSIA JANINE DO NASCIMENTO PINTO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA: VIVÊNCIAS NOS ANOS  FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

14:15 ÀS 14:30

3. ANA LETÍCIA FERNANDES GUIMARÃES

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESOCOBERTA, CONTEXTOS E REFLEXÕES DA PRÁTICA DOCENTE

14:30 ÀS 14:45

4. FELIPE FERREIRA AMORIM

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: OS DESAFIOS NA SALA DE AULA

14:45 ÀS 15:00

5. MIKAELLY ANDRESSA SILVA BARBOSA

O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS ESTRANHOS: O NOVO CENÁRIO DE APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA A PARTIR DAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19 EM CAXIAS-MA

15:00 ÀS 15:15

6. JOSIAS GOMES DOS SANTOS NETO

A PRESENÇA DO CÂNCER NO PIAUÍ A PARTIR DE 1930 À 1950

15:15 ÀS 15:30

7. BIANCA LORRANA BARROS NASCIMENTO

HUMORES E RUMORES: INSTITUIÇÕES, REPRESENTAÇÕES E TRATAMENTO DO CÂNCER NO MARANHÃO (1930 -1950)

15:30 ÀS 15:45

8. VITOR DOS SANTOS SILVA

POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO CÂNCER NO MARANHÃO (1930-1950)

15:45 ÀS 16:00

9. SAMIA RAIANN MOREIRA LIMA

AS BRIGADAS DE COMBATE AS ENDEMIAS RURAIS NO MARANHÃO (1950-1990)

16:00 ÀS 16:15

10. ANTONIO EMERSON LIMA GOMES

ESQUERDA ARMADA NO BRASIL E A IMAGINAÇÃO “REVOLUCIONÁRIA” (1960-1971)

16:15 ÀS 16:30

11. LUANA RAQUEL LOUREIRO LIMA BARROS

OS CONFLITOS EXISTENCIAIS PRESENTES NA OBRA, RIO SUBTERRÂNEO, DE O. G. RÊGO DE CARVALHO.

16:30 ÀS 16:45

12. FRANCISCO WELLINGTON DE ARAUJO SOUSA

AULA DE CAMPO E ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MÉDIO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARNAÍBA, PIAUÍ

16:45 ÀS 17:00

13. LUCIANA MARIA LIBÓRIO EULÁLIO

O ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL E O DISCURSO DA ASCENSÃO SOCIAL:UMA ANÁLISE MATERIALISTA DE DISCURSOS SOBRE PROPAGANDAS DE CURSOS A DISTÂNCIA DO PERÍODO PRÉ- LDB/96

17:00 ÀS 17:15

14. ANDRESA COELHO BRASIL

AS PRINCIPAIS PERSPECTIVAS DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

17:15 ÀS 17:30

15. DAVID SAMUEL MENDES ALBINO

“ERRORES FONÉTICOS Y OTROS VULGARISMOS”: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO NO MANUAL DEL BUEN USO DEL ESPAÑOL, DE EUGENIO CASCÓN MARTÍN

17:30 ÀS 17:45

16. ALANA GIOVANA SOUZA DOS SANTOS

NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA PARA FORMAR-SE PROFISSIONAL NO PROCESSO DE MUDANÇA E INCERTEZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

17:45 ÀS 18:00

 


ACEITE DE TRABALHOS

Atestamos para os devidos fins, que os trabalhos relacionados a seguir foram aceitos para apresentação no III SEMINÁRIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DO CCHL com data de apresentação para o dia 15 de dezembro de 2022. Pedimos que os autores que irão apresentar o trabalho, que acessem o link: https://forms.gle/gE33Lkz81N3i4xuV9 para escolher o horário de apresentação do trabalho até as 23:59h do dia 11/12/22 para podermos ajustar o horário das apresentações. Caso não acessem a comissão organizadora se reserva no direito de escolher o horário e modalidade de apresentação.

Todas as apresentações ocorrerão no formato de Sessão Oral distribuídos da seguinte forma:

  • Ocorrerão nas Salas de aula do CCHL, no Campus Poeta Torquato Neto - Setor 12 e 15 (das 8 às 11:30h e das 14 às 17:30h), para participantes do formato presencial (que estejam em Teresina), caso autor/apresentador não possa participar da apresentação no formato presencial poderá optar pela modalidade remota através de Salas do Googlemeet nos mesmos horários do formato presencial.

  • O template da apresentação dos trabalhos se encontra em anexo.

Serão ainda enviadas (por e-mail) aos autores orientações para a elaboração do Resumo Expandido dos trabalhos para a publicação do livro do evento.

TRABALHOS ACEITOS

AUTOR PRINCIPAL

TÍTULO DO TRABALHO

1.

ALANA GIOVANA SOUZA DOS SANTOS

NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA PARA FORMAR-SE PROFISSIONAL NO PROCESSO DE MUDANÇA E INCERTEZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

2.

ALISON MOREIRA LOPES

O PROGRAMA LAGOAS DO NORTE E O DIREITO À CIDADE NA ZONA NORTE DE TERESINA-PI.

3.

AMANDA CRISTINA ALMEIDA RAMOS CORREIA

NARRATIVAS ACERCA DOS DESAFIOS E APRENDIZAGENS DA PRÁTICA DOCENTE: UMA VIVÊNCIA NO ESTÁGIO DE HISTÓRIA

 

4.

ANA LETÍCIA FERNANDES GUIMARÃES

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESOCOBERTA, CONTEXTOS E REFLEXÕES DA PRÁTICA  DOCENTE

5.

ANA MARIA BEZERRA DO NASCIMENTO

O VAQUEIRO NO ROMANCE PIAUIENSE

6.

ANDRESSA COELHO BRASIL

AS PRINCIPAIS PERSPECTIVAS DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

7.

ANTONIO EMERSON LIMA GOMES

ESQUERDA ARMADA NO BRASIL E A IMAGINAÇÃO “REVOLUCIONÁRIA” (1960-1971)

8.

BIANCA LORRANA BARROS NASCIMENTO

HUMORES E RUMORES: INSTITUIÇÕES, REPRESENTAÇÕES E TRATAMENTO DO CÂNCER NO MARANHÃO (1930 -1950)

9.

CATARINE ELAINE DE SOUZA AMARAL GUIMARÃES

FORMAR PROFESSORES INOVADORES: DESAFIOS E EXIGÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE PÓS LEI Nº 13.415/2017

10.

DAVID SAMUEL MENDES ALBINO

“ERRORES FONÉTICOS Y OTROS VULGARISMOS”: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO NO MANUAL DEL BUEN USO DEL ESPAÑOL, DE EUGENIO CASCÓN MARTÍN

 

11.

DELFINA RAFAELA VIEIRA BRITO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PALCO DE EXPERIÊNCIAS E DESCOBERTAS NA PRÁTICA DOCÊNCIA

 

12.

EDSON OSTERNE DA SILVA SANTOS

A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DO USO DE JOGOS ECOLÓGICOS DIRECIONADOS AO CONTEÚDO DE SOLOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

13.

ELYSSON CARLOS DA SILVA ARAUJO

PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS BÁSICOS DA GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

14.

ELYSSON CARLOS DA SILVA ARAUJO

PROJETO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: O USO DE IMAGENS E FOTOGRAFIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOPOLÍTICA

15.

EMILY SILVA DE FREITAS DUTRA

PIBID: UMA EXPERIÊNCIA NO INÍCIO DA FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS EM MEIO A PANDEMIA COVID-19.

16.

ESDRAS SILVA SALES BARBOSA

DA INCONSTITUCIONALIDADE DA PEC KAMIKAZE

17.

FELIPE AMANDO DA SILVA

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO NA LOCALIDADE FAZENDA JUNCO, MUNICÍPIO DE CABROBÓ – PE.

18.

FELIPE FERREIRA AMORIM

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: OS DESAFIOS NA SALA DE AULA

19.

FRANCISCA LUANA SOUSA CAVALCANTE

LINGUAGENS DE ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), NA PRODUÇÃO DE TIRINHAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA

20.

FRANCISCO ALYSON DE SOUSA NASCIMENTO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS: UM DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

21.

FRANCISCO JANDERSON DE SOUSA SILVA

O CONCEITO DE REGIÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA

 

22.

FRANCISCO JANDERSON DE SOUSA SILVA

EXPERIÊNCIA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA COM TEMA FORMAÇÂO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO COM ALUNOS DO 7 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MELVIN JONES

23.

FRANCISCO MARQUES CARDOZO JÚNIOR

A UTILIZAÇÃO DE PAINEL INTERATIVO DE MAPEAMENTO COMO LINGUAGEM DE COMUNICAÇÃO DE DANOS AMBIENTAIS INDÍGENAS

24.

FRANCISCO MARQUES CARDOZO JÚNIOR

AVALIAÇÃO DE INFORMAÇÕES CONTIDAS EM MAPAS DE RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA SIRENEJUD

25.

FRANCISCO RENATO LIMA

A ESTRUTURA DA NARRATIVA E DO LETRAMENTO SOCIAL NA INTERAÇÃO MÉDICO-PACIENTE: UMA EXEMPLIFICAÇÃO

26.

FRANCISCO WELLINGTON DE ARAUJO SOUSA

AULA DE CAMPO E ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MÉDIO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARNAÍBA, PIAUÍ

27.

GERLANE FEITOSA GONÇALVES

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS PARA OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO - APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA

28.

GLEIDSON PEREIRA DA SILVA

OS INTELECTUAIS E A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO: DAS ORIGENS À INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NO PIAUÍ

29.

JOÃO CARLOS DOS SANTOS CARDOSO

OS DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS

30.

JOÃO CARLOS DOS SANTOS CARDOSO

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

31.

JOSIAS GOMES DOS SANTOS NETO

A PRESENÇA DO CÂNCER NO PIAUÍ A PARTIR DE 1930 À 1950

32.

JOSINALDO OLIVEIRA DOS SANTOS

OS CURSOS DE ESPANHOL E A INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA UTILIZADA NO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS (DL) DA PREX-UESPI

33.

KAROLINE SILVA DE SOUSA

LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: ADAPTAÇÃO LÚDICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

34.

LEONARDO JOSÉ DA SILVA COSTA

A REGIÃO COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DO GEOGRÁFO: O PROCESSO DE REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO PIAUIENSE

35.

LUANA RAQUEL LOUREIRO LIMA BARROS

OS CONFLITOS EXISTENCIAIS PRESENTES NA OBRA, RIO SUBTERRÂNEO, DE O. G. REGO DE CARVALHO

36.

LUCAS DOS REIS SANTOS

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM LAGOAS COSTEIRAS: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS FORMAS DE USO E OCUPAÇÃO NA LAGOA DO PORTINHO, PARNAÍBA-PI.

 

37.

 

LUCIANA MARIA LIBÓRIO EULÁLIO

O ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL E O DISCURSO DA ASCENSÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE MATERIALISTA DE DISCURSOS SOBRE PROPAGANDAS DE CURSOS A DISTÂNCIA DO PERÍODO PRÉ-LDB/96

 

38.

 

LUIS EDUARDO SANTIAGO DOS SANTOS

O ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA COM ATIVIDADE CARTOGRÁFICA REALIZADA COM ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MELVIN JONES

39.

LUIS MATHEUS SENA LOPES

A PARTICIPAÇÃO DO PIAUÍ, NA “OPERAÇÃO NORDESTE” (1959-1964)

40.

LUZIANE LIMA DE OLIVEIRA

IMPACTOS AMBIENTAIS NA PRAIA DE BARRA GRANDE (MUNICÍPIO DE CAJUEIRO DA PRAIA-PI) DECORRENTES DO USO E OCUPAÇÃO

41.

MARIA LAURA RODRIGUES DOS SANTOS.

EVOLUÇÃO URBANA DE TERESINA DESDE DO SURGIMENTO AOS DIAS ATUAIS.

42.

MARIA VANUZIA PEREIRA DA SILVA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

43.

MIKAELLY ANDRESSA SILVA BARBOSA

O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS ESTRANHOS: O NOVO CENÁRIO DE APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA A PARTIR DAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19 EM CAXIAS-MA

44.

MYKAELLE LETÍCIA DE SOUSA

ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE GEOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

45.

 

PABLO DE SOUSA NUNES SALES

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA AÇÃO ANTRÓPICA E SEUS REFLEXOS NA QUALIDADE DAS ÁGUA DO RIO CORDA, NO TRECHO URBANO DE BARRA DO CORDA-MA.

46.

RUBENS RIBEIRO DA COSTA FILHO

SECA: O ESPAÇO GEOGRÁFICO COMO CAUSADOR DA RACHADURA DO SOLO, DO PÉ E DA VIDA, EM O QUINZE DE RACHEL DE QUEIROZ

47.

SAMIA RAIANN MOREIRA LIMA

AS BRIGADAS DE COMBATE AS ENDEMIAS RURAIS NO MARANHÃO (1950-1990).

48.

SARAH ROBERTA SANTANA DA SILVA BRITO.

EVOLUÇÃO URBANA DE TERESINA PI, DESDE O SURGIMENTO AOS DIAS ATUAIS.

49.

TÁSSIA JANINE DO NASCIMENTO PINTO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA: VIVÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

50.

VITOR DOS SANTOS SILVA

POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO CÂNCER NO MARANHÃO (1930 -1950)

51.

WANDERSON DA COSTA ALMEIDA

PROJETO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: O USO DE PRODUTOS CARTOGRÁFICOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA.

 

52.

JOANA D’ARC ALMEIDA DA SILVA

A LEI 10.639/03 E 11.645/08 E A NECESSIDADE DE SUA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

 


ORIENTAÇÕES SOBRE AS APRESENTAÇÕES ORAIS

A APRESENTAÇÃO DE TRABALHO (NO FORMATO PRESENCIAL OU REMOTO):

  1. TERÁ A DURAÇÃO DE 10 MINUTOS PARA APRESENTAÇÃO E 5 MINUTOS PARA DISCUSSÃO.
  2. SOMENTE UM DOS AUTORES DEVE APRESENTAR O TRABALHO.
  3. PODEM SER ADICIONADAS PÁGINAS AO TEMPLATE DE SLIDES APRESENTADO. O QUE NÃO SE DEVE É ULTRAPASSAR O LIMITE DO TEMPO DE 10 MINUTOS POR APRESENTAÇÃO.
  4. OS ARQUIVOS DAS APRESENTAÇÕES DEVEM SER TRANSFORMADOS DO POWERPOINT PARA PDF (PARA EVITAR INCOMPATIBILIDADE E ATRASOS NAS APRESENTAÇÕES).
  5. AS APRESENTAÇÕES DEVEM SER ENVIADAS PARA A COMISSÃO ORGANIZADORA IMPRETERIVELMENTE ATÉ AS 18h DE QUARTA FEIRA (14/12/22) ATRAVÉS DO SEGUINTE LINK:https://forms.gle/YQwLPEETxHJV5h5t9

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR MODELO DE APRESENTAÇÃO


SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O(s) autor(es) pode(m) submeter no máximo dois trabalhos;

A inscrição de submissão de trabalho exigirá, inicialmente, o envio do arquivo do resumo simples do trabalho dentro do prazo previsto e ainda considerando as normas apresentadas (as normas encontram-se no site do evento);

Para inscrever o trabalho basta preencher o link do Google Formulário e fazer o upload do respectivo resumo simples para cada trabalho submetido. Ou seja, nos casos de autores com submissão de mais de um trabalho deverá ser preenchido um novo formulário. O link de acesso ao formulário de inscrição de trabalho e envio do Resumo Simples é: https://forms.gle/93VnnKQA5Wo7FaER6

Os resumos simples serão inicialmente avaliados pela Comissão de Normas Técnicas, e no caso de atenderem aos critérios de formatação definidos pelo evento serão encaminhados para o Comitê Científico. Os trabalhos aprovados com ressalvas, caso os autores desejem, poderão acatar a sugestão do Comitê Científico para que possam integrar a programação do evento;

O aceite para do resumo simples pelo Comitê Científico é a condição para a apresentação do trabalho no evento. Entretanto, para a publicação no livro de resumos do evento (Anais do III SEMDIPE), os autores terão o prazo de até 15 dias corridos, a contar da data de finalização do evento, para encaminhar o Resumo Expandido para publicação.

Importante destacar que, mesmo aprovado pelo Comitê Científico, os trabalhos que não forem apresentados por pelo menos um de seus autores não constarão nos Anais do evento.

Seguindo os critérios de publicação definidos pelo Comitê Científico, serão utilizadas as  normas da ABNT, bem como para o registro de ISBN dos Anais, o(s) autor(es) deverão submeter ao Evento trabalhos inéditos.

 

Orientação para RESUMO SIMPLES para a inscrição do trabalho:

Os resumos simples deverão ser produzidos em editor de texto do tipo “Word”, escritos em bloco único (parágrafo único); Fonte: Times New Roman, tamanho: 10, espaçamento entre linhas: simples, recuo do parágrafo: sem recuo de parágrafo;

Número de palavras: entre 200 e 300 palavras (incluindo as palavras-chave)

Título do resumo: O título do trabalho deve ser em letra maiúscula, centralizado, negritado em fonte Times New Roman, tamanho 12, em no máximo três linhas;

Identificação dos autores: Logo após o título, na linha seguinte e alinhada à direita, deve vir o(s) nome(s) completos dos autores (conforme ficha de inscrição), em Fonte Times New Roman tamanho 12.

Deve acompanhar o nome dos autores numeral sobrescrito que permitirá a identificação da credencial de cada autor através de nota de rodapé;

Palavras-chave: no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave situadas abaixo do resumo.

Nota de rodapé: deve ser correspondente a cada autor, deve vir em fonte Times New Roman tamanho 10 e espaço simples, contendo sua formação, instituição, e-mail e indicando o apresentador e o professor orientador (se houver);