CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHO
Todas as apresentações ocorrerão no formato de Sessão Oral distribuídos da seguinte forma:
As apresentações terão duração de 10 minutos com mais 5 minutos para discussão.
APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS - SESSÃO 1 – PRESENCIAL - DIA 15/12/2022 – MANHÃ
COORDENADORAS: PROFA. LAURA TORRES E PROFA. NEIDE GOMES
Nome Autor/apresentador |
Título completo do trabalho (incluindo subtítulo se houver): |
Hora |
1. EDSON OSTERNE DA SILVA SANTOS |
A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DO USO DE JOGOS ECOLÓGICOS DIRECIONADOS AO CONTEÚDO DE SOLOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
08:00 ÀS 08:15 |
2. JOSINALDO OLIVEIRA DOS SANTOS |
OS CURSOS DE ESPANHOL E A INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA UTILIZADA NO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS (DL) DA PREX-UESPI |
08:15 ÀS 08:30 |
3. JOANA D'ARC ALMEIDA DA SILVA |
A LEI 10.639/03 E 11.645/08 E A NECESSIDADE DE SUA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. |
08:30 ÀS 08:45 |
4. ELYSSON CARLOS DA SILVA ARAUJO |
PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS BÁSICOS DA GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
08:45 ÀS 09:00 |
5. ANA MARIA BEZERRA DO NASCIMENTO |
O VAQUEIRO NO ROMANCE PIAUIENSE |
09:00 ÀS 09:15 |
6. PATRICIA GOMES NUNES |
PROJETO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: O USO DE IMAGENS E FOTOGRAFIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOPOLÍTICA |
09:15 ÀS 09:30 |
7. LUIS MATHEUS SENA LOPES |
A PARTICIPAÇÃO DO PIAUÍ, NA “OPERAÇÃO NORDESTE”(1959-1964) |
09:30 ÀS 09:45 |
8. RUBENS RIBEIRO DA COSTA FILHO |
SECA: O ESPAÇO GEOGRÁFICO COMO CAUSADOR DA RACHADURA DO SOLO, DO PÉ E DA VIDA, EM O QUINZE DE RACHEL DE QUEIROZ |
09:45 ÀS 10:00 |
9. LUIS EDUARDO SANTIAGO DOS SANTOS |
O ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA COM ATIVIDADE CARTOGRÁFICA REALIZADA COM ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MELVIN JONES |
10:00 ÀS 10:15 |
10. WANDERSON DA COSTA ALMEIDA |
PROJETO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: O USO DE PRODUTOS CARTOGRÁFICOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA. |
10:15 ÀS 10:30 |
11. JORGE EDUARDO DE ABREU PAULA |
ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE GEOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
10:30 ÀS 10:45 |
16. FRANCISCA LUANA SOUSA CAVALCANTE |
LINGUAGENS DE ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), NA PRODUÇÃO DE TIRINHAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA |
10:45 ÀS 11:00 |
17. JORGE EDUARDO DE ABREU PAULA |
IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO NA FAZENDA JUNCO, MUNICÍPIO DE CABROBÓ – PE. |
11:00 ÀS 11:15 |
18. LUZIANE LIMA DE OLIVEIRA |
IMPACTOS AMBIENTAS NA PRAIA DE BARRA GRANDE (MUNÍCIPIODE CAJUEIRO DA PRAIA-PI) DECORRENTE DO USO E OCUPAÇÃO |
11:15 ÀS 11:30 |
19. LUCAS DOS REIS SANTOS |
IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM LAGOAS COSTEIRAS: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS FORMAS DE USO E OCUPAÇÃO NA LAGOA DO PORTINHO, PARNAÍBA-PI. |
11:30 ÀS 11:45 |
20. JORGE EDUARDO DE ABREU PAULA |
IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA AÇÃO ANTRÓPICA E SEUS REFLEXOS NA QUALIDADE DAS ÁGUA DO RIO CORDA, NO TRECHO URBANO DE BARRA DO CORDA-MA. |
11:45 ÀS 12:00 |
APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS - SESSÃO 2 – REMOTA - DIA 15/12/2022 – MANHÃ
COORDENADORAS: PROFA. MARIA TEREZA ALENCAR E PROFA. SALÂNIA MARIA BARBOSA MELO
LINK DO GOOGLE MEET: https://meet.google.com/xbb-jarp-ehp
Nome Autor/apresentador |
Título completo do trabalho (incluindo subtítulo se houver): |
Hora |
1. ESDRAS SILVA SALES BARBOSA |
DA INCONSTITUCIONALIDADE DA PEC KAMIKAZE |
08:00 ÀS 08:15 |
2. LEONARDO JOSÉ DA SILVA COSTA |
A REGIÃO COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DO GEÓGRAFO: O PROCESSO DE REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO PIAUIENSE |
08:15 ÀS 08:30 |
3. AMANDA CRISTINA ALMEIDA RAMOS CORREIA |
NARRATIVAS ACERCA DOS DESAFIOS E APRENDIZAGENS DA PRÁTICA DOCENTE: UMA VIVÊNCIA NO ESTÁGIO DE HISTÓRIA |
08:30 ÀS 08:45 |
4. FRANCISCO MARQUES CARDOZO JÚNIOR |
A UTILIZAÇÃO DE PAINEL INTERATIVO DE MAPEAMENTO COMO LINGUAGEM DE COMUNICAÇÃO DE DANOS AMBIENTAIS INDÍGENAS |
08:45 ÀS 09:00 |
5. FRANCISCO MARQUES CARDOZO JÚNIOR |
AVALIAÇÃO DE INFORMAÇÕES CONTIDAS EM MAPAS DE RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA SIRENEJUD |
09:00 ÀS 09:15 |
6. GERLANE FEITOSA GONÇALVES |
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS PARA OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO - APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA |
09:15 ÀS 09:30 |
7. FRANCISCO RENATO LIMA |
A ESTRUTURA DA NARRATIVA E DO LETRAMENTO SOCIAL NA INTERAÇÃO MÉDICO-PACIENTE: UMA EXEMPLIFICAÇÃO |
09:30 ÀS 09:45 |
8. MARIA VANUZIA PEREIRA DA SILVA |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
09:45 ÀS 10:00 |
9. ALISON MOREIRA LOPES |
O PROGRAMA LAGOAS DO NORTE E O DIREITO A CIDADE NA ZONA NORTE DE TERESINA-PI |
10:00 ÀS 10:15 |
10. FRANCISCO ALYSON DE SOUSA NASCIMENTO |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS: UM DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA |
10:15 ÀS 10:30 |
APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS - SESSÃO 2 – PRESENCIAL - DIA 15/12/2022 – TARDE
COORDENADORES: PROF. MARCELO REGES E PROF. SERGIO BRANDIM
Nome Autor/apresentador |
Título completo do trabalho |
Hora |
11. JOÃO CARLOS DOS SANTOS CARDOSO |
OS DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS. |
14:15 ÀS 14:30 |
12. KAROLINE SILVA DE SOUSA |
LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: ADAPTAÇÃO LÚDICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. |
14:30 ÀS 14:45 |
13. JOÃO CARLOS DOS SANTOS CARDOSO |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. |
14:45 ÀS 15:00 |
14. EMILY SILVA DE FREITAS DUTRA |
PIBID: UMA EXPERIÊNCIA NO INÍCIO DA FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS EM MEIO A PANDEMIA COVID-19 |
15:00 ÀS 15:15 |
15. LAILTON COELHO DA SILVA |
EXPERIÊNCIA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA COM TEMA FORMAÇÂO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO COM ALUNOS DO 7 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MELVIN JONES |
15:15 ÀS 15:30 |
16. FRANCISCO JANDERSON DE SOUSA SILVA |
O CONCEITO DE REGIÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA |
15:30 ÀS 15:45 |
17. CATARINE ELAINE DE SOUZA AMARAL GUIMARAES |
FORMAR PROFESSORES INOVADORES: DESAFIOS E EXIGÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE PÓS LEI Nº 13.415/2017 |
15:45 ÀS 16:00 |
18. SARAH ROBERTA SANTANA DA SILVA BRITO |
EVOLUÇÃO URBANA DE TERESINA DESDE O SURGIMENTO AOS DIAS ATUAIS |
16:00 ÀS 16:15 |
19. GLEIDSON PEREIRA DA SILVA |
OS INTELECTUAIS E A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO: DAS ORIGENS À INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NO PIAUÍ |
16:15 ÀS 16:30 |
APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS - SESSÃO 2 – REMOTA - DIA 15/12/2022 – TARDE
COORDENADORES: PROFA. JOANA AIRES E PROF. GABRIEL ROCHA DA SILVA
LINK DO GOOGLE MEET: https://meet.google.com/jzv-xwky-kkv
Nome Autor/apresentador |
Título completo do trabalho (incluindo subtítulo se houver): |
Hora |
1. DELFINA RAFAELA VIEIRA BRITO |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PALCO DE EXPERIÊNCIAS E DESCOBERTAS NA PRÁTICA DOCÊNCIA |
14:00 ÀS 14:15 |
2. TÁSSIA JANINE DO NASCIMENTO PINTO |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA: VIVÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
14:15 ÀS 14:30 |
3. ANA LETÍCIA FERNANDES GUIMARÃES |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESOCOBERTA, CONTEXTOS E REFLEXÕES DA PRÁTICA DOCENTE |
14:30 ÀS 14:45 |
4. FELIPE FERREIRA AMORIM |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: OS DESAFIOS NA SALA DE AULA |
14:45 ÀS 15:00 |
5. MIKAELLY ANDRESSA SILVA BARBOSA |
O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS ESTRANHOS: O NOVO CENÁRIO DE APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA A PARTIR DAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19 EM CAXIAS-MA |
15:00 ÀS 15:15 |
6. JOSIAS GOMES DOS SANTOS NETO |
A PRESENÇA DO CÂNCER NO PIAUÍ A PARTIR DE 1930 À 1950 |
15:15 ÀS 15:30 |
7. BIANCA LORRANA BARROS NASCIMENTO |
HUMORES E RUMORES: INSTITUIÇÕES, REPRESENTAÇÕES E TRATAMENTO DO CÂNCER NO MARANHÃO (1930 -1950) |
15:30 ÀS 15:45 |
8. VITOR DOS SANTOS SILVA |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO CÂNCER NO MARANHÃO (1930-1950) |
15:45 ÀS 16:00 |
9. SAMIA RAIANN MOREIRA LIMA |
AS BRIGADAS DE COMBATE AS ENDEMIAS RURAIS NO MARANHÃO (1950-1990) |
16:00 ÀS 16:15 |
10. ANTONIO EMERSON LIMA GOMES |
ESQUERDA ARMADA NO BRASIL E A IMAGINAÇÃO “REVOLUCIONÁRIA” (1960-1971) |
16:15 ÀS 16:30 |
11. LUANA RAQUEL LOUREIRO LIMA BARROS |
OS CONFLITOS EXISTENCIAIS PRESENTES NA OBRA, RIO SUBTERRÂNEO, DE O. G. RÊGO DE CARVALHO. |
16:30 ÀS 16:45 |
12. FRANCISCO WELLINGTON DE ARAUJO SOUSA |
AULA DE CAMPO E ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MÉDIO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARNAÍBA, PIAUÍ |
16:45 ÀS 17:00 |
13. LUCIANA MARIA LIBÓRIO EULÁLIO |
O ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL E O DISCURSO DA ASCENSÃO SOCIAL:UMA ANÁLISE MATERIALISTA DE DISCURSOS SOBRE PROPAGANDAS DE CURSOS A DISTÂNCIA DO PERÍODO PRÉ- LDB/96 |
17:00 ÀS 17:15 |
14. ANDRESA COELHO BRASIL |
AS PRINCIPAIS PERSPECTIVAS DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
17:15 ÀS 17:30 |
15. DAVID SAMUEL MENDES ALBINO |
“ERRORES FONÉTICOS Y OTROS VULGARISMOS”: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO NO MANUAL DEL BUEN USO DEL ESPAÑOL, DE EUGENIO CASCÓN MARTÍN |
17:30 ÀS 17:45 |
16. ALANA GIOVANA SOUZA DOS SANTOS |
NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA PARA FORMAR-SE PROFISSIONAL NO PROCESSO DE MUDANÇA E INCERTEZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
17:45 ÀS 18:00 |
ACEITE DE TRABALHOS
Atestamos para os devidos fins, que os trabalhos relacionados a seguir foram aceitos para apresentação no III SEMINÁRIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DO CCHL com data de apresentação para o dia 15 de dezembro de 2022. Pedimos que os autores que irão apresentar o trabalho, que acessem o link: https://forms.gle/gE33Lkz81N3i4xuV9 para escolher o horário de apresentação do trabalho até as 23:59h do dia 11/12/22 para podermos ajustar o horário das apresentações. Caso não acessem a comissão organizadora se reserva no direito de escolher o horário e modalidade de apresentação.
Todas as apresentações ocorrerão no formato de Sessão Oral distribuídos da seguinte forma:
Ocorrerão nas Salas de aula do CCHL, no Campus Poeta Torquato Neto - Setor 12 e 15 (das 8 às 11:30h e das 14 às 17:30h), para participantes do formato presencial (que estejam em Teresina), caso autor/apresentador não possa participar da apresentação no formato presencial poderá optar pela modalidade remota através de Salas do Googlemeet nos mesmos horários do formato presencial.
O template da apresentação dos trabalhos se encontra em anexo.
Serão ainda enviadas (por e-mail) aos autores orientações para a elaboração do Resumo Expandido dos trabalhos para a publicação do livro do evento.
TRABALHOS ACEITOS
Nº |
AUTOR PRINCIPAL |
TÍTULO DO TRABALHO |
1. |
ALANA GIOVANA SOUZA DOS SANTOS |
NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA PARA FORMAR-SE PROFISSIONAL NO PROCESSO DE MUDANÇA E INCERTEZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
2. |
ALISON MOREIRA LOPES |
O PROGRAMA LAGOAS DO NORTE E O DIREITO À CIDADE NA ZONA NORTE DE TERESINA-PI. |
3. |
AMANDA CRISTINA ALMEIDA RAMOS CORREIA |
NARRATIVAS ACERCA DOS DESAFIOS E APRENDIZAGENS DA PRÁTICA DOCENTE: UMA VIVÊNCIA NO ESTÁGIO DE HISTÓRIA |
4. |
ANA LETÍCIA FERNANDES GUIMARÃES |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESOCOBERTA, CONTEXTOS E REFLEXÕES DA PRÁTICA DOCENTE |
5. |
ANA MARIA BEZERRA DO NASCIMENTO |
O VAQUEIRO NO ROMANCE PIAUIENSE |
6. |
ANDRESSA COELHO BRASIL |
AS PRINCIPAIS PERSPECTIVAS DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
7. |
ANTONIO EMERSON LIMA GOMES |
ESQUERDA ARMADA NO BRASIL E A IMAGINAÇÃO “REVOLUCIONÁRIA” (1960-1971) |
8. |
BIANCA LORRANA BARROS NASCIMENTO |
HUMORES E RUMORES: INSTITUIÇÕES, REPRESENTAÇÕES E TRATAMENTO DO CÂNCER NO MARANHÃO (1930 -1950) |
9. |
CATARINE ELAINE DE SOUZA AMARAL GUIMARÃES |
FORMAR PROFESSORES INOVADORES: DESAFIOS E EXIGÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE PÓS LEI Nº 13.415/2017 |
10. |
DAVID SAMUEL MENDES ALBINO |
“ERRORES FONÉTICOS Y OTROS VULGARISMOS”: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO NO MANUAL DEL BUEN USO DEL ESPAÑOL, DE EUGENIO CASCÓN MARTÍN |
11. |
DELFINA RAFAELA VIEIRA BRITO |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PALCO DE EXPERIÊNCIAS E DESCOBERTAS NA PRÁTICA DOCÊNCIA |
12. |
EDSON OSTERNE DA SILVA SANTOS |
A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DO USO DE JOGOS ECOLÓGICOS DIRECIONADOS AO CONTEÚDO DE SOLOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
13. |
ELYSSON CARLOS DA SILVA ARAUJO |
PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS BÁSICOS DA GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
14. |
ELYSSON CARLOS DA SILVA ARAUJO |
PROJETO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: O USO DE IMAGENS E FOTOGRAFIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOPOLÍTICA |
15. |
EMILY SILVA DE FREITAS DUTRA |
PIBID: UMA EXPERIÊNCIA NO INÍCIO DA FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS EM MEIO A PANDEMIA COVID-19. |
16. |
ESDRAS SILVA SALES BARBOSA |
DA INCONSTITUCIONALIDADE DA PEC KAMIKAZE |
17. |
FELIPE AMANDO DA SILVA |
IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO NA LOCALIDADE FAZENDA JUNCO, MUNICÍPIO DE CABROBÓ – PE. |
18. |
FELIPE FERREIRA AMORIM |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: OS DESAFIOS NA SALA DE AULA |
19. |
FRANCISCA LUANA SOUSA CAVALCANTE |
LINGUAGENS DE ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), NA PRODUÇÃO DE TIRINHAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA |
20. |
FRANCISCO ALYSON DE SOUSA NASCIMENTO |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS: UM DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA |
21. |
FRANCISCO JANDERSON DE SOUSA SILVA |
O CONCEITO DE REGIÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA |
22. |
FRANCISCO JANDERSON DE SOUSA SILVA |
EXPERIÊNCIA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA COM TEMA FORMAÇÂO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO COM ALUNOS DO 7 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MELVIN JONES |
23. |
FRANCISCO MARQUES CARDOZO JÚNIOR |
A UTILIZAÇÃO DE PAINEL INTERATIVO DE MAPEAMENTO COMO LINGUAGEM DE COMUNICAÇÃO DE DANOS AMBIENTAIS INDÍGENAS |
24. |
FRANCISCO MARQUES CARDOZO JÚNIOR |
AVALIAÇÃO DE INFORMAÇÕES CONTIDAS EM MAPAS DE RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA SIRENEJUD |
25. |
FRANCISCO RENATO LIMA |
A ESTRUTURA DA NARRATIVA E DO LETRAMENTO SOCIAL NA INTERAÇÃO MÉDICO-PACIENTE: UMA EXEMPLIFICAÇÃO |
26. |
FRANCISCO WELLINGTON DE ARAUJO SOUSA |
AULA DE CAMPO E ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MÉDIO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARNAÍBA, PIAUÍ |
27. |
GERLANE FEITOSA GONÇALVES |
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS PARA OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO - APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA |
28. |
GLEIDSON PEREIRA DA SILVA |
OS INTELECTUAIS E A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO: DAS ORIGENS À INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NO PIAUÍ |
29. |
JOÃO CARLOS DOS SANTOS CARDOSO |
OS DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS |
30. |
JOÃO CARLOS DOS SANTOS CARDOSO |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
31. |
JOSIAS GOMES DOS SANTOS NETO |
A PRESENÇA DO CÂNCER NO PIAUÍ A PARTIR DE 1930 À 1950 |
32. |
JOSINALDO OLIVEIRA DOS SANTOS |
OS CURSOS DE ESPANHOL E A INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA UTILIZADA NO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS (DL) DA PREX-UESPI |
33. |
KAROLINE SILVA DE SOUSA |
LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: ADAPTAÇÃO LÚDICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
34. |
LEONARDO JOSÉ DA SILVA COSTA |
A REGIÃO COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DO GEOGRÁFO: O PROCESSO DE REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO PIAUIENSE |
35. |
LUANA RAQUEL LOUREIRO LIMA BARROS |
OS CONFLITOS EXISTENCIAIS PRESENTES NA OBRA, RIO SUBTERRÂNEO, DE O. G. REGO DE CARVALHO |
36. |
LUCAS DOS REIS SANTOS |
IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM LAGOAS COSTEIRAS: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS FORMAS DE USO E OCUPAÇÃO NA LAGOA DO PORTINHO, PARNAÍBA-PI. |
37. |
LUCIANA MARIA LIBÓRIO EULÁLIO |
O ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL E O DISCURSO DA ASCENSÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE MATERIALISTA DE DISCURSOS SOBRE PROPAGANDAS DE CURSOS A DISTÂNCIA DO PERÍODO PRÉ-LDB/96 |
38. |
LUIS EDUARDO SANTIAGO DOS SANTOS |
O ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA COM ATIVIDADE CARTOGRÁFICA REALIZADA COM ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MELVIN JONES |
39. |
LUIS MATHEUS SENA LOPES |
A PARTICIPAÇÃO DO PIAUÍ, NA “OPERAÇÃO NORDESTE” (1959-1964) |
40. |
LUZIANE LIMA DE OLIVEIRA |
IMPACTOS AMBIENTAIS NA PRAIA DE BARRA GRANDE (MUNICÍPIO DE CAJUEIRO DA PRAIA-PI) DECORRENTES DO USO E OCUPAÇÃO |
41. |
MARIA LAURA RODRIGUES DOS SANTOS. |
EVOLUÇÃO URBANA DE TERESINA DESDE DO SURGIMENTO AOS DIAS ATUAIS. |
42. |
MARIA VANUZIA PEREIRA DA SILVA |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
43. |
MIKAELLY ANDRESSA SILVA BARBOSA |
O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS ESTRANHOS: O NOVO CENÁRIO DE APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA A PARTIR DAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19 EM CAXIAS-MA |
44. |
MYKAELLE LETÍCIA DE SOUSA |
ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE GEOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
45. |
PABLO DE SOUSA NUNES SALES |
IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA AÇÃO ANTRÓPICA E SEUS REFLEXOS NA QUALIDADE DAS ÁGUA DO RIO CORDA, NO TRECHO URBANO DE BARRA DO CORDA-MA. |
46. |
RUBENS RIBEIRO DA COSTA FILHO |
SECA: O ESPAÇO GEOGRÁFICO COMO CAUSADOR DA RACHADURA DO SOLO, DO PÉ E DA VIDA, EM O QUINZE DE RACHEL DE QUEIROZ |
47. |
SAMIA RAIANN MOREIRA LIMA |
AS BRIGADAS DE COMBATE AS ENDEMIAS RURAIS NO MARANHÃO (1950-1990). |
48. |
SARAH ROBERTA SANTANA DA SILVA BRITO. |
EVOLUÇÃO URBANA DE TERESINA PI, DESDE O SURGIMENTO AOS DIAS ATUAIS. |
49. |
TÁSSIA JANINE DO NASCIMENTO PINTO |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA: VIVÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
50. |
VITOR DOS SANTOS SILVA |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO CÂNCER NO MARANHÃO (1930 -1950) |
51. |
WANDERSON DA COSTA ALMEIDA |
PROJETO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: O USO DE PRODUTOS CARTOGRÁFICOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA. |
52. |
JOANA D’ARC ALMEIDA DA SILVA |
A LEI 10.639/03 E 11.645/08 E A NECESSIDADE DE SUA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
ORIENTAÇÕES SOBRE AS APRESENTAÇÕES ORAIS
A APRESENTAÇÃO DE TRABALHO (NO FORMATO PRESENCIAL OU REMOTO):
MODELO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR MODELO DE APRESENTAÇÃO
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
O(s) autor(es) pode(m) submeter no máximo dois trabalhos;
A inscrição de submissão de trabalho exigirá, inicialmente, o envio do arquivo do resumo simples do trabalho dentro do prazo previsto e ainda considerando as normas apresentadas (as normas encontram-se no site do evento);
Para inscrever o trabalho basta preencher o link do Google Formulário e fazer o upload do respectivo resumo simples para cada trabalho submetido. Ou seja, nos casos de autores com submissão de mais de um trabalho deverá ser preenchido um novo formulário. O link de acesso ao formulário de inscrição de trabalho e envio do Resumo Simples é: https://forms.gle/93VnnKQA5Wo7FaER6
Os resumos simples serão inicialmente avaliados pela Comissão de Normas Técnicas, e no caso de atenderem aos critérios de formatação definidos pelo evento serão encaminhados para o Comitê Científico. Os trabalhos aprovados com ressalvas, caso os autores desejem, poderão acatar a sugestão do Comitê Científico para que possam integrar a programação do evento;
O aceite para do resumo simples pelo Comitê Científico é a condição para a apresentação do trabalho no evento. Entretanto, para a publicação no livro de resumos do evento (Anais do III SEMDIPE), os autores terão o prazo de até 15 dias corridos, a contar da data de finalização do evento, para encaminhar o Resumo Expandido para publicação.
Importante destacar que, mesmo aprovado pelo Comitê Científico, os trabalhos que não forem apresentados por pelo menos um de seus autores não constarão nos Anais do evento.
Seguindo os critérios de publicação definidos pelo Comitê Científico, serão utilizadas as normas da ABNT, bem como para o registro de ISBN dos Anais, o(s) autor(es) deverão submeter ao Evento trabalhos inéditos.
Orientação para RESUMO SIMPLES para a inscrição do trabalho:
Os resumos simples deverão ser produzidos em editor de texto do tipo “Word”, escritos em bloco único (parágrafo único); Fonte: Times New Roman, tamanho: 10, espaçamento entre linhas: simples, recuo do parágrafo: sem recuo de parágrafo;
Número de palavras: entre 200 e 300 palavras (incluindo as palavras-chave)
Título do resumo: O título do trabalho deve ser em letra maiúscula, centralizado, negritado em fonte Times New Roman, tamanho 12, em no máximo três linhas;
Identificação dos autores: Logo após o título, na linha seguinte e alinhada à direita, deve vir o(s) nome(s) completos dos autores (conforme ficha de inscrição), em Fonte Times New Roman tamanho 12.
Deve acompanhar o nome dos autores numeral sobrescrito que permitirá a identificação da credencial de cada autor através de nota de rodapé;
Palavras-chave: no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave situadas abaixo do resumo.
Nota de rodapé: deve ser correspondente a cada autor, deve vir em fonte Times New Roman tamanho 10 e espaço simples, contendo sua formação, instituição, e-mail e indicando o apresentador e o professor orientador (se houver);